27 dezembro 2010

"Ninguém ganha de corrente", alerta comandante de Buscas e Salvamentos dos Bombeiros

Bombeiros retiraram corpos submersos
no Guaíba
Desde quinta-feira, pelo menos seis pessoas morreram afogadas em rios, lagos e açudes do Rio Grande do Sul. Outras duas estão desaparecidas. Segundo o comandante do Grupamento de Buscas e Salvamentos dos Bombeiros (GBS), major Jarbas de Ávila, o número poderia ser menor caso as vítimas seguissem algumas recomendações das autoridades. Somente no Guaíba, três pessoas morreram.
— O principal é entender que onde eu não conheço, não posso entrar. Mesmo que saiba nadar, ninguém ganha de corrente! Ninguém quer que as pessoas não aproveitem o verão, mas elas têm de saber onde entrar — afirma.
Em 2009, uma equipe dos Bombeiros realizou palestras para conscientizar moradores da Vila Chocolatão sobre as armadilhas que um banho no Guaíba pode trazer. Segundo Ávila, apesar de aparentar não ter desníveis, o fundo do lago é irregular e pode causar tragédias.
— O leito do lago não é natural, ele foi feito por aterro. Tem buracos, valas, pedaços de galhos e pedras. Em cima disso, fica um lodo. A gente está sempre sinalizando, porque os buracos ficamos nos mesmos lugares. Tem um do lado da prainha do Gasômetro que tem quatro metros de profundidade, a um metro da margem — exemplifica.
Há 17 anos no Corpo de Bombeiros, o comandante já perdeu a conta de quantos corpos retirou das águas.
— A gente briga, bate nessa tecla. Ninguém quer ver essas coisas mais — enfatiza.
Confira o balanço completo dos afogamentos que ocorreram no Estado desde o início do feriadão:
DOMINGO
Alegrete - Alexandre Pires Fernandes, 13 anos, morreu afogado em uma lagoa em uma área de camping de Alegrete. Um grupo de amigos estava nadando quando dois meninos se afogaram. Um deles foi socorrido com vida. As buscas ao corpo de Alexandre começaram às 17h. Uma hora depois, o corpo foi encontrado.
Porto Alegre - Um jovem e um adolescente morreram afogados na manhã deste domingo na Ilha Grande dos Marinheiros na Capital. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os amigos Paulo Ricardo Dorconi da Silva, 25 anos, e Jeferson Luis da Silva, 13, entraram nas águas do Guaíba sob uma ponte da freeway, por volta das 11h30min. Parentes que estavam no local não conseguiram localizar os dois e acionaram os bombeiros.
SÁBADO
Cachoeira do Sul - Por volta das 18h30min de sábado foi localizado o corpo de João Ronaldo Rodrigues, 46 anos, desaparecido durante a tarde no balneário Caixa d'Água, em Cachoeira do Sul. O balneário fica nas proximidades da Estrada da Ferreira, no interior do município. Segundo os bombeiros, Rodrigues estava acompanhado por familiares, que tentaram o salvar. O corpo foi localizado submerso, a 800 metros de onde houve o afogamento.
SEXTA-FEIRA
Rio Pardo - Foi encontrado no final da manhã deste sábado o corpo de Ceres Ricardo Tomaz, 16 anos, que havia desaparecido em uma lagoa em Rio Pardo. O adolescente estava com amigos na lagoa que fica próxima à cidade cenográfica quando se afogou na tarde de sexta-feira, por volta das 16h. Ele foi encontrado perto do meio-dia deste sábado numa parte funda do lago, próximo à margem. Quem fez o resgate foi uma equipe de mergulhadores do Grupo de Buscas e Salvamento de Porto Alegre. Segundo o Corpo de Bombeiros de Rio Pardo, a lagoa chega a ter 20 metros de profundidade.
QUINTA-FEIRA
Porto Alegre - Familiares encontraram no final da tarde desta sexta-feira o corpo do empresário Gilvano Zamboni. Ele se afogou no Guaíba, na Capital. O seu jet ski foi localizado na quinta-feira, à deriva. Próximo a ele estava o sobrinho de Zamboni, que foi resgatado com vida. A presença do jet ski no meio das águas, foi notada por outro sobrinho da vítima, por volta das 20h de quinta-feira.