04 julho 2011

Família supera momento difícil levando música para outras famílias

Por Deise Froelich
Por meio da música, uma família de Santo Cristo conseguiu superar um momento difícil e, agora, busca compartilhar sua felicidade e talento com as demais famílias.
O início de 2011 foi de desafios para o músico Marcelo Rademann, 47 anos. Ele é reconhecido pelo som de suas gargalhadas e a alegria que transmite ao microfone. Mas como esteve doente, seus conterrâneos privaram-se da companhia do radialista durante algum tempo.
- Tive uma infecção terrível e se não fosse a competência dos médicos , o esforço das enfermeiras e enfermeiros, a oração da comunidade e o apoio incansável da minha família e a vontade de viver, a minha vida poderia ter o seu fim – lembra Marcelo.
Muito querido pela comunidade, durante sua enfermidade, missas e orações especiais eram realizadas pedindo pela vida deste bem-humorado santo-cristense. Hoje, ele retribui por meio de seu talento às famílias que rezaram pela sua família.
- Enquanto estava enfermo prometi para meus pais já falecidos e também para a Sagrada Família que eu e a minha família faríamos este trabalho em favor das famílias. Mesmo que fosse com muita dificuldade – conta o músico.
A família uniu seu talento e juntamente com a esposa Neli, 46, e as filhas Keli Monaliza, 18, e Luana Angélica Rademann, 14, Marcelo gravou o CD ‘O Valor da Família’, como forma de agradecimento pela vida.
Algumas músicas são regravações como Família lá em casa tem vez (Pe. Zezinho), Pilares (Miro Saldanha) e Mais que pai e filha (Rick). Outras são fruto da inspiração da família que resultou em letras: Feliz por ter um lar (Marcelo e Neli), Buscando a Paz e um Lar (Marcelo e Neli), Glória pela Família (Marcelo e Neli) e O Casamento é Sacramento (Marcelo e Luana).
- O objetivo deste trabalho é cultural e temos a intenção de contribuir um pouco para uma melhor vivência das famílias. A família, aliás, foi declarada pelo papa João Paulo II como patrimônio da humanidade – destaca Marcelo.
Agora, a música enche seus corações de alegria e revela novos sorrisos nos rostos da família de Marcelo e das famílias com quem convivem.

Corpo é localizado dentro de veículo na BR-386 em Frederico Westphalen

Veículo estava capotado no km 38
Foto:Eder Calegari / Agencia RBS
O corpo de um homem foi localizado dentro de um carro, na tarde desta segunda-feira, em um matagal às margens da BR-386, no km 38, região de Frederico Westphalen. Um morador da região passava pelo local quando avistou o veículo, que estava capotado, e chamou a polícia. A polícia suspeita que o acidente tenha ocorrido há pelo menos 15 dias.
Amigos identificaram a vítima pelas roupas e pela placa do automóvel, mas o nome só deve ser divulgado após o trabalho da perícia. O homem, que seria de Caiçara, estaria desaparecido há cerca de duas semanas e teria sido visto pela última vez no dia 19 de junho, no interior de Frederico Westphalen. Familiares chegaram a registrar queixa na delegacia de Caiçara por desaparecimento.

O Proerd contribui na formação do cidadão

Soldado Dilso Cecconi falando aos
presentes
O Proerd é aplicado pela Brigada Militar como uma atividade educacional preventiva, que busca ajudar a ter noções básicas sobre o uso indevido de drogas por crianças e adolescentes, a desenvolver e aplicar os fatores de proteção, bem como a resolução de conflitos nas situações de violência. O programa é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da Paz e a construção de uma sociedade íntegra, mais saudável,  feliz  e principalmente mais segura.
Fatores de Risco e Fatores de Proteção, Informação sobre Drogas e conseqüências do uso.
Curso desenvolvido na Igreja 
Evangélica Pentecostal
As lições são desenvolvidas em sala de aula, por um Policial Militar com o acompanhamento e auxílio do professor (a), buscando desenvolver na criança capacidades sociais e habilidades que possibilitem a estas se manter afastadas das substâncias psicoativas e da violência, através de orientações sobre como resolverem conflitos, serem seguros, tomarem decisões por si próprios e resistirem à pressão para experimentarem as drogas. As lições são ministradas por meio de encenações teatrais, atividades lúdicas. Baseia-se em uma ação conjunta entre a organização Policial Militar local, Escola e Comunidade, o que nos permite afirmar que ele não é apenas um programa exclusivo das policia ou das escolas, mas sim da sociedade.
“O Sd Dilso Secconi destaca que estudos comprovam que 94% das crianças e adolescentes que frequentaram o Proerd não se envolveram com drogas.”
Crianças Capacitadas até a data de hoje 3089
Pais Capacitados até a data de hoje 275

Oktoberfest de Santa Rosa apresentada para todo o estado na Assembleia Legislativa

soberanas com o presidente da Oktoberfest Adílson
Wisnieski e prefeito Orlando Desconsi
Faltam exatamente 3 meses para o começo da 14ª Oktoberfest Santa Rosa. Uma das maiores festas típicas alemãs está marcada para acontecer entre os dias 7 e 16 de outubro no bairro central. A organização está adiantada e a divulgação do evento já começou.
Na semana passada o presidente desta edição, Adílson Wisnieski, acompanhado de Cleusa Volkmer, e das soberanas Marquiele Sigolin (Rainha), Gabriela Eisenbraun (1ª Princesa) e Jéssica Rauber (2ª Princesa), estiveram em Porto Alegre participando da exposição dos eventos de santa-rosenses na Assembleia Legislativa.
Segundo o presidente, "foi um momento importante onde divulgamos a festa que já é bem conhecida na região de Santa Rosa, para o restante do estado. Além disso, foi uma oportunidade de prestigiarmos os outros eventos da nossa cidade". A exposição também contou com a presença de promotores da Expo-Cruzeiro e do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, que também acontecem no segundo semestre.
Vários deputados e lideranças políticas foram convidados para no mês de outubro beber chopp e provar as comidas típicas alemãs. A programação da 14ª Oktoberfest está praticamente definida. Entre as principais atrações estão as bandas: Safira, Estação 04, Céu e Cantos, Soprano, Estação Tri-Legal, Panorama, Brilha Som, Indústria Musical, Petrópolis, Ireno e Dari, Porto do Som e Grupo Momentos.
Acompanhe as últimas informações da Oktoberfest de Santa Rosa no site  www.oktoberfestsantarosa.com.br

Sicredi anuncia nova parceria internacional

Schardong adiantou que a parceria visa atender o 
financiamento de investimentos das pequenas empresa
No momento em que o Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicredi) cumpre a última etapa da parceria com Rabo Financial Institutions Development, braço de desenvolvimento do grupo holandês Rabobank, a instituição brasileira está prestes a fechar uma nova associação internacional. A operação foi revelada nesta segunda-feira pelo presidente-executivo do Sicredi, Ademar Schardong, no Papo de Economia.
Em entrevista concedida à interina do Informe Econômico, Marta Sfredo, o presidente adiantou que a parceria visa atender o financiamento de investimentos das pequenas empresas.
— Por questões regulamentares temos de manter a negociação em sigilo neste momento. Mas a associação será buscada exatamente para atender ao nosso foco, que são as pessoas físicas e pequenas empresas — informou Schardong.
Hoje, com recursos próprios e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Sicredi tem mais de R$ 6 bilhões em linhas de crédito de longo prazo destinadas aos associados.
Ainda no Papo de Economia, Schardong informou que a parceria com o Rabobank, firmada no ano passado, está sendo concluída com a entrega ao Banco Central do processo de reforma estatutária com aumento do capital do banco.
— O programa de interação entre as duas organizações já vem acontecendo, com o intercâmbio de informações e conhecimento — afirmou, acrescentando que mesmo com a crise europeia, a cooperativa de crédito holandesa registrou crescimento de 14% em 2009.
Taxas de mercado
Formado por 119 cooperativas de crédito, o Sicredi pratica taxas médias de mercado, tanto para empréstimos quanto para aplicações. Segundo o presidente-executivo da instituição, a diferença em relação aos bancos tradicionais se dá no final do ano, quando o retorno para o associado vem do volume de operações feitas durante o ano e não do pagamento de dividendos ao capital.
— Isso faz com que o resultado da cooperativa retorne aos associados, pessoa física ou jurídica — concluiu Schardong.

PROERD forma mais 30 pessoas no curso para pais

No evento 30 pais receberam o certificado do PROERD-PAIS
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou a formatura do curso PROERD-PAIS, na Casa da Cidadania.
Estiveram presentes no evento, o policial militar Coordenador do Projeto, Dilso Secconi; coordenadora do CRAS, Carla Lisiane Sonza; Assistente Social, Marlise Deak; secretário da Assistência Social, Cristiano Massuda Grenzel; representando a Secretaria de Educação, Ademir Schimanco; representando o Conselho Tutelar, Ivete de Oliveira e representando a Câmara de Vereadores, Fernando Trage.
Segundo Dilso, o curso ministrado para os pais ocorreu em cinco encontros e teve como objetivo fornecer ferramentas importantes na educação dos filhos, ampliando o conhecimento, a fim de melhor identificar e prevenir o uso de entorpecentes, para valorizar a vida e construir uma sociedade segura e feliz.
Para a coordenadora do CRAS, as atividades realizadas pelo PROERD são de grande valia para auxiliar na prevenção às drogas, por meio de uma ação conjunta de mobilização a fim de criar um ambiente positivo, que beneficiará a boa saúde e o bem-estar dos pais e filhos.
Em uso da palavra, Cristiano Grenzel, destacou a importância das atividades de prevenção, e salientou que está sendo encaminhado um Projeto de Lei para a criação do Conselho Municipal Antidrogas de Três de Maio.
No evento 30 pais receberam o certificado do PROERD-PAIS, e os alunos que não faltaram a nenhuma aula, foram presenteados com um prêmio. Todos os participantes do curso receberam bonés do PROERD-PAIS com o slogan “Pais capacitados, filhos preparados!”.
Conforme Dilso, o PROERD é realizado no município desde 2001, e nestes dez anos de existência, já formou 3.089 alunos e 285 pais. “Segundo as estatísticas do projeto, 94% das crianças que realizam o curso do PROERD não se envolvem com drogas”, informa.

Cambará do Sul registra mínima de -5,6ºC e Porto Alegre, 1,2ºC

Mulher alimenta filhote em Santana do Livramento, onde fez -1ºC 
Crédito: Daniel Badra / Especial CP
O Rio Grande do Sul registrou temperaturas abaixo de zero em grande parte dos municípios nesta segunda-feira. Em Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, a mínima foi de -5,6ºC. Na semana passada, o município havia registrado a temperatura mais baixa de 2011 no Estado: -6,2ºC.  Em Porto Alegre, fez 1,2ºC na estação meteorológica do Metroclima na Lomba do Pinheiro, a menor do ano na Capital.
Na Serra, a mínima foi em Canela com -3,2ºC. Na Fronteira Oeste, os termômetros registraram -3ºC em Uruguaiana. Na Campanha, a temperatura mais baixa ocorreu em Bagé: -2ºC. Houve ocorrência de geada na maior parte do território gaúcho, incusive em Porto Alegre e na Região Metropolitana.
Você tem fotos de geada ou frio na sua cidade? Mande uma imagem feita com câmera fotográfica ou celular para o e-mail: editoriaweb@correiodopovo.com.br. A foto poderá ser publicada no site. Não esqueça de mandar o seu nome completo e cidade em que a fotografia foi tirada. Você também pode descrever onde estava no momento da foto.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 9 milhões

O próximo sorteio poderá pagar R$ 9 milhões
Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas pelo concurso 1.297 da Mega-Sena na noite de sábado, em Ubá, em Minas Gerais. O prêmio do próximo sorteio deve chegar a R$ 9 milhões, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal.
Os números sorteados ontem foram: 02 - 05 - 11 - 13 - 56 - 59.
Ao todo, 100 bilhetes acertaram a Quina e receberão R$ 17.409,61 cada. Já a Quadra saiu para 9.538 apostadores, que vão levar para casa R$ 260,75 cada um.
As apostas para o próximo concurso podem ser realizadas até às 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.

Pelo menos 17 cidades gaúchas registram temperatura negativa no início desta segunda

Porto Alegre já registra a temperatura mais baixa do ano, 
segundo o Inmet: 2,5ºC
Foto:Ronaldo Bernardi
Pelo menos 17 cidades gaúchas registram temperatura abaixo de zero na madrugada e manhã desta segunda-feira, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Quaraí, na Fronteira Oeste, é registrado -4,3ºC, enquanto em São José dos Ausentes e Vacaria, na Serra, faz -4ºC e -3,3ºC, respectivamente.
Lagoa Vermelha (-2,3ºC), São Gabriel (-2,3ºC), Erechim (-1,8ºC), Santana do Livramento (-1ºC), Santa Rosa (-0,7ºC), Alegrete (-0,9ºC), Soledade (-1,3ºC), Santiago (-0,8ºC), Passo Fundo (-0,9ºC), Uruguaiana (-1,4ºC), Dom Pedrito (-1,7ºC), Bagé (-1,6ºC), Bento Gonçalves (-0,3ºC) e Cruz Alta (-0,4ºC) fecham a lista das cidades com temperatura negativa entre as que fazem parte da rede de estações do Inmet, conforme os registros das 6h.
Em Porto Alegre, os termômetros marcam 2,5ºC, a temperatura mais baixa do ano na capital do Rio Grande do Sul. No País, Urubici, em Santa Catarina, tem a mínima de -6,2ºC nesta madrugada. A tendência, no entanto, é de que as mínimas caiam ainda mais até as 8h. Nos Campos de Cima da Serra e na Fronteira Oeste podem chegar a -7ºC.
— Em algumas cidades o frio é tão intenso que até mesmo com o sol as temperaturas continuam caindo — lembra o meteorologista da Somar Meteorologia, Celso Oliveira.
Apesar da grande quantidade de cidades esperadas para registrarem temperatura abaixo de zero nesta segunda-feira, Porto Alegre não deve seguir a mesma tendência.
— Acho difícil, pois está estável e caindo muito pouco de hora em hora desde a meia-noite. Para baixar de zero, a temperatura precisa ter um declínio de um a dois graus por hora. Em Porto Alegre, a diminuição tem ocorrido apenas em décimos — explica Celso.

Brasil frustra a torcida e fica apenas no 0 a 0 com a Venezuela na estreia

Não foi só a Argentina que sofreu na estreia na Copa América. Neste domingo, o Brasil ficou no 0 a 0 com a Venezuela, em La Plata, e também começou a competição com uma grande frustração. A exibição ficou longe expectativa criada em cima da Seleção, que contou com a dupla Ganso-Neymar. O ataque não funcionou, principalmente, na segunda etapa, e o time teve que ouvir as vaias de reprovação.
Com o resultado, as equipes somam um ponto no Grupo B, que ainda tem Paraguai e Equador. No próximo sábado, às 16h (de Brasília), em Córdoba, a Seleção Brasileira enfrenta o Paraguai na segunda rodada da fase de grupos.