10 julho 2010

Local em que peritos buscam por Eliza Samudio seria uma área de execuções

O local em que policiais e bombeiros procuram Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno desaparecida desde o início do mês passado, já foi investigado como área de execuções. A procura se concentrou na propriedade alugada por Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Ele integraria um grupo de extermínio, que atuaria dentro do Grupo de Respostas Especiais (GRE), uma equipe de elite da Polícia Civil de Minas Gerais. Ontem, nada foi encontrado.
Bola foi excluído da corporação em maio de 1992, pouco mais de um ano após ingressar, sob a acusação de falta de idoneidade e indisciplina. O sítio no bairro Coqueirais também funcionava como um centro de treinamento do GRE.
Em 2008, segundo fontes policiais, Bola foi chamado a depor como investigado em um inquérito instaurado pela Corregedoria-Geral de Polícia Civil, após três integrantes do GRE serem denunciados pelo desaparecimento de dois homens.
O esquema foi revelado pelo então inspetor Júlio Monteiro, com apoio de outros policiais. A suspeita era de que as vítimas eram mortas, esquartejadas e queimadas em pneus no sítio. Restos mortais também serviam de alimento para cães ferozes — no depoimento do jovem J., primo de Bruno, ele relata que o mesmo teria sido feito com o corpo de Eliza após ela ter sido estrangulada por Bola.
Na época da investigação, pelo menos oito agentes foram afastados do grupo de elite. A denúncia falava em outros crimes, incluindo fraudes e assaltos.
Nove pessoas foram presas por homicídio, sequestro e cárcere privado, além de lesão corporal. A polícia trabalha com a hipótese de que a morte de Eliza tenha sido premeditada. Ex-amante do atleta, Eliza tentava provar na Justiça que Bruno era pai de seu filho.

Rainha Elizabeth II será bisavó em dezembro

A rainha Elizabeth II se declarou "encantada" nesta sexta-feira ao saber que o mais velho de seus netos, Peter Phillips, vai torná-la bisavó, segundo um comunicado do Palácio de Buckingham. Autumn Phillips, mulher do filho da princesa Anne e que ocupa o 11º lugar na linha de sucessão do trono, espera seu primeiro filho para dezembro.
"A rainha e seu marido, o Duque de Edimburgo, assim como a família de Autumn, foram informados e estão encantados com a notícia", afirma o comunicado.
Peter Phillips e sua mulher canadense, ambos de 32 anos, se conheceram em 2003 no Grande Prêmio de Formula 1 de Montreal, onde trabalhavam. Eles se casaram em maio de 2008 em uma elegante cerimônia no Castelo de Windsor, Oeste de Londres.
A jovem, que era católica, renunciou a sua fé e se converteu ao anglicanismo, como exige a lei britânica, sem o que seu marido teria de denunciar seu direito de sucessão.

Alta no preço dos cordeiros durante entressafra anima produtores

Como o chamado período de entressafra está elevando o preço pago pelo quilo do cordeiro, os ovinocultores gaúchos renovaram o ânimo. A média de preço do quilo vivo do animal para abate no Estado subiu 7,11%, passando de R$ 2,53 no final de junho para R$ 2,71 nesta semana.
Uma das principais justificativas para a alta está na escassez do produto.
– Os cordeiros do ano passado foram abatidos e os novos vão começar a nascer. Isso diminui a oferta e, automaticamente, eleva o preço – explica Sônia Desimon, assistente técnica estadual de criações da Emater.
O bom preço e a mudança de hábitos do consumidor têm incentivado Roberto Waihrich Matzenbacher, 31 anos, a investir na criação. Começou a criar ovinos para o consumo interno, mas com o passar dos anos percebeu o foco empresarial. Hoje, em parceria com dois sócios, além de criar cordeiros, compra animais para abate e comercialização. Para Matzenbacher, um dos estímulos na venda é a mudança de hábito do consumidor.
– Antigamente, a ovelha era considerada uma carne gorda. Isso porque a carne vendida era de ovelha velha. Hoje, são animais jovens e com cortes nobres – destaca, explicando que os restaurantes e as casas de carne também passaram a oferecer o produto durante o ano todo e não apenas no inverno ou em períodos festivos como o Natal.
Em Cruz Alta, por exemplo, o ovinocultor tem fornecido cortes especiais para dois restaurantes o ano inteiro.
Quem também celebra a valorização do produto é a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos.
– É um momento de grande euforia, a atividade está dando lucro – afirma Paulo Sérgio Soares, supervisor administrativo da associação.
Apesar do otimismo, a oferta de produto ainda não está suprindo o mercado nacional.
– Somos procurados por outros países para exportar carne, mas não temos como fazer isso, pois temos dificuldades até mesmo para atender a demanda interna. Mas estamos nos organizando para melhorar a oferta – acrescenta Soares.

Polícia divulga foto de Bruno e Bola presos

Polícia divulgou na tarde desta sexta-feira fotos do registro de prisão do goleiro Bruno e de Marcos Aparecido dos Santos, o Bola. Os dois foram detidos por suspeita de participação no assassinato de Eliza Samudio, ex-namorada do jogador. O jogador, o ex-policial civil e Luiz Henrique Romão, o Macarrão, já retornaram para a penitenciária Nelson Hungria, situada em Contagem, município de Minas Gerais. Os três chegaram em carros separados.
Mais três suspeitos de estarem envolvidos no desaparecimento de Eliza foram presos nesta sexta. Eles estão sendo levados para o Departamento de Investigações, em Belo Horizonte. Segundo a polícia de Minas foram presos: Elenilson Vitor da Silva, que é o administrador do sítio do Bruno, Flávio Caetano de Araújo, o Flavinho, e Wemerson Marques de Souza, conhecido como Coxinha. Ainda segundo a polícia, eles estavam juntos.
O goleiro Bruno, o amigo dele Luiz Henrique Ferreira Romão e o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos - conhecido como Bola, Paulista ou Neném - são os principais suspeitos do desaparecimento de Eliza, ocorrido no início de junho. A jovem é considerada morta pela polícia.