02 julho 2011

Itamar Franco será velado em Juiz de Fora e cremado em Belo Horizonte

Itamar Franco será velado em Juiz de Fora e cremado em 
Belo Horizonte 
Crédito: Renato Araújo / ABr / CP Memória
O corpo do ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS), de 81 anos, que faleceu na manhã deste sábado, será velado em Juiz de Fora e depois cremado em Belo Horizonte (MG).  De acordo com a assessoria do senador, Itamar estava acompanhado pelas filhas Georgiana e Fabiana no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).
Itamar estava internado desde 21 de maio para tratamento de leucemia. Desde então, ele permanecia licenciado de suas atividades no Senado. Nos últimos dias, o ex-presidente apresentou um quadro de pneumonia grave e precisou ser transferido para a UTI do hospital.
Biografia
Baiano no registro civil, Itamar se tornou um dos mais destacados e comentados políticos mineiros das últimas décadas. Para o País, surgiu na eleição presidencial de 1989, como candidato a vice de Fernando Collor de Mello. Terminou por assumir a Presidência da República após o impeachment do ex-governador alagoano. Mesmo entre os mais críticos, Itamar costumava ser reconhecido pela retidão ética. Igual reconhecimento ele sempre cobrou em relação ao legado da estabilidade do País: econômica, com o lançamento do Plano Real durante seu governo; e política, com a transição após o desastroso desfecho da gestão Collor.
Itamar nasceu em 28 junho de 1930 a bordo de um navio de cabotagem, no mar entre o Rio de Janeiro e Salvador. A mãe, dona Itália Cautier, havia ficado viúva de Augusto César Stiebler Franco pouco antes do nascimento do filho e o registrou na capital baiana, onde morava um tio. Mas Itamar cresceu e tomou gosto pela política em Juiz de Fora (MG), origem de sua família.
Engenheiro civil, formou-se em 1955 e naquele mesmo ano estreou na política se filiando ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em vão, tentou se eleger vereador em 1958 e vice-prefeito, em 1962. Alcançou o primeiro cargo público - a prefeitura da cidade - cinco anos depois, já filiado ao antigo MDB após o golpe militar de 1964 e o estabelecimento do bipartidarismo. Ficou no Executivo municipal até 1971. No ano seguinte, conquistou um novo mandado na prefeitura, mas em 1974 renunciou e foi eleito senador por Minas Gerais.
Já no PMDB, após o restabelecimento do pluripartidarismo, Itamar foi reeleito para mais um mandato de senador em 1982, na chapa que levou Tancredo Neves ao governo de Minas. Em 1986, deixou o PMDB e filiou-se ao PL para disputar o governo de Minas. Acabou derrotado justamente pelo peemedebista Newton Cardoso, que havia lhe fechado as portas no antigo partido.
Itamar voltou ao Senado, participou dos trabalhos da Assembleia Constituinte, mas antes de encerrar o mandato aceitou o convite do então jovem governador de Alagoas, Fernando Collor de Mello, para compor como vice a chapa vitoriosa na campanha presidencial de 1989. O senador por Minas deixou então o PL para ingressar no obscuro Partido da Reconstrução Nacional (PRN). Mas rusgas com Collor começaram ainda na campanha. Tanto que o presidenciável teria solicitado uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber se poderia trocar seu candidato a vice.

Morre o Secretário da Indústria e Comércio de Três de Maio

Guido participando de um debate
na Rádio Colonial AM
Morreu às 9h da manhã deste sábado, 02, Guido José Cassol, Secretário Municipal da Indústria e Comércio de Três de Maio. Guido, encontrava-se em tratamento de saúde desde que se afastou da secretaria a cerca de 90 dias. Guido Cassol, encontrava-se internado no Hospital Santa Rita no Complexo Santa Casa em Porto Alegre.
O Secretário Guido, deixa uma forte marca na Administração Municipal de Três de Maio, pela sua disposição de sempre lutar e ir em busca da concretização de seus projetos, por diversas vezes foi elogiado na tribuna da Câmara de Vereadores, por sempre atender aos chamados dos vereadores quando lhe solicitavam alguma explicação. Pelo período de um ano e meio, Guido acumulou a Secretaria de Habitação e Urbanismo na atual administração Casali/João Mella.
Guido sempre se disse apaixonado
pelo Botafogo EC de T.de Maio
Guido Cassol, nunca escondeu a sua paixão pelo Botafogo Esporte Clube de Três de Maio, no qual jogou, foi dirigente, torcedor fanático e sempre gostou de contar a história de glórias do Botafogo, inclusive, foi o produtor do Blog do Botafogo (botafogotm.blogspot.com) . Sua morte, ocorre no dia em que o primeiro Bo-tal (Botafogo x Oriental) da história completa 50 anos (02.07.1961).
Guido José Cassol, 60 anos (19.05.1951),  integrante de tradicional família de Três de Maio, deixa enlutados a esposa Gene Maria Cassol, e os filhos Marcos Rodrigo e Jonas Eduardo Cassol, além de um grande circulo de familiares e amigos.
Seu corpo será velado na Câmara de Vereadores, e será sepultado às 10h da manhã deste domingo no Cemitério Comunitário de Três de Maio.

Jovem com problemas mentais agride o pai até a morte em Ijuí

Após receber socos do próprio filho, homem morreu na madrugada deste sábado
Adão Rodrigues da Silva, de 83 anos, foi morto pelo próprio filho, de 25 anos. O crime ocorreu na noite de sexta-feira na residência da vítima, no bairro Mundstock, em Ijuí.
O jovem, que tem problemas mentais, entrou em surto psicótico e atacou o pai a socos. A mãe do rapaz também estava na casa, mas não foi agredida.
Silva chegou a ser levado para o hospital, mas morreu por volta da 1h deste sábado. O jovem está internado no Hospital de Caridade de Ijuí sob supervisão de policiais militares.

Secretaria confirma 11 novos casos de gripe A H1N1

Chegaram nesta sexta-feira ao Rio Grande do Sul 140 mil 

doses de vacina monovalente contra gripe A
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), da Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou, nesta sexta-feira (1º), mais 11 casos de gripe A H1N1 no Estado, existindo entre eles um óbito. Até hoje, no Rio Grande do Sul, foram notificados 536 casos suspeitos, 37 foram confirmados, 365 descartados e 134 estão em investigação e sete óbitos foram registrados.
Os novos casos confirmados, nesta sexta-feira ocorreram nos municípios de:
Santa Cruz do Sul - 4 casos
Vera Cruz - 1
Candelária - 3
Rio Pardo - 1
Hulha Negra - 1 (óbito)
Pelotas - 1
A situação de Hulha Negra está relacionada a uma mulher de 55 anos, não vacinada, diabética, que foi internada e faleceu em Bagé.A chefe da Divisão de Vigilância Sanitária do CEVS, Marilina Bercini esclarece que a situação é de normalidade. "Está sob controle e não se caracteriza como uma epidemia até o momento", afirmou. Marilina destaca que outros vírus respiratórios, como o da influenza A sazonal também circulam no Estado.
Medidas de prevenção
A Secretaria Estadual da Saúde reforça ainda que as medidas de prevenção devem ser mantidas, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel. Ao tossir ou espirrar proteger a boca e o nariz, afastar doentes do convívio social, ventilar os ambientes e evitar aglomerações. Em caso de sintomas gripais como febre, tosse, dores no corpo, dores de garganta, a pessoa precisa consultar um médico que deverá receitar antiviral (oseltamivir). Em caso de piora, é imprescindível retornar ao médico.
Vacinas
Chegaram nesta sexta-feira ao Rio Grande do Sul 140 mil doses de vacina monovalente contra gripe A, que sobraram da campanha imunização do ano passado. Essas doses serão distribuídas na próxima semana, de acordo com a população das regiões, com ênfase nos locais com circulação da gripe A.

Texto: Assessoria de Imprensa
Edição: Redação Secom 

Ministro da Agricultura anuncia boas notícias para exportação de carne suína

Por Deise Froelich
O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, esteve em Santa Rosa nesta manhã e anunciou boas notícias em relação à exportação de carne suína.
Uma equipe de técnicos brasileiros estará na Rússia na próxima segunda-feira para acertar o acordo do comércio de carne.
- Na terça-feira o Senhor Danckver, que é o responsável por toda a questão da sanidade animal na Rússia, nos comunicou que está pronto para receber na segunda-feira próxima, a missão, que está saindo amanhã do Brasil. São cinco técnicos que estarão dando aos rumos às últimas informações necessárias para o restabelecimento do fornecimento – anunciou.
Investimentos em laboratórios e um novo cenário de exportação
Em visita à Alibem, o Ministro elogiou a estrutura existente em Santa Rosa e também destacou a necessidade de investimentos nos laboratórios. A presidente Dilma liberou a aplicação de recursos necessários para pôr os laboratórios brasileiros em condições de igualdade com os melhores do mundo. Segundo o Ministro, em torno de R$ 50 milhões serão liberados para fazer as análises e os investimentos solicitados pelos russos.
No entanto, Rossi lembra da necessidade de as empresas se adequarem às novas exigências de mercado.
- Os industriários de carne precisam estar preparados para serem vistoriados por qualquer nação do mundo que quiser comprar do Brasil. Não é justo, por exemplo, que aqui em Santa Rosa não temos uma empresa modelar que tem todos os requisitos aprovados e possa ser prejudicada por uma empresa que não cumpriu suas obrigações – destacou.
A expectativa é que com as mudanças nos laboratórios brasileiros, o fornecimento de carne suína seja retomado normalmente para a Rússia.

Inter confirma saída de Julinho Camargo

Julinho Camargo será confirmado pelo Grêmio para o lugar de Renato
Foto:Valdir Friolin / Agencia RBS
Julinho Camargo não é mais auxiliar técnico do Inter. A informação foi confirmada na madrugada deste sábado pelo site oficial do Colorado. Feito o pedido de demissão, o profissional será confirmado neste final de semana pelo Grêmio,  confirmando a informação apurada nesta sexta pelas repórteres do Diário Gaúcho Christiane Matos e Mariana Mondini.
"A mudança em nada abalará o bom trabalho de Falcão à frente do grupo campeão gaúcho de 2011 em sua caminhada rumo ao título do Brasileirão", diz a página.
Julinho Camargo pediu demissão do Inter. Segundo a página, o auxiliar comunicou aos dirigentes colorados sua intenção de deixar o Beira-Rio na noite desta sexta.
"O Inter aceitou o seu pedido de desligamento e já tomou medidas para a pronta reestruturação da comissão técnica de Paulo Roberto Falcão, que serão anunciadas neste final de semana", diz a comunicado.
Ainda antes da confirmação oficial, o assessor de futebol colorado Alexandre Chaves Barcellos conversou com o clicEsportes sobre a o papel de Julinho na reação do time, que vem de goleadas por 4 a 1 sobre o Figueirense e 4 a 0 sobre o Atlético-MG pelo Brasileirão.
— O Julinho fez um trabalho muito importante para esta reação ao lado do Falcão, um trabalho muito bem feito. Quem acompanha os treinos sabe disso — disse o assessor colorado.
O profissional retorna ao clube onde trabalhou entre 2005 e 2009, conquistando títulos como o Brasileiro Sub-20, a Taça Belo Horizonte e o Angelo Dossena, na Itália. Antes, ele trabalhou entre 1994 e 2000 no Inter.