26 outubro 2012

Temporal e queda de granizo atingem municípios da Região Noroeste do RS

Granizo ficou acumulado na pista da BR-468, em Campo 
Novo (Foto: Saulo Schosseler/Arquivo Pessoal)
Pelo menos três cidades registraram queda de granizo na manhã desta sexta-feira (26) no Rio Grande do Sul. Por volta das 7h20, as pedras de gelo caíram em Nova Candelária. Cerca de 20 minutos depois, moradores de Campo Novo registraram o fenômeno. Também no início da manhã, houve incidência em Doutor Maurício Cardoso.

Em Nova Candelária, as pedras atingiram o telhado da prefeitura e do posto de saúde. As aulas da Escola Estadual Nossa Senhora da Purificação tiveram que ser suspensas. Há prejuízos também na zona rural nas plantações de milho e fumo. A Prefeitura distribuiu lonas para os moradores e pediu ajuda da defesa civil do estado.

Segundo a Brigada Militar, a queda de granizo em Campo Novo durou menos tempo e foi menos intensa. O Batalhão de Polícia da cidade não registrou chamados. O representante comercial Saulo Schossler registrou imagens do granizo acumulado na BR-468, no trevo de acesso a cidade.

Em Doutor Maurício Cardoso as pedras atingiram a localidade de Vila Pitanga. O gelo ficou acumulado na plantação de milho.

Destelhamento em Tenente Portela

Temporal derrubou parte da estrutura de um ginásio, em
Tenente Portela (Foto: Portela Online/Divulgação)
O temporal da manhã desta sexta deixou mais de 50 casas destelhadas em Tenente Portela, também no Noroeste. Árvores e postes caíram, os bairros Fries, Ipiranga e Alto Portela foram os mais atingidos. Parte da Cobertura e da parede de um ginásio esportivo caíram. A defesa civil distribui lonas e faz o levantamento dos estragos.

Confira galeria de imagem de Nova Candelária (Por: Marciel Ludwig)

Granizo Danificou lavouras de milho em Horizontina e Dr.Maurício Cardoso

Lavouras de milho ficaram destruídas pelas pedras
(Foto: Noli Cristiano da Costa- Jornal Folha Cidade)
Granizo Danificou lavouras de milho em Horizontina e Dr.Maurício Cardoso

O granizo que caiu na região, na manhã desta sexta-feira, (26), danificou lavouras de milho no interior de Horizontina.

As pedras de gelo destruíram lavouras nas localidades de Barra Mansa, lajeado Poca, poço Redondo, Jacutinga e Secção 19.

Em Doutor Maurício Cardoso, atingiu as localidades de Vila Pitanga e parte da cidade. Várias casas foram danificadas, e um poste luz caiu no centro da cidade.

Granizo destelha casas e arrasa lavouras em N. Candelária e Horizontina

Em Nova candelária o granizo provocou um grande estrago
(Foto: Fabrício da Silva)
Relato impressionante do agricultor Jair de Poço Redondo (Horizontina) na Rádio Colonial sobre o granizo que caiu naquela localidade. Por telefone, ele narrou o susto que passou com a família quando começou a cair apenas pedras de gelo, sem chuva líquida. Isso mesmo, somente pedras de gelo. Algo muito raro de se ver: "Só caía granizo e nada de água. Foi tanto gelo que se formou um "tapete" branco em cima das plantações", contou o agricultor.

Em Sede Nova também caiu granizo na manhã desta
sexta-feira (Foto: Lisiane de Jesus)
Agora a pouco, o prefeito de Nova Candelária, Renato Müller, informou que no município dele aconteceu o mesmo fenômeno. O granizo que durou cinco minutos pode ter destelhado total ou parcialmente 60% das casas de Nova Candelária.

Dois casos de pedofilia resultam em três prisões em Cruz Alta, RS

Homem de 60 abusava das netas com consentimento da mãe
das crianças (Foto: Arquivo PMN)
Em menos de 12 horas, três pessoas foram presas por suspeito de pedofilia na nesta quinta-feira (25), em Cruz Alta, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Segundo a Polícia Civil, dois dos suspeitos são da mesma família.

Durante a noite, pai e filha foram detidos preventivamente. O homem de 60 anos é acusado de abusar sexualmente dos netos, um menino de oito anos e uma menina de 10, com o consentimento da mãe das crianças. A mulher de 31 anos também foi presa.

Segundo a delegada Lylian Carús, a mulher admitiu em depoimento que uma das crianças possa ser filha do próprio avô e que eles mantiveram um relacionamento por mais de 15 anos.

Pela manhã, outra prisão por pedofilia foi feita na cidade. Um homem de 65 anos confessou ter abusado sexualmente das netas de cinco e nove anos. A denúncia anônima chegou através do Disque 100 em julho deste ano.

As vítimas dos dois casos foram encaminhadas para casas de parentes e já estão recebendo acompanhamento psicológico. Os suspeitos estão no Presídio Estadual de Cruz Alta.