06 setembro 2011

O civismo em São José do Inhacorá

Grupo do Colegio Tiradentes
As atividades da Semana da Pátria 2011, iniciaram dia 1º de setembro de 2011 às 08 horas junto à Área Industrial em São José do Inhacorá. Fazendo jus ao Tema: EDUCAÇÃO – CAMINHO PARA A ORDEM E PROGRESSO, e orientado pelo Lema: TENHA FÉ EM SÃO JOSÉ, é que com a presença do Executivo e Legislativo Municipal, empreendedores locais, representantes da ACI, diretoras das escolas, demais autoridades e a comunidade local, realizaram a abertura e homenagens alusivas a esta data genuinamente marcante, que culminaram com a condução do fogo simbólico, trazido de Três de Maio pela Brigada Militar até a área Industrial, onde foi passado a um grupo de empreendedores locais e conduzido até a sede administrativa, seguidos pelos comunidade e associados da ACI, precedidos pela Brigada Militar. Ao som do tema da vitória, o fogo foi recepcionado pelos alunos das Escolas do Município, entregue ao Executivo e transferido para a Pira Municipal. Dentre os homenageados também recebeu tributo o Senhor Osmundo Hoffmann - primeiro empresário que iniciou suas atividades no ramo de ferraria neste município, e representando neste ato simbólico, todos os empreendedores.
Dando continuidade ao protocolo, a Profª Adriane Waechter seguiu com as atividades pertinentes agraciando mais uma vez com homenagens as escolas vencedoras do Prêmio Gestor com Destaque em nível Estadual, bem como estendeu essa gratidão pelo empenho às suas equipes de trabalho e, posteriormente o prefeito municipal, Dr. Alexandre Vaz Ferreira agradeceu ao empreendedorismo do município através da ACI que está ocupando seu espaço, fortalecendo a comunidade empresarial, e desta forma deu-se a abertura oficial das comemorações pertinentes a esta data especial. Houve posteriormente, a tradicional entoação dos hinos cívicos, os quais enaltecem a nossa pátria, junto ao hasteamento das bandeiras e posterior apresentação das escolas da rede pública.
O ponto culminante aconteceu sábado, 03 de setembro, às 14h30min, junto a Rua Amandio Jahn em frente à Praça Municipal,  onde houve o tradicional desfile cívico, que contou neste ano, com a presença especial do Pelotão de Operações Especiais – POE, o qual na oportunidade trouxe cães adestrados e suas viaturas para a apresentação, seguidos desta exposição, apreciou-se o desfile do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Ijuí e após, teve-se a presença do Instituto Municipal Assis Brasil – IMEAB e a Banda Municipal de Inhacorá com 46 integrantes, resultando em belas apresentações. Em seu encerramento, houve a apresentação de duas associações esportivas locais que são o Assulera Moto-Clube - grupo de motociclistas constituído por 07 membros, e o Clube de jipeiros “Knatsch Klub” com seus veículos Off Road.
O encerramento das comemorações da Semana da Pátria aconteceram às 18 horas no Largo da Prefeitura Municipal com a extinção do Fogo Simbólico, pelo prefeito municipal.

Tuparendi faz festa para comemorar 52 anos de emancipação

Banda do 19º RCMEC volta a Tuparendi 10 de setembro
O município de Tuparendi completa 52 anos no próximo sábado, dia 10 de setembro. Para marcar a passagem, a Prefeitura promoveu extensa agenda de programação que iniciou no dia 01 de setembro, e se estenderá até sábado, quando ocorrerá um desfile cívico pela manhã e atividades durante todo o dia. No desfile haverá a participação das escolas e entidades do município, além da participação da Banda da FEMA, 19º RCMEC e Banda Marcial de Porto Mauá. Na parte da tarde haverá uma  mini maratona com saída da Praça Aquiles Turra, brique na praça, exposição de animais para adoção, atividades com escoteiros, visitação ao Museu Municipal, shows musicais e mateada.

Executivo participa de reunião da TECNOR

Foto: Ramone Pacheco
Na última quarta-feira, dia 31, o prefeito Olívio José Casali, juntamente com os secretários de Governo, Planejamento e Indústria e Comércio, participaram de uma reunião da Tecnópolis Fronteira Noroeste (TECNOR), que foi realizada na Setrem. A Câmara de Vereadores foi representada por Gilson Grando.
Atualmente a TECNOR é composta pela Abase Sistemas e Soluções; Migrate Company; Arte.com Equipamentos de Informática Ltda; Ricohpel Soluções Corporativas; Funcap; Unitec; Cotrimaio; Associação Comercial e Industrial de Três de Maio (ACI); Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Horizontina (Aciap); Certhil; Sicredi; Faculdade Três de Maio (Setrem); Faculdade Horizontina (Fahor); Prefeitura de Três de Maio e Prefeitura de Horizontina.
As explanações da reunião enfocaram principalmente os Parques Tecnológicos, que auxiliam na melhoria da economia local, na oferta de empregos qualificados, na mudança na cultura empresarial e na aproximação da universidade X empresas.
O analista de sistemas da Setrem, Edinei Steffen, juntamente com o diretor executivo da Migrate, Adilson Weddigen, apresentaram uma projeção de Parque Tecnológico, que abrigaria empresas de Tecnologia da Informação (TI) da região, visando a promoção e desenvolvimento deste setor, que pode ser aplicado à agricultura,  energia, biotecnologia, eletrônica e meio ambiente.
Este Parque Tecnológico seria realizado em quatro fases: concepção, implantação, estruturação e consolidação. Conforme Adilson, um apoio externo de instituições que já implementaram Parques Tecnológicos com sucesso seria o caminho mais indicado para o êxito do empreendimento, juntamente com o apoio e investimentos da prefeitura, poder público estadual e federal, e empresas parceiras. 
Em uso da palavra, o prefeito Casali destacou que essa projeção abre perspectivas, pois Três de Maio tem vocação natural, condições e garra para avançar ainda mais na área de TI. “Esta projeção é um desafio compartilhado com a TECNOR, na busca de técnicos especializados para elaborar o projeto, e, buscar recursos para  a viabilidade do empreendimento”.
Ildo Corso, sócio-proprietário da Abase Sistemas e Soluções, salientou que o município tem fatores importantes para possibilitar o desenvolvimento e a concretização dessa obra, que será um grande feito para a comunidade.
O secretário de Governo, Ernani Rehn, enfatizou que essa ideia deve ser dividida com a comunidade, para que todos tenham entendimento do assunto, e compreendam os benefícios que um empreendimento assim pode trazer ao município.
Gilson Grande informou que a Câmara de Vereadores está aberta para este espaço de divulgação para com a comunidade, compreendendo 20 minutos que podem ser utilizados para explanações antes das Sessões Ordinárias.

Cirurgias eletivas começam nos próximos dias em Três de Maio

A foto é mera ilustração
Prefeitura, Câmara de Vereadores e Hospital São Vicente de Paulo assinaram nesta segunda-feira cotrato para a realização de cirurgias eletivas que estavam agendadas pela secretaria da Saúde mas não foram realizadas até o momento. O Parlamento municipal abriu mão de cerca de R$ 60 mil de seu orçamento de 2011 e irá repassar essa sobra de recursos para custear as despesas das operações.
O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Ivo Novotny em entrevista a Rádio Colonial. O secretário da Saúde, Valdemar Fonseca, esclareceu que somente serão atendidos pacientes do Sistema Único de Saúde.
Atualmente, existem cerca de 500 pessoas na fila de espera por uma cirugia. Entre os casos mais comuns estão varizes, cálculos renais e hérnia, entre outras doenças. Serão realizadas 25 cirurgias por mês. Os critérios para definir a ordem de atendimento serão exclsivamente técnicos a partir de avaliações feitas pelos médicos do hospital.

Governador inaugura Memorial da Legalidade nos porões do Piratini

Governador inaugura Memorial da Legalidade nos porões do Piratini 
Crédito: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini/CP
O governador Tarso Genro inaugurou, nesta segunda-feira, o Memorial da Legalidade nos porões do Palácio Piratini, local onde foram feitas as transmissões de rádio da Cadeia da Legalidade. Em entrevista coletiva, Tarso explicou que o espaço é uma "transfiguração do Estado" e declarou que só os fortes recuam, como o presidente João Goulart, que aceitou o parlamentarismo para manter a ordem.
A secretária da Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro, afirmou que ao contrário dos porões da ditadura, os do Piratini são sinônimo de "direitos, democracia e defesa da liberdade".  A secretária lembrou que, em pesquisa recente, concurso de redação sobre a legalidade revelou o desconhecimento dos estudantes sobre o episódio. Ela enfatizou que é preciso mudar o cenário, aproveitando a existência do Memorial para a visitação de escolas.
A Cadeia da Legalidade, comandada por Leonel Brizola era emitida pela frequência da Rádio Guaíba. No espaço, há uma reprodução do estúdio da época e podem ser acessados discursos de Brizola em áudio, além do microfone usado por ele, fotografias e jornais daqueles acontecimentos. Os veículos do Grupo Record de Comunicação, Correio do Povo e Rádio Guaíba, colaboraram com a iniciativa por meio da doação de conteúdos.