24 março 2010

Mulher morre durante cirurgia em clínica estética de Porto Alegre

Uma mulher morreu por volta das 15h desta quarta-feira durante uma cirurgia em uma clínica estética de Porto Alegre. A clínica Nelson Heller fica no bairro Santa Teresa.
Lívia Ulguim Marcello, 29 anos, estava no local para receber um implante de silicone nos seios e também para fazer uma lipoaspiração. A irmã da jovem a acompanhava e aguardava por ela na sala de espera.
Segundo a Brigada Militar, ela teria sofrido uma parada cardíaca na mesa de cirurgia.
Após concluir os trabalhos no local, os delegados responsáveis pelo caso, Artur Raldi e Marcelo Faria, afirmaram que a previsão era que os dois procedimentos durassem cerca de três horas e meia.
Ainda conforme os delegados, a lipoaspiração foi bem sucedida. O problema começou quando a implantação dos silicones teve início. Dentro da sala de cirurgia, além da paciente, estavam o médico, um auxiliar e o anestesista, que tentaram reanimar Lívia por cerca de uma hora e meia até que o óbito fosse confirmado.
Por volta das 17h30min, a perícia concluiu seu trabalho no local e o corpo foi conduzido para o Departamento Médico Legal, onde a necropsia irá determinar as causas da morte.
Segundo os delegados, apenas com o laudo da perícia será possível determinar se a morte foi acidental ou se houve crime.

Plano de Cargos e Carreiras é elogiado por servidores da Saúde em Santa Rosa

Em Santa Rosa, a diretora Administrativa da Secretaria Estadual da Saúde, Neusa Kempfer, reuniu-se no auditório da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) na última sexta-feira, 19, juntamente com o delegado da regional, Valdemar Fonseca, e os servidores, para entregar 167 equipamentos de informática e mobiliário relacionados pela equipe nesta última etapa da Meta de Modernização Administrativa da Secretaria.
Os servidores da 14ª CRS, que atendem 22 municípios do Noroeste do Estado, têm hoje para a realização das atividades, 56 computadores novos, contra 17 máquinas existentes antes do início do Plano Diretor de Informática.
Além deles, os profissionais receberam datashow, câmara e gravador digitais, mobiliário, aparelhos telefônicos, entre outros materiais que objetivam melhorar o ambiente de trabalho, facilitando as tarefas diárias e para que revertam em mais qualidade no atendimento aos usuários do sistema público de saúde.
Neusa Kempfer apresentou ainda o novo Plano de Cargos e Carreiras (PPCs), discutido previamente com os servidores em mais de 30 comissões setoriais. Detalhou como ficará a composição do quadro de pessoal e ressaltou três grandes conquistas: a carga horária de 30 horas semanais, a premiação de desempenho organizacional na pactuação de metas e a dedicação exclusiva, esta última que representa fazer uma opção de vida pelo trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) e na Secretaria Estadual da Saúde, pois o servidor optará pelo regime de 40 horas sem nenhum outro vínculo público ou privado.
Ao falar sobre a premiação anual pelo desempenho organizacional, a diretora explicou que essa deverá mudar a forma atual de trabalho hierarquizado, através de departamentos, e estimular o trabalho em equipe para alcançar as metas pactuadas anualmente com os servidores das Coordenadorias Regionais e de toda Secretaria.
A enfermeira Ivone Rumpel, servidora da Secretaria há 30 anos, prestes a se aposentar, foi uma das profissionais que comemorou o novo PCCs. - Há vinte anos participei da discussão de um plano de carreira para a saúde, tenho copia guardada até hoje, e nunca foi aprovado. Agora temos a grande chance de ver um sonho realizado. Fico feliz pelos colegas que vão usufruir da maior conquista que podíamos ter, disse a enfermeira.

Antena de rádio de Tenente Portela não resistiu ao vendaval

O temporal que atingiu o Noroeste do Rio Grande do Sul provocou estragos de grandes proporções. Em Tenente Portela o rastro de destruição mostra que as rajadas foram muito fortes. A antena de 88 metros da Radio Municipal AM, erguida a mais de 40 anos, caiu como se fosse de papel.
O diretor da rádio, Jaime De Carli, dispensou os locutores e operadores de audio, já que a rádio está fora do ar e sem previsão de volta. Agora ele aguarda a vistoria, amanhã, de um engenheiro de Santo Ângelo, que irá avaliar o prejuízo. Segundo de Carli, o engenheiro responsável pela instalação da antena, na década de 1970, ela deveria suportar ventos de até 200km/h.

Urutau – Ave fantasma no interior de Tuparendi

Um Urutau (ave fantasma) está na propriedade de Carlos Alberto Ghellar, propriedade localizada em São Marcos, interior de Tuparendi, desde o dia 15 de março e permanece até os dias atuais.
Para o Sr. Carlos “Foi uma surpresa para toda a família, pois nunca se havia visto esta espécie em nossa região e chamou muito a atenção o fato de sua camuflagem e descrição, não se movimenta por motivo algum, cheguei a me aproximar a menos de um metro para fotografá-lo e ele permaneceu lá. É uma curiosidade, pois não é todo dia que encontramos uma ave destas em nossa propriedade”.
O urutau (Nyctibius griseus), pássaro que em tupi-guarani significa ave-fantasma, durante o dia permanece totalmente imóvel sobre um tronco, um galho ou um mourão de cerca. À noite, faz ecoar um canto melancólico, parecido com um lamento humano.
O urutau vive em bordas de florestas, campos com árvores e cerrados e é encontrado da Costa Rica à Argentina. Põem um único ovo que é chocado pelo macho. O tempo de incubação dura, aproximadamente, 33 dias. O filhote permanece mais 51 dias no ninho, um dos períodos de desenvolvimento mais longos para as aves no continente americano.
O pássaro adulto possui cerca de 37 centímetros de comprimento e 160 gramas de peso. Muitas vezes é confundido com uma coruja porque possui olhos grandes e desproporcionais ao tamanho da cabeça larga e achatada. À noite, quando iluminados por uma lanterna, os olhos refletem uma luz avermelhada, visível a grande distância. A boca, enorme, é parecida com a de um sapo cururu. Essa aparência assustadora é usada como arma para afastar a maioria dos predadores.
O urutau possui outro mecanismo de defesa. São duas aberturas instaladas em suas pálpebras. É por esse “olho mágico” que ele consegue enxergar em todas as direções sem precisar mexer muito a cabeça. Essa fenda também controla o movimento que ele faz quando algum predador se aproxima. Lentamente, ele estica o corpo e levanta a cabeça até a cauda tocar o tronco. Sem abrir os olhos, a camuflagem se torna tão perfeita que o inimigo não consegue percebê-lo. Com isso, confunde-se com uma ponta de galho seco ou o prolongamento de uma estaca, uma camuflagem chamada “mimetismo de galho”.
O urutau só dorme quando se sente totalmente seguro. Sai à noite para se alimentar de insetos noturnos, em especial de grandes mariposas, cupins e besouros. Ele caça em vôo, nunca pousa no chão, preferindo voar alto de uma árvore para outra.
O pássaro também atrai várias lendas. Na Amazônia acredita-se que as penas da cauda do urutau protegem a castidade. Por isso, a mãe varre debaixo das redes das meninas com uma vassoura feita com estas penas. Outra lenda garante que aquele que escrever uma carta para a pessoa amada com a pena do urutau terá o amor correspondido.
O urutau (Nyctibius griseus), pássaro que em tupi-guarani significa ave-fantasma, durante o dia permanece totalmente imóvel sobre um tronco, um galho ou um mourão de cerca. À noite, faz ecoar um canto melancólico, parecido com um lamento humano.
Existem cinco espécies de urutau no Brasil - a mais comum é a Nyctibius griseus. Aqui no meu ecossistema podemos ouvir o pio triste desta espécie de urutau assim que o sol se põe. É um canto nostálgico e lamuriante, que às vezes se parece com uma criança gemendo.
Os urutaus brasileiros recebem os mais diversos nomes, dependendo da região: mãe-da-lua, manda-lua, ibijaú, chora-lua, preguiça, jurutau, jurutauí, urutágua, urutago, urutauí, urutavi e cacuí.
O Nyctibius grandis, também conhecido como mãe-da-lua-gigante, tem quase meio metro de comprimento e envergadura de asas com o dobro disso. Este "bitelo" pode chegar a pesar até 500g. Quase do mesmo tamanho é a mãe-da-lua-parda, o Nyctibius aethereus, considerado rara.
Aqui ainda temos o urutau-de-asa-branca (Nyctibius leucopterus), com uma mancha alva na base das asas, e o urutau-ferrugem (Nyctibius bracteatus), com uma plumagem muito vistosa.

Texto: Vilson Winkler

Fotos e pesquisa: Carlos Alberto Ghellar

Diretor de cultura da força sindical e arquiteta mostram pré-projeto da Casa da Cultura em Três de Maio

Esteve em Três de Maio, na segunda-feira, dia 22 de março, o diretor de Cultura da Força Sindical, João Eduardo Quevedo Reymonde, para mostrar o pré-projeto da Casa da Cultura. Na oportunidade, também esteve em Três de Maio, a arquiteta do projeto da Casa da Cultura, Roseli Hackmann, que veio especialmente da cidade de Erechim para mostrar a maquete e o detalhamento do projeto.
Da demonstração participaram o prefeito, vice-prefeito, secretários, vereadores, diretores de escolas e convidados. O encontro aconteceu, no gabinete do Palácio Municipal.
Depois da apresentação do pré-projeto, que deverá ser implantado, na Praça Osvaldo Fleck, no bairro São Francisco – isso já foi definido pelo Executivo Municipal – depois de aprovado, fizeram uso da palavra o prefeito municipal e o líder sindical, João Eduardo Quevedo Reymonde. O prefeito historiou para os presentes de como conheceu Reymonde e de como conquistou a Casa da Cultura, bem como a exoneração fiscal, através do Fundopem, para a instalação da indústria de laticínios Perdigão, que não teria sido aprovada pela Assembléia Legislativa, se não tivesse tido a intervenção do prefeito, porque a Força Sindical não ia se pronunciar favorável.
Antes do encerramento do encontro, o cidadão três-Maiense, João Eduardo Reymonde, fez uso da palavra e confirmou o relato do prefeito municipal sobre como o recebeu no seu gabinete e de como foi convencido a aprovar o Fundopem e também disse na sua fala que hoje se considera um cidadão três-maiense e que vai honrar o título honorífico que lhe foi conferido pela Câmara Municipal de Vereadores, no que os presentes o aplaudiram. Após os pronunciamentos, foi oferecido um coquetel aos que marcaram presença e houve confraternização.
Segundo Reymonde, a Casa da Cultura deverá ter um auditório para 500 pessoas sentadas, além de salas destinadas para oficinas. O custo da obra está orçado em R$ 2,6 milhões, cabendo à prefeitura municipal apenas a cedência da área, onde será construído o prédio, que terá 1.835,15m2. Segundo o prefeito Olívio José Casali, “em Três de Maio e na região não tem nada parecido”.
Foto: Pato Roberto

Deputado Classmann propõe criação de fundo emergencial para atingidos por catástrofes climáticas

O líder partidário do PTB na Assembléia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, ocupou o plenário nesta terça-feira (23-03) para registrar a grave situação dos municípios de Três Passos, Horizontina, Santo Cristo, Tenente Portela, Tuparendi, Campina das Missões, Vista Gaúcha, entre outros da região noroeste atingidos pelo temporal desta semana. O parlamentar frisou que vem desde segunda-feira intermediando ações junto ao governo do Estado para liberação de auxílio imediato pela Defesa Civil no socorro aos atingidos. Também comunicou a disponibilização pelo Banrisul de linha de crédito para reconstrução dos imóveis danificados pela ação do temporal com taxas e prazos especiais. Precisamos chamar a responsabilidade também ao governo federal para que auxilie na liberação de crédito facilitado a esses trabalhadores, os quais estão sem suas casas e sem condições de trabalhar, pois faltam até mesmo os serviços de utilidade pública como o fornecimento de energia elétrica em alguns municípios”, afirmou ele. Classmann reiterou a disposição do governo gaúcho em colaborar na assistência às famílias, mas cobrou solidariedade da sociedade e agilidade dos órgãos competentes. “Sabemos que a Defesa Civil colocou sua estrutura à disposição, mas precisamos acelerar a reconstrução desses municípios tão castigados pela ação do tempo. Em dez anos foram sete secas consecutivas, agora fenômenos como um ciclone e temporais apavoram a vida dos moradores”, enfatizou. Classmann informou que está protocolando projeto de lei que visa a criação de um fundo que possibilite a liberação rápida de recursos para os atingidos, pois considera que o atual sistema é extremamente burocrático e moroso dificultando e atrasando a reconstrução destes municípios quando enfrentam estas situações. Também, o parlamentar convidou a governadora Yeda Crusius e o secretariado para visitarem as cidades da região noroeste que sofreram a ação deste temporal.