29 março 2012

POE prende 4 suspeitos de furto em 2 lojas no Centro de Ijuí

  No banco traseiro do Monza os produtos furtados
  Foto Andersom Barbosa/Portal Ijuhy.com
Um travesti, uma mulher e dois homens foram detidos no entroncamento da Rua Siqueira Couto que dá acesso à BR 285 dentro de um Monza.Eles fugiam em direção à Cruz Alta.
O POE – Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar de Ijuí por volta das 15h30 de quarta-feira, 28, recebeu um chamado de que quatro suspeitos em um carro escuro com placas de Cruz Alta estariam praticando furtos no Centro de Ijuí.
Após averiguações os suspeitos foram localizados. Eles ingressaram fuga pela Rua Siqueira Couto quando na saída para a BR 285 foram interceptados por três viaturas do POE.
Os quatro suspeitos estavam em um veículo Monza com placas de Cruz Alta BGV – 8919.
Com os dois homens, uma mulher e um travesti, todos residentes em Cruz Alta, os policiais militares encontraram perfumes da farmácia, peças de roupas de uma loja de confecções além de outros utensílios de higiene.
Todos os suspeitos foram conduzidos a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento onde foram ouvidos pelo Delegado Plantonista Josuel Muniz, que determinou o recolhimento à Penitenciária Modulada de Dagmar Souza de Souza, 29 anos e Elenita Silva de Mattos, 20 anos.
Os outros dois detidos foram ouvidos e liberados mas responderam inquérito em liberdade.

Simone Kogler assume a Secretaria Municipal de Saúde de Giruá

A secretária Simone trabalha há 17 anos junto 
ao Hospital São José.
Desempenhava as atividades junto a equipe e por diversas ocasiões respondeu pela SMS na ausência do então Secretário Marcelo Calai Ferraz.
Tomou posse junto ao Gabinete do Prefeito Municipal de Giruá a nova secretária municipal de Saúde, a enfermeira Simone Kogler, que já desempenhava as atividades junto a equipe e por diversas ocasiões respondeu pela SMS na ausência do então Secretário Marcelo Calai Ferraz.
A secretária Simone trabalha há 17 anos junto ao Hospital São José. Além da vasta experiência e plena capacidade para desempenhar as novas funções, a secretária Simone conhece a fundo todas as rotinas da Secretária, sendo esta uma prioridade do Governo Municipal para que nenhum dos programa implementados sofresse paralisação.
A equipe de Governo, depositando total confiança no trabalho da Secretaria, colocou-se a disposição para auxiliar nos trabalhos sempre que necessário.

Formandas de Psicologia da SETREM são aprovadas em Concursos Públicos

Acadêmicas da Setrem são aprovadas em concursos
Prestes a concluírem a graduação do Curso de Psicologia da SETREM, as formandas Gianni Mayer, Katiani Pieczaki Pertile e Charlize Naiana Griebler já garantiram destaque em Concursos Públicos. As aprovações foram obtidas nos cargos de Psicólogas da ASCAR/EMATER na região de Santa Rosa, e nas Prefeituras de Catuípe e Marechal Cândido Rondon (Paraná).
A acadêmica Gianni Mayer foi aprovada para o cargo de Psicóloga no concurso para a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, no Paraná. O Edital prevê a abertura de quatro vagas e Gianni alcançou a 3° colocação. “Passar no concurso representa segurança e um bom indício de que estamos preparadas para o mercado de trabalho”, completa a Gianni.
A formanda do curso de Psicologia, Katiani Pieczaki Pertile, classificou-se em 2º lugar no concurso público da ASCAR/EMATER para a região de Santa Rosa. “Mesmo ainda não estando formada, foi uma ótima oportunidade para testar meus conhecimentos, além de vislumbrar uma vaga de trabalho futuro. Passar em concurso, antes mesmo de estar formada, é uma prova do quanto vale a pena dedicar-se aos estudos durante a caminhada acadêmica”, explica Katiani.
Aprovada em 2º lugar no Concurso Público do município de Catuípe, Charlize Naiana Griebler, concorreu com outros 30 candidatos à vaga. Com apenas uma vaga disponível para o cargo de Psicóloga e devido à sua colocação, a acadêmica está na primeira posição do cadastro de reserva no município. “Esta classificação traz o reconhecimento do empenho de cinco anos de estudo e dedicação à Psicologia. Mostra que o Curso de Psicologia da SETREM nos proporcionou uma formação densa e ampliada”, destaca. Para ela, o trabalho em Serviços Públicos é uma das possibilidades de concretização do saber estudado: “Neste sentido, pensar a Psicologia nos Serviços Públicos e Sociais é pensar em Saúde Pública e em um trabalho desafiador e muito recompensador”, completa.
Para a coordenadora do Curso de Psicologia, Lilian Winter, além da dedicação das estudantes em sua formação ao longo de cinco anos, é válido destacar a linha de estudos a que a graduação se dedica: “O curso de Psicologia da SETREM busca uma formação diferenciada, focando o exercício profissional contextos que privilegiam as políticas públicas e as práticas de uma clínica ampliada atuando junto à rede de saúde, assistência e educação”. O reconhecimento do curso pelo MEC em 2011, que trouxe um conceito forte (nota 4), está sustentado na formação generalista  e sólida do profissional psicólogo, bem como,  para atuação dos egressos em vários cenários e contextos.

Adolescentes produzirão calçados dentro da unidade da Fase em Novo Hamburgo

Autoridades com o adolescente que trabalhará 
na sala de produção da Marisol
Uma parceria importante para a profissionalização de adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) foi selada na tarde desta quarta-feira (28). A empresa Marisol, em convênio com a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), inaugurou uma sala de produção dentro do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.
Adolescentes com possibilidade de atividade externa já trabalham na linha de produção da Marisol, que tem a fábrica ao lado do Case. A partir da inauguração do espaço, os jovens que não podem deixar a unidade de internação também poderão trabalhar. Eles produzirão calçados infantis sob a supervisão de uma funcionária da Fase que realizou um treinamento de quatro meses junto à empresa. Inicialmente, 10 adolescentes trabalharão na sala, que começou a funcionar já nesta quarta-feira (28).
Antes do ato da inauguração, representantes da Marisol e da SJDH assistiram a um vídeo sobre a rotina dos adolescentes dentro da Fase e, depois, no POD Socieducativo, programa que trabalha com os egressos oferecendo cursos profissionalizantes.
O gerente de Recursos Humanos da empresa, Alexandre Bonato, exaltou a parceria. "A Marisol se preocupa com a comunidade, temos orgulho de participar de um projeto que, certamente, vai contribuir para um futuro melhor para cada adolescente que está aqui dentro", disse.
Outras unidades da Fase no Rio Grande do Sul já possuem parcerias com empresas, conforme lembrou o secretário Fabiano Pereira, citando a Avon, em Caxias do Sul, e a Oceano Bike (fábrica de bicicletas), em Santo Ângelo. "Essa é uma iniciativa que reflete as mudanças que estamos implementando na Fase. Nosso compromisso é ter 100% dos adolescentes estudando, trabalhando ou fazendo estágio. A profissionalização é um passo decisivo para a construção de uma vida nova para esses jovens", afirmou Fabiano.
A meta de oferecer atividades profissionalizantes a todos os adolescentes faz parte do projeto Nova Fase, composto ainda por qualificação dos funcionários e investimentos em obras de reformas e construção de novas unidades.

Texto/foto: Gabriel Gabardo

Cornélius afirma que consenso em Independência enfraquecerá a democracia local

O presidente do PMDB é o ex-prefeito 
Rudy Cornléius / Foto: Divulgação
O presidente do PMDB de Independência, Rudy Cornléius, disse que o partido não participou da reunião de lideranças políticas locais que discutiu a possibilidade de o município ter apenas um candidato a prefeito nas eleições deste ano. Ontem pela manhã, o presidente do Partido Progressista, Valdir Boles Heinsch, anunciou no programa Radiojornalismo da Rádio Colonial o início das tratativas entre as siglas para que o município possa ter, pela primeira vez na sua história, um candidato de consenso. Durante a entrevista a Rádio Colonial, Heinsch anunciou os partidos que teriam participado da reunião e citou o PMDB.
Já na parte da tarde desta quarta-feira, o ex-prefeito Cornélius, em entrevista ao programa Linha Aberta, disse que nenhum membro da executiva municipal peemedebista foi convidado para o encontro político histórico realizado terça-feira. Ele afirmou ainda que não apóia um eventual acordo entre os partidos de Independência em torno de um único nome. O ex-prefeito defende que o PMDB lance candidatura própria a prefeito, mas não descarta a possibilidade de uma coligação com um ou mais partidos. Ele não concorda com a idéia de o município ter nesse ano um candidato de consenso porque acredita que essa decisão unânime diminuiria a democracia local ao tirar do eleitor o direito de ir à urna para escolher o prefeito que vai administrar o município nos próximos quatro anos.

Três de Maio integra 30% dos municípios gaúchos que pagam o piso nacional do magistério

Conforme o prefeito Casali, além dos 120 professores receberem o 
piso do magistério, estão recebendo também, os abonos referentes 
pós-graduação e aos anos de serviço
Na manhã de ontem, dia 28, o prefeito municipal, Olívio José Casali, foi convidado pela RBS TV de Santa Rosa, à dar uma entrevista sobre o pagamento do piso nacional dos professores no município de Três de Maio, que foi anunciado na semana passada.
A matéria foi gravada no gabinete municipal, com a participação da presidente da Associação dos Professores Municipais de Três de Maio (Apromut), Tânia Salete Rossi Schast e do secretário de Governo, Ernani Rehn, representando a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.
Na oportunidade, o prefeito Casali destacou que a Apromut havia solicitado o pagamento do piso de R$ 1.451,00aos professores, e, mediante o pedido, a Administração Municipal se reuniu durante três dias, para analisar a viabilidade do pleito. “Após vermos que teríamos condições, resolvemos pagar o piso nacional como forma de valorizar o professor, pois se este estiver satisfeito, produz mais e os alunos aprendem mais, qualificando assim, a Educação no município”, informa.
O  projeto para o pagamento do piso do magistério em Três de Maio, que estipula os valores de R$ 1.451,00 (para 40 horas), R$ 1.088,25 (para 30 horas) e R$ 725,50 (para 20 horas), foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, em sessão extraordinária, realizada no dia 26. Os valores retroativos aos meses de janeiro e fevereiro, serão pagos em abril.
Conforme o prefeito Casali, além dos 120 professores receberem o piso do magistério, estão recebendo também, os abonos referentes a pós-graduação e aos anos de serviço.
Quando questionado sobre como o município irá fazer para manter a folha de pagamento, que chegou ao índice de 51,3%, o prefeito Casali destacou que em reunião com todos os secretários, foi acordado que alguns cortes serão realizados. “Tirando a Secretaria de Saúde e a de Educação, e aquelas que possuem obras em execução, iremos realizar a contensão de despesas, para que a folha de pagamento possa ser mantida”, enfatiza.
Segundo Tânia, a questão salarial é uma luta histórica para os professores, e o pagamento do piso nacional foi uma grande conquista, que veio valorizar a categoria. “Um professor que trabalha satisfeito rende mais, e este reflexo acontece na sala de aula”, destaca.
O secretário Ernani, que representou a Secretaria de Educação, enfatizou que a folha do município compreende R$ 1.564,000,00, e, com o incremento do piso dos professores (R$ 38.500,00 ao mês), a folha obteve um acréscimo de 2,5%, o que em um ano, vai representar um valor de quase R$ 500 mil.

Práticas solidárias estão sendo incentivadas no JOIA 2012

   A campanha sobre a conscientização de acidente no 
   trânsito está sendo realizada em parceria com a Brigada 
   Militar e PAEES
Atividades como doação de medula óssea e ações de conscientização no trânsito estão sendo realizadas pelos estudantes da SETREM
Os Jogos de Integração Acadêmica da SETREM – JOIA 2012, que iniciaram no dia 27 (terça-feira) e ocorrem até o dia 30 (sexta-feira), têm como finalidade a união entre os acadêmicos e a sociedade em que a Instituição esta inserida. A partir disso, o Diretório Acadêmico Central da Faculdade (DACAF) está desenvolvendo projetos sociais para que os estudantes participem da vida da comunidade de Três de Maio e região.
Estão sendo realizadas ações como, a coleta de alimentos destinados ao Lar Bom Pastor, de Boa Vista do Buricá. Também haverá a arrecadação de um valor monetário que será repassado ao Lar dos Idosos de Três de Maio para aquisição de material de higiene pessoal e limpeza. Como novidade, os acadêmicos foram convidados a se cadastrar como doadores de medula óssea. Também será realizada uma campanha para conscientização no trânsito com o intuito de alertar sobre o aumento de acidentes na região.
A campanha sobre a conscientização de acidente no trânsito está sendo realizada em parceria com a Brigada Militar e PAEES (Programa de Atenção aos Estudantes do Ensino Superior). Durante os jogos, um carro que se envolveu em um acidente com vítimas fatais ficará exposto na rótula central dentro da SETREM (em frente ao SICREDI). Em função disso, e também para atender aos dispositivos na Lei, não estão sendo comercializadas bebidas alcoólicas dentro da Instituição.

Polícia divulga foto de acusado de furto de mais de R$ 40 mil em agrotóxicos na região

Denuncia anônima para a Delegacia de Polícia mais 
próxima ou pelos telefones 197 ou ainda (55) 3557-1295
A Polícia Civil divulgou foto de homem acusado de crimes contra o patrimônio ocorridos no município de Coronel Bicaco e Campo Novo. Segundo o Delegado de Polícia, Willian Garcez, Ademir Abadi dos Santos teve prisão preventiva decretada pela justiça e esta foragido. Ele tem participação em diversos furtos nos municípios citados, o último deles o de cerca de R$ 40 mil em agrotóxicos de uma empresa de comercialização de grãos em Coronel Bicaco.
Quem tiver informações do paradeiro de Abadi poderá realizar uma denuncia anônima para a Delegacia de Polícia mais próxima ou pelos telefones 197 ou ainda (55) 3557-1295.

Indiciados 21 brigadianos por protestos com queima de pneus em rodovias

Vinte e um brigadianos foram indiciados por protestos
A Corregedoria da Brigada Militar identificou os 21 policiais militares envolvidos em queima de pneus e uso de artefatos explosivos em uma série de protestos no Rio Grande do Sul, entre agosto e setembro do ano passado. Todos foram indiciados e responderão por transgressões disciplinares.
Segundo o coronel corregedor João Gilberto Fritz, 13 dos 21 policiais também foram indiciados por infrações penais. O processo está no Ministério Público Militar, que vai analisar a denúncia, decidir se alguns casos serão tratados como crimes comuns e se os envolvidos serão expulsos da corporação.
Alguns desses PMs seriam os responsáveis pelas ameaças do governador do Rio Grande do Sul durante protestos por melhores salários. Em setembro de 2011, a polícia encontrou artefato explosivo a um quarteirão do Palácio Piratini junto com um bilhete com ameaças dirigido ao governador Tarso Genro e seus familiares.
A onda de protestos começou no dia 4 de agosto do ano passado, quando a primeira queima de pneus ocorreu em uma estrada de Frederico Westphalen. O último ato foi registrado em setembro. Nas ocorrências também houve simulação de bombas. Em uma delas, explosivos foram deixados próximos ao posto do 9 BPM, na rua Fernando Machado.

STJ decide que apenas bafômetro e exame de sangue provam embriaguez

 O julgamento do caso chegou a ser adiado três vezes, por 
 pedido de vista dos ministros 
A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu nesta quarta-feira que apenas o teste do bafômetro ou o exame de sangue valem como provas de embriaguez ao volante para desencadear uma ação penal. O julgamento do caso chegou a ser adiado três vezes, por pedido de vista dos ministros.
Desde que foi instituída a Lei Seca de 2008, motoristas constantemente se recusam a fazer o teste do bafômetro. O Ministério Público Federal, então, encaminhou parecer ao STJ defendendo a legalidade de outros meios de prova para atestar a embriaguez.
Quatro ministros, incluindo o relator, Marco Aurélio Bellizze, deram votos a favor de ampliar os meios de prova. Outros quatro ministros votaram contra, a partir da posição do desembargador Adilson Macabu, que alegou que os ministros estariam legislando se ampliassem esse permitissem que outras provas fossem aceitas, além do teste do bafômetro.
Como houve empate, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidenta da Seção, votou. Ela foi contra a validade de outros meios para provar a embriaguez ao volante.
O advogado João Florêncio de Salles Gomes Junior, da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados de São Paulo concorda com a decisão. "É absolutamente correta [...] Só há crime se puder ser verificada a quantidade de álcool presente no sangue do motorista. Condenar alguém sem que esteja preenchido o requisito estabelecido pela própria lei seria árbitrário."
Inconstitucionalidade
Os motoristas que não aceitam fazer o teste argumentam que a Constituição Federal resguarda as pessoas da autoincriminação, "uma vez que ninguém está obrigado a produzir provas contra si". O julgamento unifica o entendimento do STJ sobre o tema, pois existia divergência entre a 5ª e 6ª Turma, especializadas em direito penal. Juntas, elas formam a 3ª Seção.
Para os da 5ª Turma, o teste do bafômetro era dispensável para configurar o crime de embriaguez ao volante. Exames clínicos ou testemunhos poderiam comprovar a cena de um crime. Já a 6ª Turma considerava que o bafômetro é indispensável - mesmo que estado de embriaguez possa ser comprovado com outros elementos.
Para o Ministério Público, outros meios de prova, além do bafômetro, devem ser utilizados para provar embriaguez. Para rebater o argumento dos motoristas, o MP defende o uso preferencialmente da perícia, respeitado o direito contra a autoincriminação. Nos casos em que os sintomas de embriaguez são indisfarçáveis, essa perícia poderia ser substituída, segundo o MP, por exame clínico ou por testemunhas.

Serviço Bucomaxilofacial do Hospital São Vicente de Paulo será estendido a nível regional

   Dr. Moacir Portolan / Foto: Alexandre HSVP
A área de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial existe desde a segunda guerra mundial, onde se precisava, diante dos soldados mutilados, profissionais para reabilitá-los (perda de olhos, partes da face, amputação nariz, perda de uma mão). Como a área de odontologia é que trabalhava com reabilitação oral (com próteses e dentaduras), foi criada uma especialidade para suprir essa necessidade. Criou-se então, a especialidade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, que trata de cirurgias de fraturas dos ossos da face e fraturas envolvendo dentes, cistos e tumores da boca e face, doenças de glândulas salivares, cirurgia de deformidades faciais (deformidades dos maxilares, incluindo fenda palatina, lábio leporino), cirurgia da articulação temporomandibular, cirurgia bucal.
Este importante serviço vem sendo prestado em Três de Maio, no Hospital São Vicente de Paulo há mais de 10 anos, pelo Dr. Moacir Portolan. Como a necessidade regional de serviços nesta área é bastante intensa o HSVP serviu de referência microrregional para este atendimento. Dentro de uma perspectiva de crescimento, o HSVP juntamente com o Dr. Portolan, conseguiu nesse tempo, projetar o que seria atender uma região maior. Pois existem todas as condições técnicas e estruturais para isso, sendo inevitável o crescimento da área e de outras, junto ao Hospital São Vicente de Paulo, que já é referência em várias especialidades. Conforme o Dr. Moacir Portolan, “a excelência no atendimento, exige uma constante reavaliação e permanentes investimentos. Em suma, estamos preparados para atender toda demanda que há nessa área”.
Em face desse crescimento na segunda-feira, dia 19 de março, na sede da 14ª Coordenadoria regional de Saúde de Santa Rosa, e contando com a participação de todos os secretários que fazem parte da região de abrangência, uma apresentação da especialidade em cirurgias bucomaxilofacial. O serviço que faz parte do planejamento de implantação a nível regional após o credenciamento e contratação pela Secretaria Estadual de Saúde e foi apresentado pelo gerente de Atendimento ao Cliente Gelson Luis Schneider, pelo Coordenador do Centro de Especialidades Alexandre de Moura e pelo Dr. Moacir Portolan Cirurgião Bucomaxilofacial responsável técnico pelo serviço.
Com referência ao serviço efetuado atualmente, 90% dos pacientes particulares são de outras cidades. Seja para cirurgia oral (implantes dentários, enxertos, cirurgia de dentes inclusos) ou facial (deformidades faciais, fraturas), a especialidade de cirurgia bucomaxilofacial também está à disposição de pacientes conveniados e usuários do SUS.

Inter empata com Lajeadense e garante vaga nas quartas do Gauchão

João Paulo contra o Lajeadense (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)
Faltou inspiração para Inter e Lajeadense na noite desta quarta-feira. Em um jogo fraco tecnicamente, as equipes ficaram no 0 a 0 na Arena Alviazul, em Lajeado, pela quinta rodada da Taça Farroupilha, o segundo turno do Gauchão. Mesmo com o primeiro tropeço na fase, o Colorado manteve a liderança do Grupo 1, com 13 pontos, e garantiu antecipadamente a vaga nas quartas de final. Os anfitriões permaneceram na zona de classificação, em quarto, com seis.
No próximo domingo, o time de Dorival Júnior recebe o Canoas, no Beira-Rio. Sábado, o Lajeadense enfrenta o Santa Cruz fora de casa, no Estádio dos Plátanos.
Descaracterizado nas laterais e no meio-campo, o Inter entrou na Arena Alviazul com apenas cinco titulares: Muriel, Rodrigo Moledo, Índio, Dagoberto e Leandro Damião. O que se viu foi um primeiro tempo fraco, de pouquíssima criatividade e erros excessivos de passes.
O 0 a 0 acabou sendo justo e condizente com a produção ofensiva nula. E os melhores jogadores da partida acabaram sendo mesmo os zagueiros.