03 dezembro 2010

Jovem desempregado confessa ter matado universitária em Caxias do Sul

No dia 19 de novembro, Farenzena e Caren
 foram fotografados juntos em uma festa, em
Caxias do Sul
O jovem desempregado Eduardo Farenzena, 19 anos, vizinho da miss e estudante universitária Caren Brum Paim, 22, acaba de admitir ao delegado Marcelo Grolli, da 3ª Delegacia de Polícia de Caxias do Sul, tê-la assassinado.
A confissão ocorreu durante o depoimento do rapaz e de sua mãe, por volta das 16h. O crime teria ocorrido na casa do rapaz, logo após ele tê-la apanhado na saída de uma academia, no bairro Desvio Rizzo, segunda-feira, por volta das 20h. O corpo de Caren  foi encontrado quarta-feira pela manhã, às margens da Rota do Sol, no acesso ao distrito de Fazenda Souza.
Farenzena já foi julgado e absolvido da acusação de outro assassinato, em Bom Jesus, há alguns anos.
Em 2011, Caren representaria o Rio Grande do Sul, junto com outras duas meninas, na final nacional do Miss Italia Nel Mondo.
Na quinta-feira, em entrevista exclusiva ao Pioneiro e antes do primeiro depoimento à polícia,  Farenzena negou tê-la assassinado.
Caren (à direita) morava havia quatro anos em Caxias
Farenzena se diz ex-namorado de Caren e a teria matado por ciúmes. Familiares da miss negam a relação e afirmam que desde o início deste ano ela morava com o verdadeiro namorado com quem mantinha uma relação desde os 13 anos de idade, além da mãe e da irmã.
Caren foi encontrada morta, quarta-feira, nas margens da Rota do Sol, em Fazenda Souza, área rural de Caxias. Ela foi vista com vida pela última vez na segunda-feira, por volta das 20h, na saída de uma academia, no bairro Desvio Rizzo.
Caren foi sepultada no cemitério de Bagé na tarde de quinta-feira.

"Seria um erro dos traficantes gaúchos receber foragidos do RJ", afirma coronel da PM do Rio

Brigada Militar cercou acessos à Vila Nazareth
O chefe de Relações Públicas da Polícia Militar do Rio de Janeiro, tenente-coronel Lima Castro, minimizou a possibilidade de traficantes cariocas foragidos do Complexo do Alemão estarem escondidos no Rio Grande do Sul.. Nesta sexta-feira, policiais civis e militares cercaram a Vila Nazareth, em Porto Alegre, para buscar criminosos.
— Ainda é muito prematuro afirmar qualquer coisa. O nosso setor de inteligência tem recebido muitas informações desencontradas. Seria um erro dos traficantes gaúchos receber foragidos do Rio, porque isso iria atrair a atenção da comunidade e, por consequência, da polícia — argumenta.
Lima Castro confirmou que criminosos da Vila Nazareth mantêm contato com traficantes do Rio de Janeiro. Em 2008, o suposto líder do tráfico na vila da Capital foi preso, acusado de vender drogas e armas para bandidos do RJ.
— Uma coisa é você comprar droga de alguém, outra é esse alguém te receber na própria casa — ressalvou.

'Donos' da Europa, Deco e Belletti estão perto do primeiro Brasileirão

Deco e Belletti no treino do Flu
O Fluminense tem em seu elenco dois jogadores que podem levar para casa neste domingo, contra o Guarani, o primeiro título do Campeonato Brasileiro: Deco e Belletti. Os dois, no entanto, já conquistaram os principais torneios do mundo antes da chegada nas Laranjeiras, na metade desta temporada. E a lista é bem extensa.
O camisa 20, por exemplo, tem em seu currículo o bicampeonato da Liga dos Campeões (um com o Porto e um com o Barcelona), o tricampeonato português, bicampeonato espanhol e o bi da Copa da Inglaterra. Com a Seleção de Portugal, foi vice da Eurocopa. Belletti não fica muito atrás. No Brasil, o lateral conquistou três mineiros, dois paulistas e um Rio-São Paulo. Na Europa, com as camisas do Barcelona e do Chelsea, colocou na estante o Campeonato Espanhol (duas vezes), a Liga dos Campeões e o Campeonato Inglês. Com a Seleção Brasileira, ele foi campeão da Copa do Mundo de 2002.
Deco e Belletti no Barcelona
Para Deco, que saiu do Brasil ainda pouco conhecido, levantar esta taça pelo Flu teria um sabor especial, diferente de tudo que viveu na carreira.
- Está nas nossas mãos. Vai ser bom. Fico feliz por ter participado e jogado. Tive o problema de lesão, mas, sem dúvida, ser campeão depois de tantos anos sem jogar no Brasil vai ser fantástico. É diferente de tudo que já vivi. Independentemente dos títulos que conquistei, esse tem um sabor especial - afirmou o meia.
O luso-brasileiro comemorou o fato de ter retornado ao país para jogar em um time tão forte e participar de um projeto vitorioso. Ele afirmou que conquistar o Brasileiro seria um sonho.
Belletti garante que ainda não passou pela sua cabeça que se repita a história da Liga dos Campeões, quando ele entrou na equipe do Barcelona e fez o gol do título.

Graças a redução de custos, rede escolar de Dois Irmãos tem filé mignon na merenda

Estudantes elogiaram o novo cardápio 
Passou o tempo em que o cardápio da merenda escolar tinha de ser organizado com base na carne moída congelada. Uma iniciativa do Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Dois Irmãos, no Vale do Sinos, respaldada pela prefeitura, transformou o tradicional guisado em carne de panela, bife e iscas de filé mignon.
Aumentou a qualidade e diminuiu custos: o quilo comprado por R$ 15 caiu para R$ 11. Um contrato firmado entre a prefeitura e os pequenos agricultores da cidade, em setembro, permitiu que as crianças das nove escolas municipais e educação infantil do município de 30 mil habitantes agora comam a merenda com vontade.
O lucro chegou também na mesa da famílias dos produtores. Maurício Boll, 38 anos, estima que na sua propriedade o incremento na renda alcance 30%.
Ao ver as crianças satisfeitas com uma carne de panela, as merendeiras e a nutricionista responsável pelas escolas têm a certeza de que o tiro foi certeiro.
— Eles dizem que a carne agora está macia — afirma a cozinheira Metilde Dutra.
Os elogios surgiram depois que a prefeitura passou a comprar carne de gado diretamente dos produtores rurais do município. Foi então que as cozinheiras deram adeus às peças congeladas. Agora, chega tudo fresquinho. Na segunda-feira, o produtor leva o gado até o frigorífico onde ele é abatido em troca do couro. Na terça, a carne é entregue na escola. Na quarta, os cortes são feitos e, na quinta, já está no cardápio da merenda.

SETREM recebe Troféu Bronze no 1º Prêmio de Inovação em Educação promovido pelo SINEPE

Equipe da SETREM com o Jornalista, também 
homenageado Alexandre Garcia
A solenidade de premiação aconteceu no dia 1º de dezembro no Salão e Evento da PUC, em Porto Alegre. Na ocasião foram premiadas instituições em destaque nas áreas de Educação, Comunicação e Responsabilidade Social.
No decorrer do evento também foi concedida distinção especial na forma do Prêmio Destaque em Comunicação ao Sr. Alexandre Garcia, jornalista da Rede Globo, que estava presente ao evento.
Estiveram presentes a solenidade o Diretor Geral da SETREM: Sr. Flávio Magedanz, a Vice-Diretora do Centro de Ensino Médio SETREM, a Sra. Zenaide Tesche Heimerdinger, A Vice-Diretora Administrativa da SETREM a Sra. Quedi Sônia Schimtd, a Coordenadora do Curso Técnico da Informática e do Centro de TI da SETREM a Sra. Maidi Terezinha Dalri e o Sr. Carlos Alberto Ceccon, professor do Curso Técnico em Informática.
Equipe docente e de apoio do Curso Técnico
em Informática
A SETREM foi homenageada em função da qualidade e do diferencial que realiza no fazer pedagógico do Curso Técnico em Informática. No CTI, há mais de cinco anos não existem avaliações tradicionais. Os estudantes participam de projetos desde o primeiro mês de aula, onde são levados a trabalhar em grupo, com a definição de objetivos que precisam ser concluídos ao longo de um período. O resultado do trabalho precisa ser devidamente documentado e apresentado a banca examinadora que é composta pelo conjunto de professores envolvidos no semestre. Os professores trabalham de forma integrada, em muitos momentos atuando ao mesmo tempo com as turmas. Essa sistemática de trabalho possibilita aos estudantes irem além dos objetivos básicos estabelecidos. Os estudantes aprendem a se comunicar, a se organizar, a vencer desafios e, adquirem a competência mais importante desse novo século: Aprender a Aprender.  A conquista de mais essa distinção coroa com êxito o trabalho do Curso Técnico em Informática, que este ano também conquistou reconhecimento em Feiras Científicas e Eventos Tecnológicos Internacionais como a MOSTRATEC e o Encontro de GeneXUs no Uruguai.
Esse trabalho sério e comprometido é resultado do comprometimento dos professores, da equipe de apoio, das empresas parceiras e em especial dos estudantes, que aceitam o desafio de aprender de uma forma diferente. A SETREM parabeniza de forma especial a família do CTI pois ousar novas formas de fazer educação é algo que precisa tempo e persistência.

Na despedida do Brasileirão, Inter goleia o Prudente

Alecsandro marcou um dos gols da partida
Agora sim é tudo Mundial de Clubes. Na despedida do Brasileirão, o Inter teve um treino de luxo e goleou o Prudente por 3 a 0, no Prudentão, em jogo realizado na noite desta quinta-feira. A partida contou com um belo gol de Giuliano, de fora da área, na segunda etapa. Tinga e Alecsandro completaram o placar.
Antes do apito inicial, uma má notícia. O zagueiro Índio sentiu um desconforto muscular e foi poupado. Ronaldo Alves foi o substituto. Na partida, o técnico Celso Roth colocou o time no esquema 4-4-2, com D'Alessandro e Tinga como armadores. Assim, Rafael Sobis e Alecsandro formaram a dupla ofensiva.
Renan fecha a meta
Se Renan praticamente assistiu ao primeiro tempo, teve de trabalhar bastante no segundo. Logo aos dois minutos, Ronaldo Alves se atrapalhou sozinho e perdeu a bola para Rhayner. O atacante avançou na área e bateu forte para grande defesa do arqueiro colorado.
Depois, Sasha soltou uma pancada de fora da área, no ângulo. Mas Renan fez excelente defesa, espalmando pela linha de fundo.

Foram 10 minutos de pressão do Prudente. Depois, o Inter voltou a crescer. E um gol bonito estava para surgir. Por pouco, D'Alessandro não guardou um de placa. Na frente da área, o gringo matou no peito, girou e bateu de primeira. Caprichosamente, a bola teimou e não quis entrar.
Obra prima
O golaço veio com o melhor jogador da Libertadores. Giuliano, que havia substituído Tinga, pegou um rebote na frente da grande área e chutou de primeira, no ângulo.
No final, Andrezinho substituiu D'Alessandro (antes, Oscar havia substituído Sobis). E o Inter manteve o controle e conseguiu uma boa vitória para dar moral para o Mundial.