15 abril 2011

Novo prédio do Fórum foi inaugurado oficialmente na noite desta quinta-feira

Foto: Prefeito Casali, Dr. Léo Lima e
Dr.Jairo Soares
Com a presença do Desembargador Léo Lima, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, foi inaugurado na noite desta quinta-feira, o novo prédio do Fórum de Três de Maio.
No ato solene, entre as diversas, manifestações, o Dr.Jairo Cardoso Soares, Juiz e Diretor do Fórum local, destacou a importância da nova estrutura que da maiores condições de trabalho aos servidores, o que reflete para a comunidade, e também aproveitou para reforçar mais uma vez a importância que representará para a Comarca a instalação da 3ª Vara da Justiça, o que vem sendo defendido pelo Prefeito Olivio Casali em diversas visitas que fez a capital gaúcha em busca de respaldos neste sentido.
Dr. Léo Lima, disse se sentir feliz em poder inaugurar a nova estrutura física da Comarca de Três de Maio, e que este é o objetivo do Tribunal, que todas as comarcas tenham novas estruturas, e dentro das possibilidades orçamentárias, isto irá se concretizar. Com relação a nova vara para Três de Maio, o Desembargador disse não depender somente dele, mas que terá uma atenção especial quando chegar para a sua analise, inclusive destacou  a importância de já estar a disposição o espaço com móveis aguardando a efetivação do projeto.
A estrutura
No primeiro pavimento foi instalada uma ampla sala para a realização de julgamentos. Como o prédio não oferecia esse tipo de estrutura, os júris em Três de Maio eram realizados na Câmara de Vereadores e na ACI. Neste pavimento, também estão a sala dos oficiais de justiça, da OAB, Defensoria Pública e o setor de distribuição de processos.
O investimento foi próximo de R$5mi
No segundo pavimento fica a 2ª Vara Judicial com cartório, sala de audiência e o gabinete ocupado atualmente pelo diretor do Foro, Jairo Cardoso Soares. Também, o juizado especial cível, que dispõe de quatro salas para realização de audiência de conciliação e um cartório específico para tal fim.
No terceiro e último pavimento está a 1ª Vara Judicial com sala de audiência, cartório e o gabinete do juiz Clóvis Frank Kellermann Jr. Neste piso, já foi projetado um espaço para a instalação de uma 3ª Vara Judicial em Três de Maio. As lideranças locais reivindicam a vinda de um terceiro magistrado para a comarca haja vista o grande número de processos. Hoje, são em média 7 mil ações para cada um dos juízes que trabalham no município.
O novo prédio do Fórum já está sendo utilizado pela Justiça, porém a data da inauguração oficial ainda não foi marcada.