10 maio 2011

Rotina alemã em solo brasileiro

Jacinta Ruedell, arquivo pessoal
Cabelos e olhos claros, programas de rádio típicos, dança, festa de kerb, cucas, canto coral, jogos de cartas, bolão, Oktoberfest, conversa em alemão em frente à igreja. Assim como a cultura do trabalho, estes costumes estão arraigados ao cotidiano de Santo Cristo.
Com mais de 90% da população formada por descendentes de alemães, o município mantém diversos costumes e projetos que valorizam e tornam perene a cultura germânica. Os poucos cruzamentos étnicos e os trabalhos de formação de colônias em áreas até então virgens contribuíram para a conservação dos costumes germânicos.
Através da escola e dos meios de comunicação que surgiram desde a época da colonização, que se iniciou em 1910, a consolidação do germanismo tornou-se evidente. O sentimento de pertença a uma pátria deixada há quase dois séculos pelos primeiros imigrantes, o apego e a preservação da cultura alemã continuam muito presentes.
Até mesmo para conseguir o primeiro emprego, em muitos lugares o requisito é ter fluência em língua alemã.
A maior escola do município mantém diversos projetos que visam a perpetuação da cultura. Na Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo Ost, aulas de língua alemã são ministradas da 5ª a 8ª série. Os alunos que quiserem, continuam participando de oficinas de língua durante o ensino médio. Também são apresentadas peças de teatro, músicas e danças típicas, além de manter uma rádio interna onde são veiculados recados em alemão no intervalo das aulas.
Em torno de 100 pessoas participam do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Blumengarten. Dividido em cinco categorias, o grupo envolve crianças desde os três anos até idosos.
Paulo Vilani
O Blumengarten, Jardim de Flores em alemão, surgiu há 22 anos a partir da mobilização de professores da área de estudos sociais. Com a ajuda de um professor de alemão de São Leopoldo, a professora Jacinta Ruedell deu início aos ensaios do grupo. Até hoje, ela continua voluntariamente à frente do grupo, além de ministrar oficinas gratuitas de língua alemã.
Os poucos pares iniciais evoluíram para 180 integrantes no auge do grupo. Hoje, com 100, se apresenta em todo o estado e até em outros países.
Inseridos neste contexto, os moradores de Santo Cristo devem manter os costumes trazidos em um navio carregado de esperanças e expectativas, por muito tempo.