11 agosto 2010

Empresária acusada de matar marido, irmã e sobrinha não vai a juri popular

A justiça determinou que empresária acusada de matar marido, irmã e sobrinha em Novo Hamburgo não irá a juri popular. Roselani Radaelli Picinini D'Ávila, de 48 anos, foi diagnosticada como doente mental pelo Instituto Psiquiátrico Forense (IPF). Ela já cumpre medida de segurança no Instituto há um ano e meio, o que representa metade da pena.
Roselani confessou ter matado a facadas o marido, o empresário Flávio Machado D'Ávila, a irmã, Rosângela Radaelli Picinini de Freitas, e a sobrinha, Maria Francisca de Freitas, em abril de 2009.
Segundo o juiz da 1ª Vara Criminal de Novo Hamburgo, André Vorraber Costa, a empresária foi considerada incapaz de discernir o certo do errado pelo laudo do IPF.
— Além disso também foi levada em consideração toda a prova existente no processo, que respaldava, no meu entendimento, a conclusão dos peritos do IPF — explicou o juiz.
Na época do crime, Roselani deixou cartas anunciando os assassinatos. Nos textos justificou que enfrentava dificuldades financeiras e queria evitar o sofrimento da família. Disse ainda que pretendia matar a mãe.
O Ministério Público de Novo Hamburgo afirmou que vai recorrer ao Tribunal de Justiça do Estado assim que for notificado oficialmente da decisão.

Porto Mauá busca ampliar sistemas de irrigação

A parceria formada pela Administração Municipal, Emater e produtores rurais visa promover melhorias nos sistemas de irrigação existentes, bem como viabilizar novos projetos em propriedades do município.
No dia 09 de agosto de 2010, no gabinete do Executivo Municipal, o Prefeito Pisoni e equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, técnicos da Emater do escritório de Porto Mauá e representante de agricultores, reuniram-se para planejar ações que possam amenizar os efeitos das constantes estiagens que se fazem sentir na região e ainda fomentar projetos rurais de irrigação que estimulem o surgimento de novas atividades agropecuárias, além do fortalecimento das já existentes, tais como: horticultura, fruticultura, pastagens, confinamentos de bovinos, suinocultura, entre outros.
A proposta é de em alguns casos fazer uso do programa de irrigação do Estado. Também está sendo criado em conjunto com o COMDER – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, programa próprio de incentivos que contemplem a construção de cisternas e reservatórios destinados à armazenagem de água, além de sistemas de recalque e distribuição para uso racional do produto na propriedade nas mais diferentes formas de aproveitamento.
Diversos projetos já foram selecionados, sendo que alguns necessitam licenciamento ambiental expedido pelos órgãos competentes. Para a contrapartida municipal será enviado ao Legislativo Projeto de Lei prevendo o incentivo em serviços e equipamentos, além da possibilidade da utilização de empréstimo rotativo oriundos do FURDAP – Fundo Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, de onde os agricultores poderão acessar recursos financeiros com juros subsidiados no valor de 2% /ano para custeio da parte correspondente.
O Município de Porto Mauá por ser composto em sua grande maioria por pequenas propriedades, necessita desenvolver projetos dessa natureza para que a produção agropecuária seja garantida, mesmo em períodos de estiagem, mantendo assim a subsistência familiar, o fornecimento da merenda escolar, o abastecimento do mercado interno e a viabilidade da propriedade rural, promovendo a diversificação e o desenvolvimento de forma sustentável declarou na ocasião o Prefeito Pisoni.

Festa para os 79 anos de Santa Rosa

Feriado dia 10 de Agosto. Santa Rosa completou 79 anos de emancipação e a comunidade pode participar de diversas atividades organizadas pela Prefeitura para comemorar o aniversário do município. Após duas semanas de intensa programação, as atividades foram encerradas nesta terça-feira(10).
Na noite de segunda-feira(09), foi realizado um baile no salão da comunidade Bela União que reuniu mais de 900 pessoas. No domingo(10), apresentações artísticas e culturais das Etnias de Santa Rosa e do CTG, animaram a manhã festiva realizada no CTG Sepé Tiaraju. Após, o Prefeito, o Secretário Ângelo Zeni, o Presidente das Etnias, Elizabete Misko, o Patrão do CTG, Arnaldo Hermans, o Padre Dionísio Casantsev, vereador José Albino, o Padre Mário e o 1º Presidente das Etnias, Abdul Nasser, realizaram a abertura oficial da Festa. O Prefeito destacou a importância da união dos povos para a construção do município, “Santa Rosa completa mais um aniversário, e a comunidade está em festa, por isso, temos que comemorar o trabalho desse povo que batalha unido para o crescimento e desenvolvimento do nosso município”. Também foi realizado um almoço para mais de 400 pessoas.
Durante a tarde, as atividades seguiram no Parcão, onde diversas bandas animaram os participantes que também puderam conferir uma exposição dos produtos da Economia Solidária, passeio ciclístico e mateada.

Será lançado em breve o Promocional Três de Maio é Show 2010!!!

As diretorias da ACI/Sindilojas, após reunião aberta aos associados para coleta de sugestões e opiniões, reuniram-se para a elaboração e formatação do Promocional Três de Maio é Show 2010. Nesta edição o Promocional promete ter inovações como participação das indústrias, onde além do sorteio de um carro 0 km, serão sorteados produtos produzidos em Três de Maio. O período da Campanha terá inicio no mês de setembro prolongando-se até o dia 31 de janeiro.
O lançamento e comercialização do Promocional se darão nos próximos dias, com expectativas de muito sucesso e ampla participação das empresas.

Tenente Portela: Tubulação da rua ficou destruída diz secretário

O Secretário de Serviços Urbanos, Ercílio Neckel, diz que a tubulação de captação de águas da chuva da Rua Fioravante Fornari ficou completamente destruída e será necessário a colocação de tubos de concreto em substituição aos tubos de tiras de pneus usados. O incêndio supostamente criminoso que destruiu a tubulação iniciou na madrugada desta terça-feira, 10 de agosto, no bairro Bela Vista em Tenente Portela.
Segundo ainda o secretário as obras de reconstrução devem iniciar nesta quarta-feira.

Mãe esconde arma dentro da roupa da filha de 2 anos na Capital

Uma jovem de 18 anos teria tentado se livrar de uma arma escondendo o revólver nas roupas da filha de 2 anos, na madrugada desta quarta-feira, no bairro Hípica, zona Sul de Porto Alegre. A suspeita seria integrante de uma família que controla o tráfico de drogas no Beco São João, próximo à avenida Juca Batista.
No momento da abordagem policial em um ponto de tráfico, a jovem teria colocado o revólver calibre .38 junto ao corpo da criança e enrolado a filha em uma coberta. "Ela estava nervosa, mas não encontramos nada com a mulher. A menina estava chorando e quando a peguei no colo notei algo pesado nas costas e encontrei o revólver carregado", contou a soldado Patrícia Barros, do Pelotão de Operações Especiais.
No ponto de venda de drogas outras cinco pessoas foram presas: três irmãos e o namorado da jovem, além de um homem que atuaria como segurança do local. Entre eles, estavam dois foragidos do regime semiaberto e uma adolescente. Na casa, os policiais aprenderam uma espingarda, dois revólveres, munição, 79 tijolinhos de maconha e R$ 233.
O Beco São João estava sendo monitorado pela Brigada Militar. O Comandante do Pelotão de Operações Especiais do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Tenente Elton José Santos da Silva, explicou que os suspeitos seriam traficantes da Vila Cai Cai, no bairro Cavalhada, e estariam assumindo o controle da venda de entorpecentes na região.

Governadora recebe convite para o Hortigranjeiros

A Presidente do 27º Hortigranjeiros, Claudia Bachisnki, aproveitou a vinda da Governadora, Yeda Crussius, a Santa Rosa, para convidá-la a participar do evento.
Claudia Bachinski, juntamente com a Secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Sônia Conti, entregaram um convite para que a Governadora participe do evento, e também, da abertura oficial que será realizada no dia 23 de setembro(quinta-feira), às 14hs na praça de alimentação do Parque de Exposições. Segundo a Presidente Claudia Bachinski, “A Governadora mencionou a importância do Hortigranjeiros e comentou que fará o possível para estar presente na abertura, que este ano, será na quinta-feira, para que efetivamente os 4 dias do evento sejam preenchidos com toda a programação planejada".
A 27ª edição do Encontro Estadual de Hortigranjeiros acontecerá de 23 a 26 de setembro de 2010, no Parque de Exposições de Santa Rosa, com entrada gratuita.

Quarta-feira de tempo firme e abafado antecede chuva e vento de até 100km/h

O frio do amanhecer dá lugar a um restante de quarta-feira com tempo firme e abafado nesta quarta-feira. Segundo a Central de Meteorologia, principalmente na fronteira com o Uruguai e parte do nordeste gaúcho, as mínimas ficam ao redor de 4°C. Porém, entre a tarde e a noite, a aproximação de uma frente fria aumenta a quantidade de nuvens com pancadas irregulares de chuva sobre o oeste, na fronteira com o Uruguai.
A elevação da temperatura se dá devido os ventos de quadrante norte. Em Iraí a máxima deve chegar aos 25°C. Na Capital, tempo firme e grande amplitude térmica, ou seja, madrugada fria alternando com tarde de calor — máxima de 21°C. Para hoje, não há risco de temporais. Os maiores problemas devem ser registrados amanhã.
Temporais, ventania e grandes acumulados
Apesar da chegada de uma frente fria à Região Sul na quinta-feira, as temperaturas ainda sobem bastante tanto de manhã quanto à tarde. Isso acontece por dois motivos: o enfraquecimento da massa de ar frio — que é visto desde segunda-feira — e a entrada de ventos conhecidos como ventos pré-frontais, que são ventos fortes do quadrante norte que trazem calor do interior do continente.
Acompanhe a temperatura em tempo real no site de meteorologia da RBS.

Censo gera polêmica religiosa em Quinze de Novembro

Os cultos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) estão diferentes. Agora, os pastores são porta-vozes de um recado importante para a comunidade luterana: como assinalar de forma correta sua religião no questionário do Censo 2010, já que a IECLB não está entre as igrejas elencadas.
Em Quinze de Novembro, no noroeste do Estado, município do Brasil com maior número de luteranos – conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, de 2007, na qual 80,37% da população declarou a religiaão –, o tema tomou às ruas. As cerca de 1.120 famílias luteranas da cidade não conseguem entender como a igreja está fora da lista de 2.075 religiões mostradas no computador dos recenseadores. O pedreiro Sergio Valdir Solf, 49 anos, ex-presidente da comunidade no município, foi dos mais questionados:
– As pessoas me perguntam se a nossa igreja tem algum problema por não constar na lista do IBGE.
O questionamento da exclusão da igreja na lista do Censo partiu das próprios recenseadores da cidade. Sabendo que o município tem o maior índice de luteranos do país, estranharam o nome não constar nas sugestões.
– Nós pedimos orientação ao IBGE e nos informaram que deveríamos escrever por extenso o nome da igreja – diz a recenseadora Patrícia Müller.
No portal da IECLB uma carta assinada pelo presidente da instituição, Walter Altmann, orienta como os membros da comunidade devem responder ao Censo.
– Nosso medo é que, não encontrando a opção correta, as pessoas marquem alternativas parecidas dentre as 48 com o termo “luterana” disponíveis na lista, distorcendo os dados – explica Altmann.
A orientação é que escrevamo Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil ou marquem a designação que inclui o termo “confissão luterana”.
A indignação da comunidade é porque igrejas menores fiéis, estão na lista. Segundo a presidência da IECLB, são 720 mil no Brasil.