06 setembro 2011

Executivo participa de reunião da TECNOR

Foto: Ramone Pacheco
Na última quarta-feira, dia 31, o prefeito Olívio José Casali, juntamente com os secretários de Governo, Planejamento e Indústria e Comércio, participaram de uma reunião da Tecnópolis Fronteira Noroeste (TECNOR), que foi realizada na Setrem. A Câmara de Vereadores foi representada por Gilson Grando.
Atualmente a TECNOR é composta pela Abase Sistemas e Soluções; Migrate Company; Arte.com Equipamentos de Informática Ltda; Ricohpel Soluções Corporativas; Funcap; Unitec; Cotrimaio; Associação Comercial e Industrial de Três de Maio (ACI); Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Horizontina (Aciap); Certhil; Sicredi; Faculdade Três de Maio (Setrem); Faculdade Horizontina (Fahor); Prefeitura de Três de Maio e Prefeitura de Horizontina.
As explanações da reunião enfocaram principalmente os Parques Tecnológicos, que auxiliam na melhoria da economia local, na oferta de empregos qualificados, na mudança na cultura empresarial e na aproximação da universidade X empresas.
O analista de sistemas da Setrem, Edinei Steffen, juntamente com o diretor executivo da Migrate, Adilson Weddigen, apresentaram uma projeção de Parque Tecnológico, que abrigaria empresas de Tecnologia da Informação (TI) da região, visando a promoção e desenvolvimento deste setor, que pode ser aplicado à agricultura,  energia, biotecnologia, eletrônica e meio ambiente.
Este Parque Tecnológico seria realizado em quatro fases: concepção, implantação, estruturação e consolidação. Conforme Adilson, um apoio externo de instituições que já implementaram Parques Tecnológicos com sucesso seria o caminho mais indicado para o êxito do empreendimento, juntamente com o apoio e investimentos da prefeitura, poder público estadual e federal, e empresas parceiras. 
Em uso da palavra, o prefeito Casali destacou que essa projeção abre perspectivas, pois Três de Maio tem vocação natural, condições e garra para avançar ainda mais na área de TI. “Esta projeção é um desafio compartilhado com a TECNOR, na busca de técnicos especializados para elaborar o projeto, e, buscar recursos para  a viabilidade do empreendimento”.
Ildo Corso, sócio-proprietário da Abase Sistemas e Soluções, salientou que o município tem fatores importantes para possibilitar o desenvolvimento e a concretização dessa obra, que será um grande feito para a comunidade.
O secretário de Governo, Ernani Rehn, enfatizou que essa ideia deve ser dividida com a comunidade, para que todos tenham entendimento do assunto, e compreendam os benefícios que um empreendimento assim pode trazer ao município.
Gilson Grande informou que a Câmara de Vereadores está aberta para este espaço de divulgação para com a comunidade, compreendendo 20 minutos que podem ser utilizados para explanações antes das Sessões Ordinárias.