29 julho 2011

Homem se intitula "O Justiceiro" e promete matar 23 supostos criminosos no Sul de Santa Catarina

 Homem disse que vai limpar a cidade 

 de Balneário Arroio do Silva

Um morador de Balneário Arroio do Silva, no Sul de Santa Catarina, trouxe de uma história em quadrinhos a solução para os problema de segurança pública na cidade. Em uma carta, assinada por O Justiceiro, alguém fez um lista negra com 23 nomes. E, se as autoridades não tomarem uma providência, o homem promete: "Vou matar todos".
A carta-desabafo circula na cidade há vários dias e chegou na delegacia essa semana. No texto, O Justiceiro ameaça:
— Faz tempo que as coisas não vão bem. Cansei desses vagabundos. A lei só protege os bandidos. Não quero ver meu filho crescendo e achando que não fiz nada pela cidade. Vou limpar o Arroio do Silva.
Os "vagabundos" citados na carta são ladrões, usuários de drogas e traficantes conhecidos no município, segundo o delegado Jorge Giraldi.
— São pessoas com passagem pela polícia. Desses nomes, não conheço apenas uns três. A maioria usuários de crack que praticam furtos para sustentar o vício — explicou.
Para Giraldi, o homem autodenominado O Justiceiro conhece bem os criminosos da região de Arroio do Silva. Também apresentou um texto bem escrito.
De acordo, com a polícia, várias cópias da carta já circulam pela cidade nas caixas de correspondência e pelo comércio. O delegado afirmou que vai investigar o caso.
— Nunca podemos duvidar do ser humano.
O personagem
O Justiceiro da história em quadrinhos é um personagem criado no Estados Unidos. O homem comete assassinatos e outros meios violentos para combater o crime e fazer justiça.

Noruega começa a sepultar as vítimas do massacre

Noruega começa a sepultar as vítimas do massacre 
Crédito: Terje Bendiksby / AFP
As primeiras 76 vítimas dos ataques na Noruega serão sepultadas nesta sexta-feira, dia em que o massacre completa uma semana. Bano Rashid, uma jovem de 18 anos, de origem curdo-iraquiana, morta no tiroteio na ilha de Utoya, será enterrada em Nesodden, nos arredores da capital Oslo. De acordo com a agência NTB, o ministro de Relações Exteriores da Noruega, Jonas Gahr Stoere, acompanhará o funeral.
A jovem era membro ativo da juventude trabalhista, movimento político alvo do autor do massacre, Anders Behrin Breivik. Ela tinha o hábito de escrever artigos nos quais criticava o racismo e a discriminação, informou a agência. A irmã caçula de Bano, que também estava na ilha, sobreviveu ao ataque. "A resposta não deve ser ódio, mas sim amor", disse a mãe da vítima, Beyan Rashid.
O canal de televisão TV2 divulgou que nesta sexta-feira também será sepultado Ismail Haji Ahmed, um jovem de 19 anos também morto na ilha.
Ataques
O balanço de mortos nos atentados na Noruega foi revisado pela polícia. O número de vítimas totalizou 76, no ataque a tiros em meio a uma reunião de jovens trabalhistas na ilha de Utoeya, perto de Oslo, e na explosão de uma bomba no bairro dos ministérios, na capital norueguesa. O massacre está sendo considerado a maior matança na Europa desde os de 11 de março de 2004 em Madri, quando morreram 191 pessoas.
O primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, qualificou de "tragédia nacional" o duplo atentado. "Nosso país jamais havia sido afetado por um crime desta magnitude desde a Segunda Guerra Mundial", declarou Stoltenberg. "É um pesadelo", afirmou, referindo-se "ao medo, ao sangue e à morte" que enfrentaram os jovens. "O fato dói ainda mais porque Utoeya é um lugar onde vou a cada verão, desde 1974. Ali conheci a alegria, o compromisso e a segurança. O local, famoso agora por uma violência brutal, era um paraíso da juventude que se transformou em inferno, em poucas horas", precisou.

Cultivo da cana-de açúcar ganha impulso no Estado a partir de investimentos e pesquisa

Pesquisa da Embrapa derruba mito de que clima do RS
é hostil ao cultivo da cana-de-açúcar para a produção 
de etanol
Foto:  Rogério Sartori  /  especial
Após quatro anos de pesquisas, a Embrapa pretende pela primeira vez oficializar a recomendação de cultivares de cana-de-açúcar para o Rio Grande do Sul. A divulgação deve ocorrer em setembro, depois a análise dos resultados do corte de áreas experimentais em 12 municípios.
Por enquanto, os dados preliminares apontam para viabilidade da atividade mesmo em regiões excluídas do zoneamento da cultura no Estado, divulgado em 2009, derrubando de vez a crença de que o clima hostil condenaria os gaúchos a depender apenas do etanol produzido no Centro-Sul do país.
Responsável pelo estudo, o pesquisador Sérgio Delmar dos Anjos e Silva, da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, diz que tecnicamente estão reunidas todas as condições para serem lançadas as variedades de cana que melhor se adaptam ao frio e são menos sensíveis a geadas.
Resta apenas a concordância formal da Rede Interuniversitária do Desenvolvimento do Setor Sucroalcoleiro (Ridesa), o que deve ocorrer em um encontro em setembro. Após analisar cerca de 220 cultivares, de quatro a seis devem ser apresentadas.
— Temos materiais com qualidade e boa tolerância ao frio que faz aqui — diz Silva.

Receita apreende R$ 160 mil em mercadorias contrabandeadas dentro de ônibus em Seberi

Bagageiros e corredores internos do coletivo continham 
cigarros e brinquedos
Foto:Divulgação / Receita Federal
A Receita Federal de Santa Maria apreendeu um ônibus repleto de mercadorias contrabandeadas próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal na BR-386, em Seberi, no centro do Estado, na noite de quinta-feira.
A operação, realizada por agentes do Núcleo de Repressão ao Contrabando (Nurep), encontrou cigarros e brinquedos, entre outros produtos, avaliados em cerca de R$ 160 mil nos bagageiros e corredores internos do veículos.
Conforme a Receita, os objetos não possuíam documentos de importação legal e o coletivo, proveniente de Foz do Iguaçu (PR), também não apresentava autorização da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) para realizar viagens interestaduais. O órgão acredita que o destino dos produtos seria o Centro Popular de Compras de Porto Alegre (Camelódromo).
Três pessoas que ocupavam o ônibus foram identificadas e em seguida liberadas. A Receita Federal informou que os responsáveis pelo transporte das mercadorias serão representados junto ao Ministério Público pela prática de descaminho (contrabando).