09 agosto 2012

Santa Rosa: Sequestro de uma menina mobiliza a Polícia

A menina de sete anos identificou o
indiciado como sendo o homem que
a convidou para sair 
O sequestro ocorreu na segunda-feira, quando crianças entravam em um educandário de Santa Rosa.

Um indivíduo pegou uma menina de sete anos e levou para dentro de seu carro, só que foi visto por um cidadão que o acompanhou até a casa do “seqüestrador”.

Ao chegar em casa, o seqüestrador acionou o portão eletrônico, mas ao notar que estava sendo seguido retornou à escola, onde deixou a menina.

Policiais civis foram mobilizados e se deslocaram à residência do indiciado, onde ele negou ter saído com o carro.

Porém, os policiais pediram para ver o carro e constataram que o motor ainda estava aquecido.

A menina de sete anos identificou o indiciado como sendo o homem que a convidou para sair.

O delegado Marcelo Lech passou o caso para a Delegacia de Polícia do Bairro Cruzeiro, que investiga a denúncia com auxílio da Delegacia da Mulher.

Polícia investiga falso enterro de bebê no RS; caixão tinha tijolo

Ao abrir o caixão, polícia encontrou apenas um tijolo e um
lençol (Foto: Marcel Agostini/Jornal O Garibaldense)
A Polícia Civil de Garibaldi, na Serra do Rio Grande do Sul, investiga a suposta morte e o falso enterro de um bebê. A polícia foi alertada no início da semana por funcionários do Cemitério Municipal. Na quarta-feira (8), agentes estiveram no local, onde encontraram um tijolo e um lençol no caixão em vez do corpo de uma criança. O velório e o sepultamento foram encomendados a uma funerária da cidade por uma mulher em 27 de julho. A polícia não descarta a hipótese de que o bebê nunca tenha existido.

Segundo o delegado Clóvis Rodrigues de Souza, a mulher mora em Garibaldi e contratou os serviços da funerária Nossa Senhora do Carmo para o sepultamento do filho de cinco meses. De acordo com ela, a criança morreu em Porto Alegre em decorrência de meningite e que o corpo seria encaminhado a Garibaldi no dia 27 de julho. “No entanto, o corpo não chegou. Houve velório durante toda a madrugada e na manhã de sábado (28) os procedimentos prosseguiram e foi realizado o enterro”, disse ao G1.

Depois do aviso, a polícia realizou a abertura do caixão na quarta. No local, foram encontrados um tijolo e um lençol. A partir desta quinta (9), a mulher e outras testemunhas serão ouvidas pelo delegado. “Daremos um rumo às investigações. É difícil precisar o que aconteceu, mas após conversas informais com parentes não descartamos a hipótese de que a criança nunca tenha existido. Se isso se confirmar, vamos buscar as motivações”, informa o delegado.

A proprietária da funerária Nossa Senhora do Carmo, Gabriela Bonadinan, confirmou o caso ao G1, inclusive que o sepultamento seria realizado sem o corpo da criança no caixão. Gabrieal diz que havia parentes durante o velório, o que dava credibilidade à história. “Nunca imaginamos que algo assim pudesse acontecer. A mãe disse que o atestado de óbito seria entregue junto com o corpo. Sabemos que é um momento delicado para a família e não quisemos pressionar. Fomos orientados pela administração do cemitério a dar continuidade ao enterro”, relata ela, que diz não fazer ideia de como os objetos foram colocados dentro do caixão. “Não ficamos a noite inteira acompanhando, não sabemos se foi aberto. A polícia agora fica a cargo dessas respostas.”
Delegado agora dará continuidade às investigações
(Foto: Marcel Agostini/Jornal O Garibaldense)

A administração do Cemitério Municipal de Garibaldi confirma que foi contatada pela funerária, mas que a responsabilidade na verificação da existência ou não de um corpo é do estabelecimento comercial. “Apenas autorizamos a cedência de uma urna perpétua. É o procedimento padrão. A funerária fica a cargo de encaminhar uma cópia do atestado de óbito posteriormente”, diz a responsável pelo setor de Patrimônio da Prefeitura, Ana Sofia Scheer. “Mas vamos abrir um processo administrativo para rever processos.”

Negociação com caminhoneiros pode incluir parceria com postos para garantir parada de descanso

O encontro foi cercado de tensão em razão da rivalidade
entre os sindicatos que representam os caminhoneiros
A solução para o impasse na aplicação da lei que exige descanso periódico para os caminhoneiros pode incluir parceria com o setor privado. De acordo com o secretário de Política Nacional do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato, a utilização de postos de combustíveis como paradas de repouso para os motoristas de caminhão é uma das possibilidades avaliadas pelo governo.

O encontro foi cercado de tensão em razão da rivalidade entre os sindicatos que representam os caminhoneiros e houve protestos em frente à sala de reuniões da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que sediou a primeira rodada de negociações.

– Estamos em fase de levantamento de informações. Temos que ver como negociaríamos isso a partir da bandeira concedente – afirmou o secretário. Perrupato é um dos representantes do Ministério dos Transportes na mesa de negociação implantada nesta quarta, dia 8, para discutir as reivindicações dos caminhoneiros.

Nesta quarta, o grupo se reuniu pela primeira vez desde o fim da greve da categoria, que durou sete dias e bloqueou rodovias em seis unidades da Federação. A desocupação das estradas foi uma exigência do governo para iniciar o diálogo. Ao fim da reunião, ficou estabelecido que representantes do governo se reunirão semanalmente com os caminhoneiros até o dia 11 de setembro, prazo para o fim das negociações.

Enquanto os líderes das entidades estavam reunidos com o governo, manifestantes do Movimento União Brasil Caminhoneiros (MUBC) gritaram palavras de ordem contra os dirigentes da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) e da União Brasil Caminhoneiros (Unicam). O MUBC organizou a paralisação dos motoristas, e a CNTA e a Unicam foram contra a mobilização.

Além de uma solução para a falta de infraestrutura de repouso, serão debatidos problemas como a cobrança do Código Identificador de Operação de Transportes (Ciot) e a concessão do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC).

O Ciot é um documento exigido dos caminhoneiros autônomos. A categoria reivindica que a obrigatoriedade seja estendida também às empresas de transportes. Com relação ao RNTRC, a demanda é que o registro só seja concedido a quem tem o transporte de carga como atividade principal.

– Está havendo concessão para todo tipo de atividade econômica, até para lojas de material de construção e vidraçaria. Isso inundou o mercado com mais de 600 mil profissionais e fez cair o valor do frete – reclamou Nélio Botelho, presidente do MUBC.

Para atender aos pedidos dos caminhoneiros, será necessário alterar resoluções da ANTT. A possibilidade de realizar essas mudanças será o tema da próxima reunião da mesa de negociações, marcada para a semana que vem. De acordo com o secretário de Política Nacional do Ministério dos Transportes, em cada um dos encontros semanais será abordado um tema da pauta de reivindicações.

Três de Maio: Recursos do Judiciário podem financiar projetos sociais

As entidades interessadas em receber os valores devem 
se cadastrar na Vara de Execuções Criminais da Comarca
de Três de Maio
A Justiça local tornou pública a disponibilidade de valores para doação à entidades públicas e privadas beneficentes e para custeio de projetos sociais. O valor dos recursos, decorrentes de condenações criminais na comarca local, não foi divulgado.

As entidades interessadas em receber os valores devem se cadastrar na Vara de Execuções Criminais da Comarca de Três de Maio. É preciso apresentar requerimento com endereço e telefone para contato e um projeto do que será feito com a verba, quanto será gasto e quantas pessoas deverão ser beneficiadas pela iniciativa.

As entidades contempladas poderão receber a visita da Justiça para verificar as necessidades e a utilização dos recursos. Além disso, terão que prestar contas dos valores recebidos.

Três de Maio: HSVP promoveu palestra sobre saúde mental dentro da programação do Dia Nacional da Saúde

O médico Sixto Bombardelli buscou desmistificar o
sofrimento mental no trabalho abordando o tema
“guerra dentro da gente”(Foto: Cleiton Depner)
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, através do Grupo de Humanização e Espiritualidade, promoveu na terça-feira (07) uma palestra da qual participaram colaboradores, estagiários técnicos de enfermagem e Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, sobre saúde mental, ministrada pelo Dr. Sixto Bombardelli. Com o tema “guerra dentro da gente”, o médico falou sobre quais são as fontes do sofrimento mental no trabalho, de onde ela vem, qual é a culpa da organização nesse sofrimento e qual é o grau de culpa do profissional, sempre levando para o viés do pensamento.  O evento foi informativo, com o objetivo de tocar a pessoa, e não de oferecer conhecimentos técnicos sobre saúde mental. “Buscamos gerar um grau de identificação para as pessoas, para que em certos momentos elas possam dizer: ‘olha, isso eu já senti e não soube lidar’, ou então, ‘passei por isso e lidei de uma forma errada’”, explica Bombardelli.

Segundo o médico, o mental está sempre junto da dor, do exame alterado, do raio X com osso quebrado. “Eu sempre vou ter alguém que vem consultar com uma amigdalite e que, se tu perguntar como está o desempenhos sexual dela, ela vai ficar nesta questão e esquecer a amigdalite. Se eu perguntar se está dormindo bem, ela vai querer falar sobre o não dormir. Então, esta é uma forma de como a gente pode valorizar pequenos sofrimentos. O adoecer mental hoje tem várias patologias de nível médio, como doenças do pânico, neuroses, obsessão, transtorno de personalidade, ansiedade e depressão, que é de alta incidência”, relata Bombardelli.

O doutor explica que temos três corpos, o individual, o social e o político. O corpo individual é o que temos para dentro, o corpo social é o que colocamos pra fora – o comportamento– e o corpo político é como os corpos sociais interagem entre si. “Dos conflitos desses três corpos surgem graus diferentes de sofrimento. E da robustez que cada um tem de lidar com esses sofrimentos vai surgir mais ou menos doenças. Há pessoas que têm alta tolerância a sofrimento, que jamais vão perder o sono por ter uma frustração durante o dia. Mas para outras bastam pequenos graus de frustração para que se desestruturem e surtem em qualquer nível”, relata o médico. Segundo ele, atualmente os consultórios estão recheados de problemas deste tipo, que faz com que os remédios mais usados sejam antidepressivos, ansiolíticos, remédios para dormir e remédios para ejaculação precoce.

Três de Maio: Colaborador da empresa DM3 esteve em Porto Alegre participando de uma capacitação sobre as redes sociais

Eduardo, da DM3, participou da capacitação
“Co-vivência – Histórias em Rede”
Na terça-feira, 7, o técnico em design gráfico da DM3 Publicidade e Assessoria, Eduardo Walhbrink, esteve em Porto Alegre participando do seminário “Desconectar para pensar na rede”, em que os participantes foram instigados a pensar a interatividade pela perspectiva do comportamento, visualizando caminhos e estratégias digitais a partir de quem está por trás das máquinas. Capacitar os colaboradores faz parte da política da DM3 Publicidade e Assessoria em oferecer ao cliente os melhores serviços através de profissionais conectados com as principais tendências mercadológicas.

Entre os assuntos apresentados esteve um panorama completo sobre as redes sociais, abordando desde a natureza social do comportamento humano até as novas formas de relacionamento no ambiente digital. No grupo de palestrantes, destaque para Alex Medeiros, New Formats Manager e Head Transmedia Producer da TV Globo, Bruna Buás, Digital Communucation Manager da Guaraná Antártica, e João Cavalcanti, co-fundador da Box1824, empresa especializada em análise de mercado e tendências de comportamento de consumo.

Para Eduardo, o evento foi a oportunidade de aprofundar conhecimentos e conhecer exemplos práticos de ações e resultados nas redes sociais como uma plataforma de mídia. “Destaco a apresentação da Bruna Buás sobre a estratégia de marketing utilizada para reposicionar a marca do Guaraná Antártica, e como foi possível obter êxito através da plataforma do Facebook”, comenta o técnico.

Ele cita ainda que a ação nasceu como uma necessidade de reposicionamento da marca no mercado para resgatar o volume de vendas, atingindo jovens da faixa etária dos 18 aos 24 anos, que estavam migrando rapidamente do Orkut para uma nova rede social. Com esta ação, o Guaraná Antártica se tornou a marca brasileira pioneira a utilizar o Facebook como uma plataforma de mídia, conquistou o público que planejava e atingindo resultados além do esperado.

Três de Maio: Mulheres participam de palestra com ênfase na Lei Maria da Penha

O dia foi escolhido para comemorar a alusão à sanção 
da Lei nº 11.340 
A Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher realizou uma palestra, no dia 07 de agosto, na Comunidade Católica Espírito Santo, Jardim das Acácias, conforme o Projeto Secretaria na Comunidade. A palestra teve como tema Direitos da Mulher com ênfase na Lei Maria da Penha e foi proferida pela assistente social, Débora Bordignon.

O dia foi escolhido para comemorar a alusão à sanção da Lei nº 11.340, a qual dentre as várias mudanças promovidas está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher, quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar.

A palestrante expôs todos os âmbitos da lei, quando foi possível às participantes sanarem suas dúvidas relacionadas ao assunto.

Também neste mesmo dia, em Brasília, aconteceu o lançamento da Campanha “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A lei é mais forte”, a qual irá mobilizar a sociedade e promover atuação conjunta entre governo e justiça para diminuir a impunidade.

Quadrilha roubava biodiesel da Camera

O delegado responsável pelo caso, estime um prejuízo em
torno de um milhão de reais
Uma quadrilha que agia no furto de biodiesel em empresa de Ijuí tem 13 indiciados, um preso e envolvidos em outros estados.

O furto foi descoberto ainda no ano passado, pela direção da Empresa Camera, na RS 342 em Ijuí, e comunicada em dezembro à polícia.

A operação policial teve detalhes apresentados ontem à tarde em coletiva de imprensa no gabinete da delegacia regional.

Foram desviados entre junho e dezembro cerca de 350 mil litros de biodiesel, segundo o delegado responsável pelo caso, Bruno Oliveira.

Ele calcula que o prejuízo possa chegar a um milhão de reais.

Os líderes da quadrilha, segundo delegado, era o casal de funcionários que atuava na supervisão de produção e como auxiliar.

Na busca policial na Bahia, o casal escapou, mas um terceiro envolvido foi preso e já está na Penitenciária Modulada de Ijuí.

Entre os envolvidos estão empresários de Nova Bréscia, dois de Santa Catarina e um de Passo Fundo.

São José do Inhacorá: Município comemora resultados do SAERS


O principal intuito da adesão ao Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul – SAERS foi diagnosticar as habilidades dos estudantes nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelos alunos ao final do 3º e 6ª ano do Ensino Fundamental.

A escola da rede pública de ensino de São José do Inhacorá comemora mais uma vez o excelente resultado alcançado em sua última avaliação no SAERS/2011.

Para garantir o sucesso de TODOS os alunos, a escola, além de dispor de Plantão Pedagógico, trabalha com projetos de intervenção pedagógica conforme o nível de desempenho dos alunos.

Vale lembrar que com os resultados gerados pelo SAERS, as instâncias gestoras mais elevadas podem planejar a execução de políticas públicas, criar metas de qualidade, promover mecanismos de formação continuada, além de medidas de responsabilização. Por sua vez, os gestores das unidades escolares podem  realizar suas avaliações institucionais, além do projeto da escola e monitorar a qualidade de ensino.

A Administração Municipal, através da SMECDT, parabeniza a todos os envolvidos no processo educativo no Município de São José do Inhacorá e credita à equipe gestora, professores e alunos, pais e funcionários os méritos de todo trabalho.

Em protesto, policiais rodoviários federais bloqueiam rodovias no RS

Protestos da PRF em Pelotas e Uruguaiana
(Foto: Montagem sobre fotos Reprodução/RBS TV)
Agentes da Polícia Rodoviária Federal que trabalham no Rio Grande do Sul fizeram manifestações em quatro rodovias do estado na tarde desta quarta-feira (8). Em Porto Alegre, os manifestantes interromperam o trânsito por uma hora na ponte do Guaíba, provocando grande congestionamento. Na Região Sul, o protesto foi perto de uma ponte na BR-392, estrada que liga os municípios de Pelotas a Rio Grande, causando uma fila de, pelo menos, 10 quilômetros. Quem passou pela BR-290 e BR-472, em Uruguaiana, também enfrentou grande congestionamento devido ao protesto dos policiais.

A categoria pretende chamar a atenção para os problemas com a segurança pública. Segundo o sindicato, as negociações com o governo federal estão paralisadas. Os policiais rodoviários federais entendem que haverá incapacidade operacional durante grandes eventos que o Brasil vai sediar, como Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíada. Eles pedem concurso público para preencher cerca de quatro mil vagas em aberto, melhores condições de trabalho e reestruturação da carreira.

Conforme levantamento do Sinprf-RS, o efetivo total da Polícia Rodoviária Federal em todo o país não chega a 9 mil agentes, o menor em 16 anos.