17 outubro 2011

SETREM realiza Dia de Campo de Pecuária

Na sexta-feira, dia 28, a SETREM, Emater, Sicredi e Cotrimaio, realizarão o Dia de Campo de Pecuária, no Campus da Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM. O evento reunirá estudantes, pesquisadores e profissionais da área.
A programação terá inicio, ás 13h30min, e contará com 4 estações de conhecimento. A primeira abordará a temática, ‘Ração na Propriedade: fazer ou não?’, explanada pelo Médico Veterinário Arli Heimerdinger, (Agroceres Multimix).
Na segunda, ‘Sorgo na Alimentação Animal’, pelo Engenheiro Agrônomo Zeferino Genésio Chielle, (Fepagro).
A terceira, traz a temática ‘Milheto para Pastejo’, Engenheiro Agrônomo Especialista Carlos Hermans, representante da Sementes Adriana.
Na última estação, o tema explanado será, ‘Fertirrigação’, ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Cleber Luis Sponchiado, (Agro Fértil).

Orlando Silva se diz inocente e acusa denunciante: “Caluniador”

Orlando Silva nega envolvimento e acusa denunciante 
Crédito: Valter Campanato / ABr / CP
O ministro do Esporte, Orlando Silva, afirmou nesta segunda-feira que recebeu apenas uma vez o policial militar João Dias Ferreira que o  acusa de receber propina em contratos firmados na pasta. Segundo ele, o encontro ocorreu quando era secretário-executivo da pasta a pedido do então ministro, Agnelo Queiroz, atual governador do Distrito Federal (DF). "A única vez que encontrei este caluniador foi no Ministério do Esporte. Eu era secretário-executivo do Agnelo, que me recomendou que recebesse e firmasse o convênio", disse Orlando.
Segundo ele, a conversa com o policial militar aconteceu entre o final de 2004 e início de 2005. Os convênios com a associação de João Dias e a federação brasiliense de Kung Fu, presidida por ele, foram firmados em 2005 e 2006. Orlando afirmou que o convênio foi celebrado devido a "experiência da entidade" em um trabalho social na cidade de Sobradinho.
Orlando disse acreditar que o pedido feito por Agnelo em favor das entidades de Dias foi de "boa fé". "O governador do Distrito Federal é pessoa correta. É uma pessoa bem intencionada, defende o interesse público. É uma pessoa que agiu de boa fé. Acreditou nas intenções, nas atitudes manifestadas por algumas pessoas. Quero acreditar nisso."
Ministro repudia “falsidades publicadas na reportagem”
O ministro reiterou suas declarações de inocência em relação à acusação de recebimento de propina. "Eu repudio veementemente as falsidades publicadas na reportagem." Ele voltou a chamar Dias de "bandido", disse que sua honra foi ferida e que deseja "restabelecer a verdade". Destacou ainda as medidas tomadas de pedir investigação junto à Polícia Federal e o Ministério PúblicoInformou ainda ter pedido para apresentar pessoalmente suas explicações à comissão de ética pública da Presidência da República.
Orlando destacou que o Ministério busca no Tribunal de Contas da União (TCU) retomar recursos que teriam sido desviados pelas entidades de Dias. Atribuiu a acusação a uma possibilidade de condenação do policial militar em uma ação penal em tramitação. O ministro destacou ainda uma decisão do ministério de não mais firmar convênios com entidades não-governamentais no âmbito do programa Segundo Tempo. Questionado sobre o porquê não havia uma portaria oficializando a decisão, afirmou que isso poderá ser feito.

Banda de Três de Maio representará região em Festival Estadual de Música

Por Deise Froelich
A 17ªCRE/ Santa Rosa recebeu a visita da Banda Horry Comp, vencedora da fase regional do VII Festival de Música do COEP/RS 2011.
A fase regional do COEP (Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida) foi realizada no Teatro Antônio Sepp em Santo Ângelo. Além dos representantes da 17ªCRE, participaram também a 21ª CRE de Três Passos e a 14ªCRE de Santo Ângelo. A Banda Hurricane da Escola Estadual de Educação Básica Castelo Branco de Três de Maio, composta por Felix, Willian, Cristian e Daniel, conquistou o primeiro lugar na categoria ensino médio.
A final estadual será no dia 4 de novembro, em Canoas.

Banrisul e Caixa decidem manter greve por falta de proposta concreta

Decisão de funcionários do Banco do Brasil deverá ser 

tomada na manhã desta terça

Ao menos até a manhã desta terça-feira, está mantida a greve no Banrisul. A decisão foi tomada nesta tarde, em reunião dos bancários realizada na Igreja Pompeia, em Porto Alegre. Um dos motivos alegados para a negativa em voltar ao trabalho foi a falta de uma proposta definitiva acerca do plano de carreira. Mais cedo, os funcionários de bancos privados decidiram retomar as atividades.
“O comando (da greve) vai estar de plantão para retomar o diálogo e resolver o processo grevista. Esse foi o principal elemento da nossa assembleia”, afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, Mauro Salles Machado, ainda na Igreja Pompeia. A categoria também pretende realizar uma caminhada até o Palácio Piratini.
O dirigente ainda reclamou da presença de não-grevistas na assembleia dos bancários do Banco do Brasil (BB): “É uma forma de pressionar e intimidar os colegas e o sindicato não vai aceitar esse tipo de postura”. A presença de “gerentes e gestores”, conforme Machado, acarretou no adiamento da assembleia dos grevistas do BB para as 10h desta terça.
Na Caixa, a greve também prossegue por tempo indeterminado. De acordo com uma das diretoras do Sindbancários, Raquel Weber, pendências relativas aos planos de carreira e de saúde, e à extensão da licença-prêmios para servidores novos ainda terão de ser sanadas para que o protesto termine.

7ª Santa Rosa em Dança

Na imagem um pouco da 6ª edição do evento
Já está tudo preparado para o 7º Santa Rosa em Dança. Nos dia 27, 28 e 29 de outubro, o Centro Cívico será palco de belos e qualificados espetáculos. Bailarinos de todas as partes do Estado e de Santa Catarina estão confirmados.
O Festival vai premiar  1º, 2º e 3º em cada categoria e estilo. Também serão escolhidos os destaques  dentro de cada estilo e categoria, que serão premiados em dinheiro. O melhor bailarino/a será premiado nos seguintes estilos: livre, contemporâneo, clássico, jazz, dança de salão, danças folclóricas, dança tradicionalista, dança de rua; e nas seguintes categorias: infantil, juvenil e adulto.
O destaque esse ano fica para o grupo de jurados. Fly, coreografo da Globo(da Xuxa e do Caldeirão do Huck); Octavio Nassur, jurado do Concurso de Danças do Programa do Faustão; Waldi Oliveira, jurado diversas vezes no Festival de Joenvile, atua na área clássica e contemporânea e um professor da Unicruz. A Cia Santa Rosa em Dança, como anfitriã do Festival fará a abertura todas as noites, mas não irá competir.

Tradicionalista de Três de Maio receberá homenagem do MTG

Zeca será agraciado com a Coemnda João
de Barro
Os festejos do 45º aniversário do MTG, acontecerá na cidade de Canguçu nos dias 29 e 30 de outubro 2011, também vai realizar-se o  XXI  Tchencontro Estadual da Juventude Gaúcha, mais a entrega de medalhas  aos  peões e prendas  que comprovarem perante  a Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, as cavalgadas de 3.000km;  4.000km e de 5.000km.
Tambem vai acontecer durante as festividades de aniversário do MTG, no dia 30 de outubro de 2011, a entrega da Comenda João de Barro, honrarias destinadas  as pessoas que de uma forma ou outra se destacaram perante o Movimento Tradicionalista Gaúcho, são pessoas indicadas  por suas regiões. José Deolmar Motta, o Zeca, foi indicado peloa 20ª RT, para ser agraciado por uma comenda mais importante dentro do Tradicionalismo.
"Agradeço a coordenadoria da 20ªRT e espero bem representar nossa região."

Advogada explica mudanças com a ampliação do aviso prévio para até 90 dias

Estendido para beneficiar o empregado demitido sem justa causa, o aviso prévio de até 90 dias, sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, poderá ser prejudicial ao trabalhador em algumas situações. 
No caso em que o próprio empregado pedir demissão, a ampliação do prazo poderá resultar em indenizações menores ou em um maior período em que o trabalhador é obrigado a ficar na empresa, sem poder procurar outro emprego.
Conforme a advogada trabalhista Nicéia Ivanowski, isso decorre do fato de que o aviso prévio é aplicado de forma bilateral, onerando tanto a empresa quanto o trabalhador, conforme a situação. A parte que rompeu o contrato terá de arcar com a indenização, seja o patrão que demitiu, seja o empregado que pediu para sair.
Quando o trabalhador é dispensado sem justa causa, o aviso prévio se traduz num período de carência, em que o empregado permanece no posto por um período até conseguir arranjar um novo trabalho, com reforço nas indenizações trabalhistas. Na situação contrária, quando o empregado vai embora por contra própria, o funcionário, em tese, tem de ficar até o antigo empregador arranjar um substituto ou pode deixar a empresa imediatamente, mas com o desconto na indenização.

Coordenadoria da Mulher realiza cursos em parceria com o SENAR

Foto: Divulgação PMN
Neste mês de outubro, a Coordenadoria da Mulher, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou os cursos artesanais de macramé e de produtos confeccionados com a folha do butiá.
As atividades foram realizadas no Espaço Margarida Alves para mulheres da área urbana e rural do município, onde todas as peças produzidas puderam ser levadas para casa pelas participantes.
O curso de confecção de produtos com a folha do butiá teve a participação de 15 mulheres, e foi ministrado pela professora Carmen Cardoso, que abordou técnicas de manuseio e tingimento na confecção de chapéus, bolsas, porta-canetas, porta-revistas, arranjos decorativos, tapetes, descansos de panelas e pratos, entre outros.
Segundo Carmen, as técnicas utilizadas foram buscadas em Salvador, onde os restaurantes mais nobres utilizam descansos para panelas e pratos confeccionados com a folha do butiá. “Esta fibra é muito resistente e versátil, e já que este material existe em abundância em nossa região, devemos tirar proveito disso, para transformar o que seria lixo, em luxo”, informa.
Já o curso de macramé foi ministrado pela instrutora do SENAR Marli Froser e teve a participação de 12 mulheres da área urbana e rural do município.
Para a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Vera Kuhler, além do aprendizado, estes cursos buscam capacitar as mulheres para obterem mais uma fonte de renda, e se envolverem em uma atividade sadia, para combater o stress e a depressão.

Morre homem espancado no centro de Santa Rosa

Por Deise Froelich
Está sendo velado na Igreja Católica do bairro Polivalente, o homem de 62 anos agredido no centro de Santa Rosa, no início da madrugada do dia 7 de outubro. Desde então, ele estava internado na UTI do hospital Vida e Saúde.
Por volta das 0h20min daquela sexta-feira, Benoni Milani retornava para sua residência pela avenida Tuparendi, quando foi surpreendido por dois homens. A vítima tinha apenas R$ 31,00 em seu bolso e foi espancada pelos assaltantes.
A Brigada Militar foi acionada e os suspeitos foram presos em flagrante, por roubo com lesões. João Valmir de Souza, 41 anos, e Cristian Jatuboski, 22 anos, foram encaminhados para o presídio estadual de Santa Rosa.
Benoni morreu às 17h45min deste domingo, no hospital Vida e Saúde. O sepultamento será na tarde desta segunda-feira, no cemitério municipal de Santa Rosa.

Capotamento na ERS-344

Foto: Leitor repórter João Klahr
Na tarde deste sábado, 15, em Giruá, na ERS-344, que liga Porto Mauá a Santo Ângelo, um acidente resultou no capotamento de um Palio Weekend.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, uma carreta tentou ultrapassar o Palio e acabou colidindo na lateral do veículo. O carro acabou capotando. Não houve feridos.
No interior do Palio foram encontradas latas de cerveja, o condutor do carro negou-se a fazer o teste do bafômetro, mas foi multado por apresentar sinais de embriaguez.