25 janeiro 2012

Prédio desaba na Avenida Treze de Maio, no centro do Rio de Janeiro

Próximos aos escombros, veículos ficaram cobertos por densa 
camada de poeira Foto: Marcos de Paula / Agência Estado
Um prédio desabou na noite desta quarta-feira na Avenida Treze de Maio, Centro do Rio de Janeiro. Informações preliminares indicam que ocorreu uma explosão. Defesa Civil comunicou que há ao menos 11 vítimas entre mortos e feridos.
Testemunhas relataram ter escutado um forte barulho antes de edificação cair.
— A gente estava aqui na frente quando deu um estouro. O prédio caiu rápido. Parecia uma bomba. Veio uma fumaça preta, todo mundo correndo para os carros, foi muito corrido. Parecia as Torres Gêmeas — disse Demesio da Silva, o dono de um restaurante na região, em entrevista na GloboNews.
A Avenida Almirante Barroso, trecho entre a Rua Senador Dantas e Avenida Rio Branco, teve o trânsito interrompido. Imagens direto do local mostraram grande aglomeração de pessoas e diversos veículos tomados pela poeira que se desprendeu dos escombros.
Bombeiros orientaram as pessoas para que se afastassem do local em razão do forte cheiro de gás. Equipes de resgate fazerm buscas. A região está isolada.
Edificações próximas teriam sido atingidas, entre elas o Theatro Municipal. Pequenos focos de incêndio foram controlados no entorno.
— Eu solicitei à prefeitura um registro para saber o que teria neste prédio. Se for só um prédio comercial, talvez não sejam tantas pessoas nos escombros. Mas se for um prédio residencial, a situação pode ser pior. Nas ações que se seguem, a Defesa Civil irá ver se há danos nos prédios ao lado. A estrutura está instável e os bombeiros estão em uma situação de alto risco. É um momento delicado — relatou o professor Moacyr Duarte, da UFRJ, especialista em riscos de desastres.
Já o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RJ, Sydnei Menezes, disse que houve um "colapso estrutural do prédio" e aguarda análise mais detalhada para saber os motivos do acidente.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi para o local acompanhar os trabalhos. A região é ocupada por prédios importantes como o da Petrobrás, BNDS, Câmara de Vereadores e Museu de Belas Artes, entre outros.

Grêmio vence Canoas com gols de Marcelo Moreno e Kléber

Marcelo Moreno e Kleber marcam na vitória do Grêmio sobre o Canoas 
Crédito: Arthur Puls/ CP
O Grêmio levou alguns sustos e não chegou a convencer, mas conquistou sua primeira vitória na temporada, por 3 a 1, sobre o Canoas nesta quarta-feira. Para alegria da torcida, as estrelas Kleber e Marcelo Moreno marcaram pela primeira vez – o primeiro e o último gol da partida foram deles, enquanto Gabriel foi destaque ao entrar na segunda etapa e marcar o segundo.
Com a vitória, o Grêmio soma seus primeiros três pontos no Gauchão, ficando na quinta posição do Grupo 2 da competição, com os mesmos pontos dos adversários, mas uma partida a mais. O Canoas segue zerado no campeonato, tendo perdido também para o Veranópolis.
A arrancada da partida foi fulminante para o Grêmio. Parecia atender às expectativas da torcida. Com um minuto de jogo, a bola foi alçada na área por Marco Antônio em escanteio. Douglas Grolli cabeceou cruzado e a bola sobrou no segundo pau, onde Kleber fulminou sem chances para o goleiro. Pressão que seguiu nos minutos seguintes e o Tricolor perdeu mais duas oportunidades, aos 7 e aos 9 minutos. No segundo lance, Mário Fernandes desviou de cabeça, na quina da área, por cobertura, e a bola raspou o travessão.

Padrão Mundial no Controle de Infecção do V & S

Os índices estão dentro dos 5%(máximo) recomendados 
pelo Ministério da Saúde
Com rigorosa fiscalização, hoje, o Controle de Infecção do Hospital Vida & Saúde observa os padrões mundiais do Centers for Disease Control (CDC), ligado a Organização Mundial da Saúde, “O controle de infecção hospitalar do Vida & Saúde está no mesmo nível dos Hospitais Referências do país com padrões mundiais”, destaca a Médica Infectologista, Kátia Della Pasqua.
Os índices estão dentro dos 5%(máximo) recomendados pelo Ministério da Saúde. Mas para chegar nesse nível de controle de infecção não foi fácil. Um complexo trabalho vem sendo realizado. Há 04 anos o Serviço de Controle Interno de Infecção foi incrementado com a vinda de uma médica infectologista. Entre as diversas ações ampliadas está o Protocolos Institucionais para adequação das rotinas, como lavagem de mãos e utilização de álcool e gel; adequação da infraestrutura, desde o acesso as UTIs, hemodiálise, lavanderias, e demais setores; serviço de higienização e vigilância; auditoria para o uso adequado dos antibióticos; acompanhamento diário dos pacientes das UTIs para detectar e prevenir infecções, entre outros. Mas não foram só as ações que tiveram ampliação, o processo incluiu a colaboração de todos os funcionários e médicos.
Para esse ano, novos projetos estão em andamento, ou ainda serão implementados como: o Manual de Infecção, o protocolo de manejo de paciente e o perfil epidemiológico, “Melhoramos em 80% nesses 4 anos e temos muitas outras ações que irão qualificar ainda mais o controle de infecção. O Hospital está crescendo como um todo e nós projetamos que a qualidade do nosso atendimento acompanhe esse crescimento”, destaca ainda a Dr. Kátia.

Reunião promovida pelo prefeito define sistema de rodízio para plantão em farmácias de Tuparendi

As farmácias farão um rodizio no plantão em Tuparendi
O prefeito de Tuparendi, Olavo Pawlak, tomou a iniciativa de promover uma reunião com representantes de todas as farmácias do município. O encontro ocorreu na tarde de terça, 24, no gabinete do prefeito, e contou ainda com a participação do presidente da ACI, José Álvaro Dinon e da Diretora de Indústria e Comércio, Talita Brun Fachinello. Segundo informou o prefeito, a reunião foi realizada para que os proprietários das farmácias chegassem a um acordo para estabelecer um sistema de rodízio nos plantões das farmácias, uma antiga reivindicação dos moradores do município. De acordo com a Diretora de Indústria e Comércio, o encontro foi positivo, e a partir do dia 30 de janeiro, as farmácias adotarão um sistema de rodízio para realização de plantões, bem como será alterado o horário de atendimento nos domingos e feriados. 
Restou acordado na reunião, que a partir do dia 30 de janeiro, cada farmácia será responsável pelo atendimento ao público, fora do horário de expediente, durante uma semana. Através de um sorteio foi elaborado um calendário, prevendo o período em que cada farmácia irá se responsabilizar pelo plantão. O estabelecimento não precisará permanecer aberto 24 horas, mas os proprietários deverão disponibilizar um número de telefone para o atendimento de urgência. Um cartaz contendo este mesmo número de telefone será fixado no Hospital, para que as pessoas saibam qual farmácia estará atendendo naquela semana. 
Outra novidade acordada entre os representantes e proprietários de farmácia, é com relação ao horário de atendimento nos  domingos e feriados. Até então as farmácias do município permaneciam abertas apenas na parte da manhã, a partir de agora a farmácia que estiver de plantão irá permanecer aberta nos feriados e domingos, até as 20 horas. 
A Diretora Talita Fachinello informou que será elaborado um documento que deverá ser assinado por todas as farmácias oficializando o acordo. O prefeito ressaltou o bom entendimento que os empresários tiveram da proposta:  “Mais do que ser simplesmente um negócio, as farmácias prestam um serviço essencial a comunidade. Por isso nós tivemos a iniciativa de promover esta reunião, com o apoio da ACI,  e tentar com os empresários organizar um sistema de rodízio e expandir o horário de atendimento em domingos e feriados, e fomos felizes, pois os proprietários entenderam o nosso propósito, e dessa forma a nossa população terá um serviço de melhor qualidade, e em casos de emergência poderão comprar os remédios mesmo fora do horário de expediente”, declarou Olavo. 
A farmácia que irá inaugurar o rodízio, será a Agafarma, que iniciará seu plantão na segunda-feira, dia 30 de janeiro, estendendo o mesmo até o dia 6 de fevereiro. Veja o calendário completo dos primeiros plantões em rodízio definidos em sorteio:
- De 30 de janeiro a 06 de fevereiro – Agafarma 
- De 06 de fevereiro a 13 de fevereiro – Centralfarma 
- De 13 de fevereiro a 20 de fevereiro – Farmácia Taffarel 
- De 20 de fevereiro a 27 de fevereiro – Farmácia Nhacor 
- De 27 de fevereiro a 05 de março – Trifarma 

Posse da nova diretoria da IECLB Três de Maio

O presbitério eleito para o Biênio 2012/2013 tem como 
Presidente a senhora Lori Lauer Cecatto 
A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana São Paulo, de Três de Maio elegeu o seu novo presbitério para o Biênio 2012/2013. A assembléia foi realizada no dia 20 (sexta-feira) e a Diretoria foi empossada durante o culto do dia 22 (domingo). Como Presidente do presbitério, foi eleita a senhora Lori Lauer Cecatto que trabalhará junto com Ilson Koren (Vice-Presidente), Flávia Lucia Hamerski (Secretária), Zilar Meincke Klarmann (Vice-Secretária), Kedy Meurer Lopes (Tesoureira) e Dirceu Ernani Benedix (Vice-Tesoureiro).
Relação do Presbitério:
•    Presidente: Lori Lauer Cecatto                              
•    Vice-Presidente: Ilson Koren                  
•    Secretária: Flávia Lucia Hamerski          
•    Vice-Secretária: Zilar Meincke Klarmann        
•    Tesoureira: Kedy Meurer Lopes              
•    Vice-Tesoureiro: Dirceu Ernani Benedix      
VOGAIS
•    Noeli Abentroth                      
•    Lauri Hammes                    
•    Alberto Hübner                 
CONSELHO FISCAL
•    Ivo Rieger                                                                                            
•    Ivo Mai                                                              
•    Mário Tesche               
SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL
•    Arthur Kern                      
•    Neri Schröer                                                            
•    Ernani Krause                        
DELEGADOS À ASSEMBLÉIA SINODAL
•    Titular: Nélvi Werkhäuser Herpich    
•    Suplente: Lori Lauer Cacatto              
DELEGADOS AO CONSELHO PAROQUIAL      
•    Lourdi Bender                      
•    Nilson Herpich                        
•    Telci Krause                                
•    Valdomiro Weinheimer                    
SUPLENTES DE DELEGADOS AO CONSELHO PAROQUIAL  
•    Osvaldo Dill
•    Antônio Rosa da Silva
•    Adilson Schrammel
•    Paulo Ergang  
COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO
•    Paulo Klarmann                  
•    Ronald Kirchoff                                                   
PROMOÇÕES E EVENTOS
•    Ari Nelson Hannusch              
•    Célia Dill              
•    Neri Quitaiski                                  
•    Janete Schmidt                              
•    Nelda Sipp Hettwer

Registrado caso de ferrugem asiática em Três de Maio

A imagem é ilustrativa / Arquivo PMN
O primeiro caso de ferrugem asiática na soja na atual safra na região Noroeste foi registrado numa lavoura em Três de Maio. Em todo o Rio Grande do Sul são duas ocorrências. Outro caso foi constatado em Cachoeira do Sul.
Segundo o agrônomo da Cotrimaio Marcos Vinícius Schneider, para se desenvolver a ferrugem asiática necessita de umidade permanente num período entre seis e oito horas. Por isso, com o tempo seco que era registrado, a doença não se manifestava. Porém, a partir de agora, com as chuvas, os agricultores devem ter atenção nas lavouras.
Schneider frisou que no ano passado nesta mesma época começaram surgir vários focos de ferrugem asiática na região.
Marcos Vinícius Schneider enfatiza a importância da chuva neste momento em que a soja apresenta-se em floração ou prestes a iniciar este processo. No geral, entre 45 e 50 por cento da soja já está no período de floração e precisa de muita umidade.

Vereador de Horizontina é algemado e preso por desacato a autoridade policial

O caminhão foi apreendido e recolhido ao 
depósito do Detran de Horizontina
Larri Lauri Jappe, de 52 anos, foi detido ontem ao ser abordado por uma patrulha da Brigada Militar do município, comandada pelo sargento De Lima. De acordo com a BM, a abordagem foi motivada porque o caminhão do vereador, utilizado para transporte de leite, estaria com a documentação irregular. A documentação indica que o veículo tanque esta registrado como de carroceria. O mesmo caminhão já havia sido abordado dias antes e concedido o prazo para a regularização, o que não foi feito. O vereador disse que naquele momento, o da abordagem, seu motorista dirigia-se à Santa Rosa para a inspeção veicular e correção das irregularidades. Um documento do Detran teria sido apresentado aos PMs com prazo para regularização até o dia 25 de janeiro. Ao saber da remoção do veículo Larri se deslocou ao local e tentou impedir o recolhimento, entrando em discussão com o sargento De Lima que teria sido desacatado e deu voz de prisão ao suposto acusado. Houve reação do político. O vereador acabou sendo algemado e levado à Delegacia de Polícia da cidade para a lavratura do Termo Circunstanciado (TC).

Escolas Municipais continuam em reformas

Foto: Ramone Pacheco
A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, comunica que neste primeiro mês de 2012, segue com suas atividades de recuperação e reformulação das Escolas da Rede Municipal de Ensino.
Segundo a secretária de Educação, Maria Elena Naressi, o muro em torno de todo o perímetro da Escola Municipal de Educação Infantil São Mateus já foi concluído e  estão em fase de conclusão as reformas da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, que está passando por uma remodelação total.
Maria Elena destaca ainda que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Sales Guimarães também está passando por uma reforma total do prédio, incluindo a troca de telhado, pintura externa, reforma dos banheiros (masculino e feminino) e  a construção de um banheiro novo para a Educação Infantil. “Estas reformulações nas Escolas Municipais irão possibilitar um melhor atendimento às crianças e boas condições de trabalho para os professores”, informa.
Para o prefeito municipal, Olívio José Casali, estas melhorias são muito importantes para possibilitar melhores condições de aprendizagem e valorizar os educadores.

Mesmo abaixo da média, chuva beneficia soja plantada até novembro

Na propriedade de Ricardo Brum, em Cruz Alta, chuva entre a última 
quinta feira e o domingo variou entre 70 e os 150mm, ocasionando melhoras 
na lavoura de soja / Foto: Roberto Witter / Agencia RBS
A chuva significativa dos últimos dias deu ânimo novo aos agricultores que plantaram soja até o fim de novembro. Às vésperas da fase de florescimento na maioria das lavouras, a projeção de técnicos e produtores é de que a planta cresça entre 15 e 20 centímetros em, no máximo, uma semana.
O salto na estatura significa esperança renovada para quem já projetava perdas de até 100%. Nos 1.080 hectares do agricultor Ricardo Brum, a chuva foi vasta e desigual. Em parte da área, a precipitação foi próxima dos 70 mm. Em outros locais, ultrapassou os 150 mm, em um período de apenas quatro dias.
— Até quinta, eu já imaginava perder tudo o que havia plantado. Mas essa chuva dos últimos dias deu um ânimo novo — conta Brum, com as canelas encharcadas pela água que atingia suas lavouras na terça-feira, em Cruz Alta.
Mas o produtor ainda faz ressalvas quando o assunto é a próxima colheita. Estima perdas em torno dos 50%.
— Foi um período muito grande de estiagem no crescimento da planta. Imagino colher 25 sacas por hectare. No ano passado, foi o dobro.
Produtores de arroz também comemoram
Engenheiro agrônomo e consultor, Jorge Vargas afirma que a soja mais beneficiada é a que foi cultivada até o final de novembro e também considera que haverá redução da produtividade neste ano.
— Temos situações muito diferentes, principalmente porque a chuva é desigual. Mas a produtividade baixa já é uma realidade. Na região Noroeste, em áreas que tiveram bom desenvolvimento, dificilmente teremos alguém que alcance uma média de 40 sacas por hectare. Na maioria dos casos, a média irá girar em torno de 20 sacas, mesmo com a chuva de agora e o crescimento das lavouras — afirma.
Em Santa Maria, o produtor rural Mazoni Farinha, 60 anos, investiu todas as suas reservas para comprar adubo e sementes de arroz e usar nos quatro hectares de sua propriedade, no distrito de Arroio Grande. Mas a estiagem queimou 50% da plantação e dificultou o desenvolvimento da outra metade. Por isso, quando começou a chuva na tarde de terça, ele só pedia que ela não parasse.
Os nove distritos de Santa Maria foram beneficiados com a precipitação de ontem. Em Santo Antão, onde o volume de chuva foi de 40 mm, plantações de mandioca, amendoim e batata-doce estão se recuperando totalmente.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, as últimas chuvas foram especialmente boas para revitalizar as pastagens e para as lavouras de soja, milho, hortaliças. Mas ainda é pouca para juntar água em açudes usados no abastecimento dos animais. Por isso, a prefeitura está criando bebedouros nos distritos.

Governo anuncia anistia do Troca-Troca de Sementes

A atividade ocorreu no Palácio Piratini
Durante reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS) sobre estiagem nesta terça-feira (24), o governador Tarso Genro anunciou várias iniciativas para amenizar os efeitos para os agricultores. Entre elas, a anistia do programa Troca-Troca de Sementes, em que o Executivo deixará de cobrar R$ 24 milhões dos produtores.
Também foram anunciadas contratações emergenciais de servidores para acelerar a emissão de licenças ambientais para construção de açudes e cisternas. Conselheiros ligados ao setor primário manifestaram suas necessidades e posições sobre as alterações climáticas e os apoios necessários do poder público.
A atividade ocorreu no Palácio Piratini, após o painel com o diretor-geral da FAO no Brasil, José Graziano, sobre segurança alimentar e o decreto estadual que titula 2012 como ano estadual do cooperativismo.
Nova reunião do CDES-RS sobre estiagem está agendada para a próxima quarta-feira (1º/2), às 9h, na sede da secretaria do Conselho com o objetivo de dar andamento à formulação de políticas permanentes e programas estruturais para combater a falta de chuvas.

Olavo entrega a 4ª máquina adquirida em menos de dois anos

Prefeito Olavo entrega novos maquinários  
O centro da cidade de Tuparendi viveu um clima de festa no final da tarde de ontem. O motivo foi a entrega oficial de uma nova “Pá Carregadeira” recentemente adquirida pela Prefeitura, de uma caminhonete S-10, que será usada pela Secretaria da Agricultura, e de equipamentos que irão incrementar a Feira do Produtor. O prefeito Olavo Pawlak, aproveitou a ocasião para expor em frente a Prefeitura, outras três máquinas que foram adquiridas entre 2010 e 2012 ( duas retroescavadeiras e uma patrola ), além de um automóvel Prisma adquirido no ano passado, e que está sendo usado pela Secretaria da Saúde.
A entrega aconteceu em  uma cerimônia simples, onde se manifestaram o representante da ACI, Nelson Dalpai, o presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais, Oscar Avrella, do representante  da Feira do Produtor, Jaime Kreulich, e o prefeito Olavo. Em sua fala Olavo ressaltou o empenho e o trabalho que precisou ser desenvolvido por sua equipe, para poder adquirir todos estes bens, e o esforço para poder honrar as contrapartidas que precisaram ser oferecidas pela Prefeitura. A prefeitura divulgou um documento ( veja anexo ), listando as principais aquisições e investimentos realizados  no curto período de dois anos. Segundo informou o prefeito, somente em máquinas e equipamentos foram investidos R$ 1.575.128,00. “É um período histórico. Pelo trabalho, pelo esforço e pelo resultado de tudo isso. São quatro máquinas novas, um automóvel, uma caminhonete, equipamentos para a Feira do Produtor, e outros, que somados aos investimentos em obras como os dois postos de saúde, obras de asfalto, a escola de Educação Infantil, e outros, somam mais de R$ 4 milhões que foram investidos em dois anos de governo”, declarou o prefeito na solenidade de entrega da nova máquina, caminhonete e equipamentos para a Feira do Produtor.

Porto-mauense completou 96 anos de idade com saúde e lucides

Dona Josefina completou 96 anos 
No dia 18 de janeiro de 2012, Josefina Ricardi Pisoni, completou 96 anos de idade.
Josefina é natural de São José, interior de Garibaldi / RS, filha de Francisco e Maria Locatelli Ricardi, casou-se em Garibaldi com Francisco Pisoni, tiveram dois filhos Alcir e Noêmia.
Em 1941, mudaram-se para o atual Município de Porto Mauá, primeiramente fixaram residência em São José do Mauá, após Reservado do Mauá onde residiram por 16 anos, depois para Barra do Santo Cristo, na propriedade onde atualmente reside o filho Alcir Pisoni. Atualmente reside com a neta Neuci Pisoni dos Reis, no centro de Porto Mauá.
Josefina acompanhou muitos acontecimentos no município, por inúmeras vezes trabalhou na Festa dos Navegantes, presenciou inúmeras enchentes, a passagem de Distrito para Município, entre outros.
Josefina se orgulha de ter atingido 96 anos de idade com lucidez e saúde. Lembra da primeira Festa dos Navegantes em que participou, que haviam chegado em torno de 30 a 40 caminhões carregados com pessoas em cima das carrocerias, todos estavam empoeirados, desceram dos caminhões, se lavaram no rio Uruguai e foram participar da festa, fato que lhe marcou na primeira festa.