04 fevereiro 2010

Transporte coletivo entra em funcionamento a partir desta sexta-feira (05) em Três de Maio

Serão 2 ônibus semi-novos da empresa Inhacorá que vão circular das seis e meia da manhã até as seis horas da tarde.
A tarifa será de R$ 1,70, os estudantes tem direito a 50% de desconto. Na primeira semana o transporte será gratuito. Na fase inicial, a prefeitura vai instalar placas para sinalizar as paradas onde as pessoas irão aguardar os ônibus.
O engenheiro Eduardo Goulart, responsável pelo estudo e elaboração das linhas, explica que os carros vão sair sempre dos Bairros Guairá e Glória passando pelo centro para favorecer o deslocamento das pessoas de um lado para outro da cidade.
Para informações, o telefone da empresa Inhacorá é o 3535-1272.

Porto Mauá realizou a 79ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Como ocorre anualmente, no dia 02 de fevereiro de 2010, a Comunidade Católica de Porto Mauá, realizou a 79ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que neste ano caiu numa terça-feira.
Nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, no pavilhão da festa houve a realização do Tríduo em preparação a festa, sempre às 20 horas, com missas que foram celebradas respectivamente pelos padres: Orides Welter, Décio Walker e Nelson Loro, após as missas houve procissão luminosa até a gruta do porto.
No dia 02 de fevereiro, data da festa, às 6 horas da manhã foi realizada a alvorada festiva. Às 7 horas foi servido café com mondongo, vinho e pão.
A Procissão com a Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes saiu da capela até o local da festa às 8h30min e após a chegada nos pavilhões da festa, foi realizada a missa campal às margens do rio Uruguai, celebrada pelo Bispo Dom Clemente Weber, Padre Guido Boufler e demais padres convidados.
Às 10h30min ocorreu a Procissão Fluvial sobre as águas do rio Uruguai.
Durante todo o dia funcionaram copas, cozinhas e tendas.
O almoço foi às 12 horas, às 14 horas Benção da Saúde, às 15 reunião dançante animado pela Banda Universo, 16 horas retorno da imagem à capela, às 19 sorteio da Ação Entre Amigos, sendo o primeiro prêmio em dinheiro no valor de R$ 4.000,00 e às 20 horas início do sarau dançante animado pela Banda Indústria Musical. A novidade deste ano foi a ausência do baile, pois não era viável a realização do mesmo em plena terça-feira.
O público estimado na 79ª Festa dos Navegantes foi em torno de sete a oito mil pessoas, um público muito bom, por se tratar de uma festa que foi realizada em plena terça-feira e sendo feriado apenas no Município de Porto Mauá, que possui uma população de 2.565 pessoas. Este público foi bem superior ao da festa realizada no ano passado (2009), que havia sido realizado numa segunda-feira.
A balsa que conduzia a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes transportou em torno de 50% de sua capacidade, por medida de segurança. As outras duas balsas que acompanharam a procissão fluvial estiveram lotadas de fiéis, mesmo assim centenas de pessoas ficaram assistindo a procissão fluvial nos portos de Porto Mauá e Alba Posse.
Havia presença de fiéis de diversos lugares do território brasileiro, como: Brasília, Rondônia, Pará, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, região Noroeste do Estado, Ivoti, Porto Alegre, etc, de diversos lugares da Argentina (inclusive comitiva da distante Província do Chaco), entre outros lugares.
O Presidente da Comunidade Católica, Jaime Warmbier, presidiu a 78ª e 79ª Festa dos Navegantes, para presidir a 80ª festa será escolhido um novo presidente.