19 novembro 2009

Hospital de Viamão nega erro no caso da família que velou morto errado

O Hospital de Viamão nega ter errado no caso da troca de corpos que surpreendeu uma família durante velório, em Eldorado do Sul. Na Capela de Sans Souci, a família esperava o corpo de Dorvelino Antônio da Silva, 73 anos, mas, na verdade, recebeu o do catarinense Antônio Eduvirges de Santana, 76. O velório do defunto errado durou cerca de duas horas.
O administrador do hospital, Fábio Edges, garante que o procedimento foi correto. Os dois corpos estavam identificados nas capelas A e B, mas, na planilha dos vigilantes, eles constavam na A. O hospital também teria negado o acesso de um genro de Dorvelino para fazer o reconhecimento:
— Não foi um erro de processo, foi um erro da terceirizada (Funerária São Pedro). Entraram para pegar um e levaram outro.
O vigilante Glaiton dos Santos jura que acompanhou o agente funerário até a capela. Mas Pedro Müller, que retirou o corpo errado às 22h30min, afirma que entrou sozinho:
— Me deram o controle do portão e o molho de chaves. Abri a B, mas não tinha identificação. Como era do sexo masculino, coloquei na urna de remoção e segui para Eldorado.
O sepultamento de ambos ocorreu na tarde de hoje. Dorvelino, em Guaíba, e Antônio, em Santa Rosa do Sul (SC).

Fenasoja apresenta recepcionistas da 18ª edição

Integrantes da Comissão Central da 18ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja) receberam no sábado (14), os 36 jovens selecionados pela Comissão de Recepção para atuarem como recepcionistas durante a Feira. A equipe, comandada por Maria Vanice Seger, presidente da Comissão de Recepção, impressiona pelo currículo e experiência.
Desde o Jantar Baile de Lançamento da 18ª Fenasoja recepcionistas já recebem convidados e comunidade nos eventos promovidos pela feira. Trabalho que continuará até as semanas em que ocorre o evento.
Estiveram presentes no 1º Encontro dos Recepcionistas da 18ª Fenasoja, o presidente, Marlon Saling, o vice-presidente, Elemar Lenz, a presidente da Comissão de Recepção, Vanice Seger, e integrantes desta Comissão, o coordenador geral da Fenasoja, Cléo Rockenbach, o assessor de imprensa, Felipe Dorneles, e a secretária geral, Elenir Batista. A Comissão lembrou os recepcionistas da importância do trabalho deles para a feira, destacando que, quanto mais informações souberem, melhor poderão realizar seu trabalho. Eles receberam as boas vindas à Família Fenasoja.
De 124 currículos recebidos pela Comissão de Recepção, 36 foram escolhidos. Foram avaliados a dicção, tempo disponível para atuar na feira e currículo. Ainda, deveriam morar em Santa Rosa e estar cursando, no mínimo, 2º ano do Ensino Médio. Vanice revela que alguns currículos já foram descartados no começo, por não atenderem a requisitos básicos. 80 participaram da entrevista.
Ela destaca a qualidade e experiência dos selecionados: “a grande maioria dos recepcionistas são formados ou estão cursando o ensino superior, ainda, no grupo, temos um intérprete de Libras, e recepcionistas que dominam as línguas alemã, espanhola, inglesa e dinamarquês”.
Alguns presidentes de comissões, como por exemplo, de Soja e Derivados e Conesul, solicitaram um perfil de recepcionistas que deverão auxiliar as comissões em atividades durante a 18ª Fenasoja. Eles também estarão atuando em pontos estratégicos do parque, recebendo visitantes e repassando informações: “as pessoas precisam saber que os recepcionista estarão lá para atendê-los, é só buscar informação”.
Vanice revela que pessoas continuam ligando com o interesse de integrar o grupo, mas as vagas já estão ocupadas. Cada recepcionista receberá roupa e calçado para atuar durante a feira, um traje temático, alimentação e uma ajuda de custo de R$ 465. A maquiagem dos recepcionistas será patrocinada pela Natura.

Fall Out Boy anuncia separação

O Fall Out Boy, uma das bandas mais populares do chamado rock emo, vai sair de cena por tempo indeterminado. A separação foi comunicada pelo porta-voz do grupo americano. Ele garantiu que essa paralisação não tem data para ser encerrada.
O comunicado surge junto com o lançamento de Believers Never Die, primeira coletânea de sucessos do quarteto, que acaba de chegar às lojas. A compilação inclui os hits, a inédita Alpha Dog e o cover de Beat It, de Michael Jackson, que a banda gravou muito antes da morte do Rei do Pop.
Uma indicação de que essa separação poderia ocorrer rolou em show no dia 4 de outubro deste ano. Naquela ocasião, o baixista Pete Wenz teve seu cabelo cortado em cena, e ao final do corte, disse que era o final do cabelo emo.
Além de Wenz, o Fall Out Boy inclui Patrick Stump (vocal e guitarra), Andy Hurley (bateria) e Joe Trohman. Formado em 2001, o grupo rapidamente se tornou um dos mais populares do rock emo, misturando som hardcore com melodias mais doces e letras românticas.
Originário da cidade de Chicago, o time roqueiro chegou ao auge em 2007, quando seu álbum Infinity On High chegou ao primeiro lugar na parada americana, fato obtido apenas por artistas de grande popularidade. Eles se apresentaram ao vivo no Brasil em 2006.
A coletânea Believers Never Die também está disponível nas lojas físicas e virtuais com um DVD adicional que reúne 14 videoclipes gravados pelo quarteto, e que trazem comentários de seus integrantes em áudio.

Pelo menos 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pelo temporal

A Defesa Civil do Estado estima que, pelo menos, 1,5 milhão de pessoas tenham sido afetadas pelo temporal com rajadas de ventos que atingiu o Rio Grande do Sul nesta tarde. O coordenador regional do órgão, major Luis Fernando Santos Carlo, afirmou que a região Metropolitana e o Litoral Norte foram as áreas mais castigadas pelo mau tempo. Até à noite, cerca de cinco mil pessoas estavam desalojadas e desabrigadas, mas, segundo Carlo, o número deverá aumentar nesta sexta-feira quando os municípios concluírem os levantamentos dos estragos.
No Litoral Norte, onze cidades informaram a Defesa Civil que deverão decretar situação de emergência. São elas: Palmares do Sul, Cidreira, Tramandaí, Capão da Canoa, Xangri-lá, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Santo Antônio da Patrulha, Caraá e Taquara. O maior problema refere-se a destelhamentos.
"Estamos monitorando com atenção a situação da região Sul", acrescentou. Com o aumento do volume de água no rio Piratini, a regional da Defesa Civil em Pedro Osório relocou mais de mil pessoas. Também enviaram Notificação Preliminar de Desastre as prefeituras de Cerrito e Santana da Boa Vista. Os alagamentos forçaram centenas de moradores de Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Pedro Osório e Piratini a deixarem suas residências para procurar abrigos oferecidos pelas prefeituras ou se hospedar na casa de amigos e parentes.
Hoje, a Defesa Civil entregou 3,8 mil telhas, 350 cestas básicas e 300 kit colchão para General Câmara, Bagé e Butiá. Oito municípios já decretaram situação de emergência devido às chuvas desde o dia 13 passado: Minas do Leão, São Sebastião do Caí, Taquari, Taquara, General Câmara, Coronel Barros, Feliz e Butiá.

Secretário da Saúde reassume cargo de deputado

Peemedebista que comanda a Secretaria da Saúde desde o governos de Germano Rigotto, Osmar Terra anunciou hoje que reassumirá seu mandato na Câmara de Deputados.
A ida de Terra a Brasília em meio às negociações eleitorais para o ano que vem levanta especulações de que o secretário poderá ser o primeiro a desembarcar definitivamente do governo Yeda Crusius. O PMDB definiu que terá candidato próprio ao Palácio Piratini, José Fogaça ou Germano Rigotto. Terra, no entanto, afirma que seu afastamento será temporário:
— A minha ideia é voltar na semana que vem.
Segundo o deputado, ele irá a Brasília para garantir a apresentação de emendas individuais, no valor de R$ 10 milhões, a que teria direito como parlamentar. Terra irá concorrer à reeleição no ano que vem.
Enquanto Serra permanecer no Congresso, assumirá em seu lugar a secretaria ajunta Arita Bergmann.

Jovem é morta a tiros em Ibirubá

Luciane Simões Pires, 21 anos, foi morta a tiros na tarde de ontem, em Ibirubá, no noroeste do Estado. O corpo da jovem estava em um matagal e só foi descoberto porque o suposto autor do crime contou o caso aos policiais depois ser pego em uma barreira, em Não-Me-Toque. Ele acabou sendo preso por porte ilegal de arma e contou que havia matado a companheira, informando onde estava o corpo.
Por volta das 22h, policiais civis localizaram o corpo de Luciane, com ferimentos de bala no pescoço. O homem foi autuado em flagrante na noite de ontem por porte ilegal de arma. A delegada Diná Rosa Aroldi deverá ir a Não-Me-Toque para tomar conhecimento da versão do suspeito e dar seguimento às investigações do homicídio.

Ventos e temporais assustam RS

Uma imensa nuvem escura cobriu cidade de Três de Maio, no Noroeste gaúcho, apavorando moradores. Ao lado, chuvas ameaçaram casa no Jardim Carvalho, em Porto Alegre
Crédito: RICARDO BOURSCHEID / METSUL / ES PECIAL / CP
O mau tempo continua causando estragos e sustos no Estado e prossegue hoje com a chegada de uma massa de ar frio. Podem ocorrer novos temporais e rajadas de ventos superiores a 100 km/h. Cerca de 2 mil pessoas ficaram desalojadas ontem no Estado devido a uma tempestade na madrugada. Além de agravar a situação das seis cidades que estavam em emergência desde o final de semana passado, Butiá e Feliz decretaram emergência ontem e Piratini notificou à Defesa Civil que enviará o pedido hoje.
De acordo com a Defesa Civil, 86 cidades já decretaram situação de emergência de 7 de setembro até ontem por causa de temporais. O número supera os registros do mesmo período de 2008 (42). Ontem à noite, 62 mil clientes ainda continuavam sem luz. Bagé foi uma das cidades mais prejudicadas pelos ventos e temporais.

Tenente Portela: Prefeito deixa cargo para irmão

O Prefeito Municipal de Tenente Portela Clairton Carboni (PDT), deixou ontem (17) o cargo de Prefeito para o seu irmão Cláudio Carboni (PDT). É que o prefeito em exercício, Cláudio Carboni é vereador e presidente do legislativo portelense. Segundo o secretário executivo da Câmara Municipal de Vereadores, Celetisno Antes, essa é a primeira vez na história da casa, que um presidente da Câmara de Vereadores é irmão do prefeito eleito.
Clairton e seu vice Claudeir Scherer (PT) viajaram a Capital Federal onde irão participar de diversas audiências nos ministérios com o principal objetivo de encaminhar projetos e também realizar reivindicações de liberação de recursos para o município. Os dois ficarão fora por dois dias.

Lançada a 1ª Festa do Porco no Rolete em Porto Mauá

Na noite de 18 de novembro de 2009, foi realizada na vila de Campo Alegre, interior de Porto Mauá, o lançamento oficial às imprensas da 1ª Festa do Porco no Rolete de Porto Mauá.
Diversas radialistas regionais compareceram no coquetel de lançamento do evento, que será realizado no próximo dia 06 de dezembro, no salão da comunidade local, que terá a animação da Banda Sygnus.
O Presidente da comissão organizadora, Elói Pizzoni, realizou a apresentação do evento, destacou os objetivos da festa, solicitou apoio das imprensas na divulgação e agradeceu a presença de todos. Na seqüência, fizeram uso da palavra o Prefeito Municipal, Pedro Pisoni e os radialistas presentes, que se comprometeram na divulgação da festa. Após foi servido um coquetel com gastronomia típica do local.