23 dezembro 2010

Vereadores de Três de Maio realizaram duas Sessões Extraordiárias

De forma ordinária, os Vereadores
voltam a se reunir em fevereiro de 2011
Os Vereadores três-maienses estiveram reunidos no inicio da noite desta quinta, 23, quando realizaram duas Sessões Extraordinárias, a 11ª e a 12ª do ano legislativo de 2010.  Na 11ª Sessão, foram votados e aprovados por unanimidade, os Projetos de Emenda à Lei Orgânica 02/2010, em segunda votação, que dá nova redação ao art. 12 da Lei Orgânica de Três de Maio e dá outras providências. E o Projeto de Resolução Legislativa nº 06/2010, que altera o inciso 1º do art. 1º da Resolução Legislativa nº 06/2009 que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Três de Maio. Esta resolução, é apenas para regulamentar o período do recesso dos Vereadores, que sempre iniciava no dia 20 de dezembro até o dia 1º de fevereiro do ano seguinte, e agora com a nova redação do artigo, terá inicio no dia 31 de dezembro até o dia 15 de fevereiro do ano seguinte.
Logo em seguida, os Vereadores realizaram a 12ª Sessão Extraordinária para apreciação do Projeto de Decreto 01/2010, que aprova a prestação de contas do Município de Três de Maio, exercício de 2008, ou seja, as contas do último ano da Administração do Dr.Altair Copatti e  o empresário Alceu Stein que administraram Três de Maio de 2005/2008. As contas foram aprovadas por unanimidade pelos Vereadores.
 A 1º Sessão Ordinária de 2011, será realizada no dia 21 de fevereiro, e contará com o comando do novo Presidente da Casa Legislativa, o Ver.Ivo Novotny, mas neste período em caso de convocação do Prefeito Olivio Casali, os Vereadores podem realizar Sessões Extraordinária sem que aja remuneração extra.

Vítima de acidente em Três de Maio recebe alta

A colisão do Corsa deixou um morto e
outros dois feridos
Uma das três vítimas de um  acidente ocorrido pela madrugada em Três de Maio, no Noroeste do Estado, recebeu alta na tarde desta quinta-feira. Renato Soares Lopes, de 28 anos, estava em observação no Hospital São Vicente de Paulo, no município. 
O condutor José Geovane Andrades Petry, de 18 anos, sofreu fraturas e foi transferido da UTI para o quarto, enquanto Rudinei Luis Petter, de 17 anos, teve traumatismo craniano e segue em coma induzido na UTI. Jonatan Rafael Carvalho, de 20 anos, era carona do Corsa  que colidiu contra o painel de preços do Posto Cotrimaio e um muro na avenida Santa Rosa e morreu no local.

Veículo novo para a saúde de Porto Mauá

Prefeito Guerino Pisoni repassando as
 chaves para a Secretária Maria Gardin
No dia 23 de dezembro de 2010, às 10 horas da manhã, em ato realizado defronte da Prefeitura Municipal, o Prefeito Municipal, Guerino Pedro Pisoni, acompanhado do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores – Alir da Rocha, recebeu das mãos do Sr. Jair Carlos Barbosa - consultor de vendas da empresa Felice, da cidade de Santa Rosa, a chave de uma Camioneta Fiat Strada, ano fabricação 2010, cor branca, 2 portas, motor 1.4 flex, com protetor de caçamba.
A pick-up foi adquirida por R$ 30.000,00, com recursos oriundos do Governo Estadual, para ser utilizada no interior do município, nos trabalhos de combate à doença de chagas. Na mesma manhã, as chaves do referido veículo foram repassados pelo Prefeito Municipal à Secretária Municipal de Saúde – Maria Marli Gandin, em ato realizado defronte ao Posto de Saúde.

Nutricionista dá dicas para evitar exageros no Natal

Nutricionista dá dicas para evitar exageros
no Natal 
A tradicional ceia de Natal, composta por Chester ou lombo de porco, saladas, frutas cristalizadas ou em calda, nozes e espumante é, por si só, balanceada e mais saudável que a de Ano Novo. Segundo a nutricionista Clara Corrêa Pinto, no entanto, isso não deve ser motivos para exageros. “É um momento de confraternização, mas as pessoas não podem se focar só na comida”, opina. Como em outros dias do ano, as principais dicas são comer de forma variada e com calma, mastigando bem os alimentos.
Outra sugestão importante é priorizar saladas, frutas em forma natural, frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas e avelãs) e carne branca sem a pele, o que a torna menos gordurosa. O ideal é deixar o prato bastante colorido e evitar exagerar nos carboidratos (arroz, massas e produtos com farinha). Clara sugere ainda que a ceia seja feita cedo, entre 21h ou 22h, já que dormir logo após refeições pesadas pode prejudicar a digestão.
Em relação às bebidas alcoólicas, os principais cuidados devem ser se alimentar antes e alternar o consumo com água. “Essa (segunda) dica é importante principalmente para a cerveja, que é diurética e desidrata facilmente”, explica. Além diminuir a embriaguez, a água ajuda a amenizar uma possível ressaca no dia seguinte.
Caso haja exegero na bebida, a nutricionista sugere que sejam consumidos produtos doces antes mesmo de dormir. “O consumo de bebidas alcoólicas causa hipoglicemia e o açúcar ajuda a diminuir a sensação de embriaguez”, explica. No dia seguinte, o ideal é consumir alimentos leves e se hidratar com sucos e bastante água.
Dicas
- Priorize saladas, frutas em forma natural, frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas e avelãs) e carne branca sem pele. Não abuse dos carboidratos (arroz, massas e produtos com farinha).
- Prefira fazer a ceia cedo, entre 21h ou 22h, já que dormir logo após refeições pesadas pode prejudicar a digestão.
- Alimente-se antes de tomar bebidas alcoólicas e alterne o consumo com água. Além diminuir a embriaguez, a água ajuda a amenizar uma possível ressaca no dia seguinte.
- Caso exagere na bebida, consuma consumidos produtos doces antes mesmo de dormir. No dia seguinte, o ideal é consumir alimentos leves e se hidratar com sucos e bastante água.
Bebidas adequadas
É importante escolher com cuidado o tipo de bebida que acompanha a ceia de Natal, alerta o diretor do Divino Mercato, Frederico Loriggio. Para combinar com o peru e os acompanhamentos doces (frutas caramelizadas, castanhas, fios de ovos e frutas secas), o ideal, segundo ele, é escolher vinhos com a mesma sensação de doçura dos alimentos, como os brancos sul-americanos e uvas Chardonnay e Pinot Noir.
Tender e carne de porco são pratos que requerem vinhos tintos de médio corpo ou encorpados, explica Loriggio. Para carne vermelha, uma opção é o Cabernet Sauvignon.

Três-maiense morre em acidente no Estado de Rondônia

A Parati ficou parcialmente destruida
O acidente aconteceu por volta das 17h a cerca de 800 metros do posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) na BR-364. Segundo as informações da PRF o veículo VW Parati de cor cinza e placas KAM - 0218 de Ji-Paraná estava trafegando sentido Cacoal - Pimenta Bueno e invadiu a contramão de direção colidindo frontalmente com a carreta Scania tanque que trafega sentido contrario. Na colisão o veículo Parati foi arremessado para fora da pista.
Vilson era natural
de Três de Maio
Ainda segundo o que a reportagem Pimenta Virtual conseguiu apurar através de Geraldo Gomes da Silva (condutor da carreta tanque), o condutor do veículo ultrapassava uma fila de outros veículos quando colidiu frontalmente.
Vilson Antonio Goettems, 50 anos de idade, veio a óbito instantaneamente no local do acidente. O Corpo de Bombeiro esteve no local e através de muito trabalho e com o uso de equipamento especifico de desencarceramento retirou o corpo da vitima que foi levado pela funerária de plantão.
Em Três de Maio, Vilson Goettems trabalhou na Rádio Cidade Canção FM.

Jovem morre em acidente em Três de Maio

Jonathan Carvalho(20)
Por volta de uma hora da madrugada desta quinta-feira, 23, um acidente na Av.Santa Rosa tirou a vida de Jonathan Carvalho, 20 anos. O veículo Corsa onde ele estava com mais três jovens, bateu no painel de preços do Posto Cotrimaio e no muro da empresa Agrosol. O veículo era conduzido no sentido bairro/centro.
Os demais ocupantes do veículo, foram conduzidos ao Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio, onde estão internados. Renato Soares Lopes, 28 anos, encontra-se em estado regular, José Petry, 18 anos,  está na CTI e o caso mais grave é o do jovem Rudinei Luiz Petter, 17 anos, que está em coma induzido e foi transferido para a UTI do Hospital de Santo Ângelo.
A Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Policia Civil atenderam a ocorrência.

Argentina: ex-ditador Jorge Videla é condenado a prisão pérpetua

Videla ouviu calado a sentença,
anunciada no tribunal em
Córdoba
Considerado o principal arquiteto do plano de repressão que resultou em 30 mil mortos e desaparecidos durante o último regime militar na Argentina (1976-1983), o ex-ditador Jorge Rafael Videla, 85 anos, foi sentenciado na quarta-feira à prisão perpétua pelo envolvimento no assassinato de 30 presos políticos. Foi a primeira condenação de Videla após a anulação em 2003, pelo Congresso argentino, das leis de anistia e indulto.
Ex-general, Videla governou a Argentina nos primeiros cinco anos do regime e terá de cumprir a pena em uma prisão comum. O julgamento encerrado ontem, em um tribunal de Córdoba, se estendeu por cinco meses. Além de Videla, foram condenadas outras 28 pessoas por participação na execução dos 30 presos, em 1976.
Ao longo do julgamento, os advogados de Videla alegaram inconstitucionalidade da pena de prisão perpétua e pediram a anulação do processo por se tratar de crimes já julgados, em 1985, quando o ex-ditador foi condenado e, depois, indultado. Os juízes negaram ambos os pedidos.
Videla, que ouviu a sentença calado, havia se pronunciado na terça-feira, quando defendeu suas ações durante o regime militar. Ele disse que a Argentina não viveu uma "guerra suja’’ na época da ditadura, mas sim uma "guerra justa’’ contra "terroristas’’ de organizações guerrilheiras que "matavam, assaltavam e colocavam bombas’’. O ex-ditador afirmou que é um "bode expiatório’’ e que seu julgamento deve ser entendido como uma "revanche política de quem foi militarmente derrotado e hoje ocupa cargos no governo" — uma menção clara à presidente Cristina Kirchner e aliados.
Ao longo de 2010, a Justiça argentina condenou mais de 60 militares e civis pela repressão durante a ditadura. Cerca de 800 réus ainda aguardam o início do julgamento. Em abril deste ano, outro ex-ditador argentino, Reynaldo Bignone, 82 anos, foi condenado a 25 anos de cadeia.
Na terça-feira, dois ex-torturadores famosos da época da ditadura — os ex-policiais Julio "El Turco" Simón e Samuel Miara — também foram sentenciados à prisão perpétua, em Buenos Aires. Simón, conhecido pelo sadismo, estuprava prisioneiras na frente dos maridos, costumava jogar água fervendo sobre os detentos e usava uma braçadeira com uma suástica.

Mega-Sena acumula nesta quarta e sorteará prêmio de R$ 34 milhões na sexta

Nesta sexta-feira tem mais um sorteio
Não houve acertadores das seis dezenas no concurso 1.242 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira. Os números sorteados foram 09, 19, 23, 29, 32 e 57. Desta forma,, o prêmio para o próximo sorteio, na sexta-feira, deve chegar a R$ 34 milhões. A quina teve 139 ganhadores, que receberão, cada, R$ 15.365,51. A quadra vai pagar R$ 363,18 para 8.401 apostadores.
Mega-Sena na semana do Natal
A Caixa Econômica Federal faz três sorteios da Mega-Sena nesta semana do Natal. Os sorteios já foram realizados na segunda e na quarta, e agora ocorre mais um na sexta-feira, véspera de Natal. No sábado, 25, nenhum sorteio será realizado.
Segundo a Caixa, a semana do Natal tem um sorteio a mais para incentivar os apostadores a jogarem na Mega da Virada, que terá prêmio de aproximadamente R$150 milhões este ano. Além disso, na semana do Ano Novo será realizado apenas o sorteio da Virada, no dia 31.

ACBF é Octacampeã Gaúcha de Futsal

ACBF goleou a Assoeva no tempo normal
A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) conquistou na noite desta quarta-feira, 22 de dezembro o seu oitavo título do Campeonato Gaúcho de Futsal. Atuando em casa, o time laranja venceu a Assoeva, Venâncio Aires – RS, pelo placar de 6x0, no tempo regulamentar, e em 2x0 na prorrogação, fechando o ano de 2010 igualando o recorde de conquistas da competição com o Internacional, Porto Alegre – RS.
Diante de um grande público no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa, a laranja mecânica saiu na frente logo aos 2min do primeiro tempo com Leandrinho. Sinoê ampliou, aos 18min, e, em seguida, Rodrigo e, novamente, Sinoê, fecharam o marcador na etapa inical.
Após o intervalo, Daniel e Pablo também deixaram os seus tentos anotados no placar do tempo regulamentar levando a partida para a prorrogação. Como a equipe visitante havia vencido o primeiro confronto da final, restou à ACBF confirmar o título gaúcho no tempo extra. Placar do tempo normal: ACBF 6x0 Assoeva.
Thiaguinho, da ACBF, fez o primeiro na prorrogação, e Carlinhos, no minuto final, levou a bola ao gol adversário, dando o título estadual e o recorde de conquistas do Campeonato Gaúcho para a ACBF. Placar da prorrogação: ACBF 2x0 Assoeva.
Com o resultado a ACBF se iguala ao Internacional como o maior vencedor do Gauchão de Futsal, com oito conquistas. O pivô Sinoê também foi premiado como o artilheiro da competição, com 52 gols marcados.
Ao longo de 34 anos em atividade permantente, a Associação Carlos Barbosa de Futsal se sagra como maior equipe vencedora do Gauchão de Futsal (oito títulos), maior equipe vencedora da Liga Nacional (quatro conquista) e único clube brasileiro de futsal vencedor do Mundial de Clubes da FIFA, no ano de 2004.