04 abril 2013

SETREM: Sentido da amizade incentivado em sala de aula

Foto: Ana Maria Machado
Crianças desenvolveram um brinquedo utilizando peças de Lego

A turma do 2º Ano das Séries Iniciais utilizou o espaço em sala de aula para estudar, desenvolver e incentivar um dos melhores sentimentos que o ser humano possui: a amizade. A atividade foi realizada ontem, 3 de abril, durante a aula de Novas Tecnologias, com a professora Ana Maria Machado.

Os 22 aluninhos fizeram a montagem de um brinquedo que faz parte da infância de qualquer criança.
Utilizando-se de peças Lego, eles protagonizaram a montagem de uma gangorra, representando, dessa forma, uma das brincadeiras mais divertidas que pode ser feita entre amigos. “A aula foi muito divertida, pois os grupos soltaram a imaginação na personalização das gangorras”, enfatizou a professora Ana.

Brigada Militar prende traficantes com cerca de 21kg de maconha em Três de Maio

A Brigada Militar apreendeu a droga e prendeu os elementos
Os policiais da Brigada Militar de Três de Maio, prenderam no inicio da tarde desta quinta-feira (04), 3 elementos traficando 31 volumes de maconha, o que segundo os próprios traficantes significa 22kg da droga.

Segundo o 1º tenente Daniel Feistel, Comandante da 3ª CIA da Brigada Militar, um telefonema de Santa Rosa informou que um automóvel GM/Kadett com placas da cidade de Terra de Areia poderia cruzar por Três de Maio no inicio da tarde, sendo então, destacado um efetivo de policiais para a BR 472, a cerca de 200 metros do trevo de entroncamento com a ERS 342. Próximo das 14h, os policiais abordaram o automóvel com três elementos, e no interior do mesmo estavam os 32 volumes de maconha.
Fotos: Paulo Marques

Presos em flagrante, Antônio Carlos da Rosa dos Santos - foragido do sistema prisional e residente no Bairro Planalto em Santa Rosa; Nelson Alves da Silva - também do mesmo bairro; e João Pedro da Silva, de Frederico Wesphalen, foram conduzidos a Delegacia de Policia  local, onde foram entregues a equipe do Delegado Barbato.

O automóvel que circulou pela manhã na cidade de Santa Rosa, apresentava suspeitas na forração interna que aparentava ter sido aberta, o que da indícios de que os elementos teriam transportado um volume ainda maior da droga.

Operação prende suspeitos de tráfico de drogas e furto em Santa Rosa

Operação prendeu nove pessoas em Santa Rosa
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Nove pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (4) em Santa Rosa, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos estão envolvidos em tráfico de drogas e furtos a estabelecimentos comerciais na cidade.

Outras três pessoas seguem sendo procuradas na região. A ação foi realizada após o registro de diversos crimes contra o patrimônio. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e 12 de prisão.

A Operação “Título II” contou com o trabalho de 45 policiais e quatro delegados. Os presos foram encaminhados ao Presídio Estadual de Santa Rosa.

HSVP: A segunda-feira será de mobilização pelo reajuste da Tabela SUS

O evento nacional busca exprimir a grande preocupação com
a assistência em saúde, através do SUS
Integrando o Ato de Mobilização Nacional pelo reajuste da Tabela SUS (Sistema Único de Saúde), iniciativa promovida pelas Santas Casas, Hospitais e Entidades Beneficentes, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio fará uma mobilização nesta segunda-feira, dia 08, em frente à Instituição.

Às 09h inicia uma manifestação coletiva das direções do HSVP e HOSPINOROESTE com a presença de autoridades municipais, regionais e estaduais, além da participação da comunidade. Entre às 09h e às 17h, haverá paralisação dos atendimentos de casos eletivos no serviço de Urgência/Emergência, em que somente serão atendidos os casos que realmente configuram emergência. Todos os atendimentos e procedimentos eletivos estarão suspensos ao longo do dia, como, por exemplo, consultas, cirurgias e exames de imagem. A mobilização envolverá também a divulgação e busca do apoio da comunidade para esta importante luta, com panfletagem e orientação na busca pelos serviços.

O evento nacional busca exprimir a grande preocupação com a assistência em saúde, através do SUS. A pauta de reivindicações do movimento é o reajuste de 100% para os procedimentos de média e baixa complexidade da Tabela SUS. Para isso, as Santas Casas, Hospitais e Entidades Beneficentes contam com a compreensão das autoridades de saúde e de todos os brasileiros nesta luta, cujo êxito trará ganhos significativos para toda a sociedade. A ideia é que o diálogo garanta algumas medidas emergenciais para que os hospitais mantenham o atendimento. O movimento é legítimo e espera mobilizar a opinião pública para que a defasagem da tabela de procedimentos do SUS, que impõe um déficit de R$ 5 bilhões por ano às instituições, responsável por uma dívida total de cerca de R$ 12 bilhões, seja revista com urgência.

Chuva forte volta a alagar casas e estabelecimentos comerciais em Três de Maio

Casas ficaram alagadas durante a noite
A chuva que começou por volta das 22h 30min e durou meia hora provocou alagamentos em diversos pontos da cidade, como na Vila Schardong onde passa o rio Quarainzinho. O pluviômetro da Cotrimaio registrou 67mm de chuva. Vários moradores que tiveram as casas invadidas pela água acionaram a Secretaria Municipal da Assistência Social e o Corpo de Bombeiros.

Estabelecimentos comerciais localizados na Avenida Senador Alberto Pasqualini voltaram a enfrentar problemas com  alagamento. A proprietário da Indústria Bufalo Moda Couro Rosane da Silva já havia pedido providências a prefeitura quando um temporal havia provocado prejuízos a sua empresa. Na manhã de hoje, ela teve que novamente tirar o barro da a empresa para retomar as atividades.

O grande volume da chuva de ontem dificultou a vazão nas bocas de lobo e a água pluvial foi parar dentro das casas em vários locais. Elenir Dorneles, que mora na rua Santa Helena, contou a Rádio Colonial que esta foi a quarta vez que a casa dela foi alagada nos últimos três anos. Além da água, lodo e sujeira da rua foi parar na sala e quartos da casa. “Perdi móveis e produtos eletrônicos.

O nível da água chegou a 30 centímetros da parede interna da residência. “Nem consegui dormir a noite passada. Recebi a ajuda dos vizinhos para limpar a minha casa”, contou emocionada. Marlize dos Santos da Rua G, Vila Horta, enfrentou problema semelhante. Os bueiros não deram conta do escoamento do grande volume de chuva e a casa dele, também, foi alagada.

Previsão indica tempo instável no RS e com chuva em algumas regiões

No início do mês de fevereiro a chuva já tinha alagado as
lojas (Foto: Arquivo/Paulo Marques)
A quinta-feira (4) será de tempo nublado e com pancadas de chuva na maior parte do Rio Grande do Sul. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ainda pode chover forte em áreas isoladas, exceto no Oeste. Mesmo com o tempo instável a previsão é de calor à tarde. As máximas mais uma vez devem ficar perto dos 30°C no estado.

A chuva forte que atingiu o estado na quarta-feira (3), e se estendeu pela madrugada, provocou estragos em algumas localidades. Em Porto Alegre ruas e avenidas ficaram com pontos de alagamento até as primeiras horas da manhã, de acordo com informações da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Por volta das 8h desta quinta o sol já aparecia na capital gaúcha, com poucas nuvens no céu.

Em Hulha Negra, na Campanha, além da chuva também foi registrada queda de granizo. Lavouras de milho foram atingidas, assim como casas - cerca de 30 ficaram destelhadas -, e parte de uma escola ficou destruída. A prefeitura do município estuda decretar situação de emergência.

Na Região Sul a chuva também causou transtornos em Pelotas, com ruas alagadas. Dados da Embrapa indicam que choveu cerca de 45 milímetros no município, o equivalente a 36% da média de chuva para todo o mês de abril. Em outro ponto a precipitação foi positiva. O incêndio que atingia a reserva do Taim há nove dias foi extinto após a chuva forte que caiu ainda durante a tarde.

Em Três de Maio a chuva trouxe problemas para muitas pessoas. Foram registrados alagamentos em diversos pontos da cidade, em locais mais baixos como na vila Schardong e bairro Oriental, familiares perderam quase tudo o que tinham dentro de casa. No centro da cidade, principalmente na Av. Senador Alberto Pasqualine, algumas lojas ficaram inundadas pela água e a lama que não tiveram evasão nas bocas de lobo.

Forlán marca no final, Inter vence o Rio Branco por 2 a 0 e se classifica

Diego Forlán contra o Rio Branco
(Foto: Alexandre Lops / Inter, DVG)
Foi um jogo brigado, repleto de faltas e cheio de discussões até o último instantes. Nesse panorama, o Inter conseguiu superar o Rio Branco por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, na Arena da Floresta, em Rio Branco, no Acre. O suficiente para garantir a vaga para a segunda fase da Copa do Brasil sem a necessidade do jogo de volta.

Depois de um primeiro tempo equilibrado, quando o Colorado perdeu D’Alessandro, que foi expulso junto com Testinha em uma confusão aos 24 minutos, o Inter ganhou no fôlego e cresceu na partida a partir da entrada de Caio, autor do primeiro gol. Aos 48, o atacante ainda sofreu o pênalti, anotado por Diego Forlán.

Agora, o Inter aguarda o adversário da segunda fase, entre Guarani de Juazeiro-CE e Santa Cruz-PE. No jogo de ida, o time de Pernambuco venceu fora de casa por 2 a 1. O duelo decisivo será na próxima quarta-feira, no Arruda.

Enquanto isso, o clube gaúcho volta a focar o Gauchão. Neste domingo, às 16h, enfrenta o Veranópolis no Antônio David Farina pela sexta rodada da Taça Farroupilha - segundo turno do Estadual. O Colorado, líder do Grupo B com 13 pontos, já está classificado as quartas de final e pode poupar alguns jogadores. Já o Rio Branco, desclassificado na competição nacional, pega o Náuas pela 13ª rodada do Acreano. A equipe está em segundo com 16 pontos.