17 novembro 2010

Em reunião, executiva do PP descarta participação no governo Tarso Genro

Executiva do PP se reuniu nesta 
na tarde quarta-feira
Em reunião da executiva estadual do PP na tarde desta quarta-feira, o partido chegou ao consenso de que assumirá o papel de oposição no governo Tarso Genro, a partir de janeiro de 2011. 
Com a decisão, a sigla rechaça as investidas do governador eleito na tentativa de que o PP ocupasse cargos em sua gestão. 
— Se ser governo é ocupar cargos, o PP está fora. As urnas nos colocaram na oposição — afirmou o presidente estadual do partido, Pedro Bertolucci, após a reunião.
Negociações com o PP 
Na semana passada, antes de embarcar para a Europa, Tarso afirmou que as negociações com o PP estavam avançadas.
— Abrimos um canal de continuidade de negociação com o PP. O presidente (Pedro) Bertolucci pediu um tempo, mas disse que gostaria de ter uma relação positiva com o governo. Na minha volta, vamos continuar conversando — disse. 
Na ocasião, o governador eleito não descartou a ocupação de cargos por progressistas. Segundo ele, "basta que eles tenham alguma proposta que seja compatível com o nosso programa de governo".

Classmann representa produtores de tabaco no Uruguai

Classmann e autoridades no evento
O líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann, participa desde o último domingo em Punta del Este, no Uruguai, da Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No encontro, que conta com a participação de diversos parlamentares, foram abordadas as questões do setor fumageiro com produtores e representantes de todo o mundo. O papel dos deputados gaúchos foi em defesa do setor na produção do fumo Burley.
De acordo com o levantamento da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) no Sul do Brasil quase 50 mil famílias estão envolvidas no plantio do fumo Burley. O trabalho abrange mais de 226 mil pessoas que produzem 95 mil toneladas de tabaco. A renda dos produtores aproxima-se de R$ 550 milhões.
A proposta da OMS quer estabelecer restrições a essa produção, o que, segundo o parlamentar, será altamente prejudicial à agricultura familiar porque pode acarretar comprometimento da renda das milhares de pessoas que dependem da atividade. Classmann salienta também a necessidade de se chegar a um acordo com relação a produção para que isso não prejudique a economia do Estado e a situação das famílias que trabalham no setor.
As políticas internacionais sobre a produção de fumo também estão sendo discutidas no evento que prossegue até o dia 20 de novembro no litoral uruguaio.

Moradores reivindicam melhorias em rua de Três de Maio

Moradora falando na Rádio Colonial Am
Na tarde desta quarta-feira (17), o repórter Fabrício Dockhorn da Rádio Colonial AM e a produção do Site Paulo Marques Notícias, atendendo ao chamado de moradores do bairro Jardim das Acácias, voltaram a ouvir as reivindicações de melhorias na rua Albino Ivanoski exatamente um ano meio depois de ter estado lá acompanhado do ver. Alexandre Classmann (PTB). Na oportunidade, Classmann ouviu os moradores e encaminhou na Câmara de Vereadores uma Indicação Legislativa, na qual pedia a Administração Municipal,  melhorias com encaibramento da rua e também a abertura de valas nas laterais da rua para o escoamento das águas das chuvas.
Rua Albino Ivanoski
“Segundo os moradores, em dias secos a poeira toma conta das casas por ser uma rua de fácil acesso a RS 342, proporcionando um intenso movimento de veículos principalmente nos finais de semana. Já em dias de chuvas, além do barro, as águas chegam a invadir parcialmente as casas por não ter por onde escoar. Os moradores do local, dizem esperar por providências, por mais de 15 anos, mas que tinham ficado felizes com as promessas do atual Prefeito quando lá esteve na campanha".

Confira aqui a reportagem do dia 22 de maio de 2009

Lionel Messi marca, quebra tabu, e Argentina bate Seleção em Doha

Messi comemora o gol aos 47 minutos do segundo tempo
A fera acordou. Com um golaço de Lionel Messi aos 47 minutos do segundo tempo, a Argentina derrotou a Seleção por 1 a 0, no Khalifa International Stadium, em Doha, no Qatar, e acabou com um jejum de cinco anos sem triunfos sobre o arquirrival. Além disso, "La Pulga" acabou com o tabu de nunca ter vencido o time canarinho atuando pela equipe principal dos hermanos. Pelo lado brasileiro, Ronaldinho foi o destaque, mas foi substituído no segundo tempo.
Com o resultado, a Seleção Brasileira perdeu a invencibilidade sob o comando de Mano Menezes. Eram três vitórias em três jogos e nenhum gol sofrido. O setor defensivo, formado por Victor, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos, não sabia o que era buscar a bola na rede há 451 minutos.
O Brasil volta a campo apenas no ano que vem. A equipe de Mano Menezes vai enfrentar a França, no dia 2 de fevereiro, em Paris. Já os hermanos devem voltar a atuar na mesma data, contra a Inglaterra, em Wembley. O amistoso será confirmado nos próximos dias pela Associação de Futebol Argentina (AFA).

Gráfica que imprimiu provas do Enem vai custear a reaplicação do exame

A gráfica responsável pela impressão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) irá custear a reaplicação das provas para os alunos prejudicados pelos erros nos cadernos amarelos. A informação foi confirmada nesta quarta-feira pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.
Após participar de audiência pública na Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre o Enem, Haddad afirmou que a data da reaplicação das provas deverá ser anunciada na próxima semana, depois que o Cespe e a Cesgranrio, especializados em organizar concursos públicos e vestibulares, finalizarem a análise das atas das salas de aula onde os candidatos fizeram as provas.
No entanto, o ministro adiantou que a expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame nacional, é que a reaplicação seja marcada para dezembro e que o calendário das universidades não seja alterado.

Familia colhe super safra de tomates com apenas um pé

O casal orgulhoso com o pé
de tomate
Em apenas um pé de tomate, a Sra. Margarida Gasparetto Frozza, está colhendo uma super safra de tomate, na sua propriedade urbana, localizada na Rua Borges de Medeiros, no centro de Porto Mauá.
As sementes de tomate cereja foram plantadas em agosto de 2010, ao lado da sua residência e no dia 12 de novembro, o referido pé já estava com 4m90cm e com cem cachos de tomates, sendo que alguns destes cachos continham até 20 frutos.
As sementes foram trazidas da cidade de Três Passos / RS, onde residiam anteriormente até o dia 24 de novembro de 2009.
As sementes foram plantadas ao lado da casa, local protegido das geadas, onde receberam adubação orgânica (esterco de porco), uréia e água.
No pequeno terreno de 360 m² germinaram mais de 50 pés de tomate, de menor porte e diversos tipos de leguminosas e verduras, sendo que todo o excedente é partilhado com os vizinhos
Em Três Passos, também residiam na cidade, onde também cultivavam hortaliças sem aplicação de qualquer tipo de agrotóxico.

Aberto concurso da FUMSSAR em Santa Rosa

Vinte e oito vagas estão abertas para o concurso da FUMSSAR. O edital foi publicado, na última sexta-feira(13). As inscrições podem ser realizadas entre os dias 16 e 30 de novembro.
Os interessados podem acessar o site da www.fumssar.com.br, para obter outras informações. As inscrições devem ser feitas no site da Unijuí. O concurso foi aberto devido à necessidade de repor servidores e ampliar outros serviços. A Prefeitura tem necessidade de pessoal principalmente para a nova Unidade de Saúde da Timbaúva e reestruturação Administrativa. De acordo com o Diretor Délcio Stefan, “Nosso grande desafio é estruturar a Fundação para atender as demandas da comunidade”. Ele ressalta ainda que em dois anos de trabalho, o orçamento da FUMSSAR, teve um acréscimo de R$14 milhões, em função da ampliação de serviços.  
São 28 vagas, entre elas: Médico, Dentista, Enfermeiro, Analista de Sistemas, Contador, Instrutor de Educação Física, Visitador, Agente Administrativo, Auxiliar de Gestão, Motorista, Agente de Serviço Geral e Agente de Manutenção e Reparos. Existem outras vagas para cadastro de reservas. A prova será realizada no dia 19 de dezembro de 2010, na Unijuí, campus Santa Rosa.

Caminhão com carga de gás que tombou no centro de Três de Maio, foi removido no inicio da noite

Os funcionários da empresa não 
estavam no interior do caminhão
no momento do acidente
Já no inicio da noite desta terça-feira (16), foi feito o trabalho de remoção do caminhão/cilindro de gás que tombou na esquina das ruas Tereza Verzeri e Horizontina em Três de Maio. O fato inusitado se deu por volta de 2h da tarde quando os funcionários da Liquigás de Passo Fundo abasteceram os reservatórios de gás do Mercado Benedetti na rua lateral do estabelecimento comercial, e posteriormente se deparam com mo caminhão desgovernado que venho a capotar, ainda com grande quantidade de gás em seu interior.
Durante a tarde, o caminhão capotado na esquina chamou a atenção das pessoas que por ali passavam e muitos que se deslocavam de todos os lado da cidade e até mesmo de cidades vizinhas, para ver o caminhão tombado na rua. Um caminhão da empresa se deslocou até o local para proceder na transferência da carga, e por volta de oito horas da noite o caminhão removido do local, com o serviço de dois caminhões guindastes e um trator carregador para colocarem o veículo em pé novamente.
Do acidente, resultou apenas danos materiais. 

Cinco municípios gaúchos decretam situação de emergência

Igreja ficou muito danificada 
em Fontoura Xavier
Os municípios deFontoura Xavier, Floriano Peixoto, Vacaria, Salto do Jacuí e Santo Antônio da Patrulha encaminharam nesta terça-feira o decreto de situação de emergência à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Além dos cinco, outras cinco cidades enviaram notificação preliminar de desastre, são eles: São Marcos, Cerrito, Panambi, Arroio do Padre e Lagoa Vermelha.
O temporal ocorrido na tarde de segunda-feira afetou aproximadamente 15 mil pessoas no Rio Grande do Sul. No total, foram 300 desabrigados, 630 pessoas desalojadas e cinco feridos sem gravidade. Cerca de 1,5 mil residências ficaram destruídas e 10 hospitais danificados.
Equipes da Defesa Civil continuam atuando nos municípios mais afetados. Neste momento, o órgão concentra esforços em São Marcos, Cerrito, Vacaria e Fontoura Xavier.
A maioria das residências foi coberta com lonas plásticas e estão sendo providenciadas a aquisição de telhas de fibrocimento para alcançar às vítimas, assim como tiveram início as remessas de materiais de ajuda humanitária, tais como: colchões, cobertores e kits de limpeza.
No município de Vacaria, voltou a chover forte com registro de granizo nesta tarde. A temperatura caiu de 20ºC para 13ºC no município. Pelo menos 400 moradias tiveram telhados danificados com a precipitação de pedras de gelo.

Panamericano: rombo não é maior que R$ 2,5 milhões

Até o final de semana, BC deve
concluir invetigação
A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho, disse nesta terça-feira que, após análise inicial dos novos executivos do Panamericano, é possível constatar que o rombo descoberto no banco em nada difere dos números encontrados pelos técnicos do Banco Central. 
— A nova diretoria está trabalhando desde o dia 10 e essa equipe já fez uma avaliação preliminar e verificou que (no problema contábil) não há nada além do que já estava dito — disse, ao reafirmar que o rombo soma R$ 2,5 bilhões e não valor maior, hipótese que tem sido aventada nos últimos dias. 
— O banco vai contratar auditoria para verificação ainda mais rigorosa. Mas, por enquanto, não há elementos que nos leve a crer que haja problemas adicionais. Por isso, mantemos o número — explicou. 
Ao ser questionada se haveria arrependimento por ter comprado metade de um banco envolvido em um dos maiores escândalos contábeis dos últimos anos no Brasil, Maria Fernanda responde que não e reafirma o plano desenhando quando o contrato de compra das ações do Grupo Silvio Santos foi assinado. 
— O negócio foi baseado em estudos. Vamos fazer uma avaliação desses objetivos. Em princípio, a Caixa pretende executar esse plano. Temos os diretores empossados para isso — diz. 
Apesar de todo o governo ter sido informado oficialmente que o Panamericano enfrentava problemas em meados de setembro, Maria Fernanda nega que o Poder Executivo tenha participado ativamente da saída encontrada para o caso. 
— Houve uma solução privada que defendeu interesses dos acionistas e clientes. Não interessava a ninguém, tampouco à Caixa uma liquidação — explica.