29 agosto 2011

Coleta seletiva do lixo em Três de Maio começa quinta-feira

A foto é ilustrativa
A empresa ganhadora da licitação é a LuxTran Soluções Ambientais, e irá utilizar de dois caminhões para realizar o recolhimento, um para o lixo seco e outro para o orgânico.
Na área central de Três de Maio a coleta será realizada diariamente de segunda a sábado. Já nos bairros, serão realizados dois roteiros diferentes.
O primeiro compreende os bairros: Medianeira, Santa Rita, Guaíra, Ullmann, Pio XII , São Francisco, Esperança, Laranjeiras, Promorar e Palmares. Nestes bairros o caminhão de coleta de lixo orgânico passará na segundafeira, quarta-feira e sexta-feira. O caminhão de lixo seco passará na terça-feira, quinta-feira e sábado.
O segundo roteiro compreende os bairros: São Pedro, Jardim das Acácias, Castelo Branco, Emílio Tesche, Oriental, Primavera, Planalto, Sol Nascente, Pedreirinha, Glória, Distrito Industrial e Loteamento Marichelli. Nestes bairros o caminhão de coleta de lixo orgânico passará na terça-feira, quinta-feira e sábado. O caminhão de lixo seco passará na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.
Nas localidades de Consolata, Quaraim e Bela Vista, o lixo orgânico será recolhido na quarta-feira e o lixo seco na quinta. Já em Manchinha, Progresso e no KM 6, o lixo orgânico será recolhido na quinta-feira e o lixo seco na quarta-feira.

Argélia anuncia entrada de filhos e esposa de Kadhafi no país

A família do ditador: Sua esposa Safia (E) e seus filhos Hannibal, Mohammed
e Aisha | Foto: DSK / AFP / CP 
A esposa do coronel Muammar Kadhafi e três filhos do líder líbio entraram esta segunda-feira na Argélia, anunciou o Ministério das Relações Exteriores argelino. "A esposa de Muamar Kadhafi, Safia, sua filha Aisha, seus filhos Hanibal e Mohamed, acompanhados dos filhos destes, entraram na Argélia às 8h45min (4h45min de Brasília) pela fronteira com a Líbia", indicou o ministério em um comunicado divulgado pela agência de notícias APS, sem apresentar maiores detalhes sobre o ex-homem forte líbio.
"Esta informação foi transmitida ao secretário-geral das Nações Unidas, ao presidente do Conselho de Segurança e a Mahmud Jibril, presidente do conselho executivo do Conselho Nacional de Transição líbio", acrescentou o ministério em um comunicado.
Na manhã desta segunda-feira, o Ministério argelino das Relações Exteriores havia publicado um primeiro comunicado no qual anunciava a realização de um encontro, à margem da Liga Árabe, entre seu ministro Morad Medelci e Mahmud Jibril, a pedido deste último. A Argélia, que afirma ter uma posição de "estrita neutralidade" no conflito líbio, foi acusada por alguns rebeldes de apoiar o regime de Kadhafi.

Juíza tomou posse nesta segunda-feira na 2ª Vara do Foro Três de Maio

Dra. Magali e Dr. Klóvis, juiz da Primeira Vara do Foro
Foto: Fabrício Dockhorn
Em solenidade que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 29, no salão do júri do Foro local, tomou posse assumindo a Segunda Vara Judicial da Comarca de Três de Maio, a juíza Dra. Magali Wickert de Oliveira. 
Dra. Magali, esteve designada na Primeira Vara do Foro de Cachoeira do Sul, onde trabalhou desde 11 de outubro de 2010. “Segundo a nova juíza de Três de Maio, ela optou por se classificar na Comarca de Três de Maio por proximidade da família, por gostar e ter um grande vinculo com a região Noroeste na qual esta situada Três de Maio. Questionada quanto ao acumulo de processos, Dra. Magali disse que vê problemas, visto que quando assumiu os trabalhos em Cachoeira do Sul, a vara estava a bastante tempo sem juiz, e com um grande número processos, os quais conseguiu dar um destino final a muitos deles com normalidade.” 

Granizo causa estragos no Alto Uruguai

No município de Paulo Bento as pedras de gelo eram do tamanho de ovos 
Crédito: Edevandro Scanagatta / Divulgação / CP
As pedras de gelo que caíram em Paulo Bento, no Alto Uruguai, perfuraram os telhados de diversas casas e galpões do município, na madrugada desta segunda-feira. Segundo moradores, o granizo era do tamanho de ovos e foi preciso realizar um mutirão para cobrir as residências com lonas e evitar mais estragos. A prefeitura da cidade deve fazer um levantamento até terça-feira. Ninguém ficou ferido e não há desabrigados em função da precipitação.
Em Erechim, na mesma região, o distrito de Capo Erê, a 15 quilômetros do Centro, foi o mais atingido pela chuva de granizo que durou cerca de 15 minutos. Telhados de propriedades rurais foram quebrados pelas pedras e plantações de erva-mate e cevada ficaram cobertas com cerca de 2 centímetros de gelo.
O município de Cruzaltense, a 45 quilômetros de Erechim, também foi atingido por uma chuva de granizo. As comunidades mais atingidas foram Nossa Senhora de Lourdes, São Roque, Linhas 9 e 10 e a localidade de Santa Cruz. A precipitação danificou telhados e galpões de 30 propriedades rurais.
Em Getúlio Vargas, a 30 quilômetros de Erechim, o prefeito Pedro Paulo Presotto disse que as linhas 13 e 16 registraram o fenômeno. “Foi por volta das 2h da madrugada. O granizo atingiu telhados de casas rurais e aviários”, afirmou. Ele prevê que o levantamento das perdas deve ser finalizado na terça-feira.
Segundo a MetSul, outras  20 cidades  do interior registraram precipitação de granizo: Júlio de Castilhos, Venâncio Aires, Rio Pardo, Nova Santa Rita, Canoas, Campo Bom, Novo Hamburgo, Taquara, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Viamão, Não-Me-Toque, Marau, Montenegro, Salvador do Sul, São Valentim e São Pedro do Sul. 
Temporal causou transtornos em Porto Alegre  
O forte temporal que atingiu Porto Alegre a partir da madrugada desta segunda-feira causou uma série de transtornos em praticamente todas as regiões da cidade. O trânsito foi lento durante todo o dia nas principais vias. No início da manhã, a falta de luz interrompeu o funcionamento de semáforos em vários pontos da Capital, agravando o problema principalmente nas avenidas Farrapos e Bento Gonçalves. Entre os muitos alagamentos registrados ao longo da manhã, o mais crítico foi registrado na rua Voluntários da Pátria, nas proximidades das alças de acesso ao vão móvel do Guaíba.
Uma árvore caiu no bairro Jardim Itú-Sabará, na zona Norte da Capital
Foto: Pedro Revillion
Por volta do meio-dia, a unidade móvel da Operação Tapa-Buracos da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) boiava na pista do sentido bairro-Centro. Na direção oposta, outras duas caminhonetes, um caminhão-baú e uma ambulância da prefeitura de Passo do Sobrado igualmente estavam boiando. Minutos antes, o condutor de uma carreta enfrentou dificuldades para cruzar pelo local.
Os bairros mais afetados pelos alagamentos foram Navegantes, São João, São Geraldo e Floresta. Na avenida Sertório, em frente ao Centro de Distribuição Domiciliar dos Correios, a água ocupou as três faixas da via no sentido bairro-Centro. Os automóveis precisaram trafegar pelo corredor de ônibus. Apesar de lento, o trânsito não precisou ser interrompido. A área central também enfrentou contratempos.
Na avenida João Pessoa com a Luis Englert a água tomou conta da pista. O mesmo problema foi registrado na avenida Edvaldo Pereira Paiva. Somente pela manhã, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou 19 acidentes, sendo 16 com danos materiais. Na avenida Professora Paula Soares, no bairro Jardim Itu-Sabará, uma árvore de grande porte caiu interrompendo a via na altura do número 1.434. O motociclista Luciano Silva, 29, não conseguiu frear e acabou batendo na árvore. Em seguida, ele foi encaminhado ao Hospital Cristo Redentor.
Smam registra 36 chamadas 
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) registrou 36 pedidos de remoção de árvores e galhos caídos em decorrência do temporal do final de semana. Somente na zona Leste foram 12 ocorrências. Nove chamados vieram das zonas Norte e Sul. “Tivemos aproximadamente dez ocorrências entre sábado e domingo por causa do vendaval. Algumas casas nas zonas Sul e Leste foram destelhadas”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, Leo Bulling.

Direto da Líbia: rebeldes deparam com o luxo do avião de Kadafi no aeroporto de Trípoli

Cama com lençóis de seda era apenas uma das extravagâncias de Kadafi
Foto:Humberto Trezzi / Agencia RBS
Os guerrilheiros que combatem Muamar Kadafi tomaram o aeroporto de Trípoli, único objetivo estratégico que restava ao ditador na capital líbia. Foram três dias de combates, que culminaram, sábado, na expulsão das tropas kadafistas.
ZH acompanhou um batalhão de rebeldes na reabertura dos prédios do aeroporto, que estavam fechados havia seis meses em decorrência do bloqueio ao espaço aéreo líbio decretado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Ainda havia combates e se ouviam explosões de mísseis Grad e Katiusha.
Sobre Kadafi, circula a informação de que pode ter fugido num comboio com seis carros blindados que cruzou sexta-feira a fronteira com a Argélia.
Ao acompanhar a tomada do aeroporto de Trípoli pelos rebeldes, ZH ingressou no jato de Kadafi para uso pessoal, uma das mais modernas aeronaves comerciais. Como é usual, o avião presidencial tem uma suíte. O diferencial é a sofisticação do Airbus A-340, quadrimotor para viagens intercontinentais.
A cama, tamanho king-size, é coberta com lençóis de seda. No banheiro, perfumes Dolce & Gabbana e Chanell. As poltronas são anatômicas.

Clube de Mães da SETREM comemora 15 anos

A Vice-diretora Administrativa da SETREM, Quedi Schmidt,
entregou mimos as participantes
Na quarta-feira, dia 24, no Campus SETREM, foi realizada comemoração dos 15 anos do clube de mães da instituição.
O grupo é composto por 19 participantes e de acordo com a coordenadora, Marli Almeida, oportuniza diversão e laços de amizade. ‘A instituição sempre está presente, valorizando e incentivando nosso trabalho. O clube de mães foi criado com o objetivo de auxiliar nas tarefas artesanais da SETREM. ’
Sandra Cristina Klein comenta como é prazeroso fazer parte desse grupo. ‘Participar do clube de mães é tudo de bom. Durante os encontros, desenvolvemos trabalhos artesanais para nossas casas e também à Instituição. Os principais materiais são destinados à Unidade São Paulo’.
Na ocasião ocorreu ainda a entrega dos certificados de conclusão do curso de Inclusão Digital SETREM. As mamães realizaram, durante os meses de julho e agosto, curso de 20 horas aula, envolvendo conhecimentos básicos de informática (Windows, Word, Power Point e internet). As aulas foram ministradas pelo estudante do Curso Técnico em Informática, Bernardo Caetano Boz.
A Vice-diretora Administrativa da SETREM, Quedi Schmidt, entregou mimos as participantes.

URI firma parceria com a Procergs

Por Juliana Gomes
A direção da URI campus de Santo Ângelo firmou uma parceria com a Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul), através da assinatura de um termo de cooperação técnica. O objetivo, de acordo com o diretor-geral da universidade, Maurílio Miguel Tiecker, é oferecer um intercâmbio de conhecimento técnico entre as partes, mediante compartilhamento de software, desenvolvimento cooperado de sistemas e treinamento de recursos humanos em tecnologias da informação.
A parceria, firmada na última terça-feira, 23, vai possibilitar aos acadêmicos dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação realizar estágios, participar de projetos e eventos. O documento foi assinado pelo diretor-geral, Maurílio Miguel Tiecker, e pela coordenadora regional da Procergs de Santo Ângelo, Maria Dolores Ruckhaber (no ato representando o diretor presidente da entidade, Carlson Janes Aquistapasse).
Segundo o coordenador do curso de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, Denilson Rodrigues da Silva, os projetos poderão ser desenvolvidos na área de tecnologia da informação e com isso problemas reais da empresa serão resolvidos pelos próprios alunos. “É um projeto concreto, onde não é necessário criar cenário”, explica. Para o professor, a parceria com a Procergs é uma motivação a mais para os acadêmicos, professores e pesquisadores da universidade, pois irão desenvolver atividades de pesquisa para uma empresa de grande porte. “A experiência adquirida e o contato com tecnologias e software são muito importantes, destacando também a questão da vivência com problemas reais”, finalizou Denilson.