15 novembro 2013

Condenados no mensalão se entregam à Polícia Federal

Genoino faz gesto de resistência em sua chegada à sede da
PF em SP (Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo)
Um ano depois de o Supremo Tribunal Federal(STF) condenar 25 réus do processo do mensalão, maior escândalo político do governo Lula, 12 mandados de prisão foram expedidos nesta sexta-feira (15) e os primeiros condenados começaram a se entregar no início da noite.

Até as 19h45 , quatro condenados já haviam chegado a sedes da Polícia Federal: José Genoino (SP), Simone Vasconcelos, Cristiano Paz, Romeu Queiroz e Kátia Rabello (MG). Advogados de outros réus disseram que seus clientes também se entregariam.

As ordens de execução imediata das penas foram dadas pelo presidente do STF, Joaquim Barbosa, e chegaram à Polícia Federal em Brasília por volta das 16h10 pelas mãos de dois oficiais de Justiça. A PF disse que enviaria os ofícios para as superintendências regionais por meio de fax para iniciar a execução das prisões. A polícia não divulgou o teor dos ofícios.

Segundo a PF, um avião deve buscar os presos nos estados e levá-los a Brasília durante o fim de semana.

STF manda prender José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares

Na quinta, diante da possibilidade de prisão, José Dirceu
antecipou volta de viagem com a família à Bahia
(Foto: Sirli Freitas / Agencia RBS)
A Polícia Federal (PF) recebeu na tarde desta sexta-feira os ofícios ordenando a execução imediata das penas dos condenados do mensalão. Cópias serão enviadas para as superintendências regionais dos Estados onde se encontram os réus.

O Supremo Tribunal Federal (STF) mandou prender 12 condenados no processo. A assessoria do tribunal não informou quais condenados tiveram a prisão decretada. A ordem foi expedida pelo presidente da Corte, Joaquim Barbosa.

Entre os que serão presos estão o ex-ministro José Dirceu, o deputado federal José Genoíno (PT-SP) e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, além de outros nove réus. Genoino, que foi um dos primeiros a receber a ordem para se apresentar à PF, disse se considerar um "preso político".

Dirceu, que está em sua casa em Vinhedo (SP), acompanhado da família, havia passado a semana em Itacaré, praia do sul da Bahia. O ex-ministro da Casa Civil foi condenado a 10 anos de 10 meses pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha, mas deve começar a cumprir pena em regime semiaberto, apenas para o primeiro crime, enquanto aguarda a análise dos embargos infringentes para o segundo.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Dirceu afirmou nesta sexta-feira que a prisão não vai abatê-lo nem tirá-lo da vida política

— Não vou me dobrar. Vou continuar lutando. Nenhuma prisão vai prender a minha consciência — afirmou Dirceu.

Há expectativa de que as primeiras prisões possam ocorrer nesta sexta-feira, mas ainda não há confirmação. Durante o feriado, Barbosa e sua assessoria técnica passaram o dia analisando os recursos dos réus para expedir os mandados.

Trânsito em julgado

Nesta sexta, o Supremo publicou, na movimentação processual, que nove réus, entre os quais o ex-ministro José Dirceu, não têm mais possibilidades de recurso e por isso tiveram o processo do mensalão encerrado para parte das condenações (o chamado trânsito em julgado). Para outra parte das condenações desses réus, ainda serão julgados os chamados embargos infringentes, recursos que serão apreciados pelo STF no ano que vem.

Além de Dirceu, os outros oito que tiveram esgotadas as possibilidades de recurso em parte das condenações são Simone Vasconcelos, Kátia Rabelo, Cristiano Paz, Delúbio Soares, José Genoino, José Roberto Salgado, Marcos Valério e Ramon Hollerbach.

Na quinta, o Supremo já tinha publicado o trânsito em julgado de outros sete condenados (Roberto Jefferson, José Borba, Jacinto Lamas, Henrique Pizzolato, Emerson Palmieri, Enivaldo Quadrado e Romeu Queiroz).

Incêndio destrói bar e automóveis em São Nicolau

O fogo teria começado pouco antes das 5h da manhã
Na madrugada desta sexta-feira (15) um incêndio em bar ocasionou a queima e perda total em dois automóveis

O fogo teria começado pouco antes das 5 horas, o Corpo de Bombeiros de São Luiz Gonzaga chegou ao local às 6 horas. O incêndio foi combatido primeiramente por policiais e popular
es, os bombeiros chegaram e realizaram o resfriamento e a retirada de materiais inflamáveis de dentro do estabelecimento.

O bar é de propriedade de Boaventura Silva Miranda, que perdeu no sinistro três freezers, uma geladeira, sete mesas, 20 cadeiras e uma pia. O bar fica no bairro Boa Esperança, em frente ao Centro Comunitário.

Fotos: José Santis
Também foram consumidos pelas chamas dois automóveis que estavam estacionados próximos ao local, um Monza e um Fiesta.

A parte dos fundos, onde morava o proprietário, ficou parcialmente queimada.

Não houve vítimas e os bombeiros não souberam precisar a causa do incêndio.

Assaltante que tentou arrombar Banrisul de Três de Maio é mesmo do PCC

Leonardo Almeida da Silva integra o PCC
Um plano da organização criminosa Primeiro Comando da Capital de São Paulo para se infiltrar nos presídios gaúchos e assumir o trafico de drogas no estado foi desarticulado. Em operação interestadual desenvolvida nesta quinta-feira, 14, a Polícia Civil identificou 61 integrantes do PCC em atividade no estado. Vinte e seis pessoas receberam ordem de prisão. Do total, 21 são apenados recolhidos nos presídios de Ijuí, Uruguaiana, Carazinho, Passo fundo, Santa Maria, Guaíba, porto Alegre, São Luiz Gonzaga e Charqueadas.

A operação interestadual identificou ainda um detento em Petrolina, estado de Pernambuco e outro em dourados, mato grosso do sul. Outros 14 criminosos foram detidos durante os 11 meses de investigação da operação pirâmide.

Em Ijuí, três apenados que se encontravam recolhidos à Penitenciária Modulada e que tinham ligação com o PCC fora transferidos para a penitenciária de alta segurança de Charqueadas, onde foi criada uma ala especial para os integrantes do Primeiro Comando da Capital .

São eles: Leonardo Almeida da Silva, Jucemar Ribeiro e Fabiano tomas. Leonardo é um dos principais responsáveis para ligação com o PCC. Ele foi o autor da tentativa de arrombamento dos caixas eletrônicos da agência do Banrisul de Três de Maio.

Em maio do ano passado, a Polícia Civil frustrou um roubo a caixas eletrônicos do Banrisul, em Três de Maio. Ao todo, cinco pessoas foram detidas. Os criminosos foram monitorados em Santo Ângelo e a polícia já sabia que eles assaltariam algum banco na região.

A Polícia flagrou o momento em que os bandidos tentavam arrombar caixas eletrônicos no centro da cidade, por volta das dez da noite. Mais de 50 policiais civis participaram da ação.

Dois criminosos entraram na agência, enquanto outros três davam cobertura no lado de fora, em dois veículos. A polícia chegou a efetuar disparos para intimidar os criminosos, mas ninguém ficou ferido. De acordo com investigações da Polícia Civil, os bandidos são naturais de Joinville, Santa Catarina, e fazem parte da mesma quadrilha que já realizou outros ataques a bancos na mesma região. Eles foram levados para o Presídio de Santa Rosa.

Menor de idade provoca acidente com capotagem de veículo em Santa Rosa

Fotos: Diego Czycza - Portal Zulupa
A Brigada Militar foi chamada para atender uma ocorrência de trânsito na Rua Giruá, 046, em Santa Rosa. No logal encontrou um veículo tombado conduzido pelo menor de iniciais D.R.R. de 17 anos. Segundo relatos das pessoas que presenciaram o acidente, o jovem conduzia o veículo GM Corsa, placa ALZ-1425 em alta velociade pela Rua Borges de Medeiros e, ao se deparar com a via bloqueada por causa de obras na pista, tentou evitar um acidente virando a direita na Rua Giruá. No entanto o veículo atingiu alguns "capacetes de concreto" que separavam as duas vias e tombou, atingindo o veículo Astra vermelho placas DAQ-6731.

Segundo relatos se não fosse o veículo Astra estacionado, o Corsa teria atingido várias pessoas que estavam sentadas na calçada em frente ao bar. Não houve pessoas feridas, restando apenas danos materiais.

O menor foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil para registro da ocorrência e aguardou a chegada da responsável para então ser liberado.

Ao fazer o teste do bafômetro, foi registrado 0,28 MG/L. Pelo menos 4 infrações foram cometidas: entregar veículo a pessoa não habilitada, direção perigosa, dirigir sem habilitação, dirigir sob efeito do álcool.

Fogo consome resteva de trigo em lavoura de Independência

Cerca de 10 hectares de lavoura foram atingidas
(Foto: Fabrício Dochkorn)
O fogo começou por volta das 9he15min da manhã desta sexta-feira (15), em uma lavoura no distrito de Esquina Araújo, em Independência.

Ainda com causas desconhecidas, o incêndio consumiu cerca de 10 hectares de resteva de trigo, não só queimando as palhas secas mas também causando sérios danos ao solo e sua capacidade produtiva.

Os bombeiros da Corporação de Bombeiros Misto de Três de Maio foram acionados, e tiveram muito trabalho para conter o incêndio. Além do trabalho dos profissionais, também os agricultores com quatro tratores com arado acoplados, fizeram uma espécie de contenção do fogo, não permitido que o mesmo se alastrasse.

No último dia 07, um incêndio consumiu cerca de 15 hectares de réstea de trigo em uma lavoura na localidade de Medianeira/Três de Maio.

Acidente com danos materiais em Independência

O Focus ficou pendurado em árvores (Foto: Paulo Marques)
A colisão de um Ford Focus de Três de Maio e um Ford Ka de Independência, resultou em danos materiais nos veículos, um deles ficou pendurado em árvores fora da pista. O acidente aconteceu por volta das 22he30min desta quinta-feira (14).

O comunicador da Rádio Comunitária de Independência, José Alberto Borges, 24 anos, conduzia o automóvel Ford Ka na ERS 342 no sentido Independência-Três de Maio na localidade de Esquina Timbaúva, quando teve uma batida na lateral traseira esquerda do veículo, ocasionado por um Ford Focus de Três de Maio que era conduzido no mesmo sentido. No Focus, estavam o motorista Dionatan de Freitas, 19 anos, e o pai dele Daniel de Freitas. Ninguém ficou ferido.

Foto: José Alberto Borges
Segundo relatos do condutor do Focus, um terceiro veículo, um Monza, teria lhe fechado na via, e ele não teve como evitar o choque. O Ford Focus saiu da pista e ficou pendurado em árvores.

José Alberto disse não ter visto outro veículo naquele momento, apenas sentiu a batida em seu automóvel, o que lhe deixou com fortes dores no corpo.