02 fevereiro 2013

'Antídoto' contra fumaça tóxica chega ao RS para tratar feridos de incêndio

Os medicamentos doados pelo governo dos Estados Unidos
chegam à base aérea de Santa Maria (RS), na tarde deste
sábado (2) (Foto: Wesley Santos/Estadão Conteúdo)
Chegaram a Santa Maria pouco depois das 15h deste sábado (2) os medicamentos vindos dos Estados Unidos para auxiliar no tratamento dos feridos no incêndio da boate Kiss. O fogo na danceteria no último domingo (27) matou 236 pessoas. O material será distribuído entre os hospitais de Porto Alegre e Santa Maria.

São 140 kits do medicamento hidroxicobalamina (vitamina B12 injetável), indicado para o tratamento de intoxicação por gás. A expectativa do Ministério da Saúde é a de que as doses, chamadas de "antídotos", anulem os possíveis efeitos tóxicos do cianeto no organismo.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou na base aérea de Santa Maria por volta das 15h15. São 76 doses que serão levadas para Porto Alegre e 64 para Santa Maria, onde serão distribuídos aos hospitais em que há sobreviventes internados.

Chamado de “antídoto de gás tóxico”, a hidroxicobalamina ainda não está aprovada no Brasil, que possui apenas uma versão similar, porém menos concentrada. Os medicamentos foram doados pelos Estados Unidos. A decisão pelo seu uso será feita pelos profissionais de saúde que acompanham os pacientes internados, com base nos sintomas e no histórico de cada paciente.

Entenda

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, deixou 236 mortos na madrugada do último domingo (27). O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco. De acordo com relatos de sobreviventes e testemunhas, e das informações divulgadas até o momento por investigadores:
- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso.
- Era comum a utilização de fogos pelo grupo.
- A banda comprou um sinalizador proibido.
- O extintor de incêndio não funcionou.
- Havia mais público do que a capacidade.
- A boate tinha apenas um acesso para a rua.
- O alvará fornecido pelos Bombeiros estava vencido.
- Mais de 180 corpos foram retirados dos banheiros.
- 90% das vítimas fatais tiveram asfixia mecânica.
- Equipamentos de gravação estavam no conserto.

Casal é executado a tiros em Santo Augusto na madrugada deste sábado

Casal foi executado a tiros em Santo Augusto(Foto: Facebook)
Um homem e uma mulher foram executados na madrugada deste sábado, 2 de fevereiro, em Santo Augusto. Os crimes ocorreram por volta da 1h da manhã em locais distintos no centro da cidade.

Segundo o Delegado de Polícia, Thiago Vicentini de Oliveira explicou Paulo Isidoro Moura da Silva, 36 anos, foi executado a tiros após sair de um bar no centro da cidade.

Já a mulher, Eliane Schio, 32 anos, foi encontrada morta na casa de Paulo.

Conforme o delegado, a mulher estava na cama, enrolada em uma toalha de banho. Ela também foi executada a tiros.

O casal vivia junto.

Diversas câmeras de vigilância foram localizadas pela polícia espalhadas pela casa de Paulo e podem ajudar a polícia na elucidação da morte da mulher.

Para o delegado Thiago, o crime é passional e o principal suspeito já está sendo procurado pelas autoridades.

Virgem da internet diz ter descartado japonês

O japonês bailou na curva (Foto: Reprodução)
Quase três meses depois do fatídico dia que leiloou sua virgindade, Catarina Migliorini já vinha levantando suspeitas de que talvez o japonês que deu o maior lance pudesse ficar sem o grande prêmio. Explicando que poderia desistir no momento que quisesse, muita gente já desconfiava que a virgem não estivesse com muita vontade de ter a sua primeira vez com Natsu.

Em entrevista ao UOL, parece que a jovem cansou de fazer segredo e resolveu confessar que a chance do oriental já passou. Questionada por que a grande noite ainda não tinha acontecido, ela tentou despistar comentando sobre maiores propostas, mas acabou falando tudo "na lata". "Para ser franca: eu descartei o japonês. Eu descartei o japonês, entendeu? Se for acontecer, não vai acontecer com ele. Vai ser com algum brasileiro que faça uma proposta maior ou deixo para um possível amor", desabafou.

Apesar de Catarina não revelar quem é, o motivo da desistência tem nome e sobrenome. Algum outro homem já ganhou o coração da moça, que disse estar envolvida com alguém. "Fiquei um pouco balançada, sim. Não sei se ele já sabe que eu estou um pouquinho caída por ele, sabe?", explicou. "Estou ainda balançando entre razão e emoção. Mas geralmente a minha razão se sobrepõe", finalizou. Será que a bela vai mesmo topar ficar sem a bolada de R$ 1,6 milhão?