18 setembro 2012

HSVP promove mutirão de doação de sangue

Objetivo é mobilizar 80 doadores para a coleta, que será
realizada no dia 28 de setembro
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio promove, no dia 28 de setembro, com início às 08h, um mutirão para coleta de sangue junto à comunidade local. A iniciativa tem por objetivo atingir a captação de 80 doadores, ajudando a manter abastecido o banco de sangue da região através de uma demonstração de solidariedade e humanismo dos três-maienses.

Uma equipe do Hemocentro de Santa Rosa virá a Três de Maio para realizar a coleta e terá auxilio de profissionais do HSVP. As inscrições vêm sendo realizadas na recepção da emergência do Hospital. No momento da doação é indispensável que o doador esteja portando um documento de identificação com foto.

O doador vai receber um lanche após a transfusão. Outro fator positivo é que todos os doadores de sangue têm direito a retirar posteriormente os resultados de vários exames de sangue que são feitos de forma gratuita para quem efetuou a doação.

Segundo o enfermeiro Geovani Ricardo Kunz, responsável pela Agência Transfusional, Ser um doador é contribuir com um gesto de amor e consciência. “Doar sangue é salvar vidas. É um ato simples, tranquilo e seguro, que não provoca risco ou prejuízo á saúde.”

Para doação de sangue o candidato deve:
- Estar bem de saúde;
- Estar alimentado;
- Peso igual ou superior a 50kg;
- Idade entre 18 e 65 anos;
- Intervalo entre as doações de 60 dias para homens e 90 para mulheres;
- Mulheres fora do período gestacional, 3 meses após o parto ou fora do período de amamentação;
- Não ter doença de Chagas ou contato com o inseto “barbeiro”;
- Não ser portador de epilepsia;
- Não ter feito tratamento dentário nas últimas 72 horas.

Atualizada - Operação Babilônia prende 13 em Bom Progresso e região

Foram presas 13 pessoas por medida cautelar e uma flagrante 
Um caso de repercussão estadual movimentou a área policial da região. A Polícia Civil deflagrou uma operação em oito municípios do Noroeste Gaúcho e em Porto Alegre na manhã de hoje para combater crimes contra a administração pública. São 250 policiais no cumprimento de 55 mandados de busca e apreensão. Ao todo foram 90 viaturas e a participação de 32 delegados.

Foram presas 13 pessoas por medida cautelar e uma flagrante. Segundo a polícia, em entrevista coletiva, na qual participou a Rádio Difusora, que esteve encabeçando uma rede de Rádios, secretários municipais são investigados, além da prefeitura de Bom Progresso, que tem 2.300 habitantes.

A polícia fez buscas na casa do prefeito Armindo David Heinle, já que um dos filhos, Jarbas Heinle, que é secretário da Saúde, mora com ele. O prefeito também será investigado a partir de documentos e computadores presos na operação, denominada Babilônia. Ao todo eram 4 secretários os chefes da organização. A policia evitou divulgar outros nomes de políticos, vereadores, candidatos a esse pleito e empresários da região.

Foram feitas buscas na prefeitura de Bom Progresso, secretarias, residências dos suspeitos e nas sedes de empresas que tinham negócios com o executivo municipal. O desvio de valores ocorreria por meio da compra de produtos que, apesar de não serem entregues, eram pagos pela prefeitura, assim como serviços supostamente realizados. Os pagamentos se embasavam, segundo a investigação, em notas frias. A organização criminosa desviou cerca de R$ 7 milhões do município de Bom Progresso. Entre as fraudes estão: compras superfaturadas de pneus, remédios, aquisição de material de construção, entre outras.

Também foram apreendidas armas com alguns dos presos, como espingardas, um revólveres calibre 38, e pequena quantidade de droga, disse o delegado Rodrigo Garcia, que coordena a assessoria de imprensa da Polícia Civil e acompanha a operação.

A investigação dura cerca de seis meses, mas a polícia acredita que eles agem há pelo menos sete anos. Os detidos deverão ser indiciados por diversos crimes como fraude a licitações, peculato, formação de quadrilha, coação no curso do processo, lavagem de dinheiro, falsidade documental e uso de documento falso inclusive ameaça de morte a opositores e população do município.

Lembrado também, que foi divulgado com exclusividade, pela Rádio Difusora, a cassação de 23 títulos fraudulentos de eleitores que não residiam em Bom Progresso.

Em mais de 40 mil ligações interceptadas com autorização judicial a polícia também apurou que suspeitos negociariam armas e teriam combinado estratégias para intimidar e ameaçar testemunhas da investigação. O inquérito tem cinco volumes e foi produzido a partir de um esquema especial de trabalho, já que havia riscos de vazamento de informações na cidade.

Um grande número de policiais de toda a região foi mobilizado
na Operação Babilônia 
Segundo o delegado Joerberth Nunes, titular da Delegacia Fazendária, Jarbas Heinle, filho do atual prefeito, seria um dos mentores do esquema criminoso. O outro filho de Armindo que foi preso é o secretário de Finanças, Newton Jair Heinle. Nas outras cidades, Três Passos, Santo Augusto, Três de Maio, Passo Fundo, Ijuí, Braga, e Porto Alegre, os alvos investigados são empresários, um deles proprietário de uma rede de farmácia em Passo Fundo.

Entre outras medidas tomadas pela Polícia Civil na operação está a inviolabilidade dos bens patrimoniais dos detidos e a quebra do sigilo bancário. Mais pessoas devem ser indiciadas e presas nos próximos dias. Todos os presos estão sendo ouvidos aqui no município de Três Passos, permanecendo a disposição da Justiça.

Ventos fortes atingem interior de Três de Maio

Em Poço Traíra, as rajadas de ventos deixaram marcas de
destruição (Foto:  Paulo Marques)
Ventos Fortes atingiram o interior do município de Três de Maio no inicio da manhã, desta terça-feira (18).

Por volta de 8h, rajadas de ventos danificaram casas e galpões em localidades no distrito de Machinha. Em Poço Traíra, as rajadas de ventos duraram cerca de 10min, e atingiram a propriedade da família Kuller, as margens da BR 472.

A residência ficou praticamente toda descoberta, também um galpão foi atingido e o salão de festas que da acesso a piscina.

A tarde desta terça-feira, começou com chuvas  fortes em Três de Maio.

Polícia Civil faz operação no Noroeste e prende secretários municipais e empresários

Policiais cumprem 13 ordens de prisão e 55 mandados de
busca e apreensão em oito cidades gaúchas
(Foto: Diogo Zanatta / Especial)
A Polícia Civil deflagrou uma operação em sete municípios da Região Noroeste do Rio Grande do Sul e em Porto Alegre na manhã desta terça-feira (18) para combater crimes contra a administração pública. São 260 policiais no cumprimento de 55 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão. Segundo a polícia, secretários municipais são investigados, além da prefeitura da cidade de Bom Progresso, que tem 2,3 mil habitantes, conforme dados da Fundação de Economia e Estatística (FEE).

Até as 9h, 13 pessoas haviam sido presas, entre eles três secretários municipais e dois filhos do prefeito de Bom Progresso, conforme informou a polícia. Nas outras cidades (Três Passos, Santo Augusto, Três de Maio, Passo Fundo, Ijuí, Braga, além de Porto Alegre), os alvos investigados são empresários. A polícia não informou os nomes dos detidos. Em Passo Fundo, foi capturado o dono de uma rede de farmácias. Armas e munição foram apreendidos.

Segundo as investigações, a organização criminosa desviou cerca de R$ 7 milhões do município de Bom Progresso. Entre as fraudes estão compras superfaturadas de pneus, remédios, aquisição de material de construção, entre outras.

"Também foram apreendidas armas com alguns dos presos, como três espingardas, uma sem registro e duas com registro vencido, e um revólver calibre 38", disse o delegado Rodrigo Garcia, que coordena a assessoria de imprensa da Polícia Civil e acompanha a operação. "As investigação duram cerca de seis meses, mas a polícia acredita que eles agem há pelo menos sete anos", completou.

Os detidos serão indiciados por diversos crimes como fraude a licitações, peculato, formação de quadrilha, coação no curso do processo, lavagem de dinheiro, falsidade documental e uso de documento falso.

Tradicionalistas assam 1,2 mil kg de costelão em Três de Maio, RS

Costelão começou a ser preparado às 5h30 em Três de Maio
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Churrasco, tradição e muito orgulho do Rio Grande do Sul. Esta é a fórmula do Costelão Tonelada, evento que reuniu tradicionalistas de Três de Maio, no Noroeste do estado, neste domingo (16). No cardápio, 1,2 mil kg de carne assados pelos integrantes do CTG Tropeiros do Buricá.

"O gaúcho tem na personalidade essa questão de querer confraternizar, dividir. Então aqui a gente faz um churrasco com 1,2 mil kg de carne, o costelão. As mulheres também preparam o carreteiro para servir de acompanhamento e todo mundo poder almoçar junto", diz Leandro Schmitt, patrão do CTG.

Para garantir o churrasco coletivo, mais de 800 kg de carne foram vendidos antecipadamente. Cerca de 30 homens trabalharam para preparar a carne, que começou a ser assada às 5h30 deste domingo.

CTGs nos EUA reafirmam tradição com mistura de regiões brasileiras

Mistura de regiões brasileiras caracteriza CTGs dos Estados
Unidos (Foto: Divulgação/ CTG Nova Querência)
Em busca de oportunidades, milhares de brasileiros deixam a terra natal a cada ano para morar em países estrangeiros. Os Estados Unidos são destino de 23,8%. A partir da mistura do regionalismo com as novidades da casa nova, amantes da cultura do Rio Grande do Sul que residem em solo norte-americano sentiram a necessidade de reforçar os costumes. Para amenizar a saudade, se reúnem em dezenas de Centro de Tradições Gaúchas (CTGs).

Na cidade de Newark, Nova Jersey, Valeria Lessa está entre as fundadoras do CTG Saudade da Minha Terra, um dos poucos com sede própria no Exterior. “Somos bastante ativos. Participamos dos festivais de rua da cidade, realizamos jantares mensais”, conta Valéria, que é filha do folclorista Barbosa Lessa. Ela mora no país há 23 anos e garante que 70% dos membros da entidade, que funciona desde 2004, são nascidos no Paraná. “Formamos um lugar de admiração da cultura gaúcha. Celebramos, independentemente de onde nascemos”, relata.

Na Florida, o CTG Nova Querência também reúne um grupo misto. O patrão Celso Zanardi, natural de Viamão, Região Metropolitana de Porto Alegre, explica que a riqueza cultural da iniciativa se dá principalmente pela diversidade de participantes. “São netos ou parentes de gaúchos, mas que não necessariamente nasceram lá. Mas, aí de ti se disser que eles não são gaúchos!”, brinca Zanardi. Com mais de 70 membros, o CTG da Florida foi fundado em 1987 e tem como objetivo celebrar e difundir as tradições gaudérias. “Fizemos ações nas escolas da cidade mostrando nossa cultura através de gincanas e apresentações. Os americanos adoram”, lembra.

CTG Nova Querência faz apresentações para moradores da
Florida (Foto: Divulgação/ CTG Nova Querência)
Valeria Lessa acredita que os ideais dos CTGs precisam ser conhecidos em todo o mundo. "Temos que mostrar nossa cultura para quem quiser conhecer”. Ela conta que muitos americanos já participaram das reuniões do CTG. Da mesma forma, os membros da Florida consideram a passagem do conhecimento o mais importante, seguido da defesa do jeito gaúcho. “Mesmo quando morava no Rio Grande do Sul já sentia esta necessidade de marcar a tradição. Existe uma diferença de pensar e agir da gente do sul para o resto do país”, acredita Zanardi: “Passamos a conhecer melhor o Brasil quando saímos dele”.

As reuniões, tanto na Florida quanto em Nova Jersey, são regadas a churrasco e muita música regional. “Não conseguimos seguir à risca todos os costumes. As roupas, por exemplo, são muito difíceis de encontrar aqui e caras para comprar”, diz Zanardi. Valeria acrescenta que até mesmo Invernadas são realizadas em Nova Jersey: “A única regra é não entrar com roupas tão informais ou mais ousadas”.