17 novembro 2010

Cinco municípios gaúchos decretam situação de emergência

Igreja ficou muito danificada 
em Fontoura Xavier
Os municípios deFontoura Xavier, Floriano Peixoto, Vacaria, Salto do Jacuí e Santo Antônio da Patrulha encaminharam nesta terça-feira o decreto de situação de emergência à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Além dos cinco, outras cinco cidades enviaram notificação preliminar de desastre, são eles: São Marcos, Cerrito, Panambi, Arroio do Padre e Lagoa Vermelha.
O temporal ocorrido na tarde de segunda-feira afetou aproximadamente 15 mil pessoas no Rio Grande do Sul. No total, foram 300 desabrigados, 630 pessoas desalojadas e cinco feridos sem gravidade. Cerca de 1,5 mil residências ficaram destruídas e 10 hospitais danificados.
Equipes da Defesa Civil continuam atuando nos municípios mais afetados. Neste momento, o órgão concentra esforços em São Marcos, Cerrito, Vacaria e Fontoura Xavier.
A maioria das residências foi coberta com lonas plásticas e estão sendo providenciadas a aquisição de telhas de fibrocimento para alcançar às vítimas, assim como tiveram início as remessas de materiais de ajuda humanitária, tais como: colchões, cobertores e kits de limpeza.
No município de Vacaria, voltou a chover forte com registro de granizo nesta tarde. A temperatura caiu de 20ºC para 13ºC no município. Pelo menos 400 moradias tiveram telhados danificados com a precipitação de pedras de gelo.