22 maio 2009

Moradores reinvindicam melhorias na rua São Miguel em Três de Maio

Recentemente o Ver.Alexandre Classmann do PTB, encaminhou a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Três de Maio, Indicação Legislativa de nº 29/2009, pedindo melhorias na rua São Miguel, situada entre os bairros São Pedro e Jardim das Acácias, que se faça um serviço de encascalhamento em parte da rua que não é calçada.
Na tarde desta sexta-feira(22), o repórter Fabrício Dockhorn da Rádio Colonial AM foi até a rua São Miguel, onde conversou com o senhor Arão César da Silva morador, que reside na esquina das ruas São Miguel e Albino Ivanoski . O Ver.Alexandre Classmann acompanhou a reportagem de perto.
Morador a mais de 15 anos naquele local, o senhor Arão disse que ele e seus vizinhos já estão cansados de promessas, e pedem obras de calçamento também em parte da rua Albino Ivanoski, cerca de 50 metros que ainda é de chão batido.
O senhor Arão, citou a importância de ter recebido a visita do Ver.Classmann, salientando que os vereadores são os legítimos representantes da comunidade.

Semana Acadêmica de Pedagogia inicia segunda-feira(25)

Nos dias 25 a 29 de maio ocorre a primeira etapa do 10º Ciclo de Estudos Independentes e 10º Semana Acadêmica de Pedagogia da SETREM. Este ano os eventos terão como temática central a ‘Docência: contextos, temas e experiências’.
A programação inicia com um cine-fórum. O filme em debate será ‘Verônica’ e as mediadoras Silvia Mello, Elisabete Andrade e Vera Weber. Na terça-feira, dia 26, haverá a oficina ‘De onde vêm nossos medos?’, com a psicóloga Nádia Fadel. No dia 27, a ‘Síndrome de Down: inclusão escolar e família’ será tema de reflexão, oficina ministrada pela professora Cristine Lorenttz Carvalho Leitão.No dia 28, o assunto será ‘Implicações Pedagógicas do Ensino Fundamental de 9 anos’, com a Drª Luciana Facchin e no dia 29, ‘Atividades Investigativas de Matemática para os Anos Iniciais’, com Cátia Nehring.
A segunda etapa do evento ocorre nos dias 21 a 25 de setembro, obedecendo a mesma sistemática: no dia 21, ‘A arte dramática como experiência: uma possibilidade para repensar o teatro na escola’, com Marina Zucato; no dia 22, ‘Vamos brincar com Poesia?’, com Maria Helena Zancan Frantz; dia 23, ‘O Ensino das Ciências da Natureza’, com Clarinês Hammes; dia 24, ‘Contribuições da Literatura Infantil ao processo de alfabetização e letramento’ com Adriana Kembf Maas e no dia 25, programação de comemoração dos 10 anos do Curso de Pedagogia da SETREM.

Projeto Liderança Forte prossegue atividades em 2009

O Projeto Liderança Forte, da Cotrimaio, desenvolve novas atividades com os colaboradores das turmas que efetivaram a primeira fase. Com 4 turmas em andamento, tendo por objetivo, desenvolver as lideranças internas para a execução competente, através da transferência de conhecimentos sobre liderança, apresentação de modelos de atitudes e comportamentos adequados ao atual momento da empresa e mercado, no dia 18 de maio foi realizado o primeiro encontro de 2009, para a 4ª turma do projeto. O dia foi voltado à reflexão sobre a encontro dos 7 hábitos – Vitória Pública, baseado no livro do autor Stephen Covey ministrada pelo Consultor Sergio L. B. Flor e no engajamento por parte dos participantes em projetos que a cooperativa possui, fortalecendo assim a sua liderança. Foram realizadas atividades práticas onde os participantes puderam exercitar diversas técnicas de negociação estudos de caso que facilitam o aprendizado e entendimento dos mesmos.

Rigotto diz que está preparado para concorrer ao governo do RS

Depois de sustentar por meses que preferia um cargo no Senado, o ex-governador Germano Rigotto cogitou na manhã desta sexta-feira, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, uma possível candidatura ao governo do Estado em 2010. Rigotto deixou claro que a decisão será do PMDB e que só deve ocorrer no final deste ano, depois de outrubro: 
— Quando eu ando pelo Estado e vejo essa questão do desejo, da vontade, da pressão para que eu seja candidato a governador eu não posso desconsiderar isso. O PMDB tem alternativas para ganhar o governo independetente do meu nome. Se o partido entender que eu deva concorrer ao Senado, estou preparado. Se o partido entender que eu deva concorrer ao governo do Estado, então, aí, eu tenho que conversar com os demais partidos, como venho conversando, que poderão estar conosco nessa caminhada, defendendo um projeto para o Estado, eu estou preparado. 
O ex-governador não confirmou os boatos de uma possível fusão do PT e PMDB para a candidatura ao Executivo do RS nas próximas eleições. 
— O que eu sei é que existem sondagem em ternos da Executiva do PMDB, mas nada de concreto.
Rigotto é presidente do grupo de reforma tributária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Prazo para Troca-Troca no RS acaba dia 27

O pedido de sementes de milho do Programa Troca-Troca para a safra 2009/2010 poderá ser realizado até o dia 27 deste mês. Neste ano, a solicitação deverá ser feita pela internet no site www.feaper.rs.gov.br, em substituição ao envio de documentos pelos Correios. "Isso é uma vantagem, porque, antes, os pedidos dependiam de horário comercial e, agora, podem ser feitos a qualquer hora", afirma o coordenador do programa, Paulo Bracinni. 
Ele explica que, no site, é possível se informar sobre as variedades e fazer o pedido de forma simples e ágil. "A ideia é que o volume seja mais ou menos o mesmo do ano passado, entre 400 mil e 410 mil sacas de 20 quilos cada e o número de pequenos produtores beneficiados seja de 210 mil", destaca. O prazo do dia 27 não deverá ser postergado.

Santa Rosa adere “Minha Casa - Minha Vida”

O prefeito de Santa Rosa, Orlando Descosni assinou nesta semana o termo de adesão do município ao programa “Minha Casa – Minha Vida”, do Governo Federal.
O ato ocorreu na tarde de terça-feira, 19, e contou com as presenças da vice prefeita Sandra Padilha, o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Rubem Grams, Gerente Regional de Negócios, Lúcio Roberto Hackenhaar, Jair Kieling Gerente Geral da Agência da Caixa de Santa Rosa, o secretário de Habitação e Mobilidade Urbana Ramão Moreira e o Diretor do Departamento de Habitação Ronaldo Darós.
Com a decisão, o município está apto a participar do Programa que deve contemplar famílias com renda de até três salários mínimos. O cadastramento já foi feito com 1.700 pessoas, durante os meses de abril e maio.
Na mesma oportunidade foi discutida a importância de projetos habitacionais para a área rural, onde, segundo Ramão Moreira, existe uma grande demanda.
Nesta semana, a Câmara de Vereadores aprovou projeto do Executivo que implanta o Programa de Incentivo à Construção Civil e que, entre outros, prevê isenção e redução de taxas e impostos para novas construções.