15 março 2013

Festa Popular deu prosseguimento aos festejos do aniversário de São José do Inhacorá

São José do Inhacorá comemora 21 anos
(Foto: Paulo Marques)
Na noite desta sexta-feira (15), a comunidade inhacorense esteve reunida na praça do município, para mais um evento dos festejos comemorativos ao 21º aniversário de São José do Inhacorá.

A Festa Popular na Praça Municipal, também teve o momento especial de abertura oficial das festividades, o que deveria ter ocorrido no domingo (10), junto a comunidade de Mato Queimado, mas que teve de ser cancelado o evento por motivo da chuva que caiu naquele dia.

Um grande publico compareceu a festa na praça
(Foto: Paulo Marques)
O Prefeito Municipal Eliseu Schenkel, se pronunciou aos presentes e destacou a grandeza do povo de São José do Inhacorá, que faz o município crescer unido. O prefeito destacou a importância dos grupos formados para eventos, citando como exemplo o Grupo Assulera que realiza trilhão de motos, a Cavalgada Ecológica que se torna cada vez mais tradicional, entre outros eventos como a missa do dia 19 de março, que será realizada a noite em homenagem ao dia do município.

Ladrões armados invadiram residência em Três de Maio, agrediram a moradora e roubaram pertences e dinheiro da família

A vitima foi agredida pelos bandidos
Três elementos armados com dois facões e um revolver, abordaram uma mulher e uma criança no pátio da residência, trancaram as vitimas dentro de casa as mantendo em cárcere por alguns minutos enquanto reviravam a casa em busca de dinheiro. A mulher chegou a ser agredida pelos homens.

O assalto aconteceu por volta das 15h desta sexta-feira (15), em um sitio localizado na localidade de Lajeado Morangueira, próximo a sede dos Caixeiros Viajantes em Três de Maio.

Os bandidos levaram do assalto, alguns aparelhos eletrônicos e uma certa quantia em dinheiro, e fugiram a pé em meio a um mato que da cesso ao bairro Pró Morar.

Os policiais da Brigada Militar chegaram no local logo em seguida, e posteriormente contando com apoio do policiais de Independência, fizeram buscas em toda a redondeza, mas não localizaram os assaltantes. Pelo fato da proximidade com o bairro do outro lado do mato, os elementos em poucos minutos chegaram a área habitada, dificultando o trabalho da polícia.

Colisão entre carro e uma moto deixa uma pessoa ferida na rua Horizontina

A condutora da moto ficou ferida
(Foto: Diculgação/Paulo Marques Notícias)
O acidente aconteceu por volta das 11he40min da manhã desta sexta-feira (15), na esquina das ruas Horizontina e São Roque.

O condutor de um automóvel Gol conduzia o veículo na rua São Roque, no momento em que manobrou para entrar na rua Horizontina, colheu a Moto Biz conduzida por Francine Heloisa Kinalski, 26 anos, que era conduzida na rua Horizontina.

O Corpo de Bombeiros de Três de Maio, socorreu a motoqueira e a conduziu ao pronto atendimento do Hospital São Vicente de Paulo. Em nota, a assessoria do Hospital São Vicente de Pulo (DM3 Assessoria), informou a imprensa sobre o estado da paciente.

“A paciente Francine Heloisa Kinalski de 26 anos deu entrada na Emergência do HSVP às 11:45 da manhã desta sexta-feira, vítima de um acidente de moto. A paciente chegou desorientada com escoriações, nos pés e mãos e com sangramento no ouvido. Levada para o raio x constatou-se uma suspeita de traumatismo craniano. Como o aparelho de Tomografia do HSVP está danificado a paciente foi levada para Santa Rosa em estado estável.

No entanto, os exames realizados no Hospital Vida e Saúde, não confirmaram o traumatismo, mas sim, uma lesão no osso do ouvido. A paciente já retornou ao Hospital São Vicente de Paulo e está conciente, permanecendo em observação.”

Com diversos tipos de rocha, maior gruta do RS fica na Região Central

Maior gruta do RS, em Nova Esperança do Sul
(Foto: Dayanne Rodrigues/RBS TV)
Rodeada de natureza, a maior gruta do Rio Grande do Sul fica em Nova Esperança do Sul, a pouco mais de 30 quilômetros de Santiago, na Região Central do estado. Nossa Senhora de Fátima é o nome que leva a caverna, que tem aproximadamente 400 metros de comprimento, segundo mapeamento realizado pelo Grupo Bandeirantes da Serra, de montanhismo, há cerca de cinco anos.

Durante visitas, o uso de capacete é indispensável. A gruta é formada por várias rochas, mas o arenito, formado pela sedimentação de areia, predomina. Durante os passeios, não é raro encontrar alguns morcegos sobrevoando o local. Eles escolhem as cavernas por serem locais mais escuros. Algumas espécies de aranha também gostam do ambiente.

A gruta é como se fosse um labirinto, com várias entradas, saídas, partes altas, e outras mais baixas. A caverna também é bastante úmida. A entrada de água no local ajudou na formação atual. É um processo de milhares de anos.

Depois de passar por várias galerias no passeio, os visitantes chegam ao local mais visitado, onde fica a imagem da santa que dá nome à gruta. Ao lado de Nossa Fátima está uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Velas, flores, pedidos e agradecimentos são deixados por fiéis. Após a área onde ficam as santas, há um grande salão coberto, com bancos e um altar onde missas são rezadas.

A gruta não é só feita de área fechada. Há aberturas formadas pela queda do teto, que vai sofrendo erosão com o passar dos anos. Nestes espaços ficam áreas de vegetação de origem seca e espécies que vivem em ambientes úmidos.

Cachoeiras compõem a paisagem da maior gruta do RS
(Foto: Dayanne Rodrigues/RBS TV)
Surpresas no caminho
Após uma trilha em meio à mata, os visitantes chegam a uma cachoeira, chamada de Véu da Noiva. Ela faz parte do mesmo complexo rochoso da gruta. A água que cai é do Arroio Lajeado Calça Bota. Em meses em que o regime de chuvas aumenta significativamente, a água desce em todo o vão e, consequentemente, a cascata fica cheia. O mesmo arroio forma outra queda de água, a Cachoeira do Corvo.

A escuridão da caverna dá ar de aventura à expedição. A claridade do santuário e as cachoeiras transmitem paz. São sensações e sentimentos que muita gente busca quando está perto da natureza.

Pós em enfermagem obstétrica tem início hoje

Curso teve 42 inscritos. Aulas serão ministradas nas sextas-
feiras na Unidade de Enfermagem e no sábado no Campus
Será realizada hoje à noite a aula inaugural do curso da pós-graduação em nível de especialização Lato Sensu Enfermagem Obstétrica oferecida pela SETREM. O curso terá duração de dois anos, sendo umde aula e outro para o trabalho de conclusão. As inscrições foram encerradas no início da semana. A primeira turma terá 42 alunos e as aulas serão ministradas nas sextas-feiras na Unidade de Enfermagem e no sábado no Campus.

A coordenação da pós-graduação é do professor Jorge Rambo e a coordenação técnica do curso é da professora Beatriz de Carvalho Cavalheiro. Rambo explica que o curso terá 464 horas aulas atendendo às recomendações do MEC e aos critérios elaborados pelo Comitê de Especialistas em Enfermagem Obstétrica do Ministério da Saúde, exigências legais para atribuição de título de especialista.

O professor ressalta que o curso vai“capacitar o enfermeiro para que ele possa inserir-se no mercado de trabalho,qualificar e atualizar o profissional para o exercício das funções assistenciais, educativas, de pesquisa e gerenciamento das ações de Enfermagem,sistematizadas e integrais, à mulher nas diversas fases do seu ciclo vital, com ênfase no período gravídico-puerperal”.

Segundo Rambo, serão ministradas aulas teóricas e práticas supervisionadas em maternidades e na rede básica de atenção. Para a certificação, de Enfermeiro Obstetra ser possível, de acordo com a coordenadoria da pós, é necessária uma carga horária de práticas clínica sem atendimento pré-natal, parto e alojamento conjunto.

Vítima oferece recompensa para quem ajudar a recuperar cofre e documentos furtados

Vitima oferece recompensa para quem ajudar a
recuperar cofre e documentos furtados
A Polícia investiga um arrombamento que teria acontecido entre terça-feira, 12, e quarta-feira, 13, em um escritório de advocacia de Independência. Foram furtados três computadores, além de um cofre com vários documentos, como escrituras, declarações de renda, passaporte, carteira de trabalho e contribuições do INSS. Os materiais estão em nome do proprietário do escritório, o advogado, Glei Amaro Linhares, que, também, é presidente do Sicredi Noroeste.

A vítima decidiu oferecer recompensa para quem fornecer informações que ajudem a polícia. Pistas concretas sobre o local onde estaria o cofre e os documentos podem render R$ 2 mil, ou R$ 5 mil reais em caso da localização de todos os produtos furtados. A Polícia acredita que os bandidos teriam fugido em direção Ijuí. Qualquer informação pode ser prestada para a Polícia Civil ou Brigada Militar mais próxima, ou ainda para o telefone 9914-04-08.

Ladrões arrombaram a Unidade do Sicredi de Inhacorá

Vidro da agência bancária foi quebrado e suspeitos invadiram
o local (Foto: Divulgação/Brigada Militar)
Cinco elementos encapuzados arrombaram a Unidade do Sicredi Noroeste do município de Inhacorá.

Os bandidos, agiram por volta das 2h da madrugada desta sexta-feira (15), eles quebraram um vidro da frente do prédio por onde entraram na unidade. No interior da mesma, reviraram os caixas, e posteriormente tentaram abrir o cofre central, não logrando êxito, foram embora sem levar nada. Os caixas eletrônicos não foram violados.

Moradores das proximidades viram os homens saindo do Sicredi, e relataram aos policiais da Brigada Militar que se tratavam de cinco elementos encapuzados, portando armas longas. Os mesmos estavam em uma caminhonete semelhante a uma Courier, sendo que três deles estavam na carroceria do veículo.

Moradores do Noroeste do RS fazem protesto contra usinas hidrelétricas

Acordo entre Brasil e Argentina prevê que duas usinas
funcionem em 2020
Moradores de cidades do Noroeste do Rio Grande do Sul próximas à fronteira com a Argentina realizaram um protesto nesta quinta-feira (15) contra a construção de duas de duas hidrelétricas binacionais no Rio Uruguai. Um acordo entre os governos do Brasil e da Argentina prevê que duas  instalações, nos municípios de Garruchos e Alecrim, comecem a funcionar em 2020.

A ação começou com uma reunião em Porto Mauá, na região. Depois, os moradores fizeram uma caminhada pelo município e trancaram por alguns minutos a aduana que dá acesso à Argentina. Os manifestantes reclamam da falta informações sobre eventuais problemas que os empreendimentos podem causar na região.

Segundo o governo federal, projeto é fundamental para o desenvolvimento da região da fronteira brasileira e das províncias argentinas de Corrientes e Misiones. O governo do Rio Grande do Sul afirma que a obra gera 10 mil empregos temporários e 300 permanentes, além de 25 mil postos de trabalho indiretos.

Comitiva de Três de Maio solicita apoio de Classmann para realização da XIII Expofeira

Comitiva de Três de Maio esteve na capital gaúcha em busca
de apoio (Foto: Pato Roberto)
O líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann, recebeu a comitiva de divulgação da XIII Expofeira do Agronegócio, que acontece em Três de Maio, de 27 de abril a 5 de maio. Na oportunidade, o prefeito Olívio Casali (PP) e o presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Classmann (PTB), entregaram convite ao parlamentar e também solicitaram apoio para a realização do evento junto ao Banrisul, Corsan e demais órgãos do Estado. A Feira se destaca na promoção da indústria, comércio, serviços, pecuária e agricultura familiar do município.

A comitiva de Três de Maio foi composta pelas soberanas Eduarda Marostega, Joicekatine Herpich e Leda Sampaio, o presidente da Expofeira, Derli Eickhoff, o secretário Geral de Governo, Leandro Maehler, os vereadores Orlando Maier (PT), Cleiton Felipe dos Santos (PP), Lírio Roque da Rosa (PMDB) e Lilico Mella (PPS), além de Liane Coutinho, da Comissão Social, e Elisandro Weise, da Comissão de Eventos.

"É com muita satisfação que vou gestionar este pedido de recursos junto ao governo estadual para garantir o sucesso de uma Feira que já se consolidou como referência para o agronegócio na região, espaço fundamental para que os produtores possam divulgar o seu trabalho e também fazerem bons negócios", destacou Classmann.