03 dezembro 2010

Graças a redução de custos, rede escolar de Dois Irmãos tem filé mignon na merenda

Estudantes elogiaram o novo cardápio 
Passou o tempo em que o cardápio da merenda escolar tinha de ser organizado com base na carne moída congelada. Uma iniciativa do Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Dois Irmãos, no Vale do Sinos, respaldada pela prefeitura, transformou o tradicional guisado em carne de panela, bife e iscas de filé mignon.
Aumentou a qualidade e diminuiu custos: o quilo comprado por R$ 15 caiu para R$ 11. Um contrato firmado entre a prefeitura e os pequenos agricultores da cidade, em setembro, permitiu que as crianças das nove escolas municipais e educação infantil do município de 30 mil habitantes agora comam a merenda com vontade.
O lucro chegou também na mesa da famílias dos produtores. Maurício Boll, 38 anos, estima que na sua propriedade o incremento na renda alcance 30%.
Ao ver as crianças satisfeitas com uma carne de panela, as merendeiras e a nutricionista responsável pelas escolas têm a certeza de que o tiro foi certeiro.
— Eles dizem que a carne agora está macia — afirma a cozinheira Metilde Dutra.
Os elogios surgiram depois que a prefeitura passou a comprar carne de gado diretamente dos produtores rurais do município. Foi então que as cozinheiras deram adeus às peças congeladas. Agora, chega tudo fresquinho. Na segunda-feira, o produtor leva o gado até o frigorífico onde ele é abatido em troca do couro. Na terça, a carne é entregue na escola. Na quarta, os cortes são feitos e, na quinta, já está no cardápio da merenda.