12 novembro 2012

Prefeito eleito de Porto Mauá, RS, tem registro cassado pela Justiça

Comício veiculado em rádio argentina foi considerado ilegal
(Foto: Arquivo PMN)
A Justiça Eleitoral cassou nesta segunda-feira (12) o registro de Guerino Pedro Pisone (PTB), prefeito eleito de Porto Mauá, no Noroeste do Rio Grande do Sul. A juíza Miroslava do Carmo Mendonça aceitou o pedido do Ministério Público (MP), que acusa o político de abuso do poder econômico e político.

Dois dias antes das eleições, uma rádio de Alba Posse, cidade que fica no lado argentino da fronteira com o Brasil, exibiu no espaço comprado pela prefeitura local da cidade argentina, trechos de um comício do candidato realizado em Porto Mauá com a participação de autoridades e membros do governo de Alba Posse.

Pela proximidade entre os dois municípios, o programa foi ouvido na cidade do Rio Grande do Sul em um dia em que a propaganda já não era mais permitida. A juíza também entendeu que a presença das autoridades beneficiou Pedro Pisone, que foi reeleito.

Pisone nega as acusações e vai recorrer da decisão. Segundo o prefeito, a delegação não foi convidada por ele para participar do comício e lembra que não tem como interferir na programação de uma rádio argentina.

Acidente causa uma morte e deixa feridos na ERS-342, Noroeste do RS

Fiat Fiorino ficou destroçado após choque com
motorhome (Foto: Mariane Schlindwein/RBS TV)
Um grave acidente causou a morte de uma pessoa e deixou outras três feridas na tarde desta segunda-feira (12) na ERS-342, em Boa Vista do Cadeado, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul.

Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, um Fiat Fiorino, com placas de Porto Alegre, trafegava no sentido Cruz Alta-Ijuí quando colidiu frontalmente contra um motorhome que vinha no sentido contrário. O acidente ocorreu no km 131 da rodovia por volta das 15h.

Com o impacto, a cabine do Fiorino foi praticamente arrancada. O motorista morreu no local. O passageiro do veículo, de 28 anos, ficou gravemente ferido e foi levado para o Hospital de Caridade de Ijuí. Os dois trabalham em uma empresa de Porto Alegre que faz soldas em postos de combustíveis.

Já o motorhome capotou após a colisão. O veículo era ocupado por um homem e uma mulher grávida. Eles também sofreram ferimentos e foram encaminhados para o hospital. Ainda não informações sobre o estado de saúde de ambos.

Criança escapa ilesa após ter sido atropelada por carro no pátio de casa

Nicolo escapou praticamente ilesa após carro ter sido
atropelada por um carro (Foto: Fabio Lehmen/RBS TV)
Uma criança de apenas um ano e seis meses de idade escapou ilesa após ter sido atropelada no município de Sarandi, no Norte do Rio Grande do Sul. O carro de um tio passou por cima do corpo da menina, que sofreu apenas arranhões.

O acidente ocorreu na tarde de sábado (09). O veículo de um parente da família saía da garagem da residência. A pequena Nicole, ao perceber que o portão foi aberto, correu e parou atrás do carro, quando foi atingida. A roda traseira passou por cima do corpo da menina. Na pele, ainda estão as marcas do pneu, que atingiu as costas, um dos braços e a mão dela.

“Eu estava trabalhando. Quando fui comunicado corri até o hospital e pensei que minha filha estivesse morta. Quando o médico me disse que não tinha sido grave, fiquei aliviado”, relembra o pai, o auxiliar de produção Marcelo Magalhães.

A mãe, que estava em casa na hora do acidente, foi quem retirou a filha debaixo do carro. “Ela estava roxa quando fui pegar ela embaixo do carro. Peguei ela desmaiada. Estava como morta e toda arranhada por causa do pneu que passou sobre ela”, conta a mãe Silvana Moraes de Oliveira.

O médico que atendeu a criança no hospital do município se surpreendeu com o caso. “Pensei que tinha havido alguma complicação pulmonar e até mesmo cardíaca. Mas ela tinha sinais vitais. Realmente foi um milagre”, diz o clínico geral Rômulo Gardin.

Encontro Estadual do Artesanato contou com 57 expositores

Foram 57 expositores (Foto: Pato Roberto)
O Encontro Estadual do Artesanato promovido pela Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Três de Maio – Artemaio, realizado entre os dias 09, 10 e 11 de novembro teve grande respectividade e presença de público. Este evento acontece desde 2010, no mês de novembro e tem como finalidade: a criação de grupos de trabalho, troca de ideias, geração de renda e abrangência de inúmeras técnicas de artesanato.

Atrações de danças, cantos e poesia marcaram a abertura. Foram três dias que 54 expositores dos municípios de Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Ijuí, Entre-Ijuí, Giruá, Santo Cristo, Santa Rosa, Novo Machado, Horizontina, Independência, São José do Inhacorá e 3 expositores de Três de Maio, tiveram a oportunidade de mostrar a comunidade e comercializar seus trabalhos.

Segundo a coordenadora do encontro, Maria Lucinda Giehl, estima-se que a comercialização tenha passado dos R$ 22 mil. Ela faz um agradecimento especial aos expositores, organizadores, parceiros e patrocinadores que se dedicaram a esse momento e o fizeram um sucesso imensurável.

Jovem fica ferido em acidente que envolveu uma moto e um caminhão em Três de Maio

Este foi o segundo acidente registrado na manhã desta
segunda-feira na  mesma avenida (Foto: Paulo Marques)
O acidente aconteceu por volta de 11he40min, da manhã desta segunda-feira, envolvendo uma moto e um caminhão no bairro Santa Rita.

Tiago Bigolim, 20 anos, conduzia uma Moto Yamaha YBR na Av. Santa Rosa no sentido Setrem/centro, vindo a colidir com um Caminhão VW com tanque transportador de leite, conduzido por Naurelino de Lima Figueiró, o qual conduzia o veículo na rua Raimundo Shardong e entrava na Av. Santa Rosa.

No momento da batida, o caminhão estaria dobrando a esquerda para entrar na avenida em direção a Setrem, e a moto teria batido na roda dianteira do veículo.

Tiago Bigolim, foi socorrido pelos bombeiros que o conduziram ao pronto atendimento do Hospital São Vicente Paulo. O jovem se queixava de fortes dores no peito.

Os policiais da Brigada Militar atenderam a ocorrência, que num intervalo de pouco mais de uma hora, foi a segunda na Av. Santa Rosa nesta segunda-feira.

Acidente envolvendo uma moto Biz e uma carreta deixa um homem ferido em Três de Maio

A carreta parou em frente ao CRVA (Foto: Paulo Marques)
O choque de uma Carreta e uma moto Biz, por volta de 10h, da manhã desta segunda-feira, dia 12, deixou um home ferido.

O acidente ocorreu na Av. Santa Rosa esquina com a rua Horizontina, no centro da cidade. O engenheiro da Prefeitura Municipal de Três de Maio, Luiz Valente, 54 anos, conduzia a moto Biz no sentido bairro/centro, mesmo sentido que Edemar  Adiers, conduzia o caminhão Carreta com placas de Tucunduva. A colisão aconteceu no momento que o condutor da carreta dobrou a direita para entrar na rua Horizontina, batendo em cheio na Biz.

O condutor da moto, com escoriações pelo corpo, foi socorrido pelos bombeiros e conduzido ao pronto atendimento do Hospital São Vicente de Paulo, onde é atendido e passa por exames.

Os policiais da Brigada Militar atenderam a ocorrência.

Homens invadem universidade e explodem caixas eletrônicos em Cruz Alta

Caixa eletrônico ficou danificado na Unicruz, em Cruz Alta
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Pelo menos duas pessoas invadiram o campus da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), no município da Região Noroeste do Rio Grande do Sul, e explodiram dois caixas eletrônicos na madrugada desta segunda-feira (12), informa a Brigada Militar (BM). Testemunhas relataram à polícia que o pneu do carro usado pelos suspeitos furou, e eles fugiram com dinheiro roubado em um veículo que pertence à instituição. A BM faz buscas e a Polícia Civil investiga do caso.

A Brigada Militar foi alertada do crime à 1h47. Dos três caixas eletrônicos que havia na instituição, dois foram arrombados e tiveram dinheiro roubado. Um terceiro foi danificado pela explosão.

Ao chegaram ao local, os policiais encontraram um carro Megane com um pneu furado, possivelmente usado pelos invasores. O veículo tem registro de furto. Ainda de acordo com a BM, dois vigilantes foram rendidos pela dupla antes da fuga. Um deles afirmou que os suspeitos estavam armados, com pelo menos um fuzil. Barreiras foram montadas para tentar encontrar os homens.

Morre o ator e diretor Marcos Paulo

No mesmo dia, em dezembro de 2008, na apresentação de
'Malhação' (Foto: TV Globo / João Miguel Júnior)
Morreu na noite deste domingo (11), de embolia pulmonar, o ator e diretor Marcos Paulo. Ele estava em casa, no Rio, e tinha 61 anos de idade.

Segundo a Central Globo de Comunicação, o velório e a cerimônia de cremação vão acontecer nesta segunda-feira (12) no Memorial do Carmo, no Rio, a partir das 11h.

Em uma carreira de mais de quatro décadas, iniciada ainda na adolescência, Marcos Paulo destacou-se primeiro como galã de novelas. No final dos anos 1970, ele passou a se dedicar também à direção, tendo assinado trabalhos marcantes como "Dancin' days" e "Roque Santeiro". Recentemente, estreou como cineasta, em "Assalto ao Banco Central".

Em agosto do ano passado, o ator e diretor passou por cirurgia para remover um tumor no esôfago. Ele havia sido diagnosticado com câncer em maio de 2011. Segundo comunicado da Central Globo de Comunicação divulgado na época, Marcos Paulo havia descoberto o tumor precocemente em exames de rotina e tinha dado início ao tratamento em seguida.