03 outubro 2012

HSVP mobiliza comunidade em ação pela vida

Uma equipe do Hemocentro de Santa Rosa passou o dia em
Três de Maio
Mutirão de doação de sangue realizou 82 coletas, demonstrando a solidariedade da comunidade tresmaiense e a importância do papel do Hospital São Vicente de Paulo na sociedade

O profundo respeito pela vida, um dos princípios do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, também é demonstrado através de ações como o mutirão de doação de sangue realizado na instituição na sexta-feira, 28, que levou quase 100 pessoas ao Hospital para o importante gesto solidário. Após a triagem, foram realizadas 82 coletas, atingindo a meta projetada pelo HSVP. Segundo o enfermeiro Geovani Ricardo Kunz, responsável pela Agência Transfusional, a grande participação no mutirão mostra o comprometimento da comunidade em ajudar a salvar vidas. “É uma demonstração da solidariedade do povo tresmaiense, um ato de amor pela vida.”

Uma equipe do Hemocentro de Santa Rosa passou o dia em Três de Maio para realizar a coleta, com auxilio de profissionais do HSVP. Para Deise Regina Benetti, coordenadora administrativa substituta do Hemocentro, as coletas externas como a realizada no Hospital São Vicente de Paulo são importantes para que os estoques sejam mantidos. “Mais de 50% das coletas ocorrem em outros municípios, com ações realizadas todas as sextas-feiras nos hospitais da região. O pessoal sempre está presente, colaborando com o Hemocentro. Hoje nossos estoques estão em um nível seguro. Mas, se tivermos algum problema de baixa do estoque, tentamos marcar mais uma coleta durante a semana em algum município”, ressalta Deise.

A coordenadora complementa que apesar de toda a tecnologia existente atualmente, ainda não existe nenhum substituto sintético para o sangue. “Hoje a doação é a única maneira de se dar a vida a quem precisa de sangue. Para nós é um pequeno gesto, mas para quem precisa é a diferença entre a vida e a morte.”

A direção do HSVP agradece a todos os doadores e às instituições parceiras nesta importante ação pela vida.

Lideranças da Cotrimaio participam de reuniões

Silceu  destacou sua experiência da viagem aos EUA
A Cotrimaio reuniu suas lideranças em toda a área de abrangência, para tratar assuntos pertinentes à cooperativa. Foram 16 reuniões e encerraram no último dia 01 de outubro. Após a abertura realizada pelo diretor secretário da Cotrimaio, Silceu Dalberto, foram tratados os assuntos da pauta.

Cada supervisor apresentou os rendimentos de sua filial e o Diretor Silceu apresentou os rendimentos de toda a Cooperativa no primeiro semestre de 2012, bem como os pontos levantados dentro do Projeto de Reestruturação da Cooperativa, realizado através do Procap-Agro, que foi criado para promover a ampliação de capital de giro e a reestruturação da estrutura patrimonial das cooperativas de produção agropecuária. Também foi destaque nas reuniões o Departamento da Agricultura Familiar - DAF, aonde os líderes receberam material informativo e maiores informações sobre como participar e ainda as melhorias e investimentos que serão realizados no DAF e no setor de grãos e pecuária leiteira foram apresentados aos líderes, para que repassem as informações aos demais associados, além de outros assuntos gerais de interesse dos associados.

Silceu Dalberto ainda destacou sua experiência da viagem aos EUA, “Há uma quebra grande nos Estados Unidos e isso beneficia a produção e a expansão da área agrícola no Brasil”. Os produtores brasileiros terão lucratividade garantida para as safras de 2013 e 2014, tanto a soja quanto o milho. Os preços do cereal se manterão com ótimas perspectivas para os próximos dois anos.

Segundo Silceu, as reuniões foram “extremamente produtivas”, pois as lideranças são os representantes que levam as informações até a comunidade onde moram.  “Por terem contato com associados de localidades diversas, os líderes desempenham também um papel deliberativo na Cooperativa. Eles participam das decisões, trazem críticas construtivas para a coletividade”.

Temporal no RS também provoca estragos em Passo Fundo

Equipes trabalharam na madrugada após estragos do
temporal (Foto: Fabio Lehmen/RBS TV)
O temporal que atingiu a Metade Norte do Rio Grande do Sul entre a noite e a madrugada desta quarta-feira (3) provocou estragos também em Passo Fundo. Segundo levantamento preliminar do Corpo de Bombeiros, são cerca de 100 casas destelhadas, além de uma residência destruída após a queda de uma árvore. Não há registro de feridos. Ainda chove pela manhã no município.

"Distribuímos cerca de 300 metros de lonas, além das que a Defesa Civil distribuiu. Foram 25 ou 30 minutos de destruição", relatou o sargento Paulo Getúlio Borda de Moraes ao G1. "A árvore que caiu sobre na casa era um eucalipto de grande porte, destruiu. Caiu sobre o quarto do casal, que conseguiu sair ileso", completou.

Árvores também caíram nas ruas da cidade, bloqueando a passagem de veículos, mas equipes trabalharam durante a madrugada para desobstruir as vias, segundo o sargento. Os bairros mais atingidos foram José Alexandre Zácchia, Victor Issler, São José, São Cristóvão e Bosque. Durante a manhã será feito um levantamento mais preciso.

No bairro Zácchia, equipes da RGE foram deslocadas para consertar um poste de energia que foi derrubado com o vento. A região ficou totalmente sem luz. No bairro São José também faltou energia. Os técnicos da empresa estimam que pelo menos 10 mil clientes na cidade ficaram sem luz na madrugada.
Segundo dados da Central de Meteorologia do Grupo RBS, a rajada de vento mais forte na cidade foi registrada às 23h55 de terça-feira (2), com 88,5 km/h. Já a Somar Meteorologia mediu a velocidade do vento no município em 102,2 km/h.
No interior do município também houve registros de estragos. Na localidade de Bela Vista árvores caíram sobre as estradas vicinais. Em outros pontos, como São Roque e Santa Gema, também há estragos em residências e árvores arrancadas.

Outros municípios
Ainda na noite de terça, um temporal por volta das 21h30 destelhou cerca de 50 casas no município de Ijuí, na Região Noroeste, segundo o Corpo de Bombeiros. Parte da cidade ficou sem luz. Os maiores problemas ocorreram nos bairros Erval, Alvorada, Getúlio Vargas e Ferroviário. Todos os bombeiros que estavam de folga foram chamados para reforçar o socorro aos atingidos pela chuva.

Uma árvore caiu e bloqueou a RS-344 na cidade de Entre-Ijuís, também na Região Noroeste. Em Santo Ângelo, o Corpo de Bombeiros foi acionado por quatro famílias que tiveram as casas destelhadas e solicitavam lonas para cobrir suas residências.

Temporal destelha cerca de 50 casas em Ijuí, RS, diz bombeiros

Em Três de Maio (foto), esta quarta-feira começou com a
chuva que caiu durante toda a noite passada
(Créditos: Paulo Marques)
Em Três de Maio (foto), esta quarta-feira começou com a chuva que caiu durante toda a noite passada

Um forte temporal por volta das 21h30 destelhou cerca de 50 casas no município de Ijuí, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, segundo o Corpo de Bombeiros. Parte da cidade ficou sem luz. Os maiores problemas ocorreram nos bairros Erval, Alvorada, Getúlio Vargas e Ferroviário. Todos os bombeiros que estavam de folga foram chamados para reforçar o socorro aos atingidos pela chuva.

Uma árvore caiu e bloqueou a RS-344 na cidade de Entre-Ijuís, na Região Noroeste do estado. Segundo a Brigada Militar, o trânsito ficou lento por meia-hora, mas a situação já foi reestabelecida.

Em Santo Ângelo, o Corpo de Bombeiros foi acionado por quatro famílias que tiveram as casas destelhadas e solicitavam lonas para cobrir suas residências.

PIM - São José do Inhacorá O bebê aos sete meses

Primeira Infância Melhor
Nesta fase de desenvolvimento o bebê começa a se preparar para ser independente e se locomover pela casa, assim já é hora de o bebê ficar sentado. Com 7 meses, sua coluna já está mais firme e o bebê já consegue ficar sentado sozinho, às vezes inclinado para frente e com as mãos apoiadas no chão para não desequilibrar. Com o tempo, ele vai ganhando confiança e passa a ficar sentado com a coluna bem retinha, sem nenhum tipo de apoio.

Vai então se preparando para engatinhar e começa a se locomover voluntariamente. Eles se arrastam e rolam para alcançar objetos que estão longe e alguns chegam até a inventar moda se arrastando sentado. Na linguagem também o progresso é evidente e o bebê começa a usar sílabas como da-da, pa-pa, ga-ga. Ele se diverte com os sons que ele próprio emite. Encantam-se com as pessoas, e que alegria conhece bem sua família, podendo ficar encabulados se algum estranho pegá-lo no colo, já se for conhecidos, vão adorar passar de um colo para o outro.

As brincadeiras que divertem aos 7 meses são as mais animadas, como aquela em que colocamos a criança sentada nos joelhos e fazemos como se ela estivesse andando de cavalinho. A criança ri alto com a brincadeira, gosta da sensação, fica excitada e pede mais quando paramos, se balançando e jogando o corpo para trás. Participa ativamente das brincadeiras, não só “pedindo mais” com gritos e movimentos, mas também estabelecendo contato com as pessoas, olhando, balbuciando e até mesmo esboçando imitações.

O bebê ganha um novo ponto vista, ele agora está sentado e vê o mundo mais do alto. Novas possibilidades são descobertas. Portanto estimule seu bebê o mais que puder.

Quando a criança começa a sentar, uma série de brinquedos entra no seu campo de interesse e a brincadeira fica muito mais divertida. Ela está pronta para brincar com cubos que tenham guizos embutidos, caixas que se encaixem uma dentro da outra, brinquedos e argolas empilháveis.

Sentada, a criança pega um objeto com cada mão, troca os brinquedos de mão, e com isso, aprende cada vez mais. Sente a criança no chão e coloque seus brinquedos preferidos em volta dela. Ela vai observar e escolher um para brincar, depois trocar por outro. O bebê poderá se distrair assim durante muito tempo. É interessante que o bebê brinque com outras crianças também.

Lembre-se que a presença da mãe continua sendo fundamental para o desenvolvimento da criança. Se a mãe trabalha fora o dia inteiro, poderá compensar sua ausência à noite e nos finais de semana.

 A dica é que a mãe que trabalha não chegue em casa e apenas dê banho, comida e coloque a criança para dormir. O ideal é arrumar um tempinho diariamente para brincar com o bebê, ainda que esteja cansada. Esses momentos são fundamentais para o vínculo entre mãe e filho, pois é aqui que acontece os momentos de troca de carinhos, olhares e gestos.

Uma semana cheinha de amor. O PIM retorna na próxima semana para lhe dar outras importantes informações para o desenvolvimento de seu bebê.