15 abril 2011

"A Ivani só dizia que ele não gostava dela", diz mãe de vigilante morta em Antônio Prado

O crime ocorreu na agência do Banco do Brasil,
no centro da cidade
Foto:Ricardo Wolffenbüttel
Um homicídio seguido de suicídio surpreendeu  a população de Antônio Prado no final da manhã desta sexta-feira. Por volta das 11h50min, o vigilante bancário Liomar Silveira Martins, 45 anos, disparou contra a cabeça da colega de trabalho Ivani Rodrigues de Souza, 27 anos. O crime ocorreu na agência do Banco do Brasil, no centro da cidade. 
Segundo relato da jornalista Marilita Calgaro, da Rádio Solaris, os funcionários da agência ouviram um tiro e viram o corpo de Ivani caído na recepção da agência. Em seguida, Liomar correu até o banheiro e se matou.
— A Ivani só dizia que ele não gostava dela — relatou a mãe da vigilante, Libera Rodrigues de Sá, 48 anos, moradora do município vizinho de Ipê.
Ivani era solteira e morava sozinha em Antônio Prado. Já Liomar morava na cidade com a mãe, uma irmã e uma sobrinha e trabalhava há cerca de 16 anos na agência.
O banco continua isolado e todos os funcionários que estavam presentes no momento do crime estão impedidos de deixar o local. A perícia foi realizada e o Departamento Médico Legal (DML) de Caxias do Sul está com um veículo em frente ao banco para retirar os corpos dos vigilantes, que estavam a trabalho da Proservi.
O fato atraiu curiosos que se concentram em grande número na Praça Garibaldi e nas janelas das residências vizinhas, aguardando o desenrolar do caso. O trânsito flui normalmente.

Acidente entre ônibus e carro mata um, fere 15 e bloqueia Estrada do Mar

Roseli Lopes da Silva, 58 anos, morreu ao 
colidir com um ônibus da empresa Serramar 
Transporte Coletivo
Foto:Reprodução twitpic.com
Um acidente entre um veículo com placas de Santa Catarina e um ônibus intermunicipal causou a morte de uma pessoa na Estrada do Mar às 13h15min desta sexta-feira. A ERS-389 está totalmente bloqueada no km 16, entre Osório e Imbé, local da colisão.
A motorista do Citröen C3 morreu na hora e foi identificada como Roseli Lopes da Silva, 58 anos. O ônibus é da empresa Serramar Transporte Coletivo.
Quinze pessoas tiveram ferimentos leves — 10 delas foram encaminhadas ao hospital de Osório e cinco estão no hospital de Capão da Canoa.
A rodovia ficará bloqueada até a chegada da perícia que virá de Porto Alegre.

John Deere confirma 230 demissões em Horizontina

Foram demitidos 230 colaboradores de
sua linha de produção
"A John Deere está divulgando nota à imprensa, referente as demissões confirmadas nesta sexta feira dia 15. Conforme a nota em razão da necessidade de ajustar a força de trabalho aos ciclos de produção do mercado, a John Deere comunica a difícil decisão de realizar o desligamento de 230 colaboradores de sua linha de produção na fábrica de Horizontina. A John Deere empenhou-se em manter o número de empregados, mas entende que é uma ação necessária para adequação e sustentabilidade dos negócios, cuja volatilidade foi momentaneamente acentuada pela insegurança futura do mercado argentino. Após uma série de negociações iniciadas em fevereiro, a companhia e o Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina construíram uma proposta que não obteve aprovação durante assembleia realizada na tarde de terça-feira (12.04.11), a fim de encontrar alternativas viáveis para as pausas de produção programadas nas linhas de plantadeiras e colheitadeiras da fábrica. Em pauta estava a proposta composta por dois itens apresentada pela John Deere aos trabalhadores, a serem avaliados conjuntamente: o Programa de Demissão Voluntária (PDV) e a Suspensão do Contrato de Trabalho, amparada pelo artigo 476 da CLT, que busca valorizar a força de trabalho dos funcionários, garantindo a manutenção de emprego.
Em não havendo o acordo, não foi possível desenvolver ações suficientes para que pudéssemos evitar a redução do quadro.
Com 30 anos de história no Brasil, e profundo relacionamento com a comunidade de Horizontina, a companhia sempre teve como prática conduzir seus processos de forma ética, democrática e transparente, principalmente no que se refere à negociação de alternativas trabalhistas com os próprios funcionários, sindicatos e entidades de classe.
A John Deere segue confiando no desenvolvimento econômico do agronegócio brasileiro, que se apoia cada vez mais na modernização e na competitividade das atividades agrícolas."

Curso de Medicina Veterinária da UNIJUÍ é reconhecido pelo MEC com conceito 4

avaliação transcorreu na primeira
semana de abril
O Curso de Medicina Veterinária da UNIJUÍ obteve excelente desempenho no processo de avaliação desenvolvido pelo Ministério de Educação, com vistas ao reconhecimento do curso. A avaliação transcorreu na primeira semana de abril, durante visita in loco de avaliadores designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC). O resultado, divulgado na última quarta-feira, atribuiu conceito 4, numa escala de 1 a 5, assegurando a qualidade do curso oferecido pela UNIJUÍ.
O processo de reconhecimento do curso contemplou a análise, por parte dos avaliadores, de quatro dimensões: organização didática pedagógica; corpo docente; instalação física; e requisitos legais e normativos. Dentro destas quatro dimensões, foram avaliados inúmeros aspectos, com destaque para estágio supervisionado e prática profissional; titulação e formação dos docentes; regime de trabalho; pesquisa e produção científica; estrutura física de salas de aula e laboratórios especializados; e acervo bibliográfico.
A coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, professora Cristiane Beck, destaca que o excelente desempenho obtido na avaliação evidencia a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido, bem como a articulação existente entre docentes e alunos. “É o resultado do esforço empreendido por todos e também da qualidade do ensino, que é marca da Instituição”.
A estrutura física foi destacada no relatório dos avaliadores, com ênfase para a área do Instituto Regional de Desenvolvimento Rural, que totaliza 236 hectares para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão e de estágios, e também do Hospital Veterinário, cujo primeiro bloco, que abrange o laboratório de anatomia animal, já está sendo utilizado desde 2010. A previsão é que até o final deste ano o Hospital esteja em pleno funcionamento, com a conclusão dos outros dois blocos, onde funcionarão os laboratórios para as práticas clínicas e cirúrgicas.
A primeira turma de profissionais da Medicina Veterinária será formada no segundo semestre do próximo ano, uma vez que o curso foi implantado em 2008.

Empreendedorismo gerando resultados em São José do Inhacorá

A empresa começou suas atividades
no dia 27 de agosto de 2010
A empresa SL Malhas, indústria do ramo têxtil com foco na fabricação de uma diversificada linha de artigos para o vestuário, começou suas atividades no dia 27 de agosto de 2010 no município de São José do Inhacorá.
 A pujante empresa, administrada por seus proprietários Selmo Luis John e Vera Lúcia Morsch, investidores com visão empreendedora e que apostaram no potencial do jovem município para executarem seu projeto, instalaram aqui a indústria que hoje emprega mais de 40 funcionários. Dentre estes funcionários, há ainda 06 vendedores que atuam em todas as regiões do Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Os novos funcionários receberam um treinamento de aproximadamente 15 dias, com intuito de proporcionar um panorama da indústria têxtil e capacitar os colaboradores para iniciarem suas atividades. Juntamente a SL Malhas, funcionam também a John & John Malharia e a Perfil do Corpo. As instalações desse empreendimento perfazem um total de 847 m2 de construção.
O processo produtivo da SL Malhas possui duas etapas: a tecelagem e o beneficiamento. O aparato técnico para a confecção das peças de roupa se configura no uso de 28 máquinas de costura industrial e 13 máquinas para a tecelagem.
A Sócia-proprietária Vera Lúcia, conta com entusiasmo e satisfação sobre a produção e o excelente andamento que a indústria vendo tendo em São José do Inhacorá, em função da mesma estar proporcionando bons resultados, gerando  emprego e renda para as pessoas da comunidade local, e acrescenta ainda,  que os mesmos não precisam buscar oportunidades fora de sua cidade.

Comitiva argentina lança Festa da Madeira em Santa Rosa

A 28ª Festa Nacional da Madeira ocorre
de 5 a 8 de maio em San Vicente
Uma comitiva argentina do município de San Vicente, da Província de Misiones, esteve hoje em Santa Rosa para lançar da 28ª edição da Festa Nacional da Madeira. Assim como os brasileiros divulgam seus eventos na argentina, argentinos lançam seus eventos no Noroeste do Rio Grande do Sul. É uma parceria firmada pela Feira Nacional da Soja - Fenasoja, que segue integrando cada vez mais os países vizinhos.
O presidente da festa argentina e também prefeito de San Vicente, Waldomiro dos Santos, destacou que o município de 46 mil habitantes é responsável pela produção de 20% da madeira produzida na Província de Misiones, que é uma das três a produziram madeira em toda a Argentina: “nossa madeira é consumida internamente para a produção de móveis. E os móveis são exportados para o Brasil e Europa”.
O presidente da 19ª Fenasoja, Elemar Lenz, destacou a importância da Fenasoja ter uma Comissão específica para tratar do tema integração de países vizinhos: a Comissão de Conesul, presidida por Gérson Lauermann, que também esteve presente no evento. Elemar acredita que as regiões podem se unir até mesmo nos setores produtivos: “Santa Rosa é um pólo moveleiro, e importamos madeira de locais muito mais distantes do que San Vicente, que é apenas de outro país, distante 150 quilômetros de Santa Rosa. Os governos precisam pensar como isto se tornaria possível. Queremos gerar negócios e acolher povos”.
O prefeito Orlando Desconsi destacou a Fenasoja e a Federação Econômica Brasil, Argentina e Paraguai - Febap, como entidades que promovem a integração entre as fronteiras: “precisamos melhorar o fluxo entre estes países, estreitar relações inovadoras e permitir esta troca de experiências”. Ele estacou a barragem e ponte internacional como investimentos chave para o começo de um processo de reintegração. O prefeito decretou a comitiva como hóspedes oficiais do município.
Os presidentes das feiras e o prefeito trocaram lembranças. Os argentinos receberam um livro que conta a história de Santa Rosa e um DVD e CD do Festival Sul Americano de Nativismo - Musicanto, de Santa Rosa. A 28ª Festa Nacional da Madeira ocorre de 5 a 8 de maio em San Vicente. Serão expostos produtos e serviços da agricultura, pecuária, indústria, artesanato, comércio e turismo. O evento terá ainda jornadas tecnológicas e rodadas de negócios.

Novo prédio do Fórum foi inaugurado oficialmente na noite desta quinta-feira

Foto: Prefeito Casali, Dr. Léo Lima e
Dr.Jairo Soares
Com a presença do Desembargador Léo Lima, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, foi inaugurado na noite desta quinta-feira, o novo prédio do Fórum de Três de Maio.
No ato solene, entre as diversas, manifestações, o Dr.Jairo Cardoso Soares, Juiz e Diretor do Fórum local, destacou a importância da nova estrutura que da maiores condições de trabalho aos servidores, o que reflete para a comunidade, e também aproveitou para reforçar mais uma vez a importância que representará para a Comarca a instalação da 3ª Vara da Justiça, o que vem sendo defendido pelo Prefeito Olivio Casali em diversas visitas que fez a capital gaúcha em busca de respaldos neste sentido.
Dr. Léo Lima, disse se sentir feliz em poder inaugurar a nova estrutura física da Comarca de Três de Maio, e que este é o objetivo do Tribunal, que todas as comarcas tenham novas estruturas, e dentro das possibilidades orçamentárias, isto irá se concretizar. Com relação a nova vara para Três de Maio, o Desembargador disse não depender somente dele, mas que terá uma atenção especial quando chegar para a sua analise, inclusive destacou  a importância de já estar a disposição o espaço com móveis aguardando a efetivação do projeto.
A estrutura
No primeiro pavimento foi instalada uma ampla sala para a realização de julgamentos. Como o prédio não oferecia esse tipo de estrutura, os júris em Três de Maio eram realizados na Câmara de Vereadores e na ACI. Neste pavimento, também estão a sala dos oficiais de justiça, da OAB, Defensoria Pública e o setor de distribuição de processos.
O investimento foi próximo de R$5mi
No segundo pavimento fica a 2ª Vara Judicial com cartório, sala de audiência e o gabinete ocupado atualmente pelo diretor do Foro, Jairo Cardoso Soares. Também, o juizado especial cível, que dispõe de quatro salas para realização de audiência de conciliação e um cartório específico para tal fim.
No terceiro e último pavimento está a 1ª Vara Judicial com sala de audiência, cartório e o gabinete do juiz Clóvis Frank Kellermann Jr. Neste piso, já foi projetado um espaço para a instalação de uma 3ª Vara Judicial em Três de Maio. As lideranças locais reivindicam a vinda de um terceiro magistrado para a comarca haja vista o grande número de processos. Hoje, são em média 7 mil ações para cada um dos juízes que trabalham no município.
O novo prédio do Fórum já está sendo utilizado pela Justiça, porém a data da inauguração oficial ainda não foi marcada.

16ª Operação Simultânea Internacional

As barreiras foram desenvolvidas
durante o dia e a noite
Nesta quinta-feira (14/4), às 16h, em Alba Posse/Provincia de Misiones/Argentina, com a presença de representantes das Instituições de Segurança de Fronteira do Brasil, Argentina e Uruguai, foi lançada a 16ª Operação Simultânea Internacional.
Participam do evento o Subsecretário de Segurança e Justiça da Província de Misiones, Chefe da Agrupacion IV de Misiones-Gendarmeria Nacional Argentina, Chefe da Policia de Misiones, Comandante-Geral da Brigada Militar, Delegado Regional da Polícia Civil de Santa Rosa e Três Passos, Comandante da 9ª Região Policial Militar de Santa Catarina, Prefeito Municipal de Alba Posse e de Santa Rosa, entre outras autoridades civis e militares.
As tratativas iniciais para a realização deste trabalho integrado entre as forças de segurança do Brasil e da Argentina são anteriores a 2000, e tiveram o objetivo inicial em conhecer as respectivas instituições, suas competências, estreitar laços de amizade, e identificar necessidades e problemas mútuos.
As Operações Simultâneas começaram efetivamente em 2005 e tem por foco o combate aos delitos típicos de fronteira, dentre os quais destacamos: O furto/roubo de veículos e/ou cargas; tráfico de drogas; tráfico de armas; abigeato; seqüestro; tráfico e exploração de seres humanos; furto de máquinas, defensivos e implementos agrícolas; agressões ao meio ambiente; contrabando e descaminho, dentre outros.
Cabe ressaltar que o trabalho integrado ocorre em todos os dias do ano, e as operações, sempre em dia agendado, a exemplo da que realizamos nestes dias.
Esta prática, além de representar a união das forças de segurança dos países, coloca em ação todos os recursos humanos e materiais disponíveis pelas corporações.
O trabalho que iniciou entre a Brigada Militar, Policia de Misiones e a Gendarmeria Nacional Argentina, envolvendo estas forças sediadas em Santa Rosa e Oberá, hoje abrange toda a província de Misiones, grande parte do Rio Grande do Sul e os Estados de Santa Catarina e Paraná.
O destaque nesta 16ª Operação Simultânea é a integração da Gendarmeria Nacional Argentina e Policia da Província de Corrientes, a Polícia Nacional do Uruguai e os demais Comandos Regionais da Brigada Militar que fazem Fronteira com a Argentina e Uruguai.
Os resultados do trabalho integrado são observados rotineiramente, a exemplo de prisões por tráfico de drogas e contrabando, recuperação de veículos furtados que foram trocados por drogas, combate aos delitos ambientais, dentre outros.

Cereser propõe sessão solene em homenagem ao Sicredi Noroeste

Ver.Cereser propôs homenagem aos
65 anos do Sicredi Noroeste
O vereador Luiz Fernando Cereser, do PP, apresentou recentemente um requerimento à Mesa Diretora da Câmara de Três de Maio solicitando uma sessão solene para marcar os 65 anos do Sicredi Noroeste. O parlamentar lembrou que a instituição financeira foi fundada em 05 de maio de 1946, a partir da fusão das Cooperativas de Crédito Rural de Crissiumal, Horizontina e Três de Maio, por sugestão do Sicredi Central que buscava viabilizar alternativas para a manutenção das cooperativas de crédito que, como outras instituições financeiras, se encontravam em dificuldades devido à situação econômica do país.
Ao justificar a sessão, o parlamentar explicou que regido fielmente pelo conceito do cooperativismo, o Sicredi Noroeste completa 65 anos consolidado como um parceiro de seus associados, beneficiando não só o homem do campo, alicerce da criação da cooperativa, mas a todos que necessitam de acesso a produtos e serviços adaptados à sua condição financeira. “Trabalhando também em conjunto com o Poder Público, visando atender as necessidades sociais, culturais e econômicas da comunidade local e regional, o Sicredi Noroeste é hoje um exemplo de sucesso alcançado através da união de todos pelo bem comum”, disse Luiz Fernando Cereser, acrescentando que desta forma, nada mais justo do que se homenagear essa destacada instituição com uma sessão solene, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade três-maiense e regional.

Grêmio é goleado pelo Oriente Petrolero na Bolívia

Oriente Petrolero decreta vexame do 
Grêmio na Bolívia 
Crédito: Aizar Raldes / AFP / CP
Um primeiro tempo ruim e um apagão na etapa final decretaram o vexame do Grêmio ao perder para o até então lanterna do grupo 2, Oriente Petrolero, nesta quinta-feira. Apesar da classificação antecipada, o Tricolor teve um fim de fase amargo, nos pés de Saucedo e Arce, e na cabeça de Fernandes, que definiram o 3 a 0 para os bolivianos e deixaram o último lugar da chave para o León de Huánuco.
No outro jogo, o que parecia mais difícil de acontecer, aconteceu. O León de Huánuco empatou com o Junior de Barranquilla em 1 a 1 na Colômbia. Com isto, o Grêmio poderia terminar como líder do grupo com uma vitória simples. Porém, a coisa não funcionou assim em Santa Cruz de la Sierra.
O Grêmio enfrentou muitas dificuldades. Com Gabriel improvisado na meia, como substituto de Douglas, o time apelou para as ligações diretas e facilitou a posse de bola para o Oriente Petrolero. O argentino Escudero foi o que o Tricolor teve de melhor, pressionando a saída de bola dos bolivianos e sendo o autor das três boas jogadas de articulação do primeiro tempo. Uma pisada de bola quando seguia de frente para o gol, porém, acabou sendo um mau agouro para o que viria a seguir.
Na etapa final, o time voltou completamente desarrumado. Fernandes abriu o placar em falha da zaga. Aos seis minutos, Gabriel perdeu a bola no ataque e armou o contragolpe. Arce centrou para a área, Rodolfo nem apareceu no lance e Rafael Marques pulou errado. Fernandes se abaixou para cabecear para as redes.
Desta vez, o Tricolor não mostrou reação, apesar das rápidas trocas de Renato, que sacou Mário Fernandes e Adilson, colocando Vinicius Pacheco e Diego Clementino, tentando aumentar o poder ofensivo. Mas foi mais um passo para o time desmoronar. Bruno Collaço já havia sido substituído por Fernando, na etapa inicial, na tentativa de recompor o meio.
Aos 24 minutos, Borges em sua primeira participação (de toda a partida), recebeu de Lúcio na área, driblou o goleiro e chutou no poste. O Tricolor não aproveitou o embalo e, quatro minutos depois, o Oriente Petrolero matou o jogo.
Em novo apagão da zaga do Grêmio, Saucedo recebeu livre, com Rodolfo fora de posição e teve facilidade para chutar com força, sobre Victor.
O prego no caixão veio aos 34 minutos, com Arce, destaque da partida. Novamente em falha defensiva, ele saiu de frente para o gol e chutou na saída de Victor, para decretar a "patrolada" do Petrolero.
Com os atuais resultados, o Grêmio enfrentaria o América do México nas oitavas de final.