10 maio 2011

Casos de dengue dobraram em uma semana, em Santa Rosa

Casos de dengue dobraram em uma semana, 
em Santa Rosa 
Crédito: Felipe Dorneles / Especial / CP
A Secretaria Estadual da Saúde afirmou, na tarde desta terça-feira, que são 118 os casos confirmados de dengue em Santa Rosa, no Noroeste do Estado. Os dados indicam que o número de casos da doença dobrou em uma semana. No dia 3 de maio, quando foi divulgado o último boletim pelo órgão, eram 60 pessoas contaminadas.
A situação de Santa Rosa é a mais grave do Estado. O município tem circulação viral da doença e todos os casos confirmados são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O diretor da vigilância sanitária de Santa Rosa, Antonio Palhano, disse que ainda nesta tarde ocorrerá reunião para avaliar o boletim e analisar que tipo de ações ainda serão tomadas pela Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa. Ele alega que esse aumento nos casos confirmados já era esperado, já que resultados notificados no mês passado aguardavam confirmação.
O diretor alerta, também, que com a chuva de hoje em Santa Rosa devem se formar novos criadouros do mosquito: “Por isto queremos novamente reunir a comunidade para discutir e pedir ajuda para combater este problema”.
Santa Rosa está em situação pré-epidêmica. São 214 notificações da doença: 118 confirmadas, 51 descartadas e o restante ainda aguarda resultado do Lacen, de Porto Alegre. Ainda na região de Santa Rosa, Três de Maio tem três casos confirmados autóctones. Tucunduva e Santo Cristo têm um caso confirmado cada, ambos contraídos em Santa Rosa. O município de São Luiz Gonzaga, nas Missões, tem nove casos confirmados, autóctones. Em Alvorada foi confirmado um caso, importado de Porto Alegre. Porto Alegre tem 10 casos confirmados autóctones.
Os dados gerais do Estado são de 1079 notificações: 675 descartadas, 143 confirmadas e 65 casos importados. O restante aguarda resultado do Lacen.

Assembleia da Associação de Prefeitos da Região da Grande Santa Rosa ocorreu junto a XII Expofeira do Agronegócio

A assembléia ocorreu durante a 
XII Expofeira
Na último dia 3 de maio, os prefeitos dos 20 municípios que integram a Associação de Prefeitos da Região da Grande Santa, se reuniram para a Assembleia Mensal, que aconteceu junto ao restaurante central da XII Expofeira do Agronegócio.
O encontro deveria contar com a presença do Secretário Estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento, Deputado Luiz Carlos Busato, que devido a choques de horários na agenda não pode comparecer.
Na Assembleia, os principais pontos discutidos foram pertinentes à agricultura, irrigação, segurança, investimentos e economia, além destes, foi aprovada a ata da última Assembleia realizada e cada um dos prefeitos presentes trouxe assuntos relevantes aos seus municípios.
De acordo com o Presidente da Associação, o Prefeito de Doutor Maurício Cardoso, Marino Pollo, muitas empresas estão sendo buscadas para se estabelecerem na região, e a Associação está trabalhando para oferecer mais condições a estas empresas, afim de fomentar o desenvolvimento dos municípios da Grande Santa Rosa.

Município recebe visita da Delegada Adjunta da Superintendência Estadual do MDA

Dalva  Schreiner esteve em São José do Inhacorá
Foi com muita honra que o Município de São José do Inhacorá recebeu a visita da Delegada Adjunta da Superintendência Estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário Sra. Dalva Isaura Schreiner, acompanhada do Coordenador Regional do Programa Territórios Rurais de Desenvolvimento, Sr. Ademir Amaral.
O objetivo inicial da visita foi vistoriar a execução do Projeto de que se trata o Contrato de Repasse nº 309574-77/2009/MDA/CEF através do qual o Município Adquiriu 15 resfriadores de leite com capacidade de 350 litros cada e uma camioneta equipada com baú refrigerado. Os resfriadores foram transferidos em forma de Cessão de Uso para 32 famílias, enquanto que a camioneta serve para os mais diversos serviços de deslocamento voltados a Agricultura Familiar, principalmente voltado ao transporte de produtos coloniais e agroindustriais até os pontos de venda, em especial a Central de Vendas localizado na localidade de Ponte Alta.
A Delegada Dalva foi verificar in loco a instalação dos Resfriadores de leite e ficou admirada com a satisfação e os resultados obtidos pelas famílias em relação à melhoria de remuneração pelo litro de leite, a redução da penosidade do trabalho e principalmente melhorando a qualidade do produto final, fator este que resulta definitivamente em qualidade do leite, o que em resumo otimiza o processo de industrialização proporcionando produtos industrializados de maior qualidade inclusive facilitando a exportação do produto para o mercado internacional.
Aproveitando a visita da Delegada Dalva, a Administração Municipal através do Secretário Municipal do Agronegócio e Meio Ambiente e Emater/RS-Ascar demonstraram todo o projeto e debate voltado ao crescimento do setor leiteiro e agroindustrial. Todo este trabalho recebeu fortes elogios pela Sra. Dalva, ao mesmo tempo em que o Secretário Romeu entregou uma cópia do Programa de Resfriamento de Leite do Município, que visa atender com resfriadores por expansão direta a todos os produtores de leite do município.
Na despedida, foi servido um gostoso coquetel de produtos coloniais junto a Central de Vendas, oportunidade em que os visitantes puderam desfrutar dos sabores coloniais do nosso município.

Supermercado Cotrimaio de Três de Maio inaugurou espaço exclusivo para produtos da Agricultura Familiar

Agora o Super Cotrimaio tem amplo
espaço da Agricultura Familiar
A Cotrimaio inaugurou no último dia 30, no supermercado de Três de Maio, um espaço interno exclusivo para produtos da Agricultura Familiar.
Diante de agricultores familiares cadastrados no DAF, autoridades, lideranças, imprensa e representantes da comunidade em geral, o Coordenador do DAF, diretor secretário Silceu Dalberto, destacou em seu pronunciamento que esse espaço é permanente dentro do supermercado. “A partir de hoje estaremos implementando o espaço da Agricultura Familiar no Supermercado COTRIMAIO de Três de Maio, porém nosso objetivo é expandir para toda rede”, afirmou Dalberto. O foco deste espaço é o desenvolvimento contínuo e gradativo na comercialização dos produtos dos Agricultores Familiares cadastrados no DAF.
Após a inauguração, os agricultores atenderam os clientes do supermercado, apresentando seus produtos e comercializando o preço praticado direto da propriedade.
Trata-se de uma grandiosa conquista, tanto para os clientes, que terão acesso a alimentos de qualidade, oriundos da própria região, quanto para os produtores, que recebem um considerável estímulo para avançar na prática fortalecendo o desenvolvimento rural sustentável.

A Cotrimaio marcou presença na XII Expofeira do Agronegócio

Diretor Secretário Silceu, lançou o 4º Concurso de Fotografias 
A XII Expofeira do Agronegócio ocorreu de 30 de abril a 08 de maio, no Parque de Exposições Germano Dokchorn, em Três de Maio. Durante a feira foram reunidas muitas empresas de diversos setores agrícolas.
A feira é a grande possibilidade de encontrar em um único local, lançamentos, novas tecnologias e avançadas alternativas de produção como a Agricultura de Precisão, Dia da Forrageira, Dia da Agricultura Familiar com visitantes de toda a região. Desta forma a diretoria agradece de maneira muito especial pela participação do público que prestigiou o evento e visitou os estandes da COTRIMAIO durante os nove dias da feira. Foram muitas pessoas que nos honraram com sua visita, conhecendo um pouco do trabalho desenvolvido em seus 43 anos de história, possibilitando também a realização de excelentes negócios. Os visitantes foram recepcionados pelo mascote Cotrinho com sua alegria e simpatia e ainda foi lançado o 4º Concurso de Fotografias. Mais uma vez a cooperativa deseja vislumbrar a habilidade e olho crítico com a máquina fotográfica. As inscrições iniciaram no dia 01 de maio e encerram com data de postagem até 28 de outubro de 2011.
Os associados, clientes e amigos da COTRIMAIO que visitaram seu estande durante a XII Expofeira do Agronegócio tiveram a oportunidade de preencher cupons para concorrer a 4 prêmios. O sorteio aconteceu no último dia da feira e dia das mães, 08 de maio. A premiação e os respectivos ganhadores são: 1º prêmio: 1 MP5 - 4Gb LCD, 2.4' mix laser e a premiada foi Paola Dala Vechia de Três de Maio; 2º prêmio: 1 Maleta de ferramentas 30 pç foi para Marlene Konrad de Três de Maio; 3º prêmio: 1 Colchão inflável casal Capri, foi para Nilson Wagner de Horizontina; e o 4º e último prêmio: 1 Conj. de facas Inox 6 pç ultracorte foi para Santa Lúcia, Três de Maio e quem ganhou foi Érico José Gresele.
Da mesma forma, os produtores que efetuaram bons negócios no pavilhão do gado leiteiro, junto a COTRIMAIO, concorreram a nove prêmios. Os sorteados são do município de Três de Maio e os respectivos prêmios são: 1º prêmio: 1 Split para Ana Signori; 2º prêmio: 1 Caixa Térmica para Volnei Kolling; 3º prêmio: 1 vara de pescar para Rosméri Schast; 4º prêmio: 1 aparador de grama para Mário Hammes; 5º prêmio: 1 aspirador de pó para Jonas Viapiana; 6º prêmio: 1 térmica pequena para Olivo Cecatto; 7º prêmio: 1 térmica berlina para Pedrinho Zareski; 8: prêmio: 1 churrasqueira para Valmir Trevisan; 9º prêmio: 1 cuia e 1 bomba para Leandro Schror. Nós da COTRIMAIO ficamos muito felizes por ter participado desse grande evento.

Vereador quer instalação de câmeras de vídeomonitoramento em Três de Maio

Trage aponta o Pronasci para o 
munncípio acessar os recurssos
Conforme Fernando Vanin Trage (PT), as câmeras seriam instaladas em áreas do centro e bairros da cidade com o objetivo principal de inibir a ação de criminosos.
As imagens captadas pelas câmeras seriam transmitidas para uma central e monitoradas pela Brigada Militar. Como o investimento para a instalação do sistema de vídeomonitoramento é alto, o vereador aponta o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para o município acessar os recursos necessários.

Rotina alemã em solo brasileiro

Jacinta Ruedell, arquivo pessoal
Cabelos e olhos claros, programas de rádio típicos, dança, festa de kerb, cucas, canto coral, jogos de cartas, bolão, Oktoberfest, conversa em alemão em frente à igreja. Assim como a cultura do trabalho, estes costumes estão arraigados ao cotidiano de Santo Cristo.
Com mais de 90% da população formada por descendentes de alemães, o município mantém diversos costumes e projetos que valorizam e tornam perene a cultura germânica. Os poucos cruzamentos étnicos e os trabalhos de formação de colônias em áreas até então virgens contribuíram para a conservação dos costumes germânicos.
Através da escola e dos meios de comunicação que surgiram desde a época da colonização, que se iniciou em 1910, a consolidação do germanismo tornou-se evidente. O sentimento de pertença a uma pátria deixada há quase dois séculos pelos primeiros imigrantes, o apego e a preservação da cultura alemã continuam muito presentes.
Até mesmo para conseguir o primeiro emprego, em muitos lugares o requisito é ter fluência em língua alemã.
A maior escola do município mantém diversos projetos que visam a perpetuação da cultura. Na Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo Ost, aulas de língua alemã são ministradas da 5ª a 8ª série. Os alunos que quiserem, continuam participando de oficinas de língua durante o ensino médio. Também são apresentadas peças de teatro, músicas e danças típicas, além de manter uma rádio interna onde são veiculados recados em alemão no intervalo das aulas.
Em torno de 100 pessoas participam do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Blumengarten. Dividido em cinco categorias, o grupo envolve crianças desde os três anos até idosos.
Paulo Vilani
O Blumengarten, Jardim de Flores em alemão, surgiu há 22 anos a partir da mobilização de professores da área de estudos sociais. Com a ajuda de um professor de alemão de São Leopoldo, a professora Jacinta Ruedell deu início aos ensaios do grupo. Até hoje, ela continua voluntariamente à frente do grupo, além de ministrar oficinas gratuitas de língua alemã.
Os poucos pares iniciais evoluíram para 180 integrantes no auge do grupo. Hoje, com 100, se apresenta em todo o estado e até em outros países.
Inseridos neste contexto, os moradores de Santo Cristo devem manter os costumes trazidos em um navio carregado de esperanças e expectativas, por muito tempo.

Agrotóxicos de uso proibido no Brasil são encontrados no interior de Ijuí

A propriedade está situada próxima
à BR-285
Em uma propriedade rural no interior de Ijuí, fiscais da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) encontraram agrotóxicos proibidos no Brasil e em quantidade suficiente para uma lavoura de 200 hectares. Os técnicos do Estado apreenderam nove embalagens de 0,5kg cada de Clorimuron e oito embalagens de 10g cada de Metsulfuron metil.
Tal qual a apreensão realizada há menos de uma semana na Fronteira Oeste e Missões, os produtos encontrados na região chamada Celeiro têm origem no Uruguai. Segundo o produtor autuado, os agrotóxicos contrabandeados entraram no Rio Grande do Sul em Quaraí, vindos pela cidade fronteiriça de Artigas.
A propriedade, situada próxima à BR-285, foi autuada também por destinação inadequada de embalagens vazias, as quais, de acordo com os fiscais, estavam depositadas sem qualquer preocupação com o meio ambiente e com a saúde humana.

Fato surreal: vítima prendeu assaltante, mas polícia "perdeu"

Ladrão forçou miolo da fechadura
Foto:Marcelo Oliveira
O empresário de 28 anos flagrou um ladrão arrombando sua casa, o perseguiu por cinco quadras e conseguiu prendê-lo. A pé, o conduziu até a 3ª DP. Foi então que todo o orgulho do jovem por ter exercido seu direito de cidadania veio por água abaixo. Em uma sucessão de erros, descasos e problemas administrativos, o preso acabou fugindo de dentro da viatura da Polícia Civil.
– De nada valeu eu correr tanto, prender o cara. Nem mesmo identificaram ele. O descaso dos policiais foi assustador – afirmou a vítima.
O ladrão, segundo o empresário, aparenta cerca de 30 anos, é muito magro e com menos de 1,70m de altura. O caso ocorreu às 18h de domingo na Avenida Cristóvão Colombo, Bairro Floresta, a menos de 150m da 3ª DP. Ele foi entregue na delegacia. O plantonista então acionou as volantes da Polícia Civil.
– Na delegacia, o agente me disse que nem tinha chave do xadrez. Ele nem algemou nem identificou o preso, eu é que tive de ficar tomando conta dele – protesta a vítima.
Somente ontem ele conseguiu trocar a fechadura. A parte que fica no lado externo da porta foi danificada por uma mixa (chave falsa). O gasto foi em torno de R$ 100. Agora, o empresário pensa em investir R$ 480 na colocação de uma porta de ferro.
Ele revelou que o ladrão aparenta ser morador de rua e, provavelmente por ter feito muito esforço, acabou defecando nas calças.
– Realmente era nojento, mas os agentes não poderiam se esquivar por causa disso.
"Não é comigo"
Titular da 3ª DP, o delegado João Bancolini acredita que o agente de sua delegacia fez o procedimento normal.
– Nosso plantonista fez o certo, nem teria motivo para colocar o homem no nosso xadrez, isso seria ilegal. Ele acionou as volantes para levar o caso para a Área Judiciária, que fora do horário de expediente é quem faz flagrantes. Agora, se deu problema nas viaturas, aí já não é comigo – defende-se o delegado.
Agentes melindrados
Coordenador da equipe de volantes da Civil, o delegado Márcio Zachello disse ontem à tarde que analisa a conduta dos agentes para tomar um procedimento administrativo.
– Não há nada de errado em deixar pertences como roupas perto do preso no compartimento  de transporte, mas claro que deveriam ter o cuidado de revistá-lo para averiguar se não há mixas, armas ou qualquer outro objeto proibido – admitiu.
Segundo ele, o fato de o preso estar muito sujo pode ter melindrado a revista. O delegado explicou que a volante não tem a obrigação de fazer, no local da prisão, uma ficha com o nome do preso. Normalmente, continuou, isso é feito na DPPA, pois a maioria dos detidos não possui documentos, e na delegacia é possível confrontar os dados e descobrir a real identidade.
– O pessoal (da 3ª DP) deveria tê-lo algemado, colocado numa sala e tentado identificar – afirmou.
Para fugir, o ladrão quebrou um rebite na trava da porta de trás da viatura.