10 agosto 2011

Seleção cai para a Alemanha, e Mano segue sem vencer clássicos

Sem Ganso como titular, Neymar usou a camisa 10 da Seleção
Brasileira na Alemanha (Foto: Reuters)
Mudanças no time, mas sem mudança no histórico: com Paulo Henrique Ganso barrado, Neymar de camisa 10 e as entradas dos estreantes Ralf e Fernandinho, a Seleção Brasileira foi derrotada por 3 a 2 pela Alemanha nesta quarta-feira, em Stuttgart, e segue sem vencer clássicos sob o comando do técnico Mano Menezes. O time canarinho não caía para o rival desde 1993 (cinco partidas).
Os gols só saíram no segundo tempo na Mercedes Benz Arena: Schweinsteiger, Götze (chamado de "Lionel Messi alemão" por Franz Beckenbauer) e Schürrle, após falha de André Santos na área, marcaram para o time de Joachim Löw, enquanto Robinho - de pênalti - e Neymar fizeram para o Brasil. O atacante do Milan acabou com um jejum pessoal que durava desde 2 de julho de 2010, quando a Seleção foi eliminada da Copa do Mundo pela Holanda.
Mano Menezes e Joachim Löw: duelo do lado de fora
do gramado (Foto: Getty Images)
No total, Mano tem 13 jogos no comando do Brasil: seis vitórias, quatro empates e três derrotas. Desde a saída de Dunga, a Seleção não venceu adversários considerados de expressão: 1 a 0 para Argentina e França, 0 a 0 com a Holanda e, na Copa América, foi eliminada pelo Paraguai (2 a 2 na primeira fase, depois 0 a 0 nas quartas com derrota nos pênaltis). A última vez que o time canarinho bateu um rival de tradição foi em 14 de novembro de 2009: 1 a 0 sobre a Inglaterra em amistoso (depois, no Mundial, ficou no 0 a 0 com Portugal e foi derrotado pelos holandeses).
Os próximos amistosos marcados pela CBF são contra a Argentina, em 14 e 28 de setembro, na reedição da Copa Rocca, e as seleções só poderão contar com atletas que atuam nos campeonatos locais. Mano vai convocar no próximo dia 18. Há também um jogo confirmado com o México em 11 de outubro, mas o time de Mano enfrentará ainda Espanha e Itália neste ano, sem datas anunciadas até o momento.

Aonde estava a caixa reservatório de água ?

Esclarecida a polemica da caixa reservatório de água
Por decorrência de um temporal que assolou Três de Maio nesta terça-feira, 10, no texto de notícia que vinculamos neste site no dia de ontem, consta que a caixa reservatório de água que atravessou a Av. Uruguai indo a parar no muro da casa dos padres da Comunidade Católica, estava em Cida do prédio em construção, o Edifício Atenas localizado na Av. Uruguai esquina com a rua Santa Cruz, mas não confere.
A informação foi passada de forma errada, ou um mal entendido por parte de um operário da obra, que teria dito ao editor deste site, que a mesma estava no terraço do prédio de 9 andares, mas na verdade a caixa encontrava-se no chão, amarrada ao lado da obra, de onde foi arrancada com a força dos ventos.
Esclarecido o fato, pedimos escusas principalmente aos responsáveis pela obra e os proprietários e futuros moradores do Edifício Atenas, as quais deixamos bem claro que única intenção era de levar uma informação correta do acontecido.

A pessoa do educador é pauta de reunião administrativo pedagógico da SMECDT

Foram deliberados diversos assuntos de ordem 
administrativa e pedagógica
Com o retorno das atividades letivas do segundo semestre, a equipe da Secretaria Municipal de Educação de São José do Inhacorá esteve reunida com os professores e funcionários das escolas municipais para deliberar diversos assuntos de ordem administrativa e pedagógica.
A reunião foi organizada com proposta de trabalho para dois momentos. O primeiro, reuniu todo o grupo em um cenário propício para realizar reflexões sobre o ato de educar. A mediação da atividade se deu com o Profº Edinho de Santa Rosa, o qual oportunizou aos participantes momentos de interiorização valorizando a pessoa do educador.
Na oportunidade também tornou-se público o reconhecimento das escolas, através das diretoras Marta Dinkowski e Sandra Reckziegel que participaram com êxito do Prêmio Gestor Escolar, as quais compartilharam o sucesso das atividades com todos os seus colaboradores.
Na sequência, a Dirigente Municipal de Educação, Profª Adriane Waechter conduziu os trabalhos com o grupo de professores,  realizando um feedback das atividades realizadas no primeiro semestre e os encaminhamentos para o segundo semestre letivo. A Pedagoga Ana Cristina Martinelli, nova integrante da Secretaria também fez uso da palavra apresentando sua proposta de trabalho dentro das atribuições do seu cargo, as quais visam o suporte pedagógico para que os docentes possam continuar realizando de forma segura e exitosa as suas práticas educativas.
A secretaria agradece o envolvimento da servidora Fátima na decoração e preparação do ambiente e também as escolas que ofereceram o coffe breack aos participantes e colaboraram na organização do evento que foi uma surpresa para os participantes.

Hoje você tem um compromisso com a região

A população de todo o Rio Grande do Sul tem um compromisso com a cidadania e com a sua região na próxima quarta-feira. No dia 10 de agosto, ocorre em todo o Estado a votação de prioridades do Orçamento Estadual 2012. Em todas as regiões, os cidadãos terão urnas para votar em cédulas de papel, e também poderão dar seu voto pelo Portal da Participação, www.participa.rs.gov.br. Os quatro projetos mais votados em cada região serão incluídos para execução no orçamento do próximo ano. 
As cédulas em papel e virtuais trazem a listagem de projetos definidos como prioritários em cada região por meio de assembleias e discussões realizadas nas primeiras fases de debate participativo do Orçamento. Para cada região do Estado, há uma cédula diferente. Podem votar todos os cidadãos que possuem título eleitoral, portando um documento de identidade. Através da internet, o eleitor tem de registrar o número da carteira de identidade e do título eleitoral. 

Vigilância Sanitária, Qualidade de Vida!


Waldemo Kochhann – Agente da Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária é definida como ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos de saúde e de intervir nos problemas sanitários que decorrem do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços dirigidos à Saúde, e que abrangem amplamente os elementos determinantes do processo  saúde/doença/qualidade de vida, que entende-se como risco ou problemas/necessidades de saúde à produção, circulação e consumo de bens e serviços.
A cada ano, os municípios da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, formalizam a atuação das ações que serão desenvolvidas em cada setor da vigilância sanitária. A adesão é através de termo assinado pelo secretário municipal, delegado regional e aprovado pelo conselho municipal de saúde, se comprometendo a assumir de acordo com sua capacidade técnica, as ações de baixa complexidade (básicas).
Estas ações básicas normatizadas por resolução e de responsabilidade de municípios de pequeno porte são as seguintes: área de água que corresponde a reservatórios e poços artesianos sendo estes monitorados pela vigilância e, a meta assumida é de 60 amostras/ano, 05 amostras/mês, as quais são enviadas ao laboratório da 14ª CRS que faz a análise físico-química, como turbidez, cloro residual livre e flúor, bem como microbiológico (coliformes totais e coliformes termo-tolerantes) e retorna o resultado para o município onde são lançados no Programa SisAgua e após, arquivadas.
Ações nas áreas de todos os estabelecimentos de saúde, área de medicamentos, área de cosméticos, saneantes e área de estabelecimentos de interesse à saúde. Estes estabelecimentos que estão sob vigilância sanitária, estão se mantendo, com  os cadastros atualizados e há visitas periódicas para controlar tudo que acontece.
A área de comércio de alimentos, recebe estes mesmos cuidados, onde são vistoriados verificando-se o armazenamento, embalagens com danos, ou amassados, estufados, enferrujados, trincadas, vazando, rasgadas, abertas entre outros prejuízos, além do mais importante que é a rotulagem, quesito ordinário que comprova a procedência e prazo de validade.
“Desde sua implantação, o município de São José do Inhacorá, teve uma significativa melhoria nesta área, graças aos nossos munícipes que sempre nos ajudam para que todas as situações ora encontradas tenham um bom desempenho e com certeza estamos comprometidos para cada vez mais melhorar as condições de saúde pública de nossa população” – afirma Waldemo, agente da vigilância sanitária.

Mais de 100 mil pessoas são afetadas pelo temporal no Rio Grande do Sul

Enchente em São Sebastião do Caí obrigou dezenas de famílias 
a saírem de casa
Foto:Tadeu Vilani
Prefeituras de 18 municípios decretaram situação de emergência e estão com Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) formalizada junto à Defesa Civil. Quase todos ficam na região Norte, a mais atingida por temporais, inclusive com queda de granizo. Além disso, 42 municípios já estavam com situação de emergência homologada em função das chuvas do final do mês de julho.
Segundo dados oficiais da Defesa Civil, até a noite desta terça-feira eram 111.128 pessoas afetadas pela chuva ocorrida desde domingo, 2.278 desalojados, 712 desabrigados e quatro deslocados (que deixaram suas casas por iniciativa própria na iminência de alagamento). Ainda são contabilizadas 3.685 edificações atingidas, entre residências, estabelecimentos comerciais, prédios públicos, pontes e outras construções.
Na Fronteira Oeste, Santana Livramento ainda tem pontos isolados de falta de energia na zona rural.
Situação em SC
Em Santa Catarina, cinco municípios estão em situação de emergência por causa da chuva. São Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis, Lontras; no Vale do Itajaí; Cordilheira Alta, no Oeste; Lages, na Serra, e Três Barras, no Norte do Estado. No total, 28 municípios de Santa Catarina enfrentam casos de alagamentos, deslizamentos de encostas e destelhamentos. Os problemas afetam quase 130 mil pessoas.

Após vento forte, Hospital de Humaitá foi destelhado

Dieison Groff, divulgação
Pacientes internados na enfermaria do hospital Adesco de Humaitá tiveram que ser transferidos para outra ala. Em função do temporal, em torno de 250m2 do hospital foi destelhado, durante a última madrugada. Ninguém se feriu em decorrência do temporal. 
Logo após os pacientes foram levados para acomodações mais seguras. Nesta tarde o trabalho é de reconstrução do telhado danificado, que deve ser agilizado o mais breve possível, com a ajuda de voluntários da comunidade.
De acordo com o presidente do hospital Adair Gonçalves de Azevedo, a área foi reformada no ano passado. Como trata-se de uma associação, o hospital conta com doações para a recuperação do telhado. Portanto, quem quiser ajudar com algum tipo de material de construção ou trabalho voluntário, pode entrar em contato pelo telefone (55) 3525-1288.