17 outubro 2009

Polícia Civil de São Luiz Gonzaga prende família por tráfico de drogas

Quatro pessoas de uma mesma família foram presas, na manhã deste sábado (17) pela Polícia Civil de São Luiz Gonzaga. A prisão, em decorrência de mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas, foi realizada pelas equipes de investigação da Delegacia de Polícia e da Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente de São Luiz Gonzaga, comandadas pelo delegado Charles Dias do Nascimento. Os quatro familiares foram presos, por volta das 7h30min, na Vila Floresta e no bairro da Gruta. Eles já haviam sido presos há quatro meses, mas foram liberados por falta da prova da materialidade.
Segundo o Delegado Charles do Nascimento, as prisões são resultado de intenso trabalho de investigação que vem sendo realizado, com o apoio da comunidade, preocupada em reprimir a venda de drogas, e representam mais um golpe à traficância na cidade, somando-se a outras quatro prisões de traficantes efetuadas nos últimos meses.
Ainda na manhã deste sábado, a Polícia Civil de São Luiz Gonzaga efetuou, por volta das 8h, outra prisão. Foi preso um foragido de Uruguaiana, que registra antecedentes em várias cidades, por assalto.

Comitê de Combate à Gripe A faz três recomendações

O Comitê Municipal reuniu-se na manhã de sexta-feira da semana passada, dia 9, para avaliar o quadro local. Em nota distribuída à imprensa, o órgão faz três recomendações à população de Santa Rosa: "o afastamento das gestantes do local de trabalho por um período de trinta dias, recomendando para as demais instituições e empresas a mesma medida preventiva; a manutenção do uso de máscaras para os trabalhadores da saúde; na impossibilidade de lavar as mãos com água e sabão, usar álcool gel nas unidades de saúde, escolas e demais estabelecimentos de circulação de pessoas".
MORTES - Das três mortes por suspeitas de gripes registradas na semana passada, duas delas foram comprovadas por laboratório. Morreram por serem portadores do vírus H1N1 a mulher indígena e um homem residente em Santa Rosa, de 38 anos. Já o outro homem, de 32 anos, morreu por outras causas, segundo apurou o exame de laboratório.
Na segunda-feira, Dia da Criança, morreu uma estudante da APAE, de 24 anos, que estava internada n UTI do Vida & Saúde por suspeita de Gripe A. Os exames laboratoriais confirmaram que a morte da jovem foi provocada pela nova gripe.
SURTO - O Comitê Municipal de Combate à Gripe A, apesar de seis mortes confirmadas pelo vírus H1N1 em Santa Rosa e de duas escolas terem suspendido aulas, classificou a situação local como surto.
Com isso, pela avaliação técnica do órgão, Santa Rosa não vive uma Situação de Epidemia. O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, concorda com a posição. A APADA retomou as aulas na quarta-feira e a APAE fez o mesmo ontem, conforme havia sido programado.

Mais um acidente na RS 342 no bairro Pedreirinha em Três de Maio

Um acidente envolvendo um caminhão e um automóvel por volta de 8h da manhã de hoje (17), se soma aos inúmeros tem ocorrido na RS 342, nas imediações do bairro Pedreirinha em Três de Maio. Os dois veículos eram conduzidos no sentido Independência/Três de Maio, o Gol de placas IOP8098 de Independência, conduzido por Mauri Rischther, e o caminhão 608, placas IAT 6360, de Panambi, conduzido por João Carlos dos Santos. Segundo as informações colhidas por nossa produção no local do acidente, o condutor do gol teria reduzido a velocidade para cruzar sobre os redutores de velocidade, quando então, foi colhido na traseira pelo caminhão, o motorista não teria conseguido controlar o veiculo para evitar a batida. Nos dois veículos, apenas os motoristas eram ocupantes.
Já os moradores do bairro Pedreirinha, solicitaram e falaram pela Rádio Colonial AM, quando manifestaram o descontentamento pela falta de sinalização no local, o que tem originado vários acidentes, deixando a comunidade insegura, visto que a RS 342 cruza no meio do bairro. Os lideres daquela comunidade, pedem que prefeito Casali, articule junto ao DAER, órgão responsável pela rodovia, para que sejam tomadas providências quanto a falta de segurança no local.

Juiz se recusa a casar homem negro com mulher branca nos EUA

Um juiz de paz do estado americano da Louisiana, no sul do país, provocou intensa controvérsia após se negar a oficializar o casamento de uma mulher branca com um homem afro-americano. O juiz Keith Bardwell, que é branco, se recusou na semana passada a formalizar a união de Beth Humphrey, de 30 anos, e seu namorado, Terence McKay, de 32.
Ao saber dos protestos gerados por sua decisão, Bardwell explicou nesta sexta-feira à versão digital do jornal "The Hammond Star" que sua atitude não teve conotações racistas e que foi impulsionada pelo desejo de proteger os possíveis filhos do casal. Para Bardwell, os filhos de casais interraciais são rechaçados tanto pela comunidade negra, quanto pela comunidade branca.
- Não faço casamentos interraciais porque não quero pôr as crianças em uma situação na qual vão sofrer - afirmou.
Louisiana é um dos estados de maior população negra nos Estados Unidos e derrubou as leis que proibiam os casamentos interraciais só em 1967. Beth Humphrey considerou a decisão do juiz como "uma discriminação flagrante". A representação na Louisiana da União Americana de Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês) pediu às autoridades do estado para que apliquem "as sanções mais severas disponíveis" contra Bardwell.