29 setembro 2009

Rio Uruguai desaloja 20 famílias em Barra do Guarita

Vinte famílias de Barra do Guarita, no noroeste do Estado, tiveram que retirar objetos de casa na noite de segunda-feira e procurar abrigo na residência de parentes em razão da cheia do Rio Uruguai. Por volta das 19h, o Corpo de Bombeiros de Tapiranga, cidade catarinense que fica na outra margem do rio, alertou que o nível estava subindo. Na tarde de hoje, o Uruguai estava com 12 metros.
A cidade amanheceu com ruas e casas alagadas. Há residências que estão quase cobertas.
O Rio Guarita também está cheio. As águas deste último atingiram a Avenida Liberato Salzano. A via está interditada em quatro cruzamentos. A estrada municipal que dá acesso às localidades de Remanso, Jabuticaba e Linha Seca também está interditada.
O prefeito Cesar Tadeu Paier (PMDB) decretou situação de emergência na manhã de hoje. No início da tarde, o Uruguai estava subindo 14 centímetros por hora. Há o risco de alagamento em outras 40 moradias.

Cotrimaio promove Encontro de Jovens Cooperativistas

No dia 16 de outubro de 2009, acontecerá o Encontro de Jovens Cooperativistas, promovido pela COTRIMAIO em parceria com o SESCOOP. O evento acontecerá na AFUCOMAIO em Três de Maio, com início às 09h00min, onde são esperados jovens de todos os municípios da área de abrangência da cooperativa.
O evento conta com temas como Gestão ambiental e sustentabilidade, Liderança Cooperativista e Valores e escolhas: Seguindo na Trilha dos Vencedores. Na parte da manhã, o Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná, Daniel Rubens Cenci da cidade de Ijuí, abordará assuntos sobre o futuro da juventude e o futuro das matas: A Mata Ciliar e a Reserva Legal como bases para os ecossistemas e a qualidade de vida. Em seguida, o Eng. Agr. da Unitec e Instrutror do Sescoop nas áreas de Gestão, Empreendedorismo e Associativismo, Marcelino Colla da cidade de Três de Maio, irá proferir temas sobre o jovem assumindo papel como líder no meio rural, estilos de liderança, características e funções do líder, desenvolvendo trabalho em equipe e testar o estilo de líder e sucessão familiar no meio rural dos participantes. Já à tarde, a especialista em Gestão de Sociedades Cooperativas, Icledes Maria Matté de Erechim, trabalhará assuntos sobre cenários globais e impactos locais, a cultura da cooperação e o aprendizado contínuo, motivação e liderança, pilares para o sucesso, valores e escolhas, cinco dimensões da qualidade humana, educação financeira e comprometimento com resultados compartilhados, em suma, a palestrante irá reforçar a atenção que os jovens cooperativistas precisam ter para as mudanças do mundo e a escolher caminhos, assumindo a responsabilidade pelo resultado das suas ações.
Este é um projeto desenvolvido pelo setor de Comunicação e Educação da COTRIMAIO e tem como principal objetivo, resgatar e mostrar aos futuros jovens empreendedores a importância de cooperar e estimular os jovens a desenvolverem a cultura da cooperação nas suas relações familiares, na escola e na comunidade onde vivem, tornando-se cidadãos éticos, responsáveis, felizes e seguros para conduzir os processos de lideranças futuras nas cooperativas e na sociedade.

Tarde de Campo Culturas de Inverno aponta a qualidade do trigo na visão da Indústria

Aproximadamente 350 produtores rurais, estudantes e profissionais do setor, oriundos de toda a região, acompanharam nesta segunda-feira, dia 28, no auditório da SETREM, a Tarde de Campo Culturas de Inverno, promovido pela Cotrimaio, Setrem, Sicredi e Emater.
Na ocasião, os participantes assistiram palestras com as temáticas: “Manejo da Buva a partir dos Cultivos de Inverno – Manejo e Controle de Plantas Daninhas”, com o Eng. Agr. Dr. Mário Antônio Bianchi; e “Comportamento de Cultivares de Trigo”, abordado por pesquisadores da FUNDACEP, COODETEC e EMBRAPA.
Sem dúvida, o ponto alto da programação, foi a fala da Dra. em Qualidade Tecnológica – Cereais de Inverno, Eliana Maria Guarienti, que apresentou a qualidade do trigo na visão da Indústria. A doutora confirmou a crescente demanda em todos os segmentos do agronegócio trigo, alavancados pelos segmentos moageiro e de panificação, a indústria requer cultivares com aptidão tecnológica definida: trigos com qualidade específica para serem usados em fabricação de pães, bolachas e biscoitos. Para o atendimento deste grau de especificidade, segundo a doutora, a Embrapa tem realizado cruzamentos e selecionado cultivares que se aproximam, ao máximo, das características solicitadas pelos diversos segmentos de mercado.
Em se tratando de consumo, segundo a doutora, 70% da farinha de trigo consumida no Brasil, é destinada à fabricação de pães (55%) e massas (15%) e ultrapassa, em equivalente quantidade de trigo. Após estas considerações iniciais, parece claro existir a necessidade de melhorias no agronegócio Trigo, a começar pelo aumento da produção nacional.
A segregação de trigo por qualidade, consiste na separação, nas unidades armazenadoras, de lotes comerciais que apresentam características comuns. Como por exemplo, já vem sendo praticada por várias empresas, a separação de lotes de cultivares de trigo classificadas comercialmente como Brando, Pão e Melhorador.
Encerrou, proferindo como principal recomendação ao produtor os cuidados que deve-se ter para obter grãos com melhor qualidade. “Atualmente o mercado sinaliza para o refinamento de características de qualidade, como a cor da farinha e a dureza de grãos. Estas informações podem representar um diferencial a mais no trigo gaúcho, fazendo com que, este produto, seja mais competitivo no mercado nacional e internacional, tanto em termos quantitativos, quanto qualitativo”, destaca.

CD AJURIS canta o Rio Grande foi gravados por Magistrados que interpretaram as músicas clássicas do cancioneiro nativista

O Juiz da comarca de Três de Maio Jairo Cardoso Soares gravou a música “Ainda Existe Um Lugar” de Ivo Brum e Miguel Marques. Já o magistrado três-maiense, Ruggiero Saciloto, interpreta “Os Cardeais” de Elton Saldanha. O disco, produzido por Chico Saratt, foi lançado pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul antes da Semana Farroupilha 2009. Participam do CD os juízes João Carlos Brum, Reinaldo Rammé, Talai Selistre, Ruggiero Saciloto, Adalberto Hommerding, Elisa Canovas Teixeira, Jairo Cardoso Soares, Gorete Marques Charão e Roberto Laux Júnior.

Trabalhadores da AGCO de Santa Rosa querem recomposição de salários e jornada de trabalho para os patamares anteriores à crise mundial

Ontem, 200 trabalhadores enfrentaram a chuva para protestar em frente à fábrica. Os metalúrgicos permaneceram no local por aproximadamente duas horas antes de retomar a produção de máquinas.
Devido à crise, a jornada e os salários foram reduzidos em acordo fechado em maio entre sindicato e AGCO para evitar demissões. Em dezembro de 2008, a empresa havia demitido 294 trabalhadores.
O presidente do Sindicato do Metalúrgicos de Santa Rosa, João Roque dos Santos, se reúne hoje com a diretoria da empresa para negociar a reposição salarial e da jornada de trabalho. Além disso, a categoria, também, reivindica a isenção do pagamento das horas que os funcionários devem para a empresa, geradas por trinta dias não trabalhados a pedido da própria empresa e reajuste salarial de dez por cento.

Deputado Marchezan Júnior esteve na Rádio Colonial AM

A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembléia Legislativa, em conjunto com o COREDE Fronteira Noroeste e Fórum da Democracia, promoveram em Santa Rosa na sexta-feira, 25, uma audiência pública para o debate do Orçamento Estadual de 2010.
O presidente da comissão, deputado Marchezan Júnior, foi agraciado segunda-feira, 28, com o prêmio Springer Carrier - ARI/2009, na área de Economia, pelos seus projetos do pregão eletrônico e cotação eletrônica, ambos já sancionados, e pelo empenho para aplicar, no Estado, o teto remuneratório para todos os servidores.
Em entrevista a Rádio Colonial, Marchezan, destacou os projetos que já se tornaram leis e estão em vigor desde o mês de agosto ultimo. Conforme ele, agora todas as compras e as contratações só podem ser feitas pela Internet, em todo o serviço público do Estado, racionalizando os procedimentos de compras e de contratações governamentais, inibindo atos de corrupção e reduzindo custos operacionais. Podem ser adquiridos e contratados pela Cotação Eletrônica de Preços os bens e serviços legalmente considerados como de pequeno valor e, portanto, sujeitos à compra e contratação direta, com dispensa de licitação.
Marchezan Júnior lembrou, ainda, que desde 2003, uma emenda à Constituição Estadual fixa o teto de R$ 22.111,25 nos três poderes no Estado. O deputado defende que o Rio Grande do Sul aplique este limite
definido na Constituição Federal para todos os Poderes. De acordo com a lei aprovada em 2007, os contracheques dos servidores públicos do Rio Grande do Sul não podem superar a casa dos R$ 22.111,25, que é o valor do subsídio pago aos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado.

Museu a céu aberto nas Missões ganha proteção

Um museu a céu aberto de vestígios do século 18 começou a tomar forma no centro histórico de Santo Ângelo, nas Missões. Desde o final da semana passada (24 e 25 de setembro), os resquícios do último dos Sete Povos da Missões ganham uma cobertura especial para garantir proteção e visibilidade das relíquias.
Desvendados a partir das escavações no entorno da Catedral Angelopolitana, em 2006, os vestígios da redução jesuítico-guarani Santo Ângelo Custódio estavam expostos ao tempo. Apenas tapumes e lonas pretas cobriam as janelas arqueológicas, como são chamadas as aberturas no solo. Nos últimos meses, lonas plásticas transparentes foram utilizadas para possibilitar que os visitantes pudessem ter uma ideia de como era o local há mais de 300 anos.
Agora, os pisos e fragmentos encontrados no sítio arqueológico vão ser cobertos com vidro temperado anti-impacto de 10 milímetros de espessura, uma forma de evitar danos em razão de vandalismo. Por enquanto, estão sendo instaladas as estruturas de alumínio que darão suporte ao vidro. Conforme o secretário de Obras do município, Jacques Barbosa, em 30 dias o trabalho estará finalizado.
Placas informativas sobre as descobertas já foram instaladas. A catedral está localizada no espaço onde foi erguida a igreja do povoado missioneiro, na Praça Pinheiro Machado. Do chão de seus arredores, surgiu com as escavações parte das fundações da torre da primeira igreja e da entrada do pátio, que dava acesso aos dormitórios dos padres e ao colégio jesuítico. Além do piso original de cerâmica do antigo templo. No total, são nove janelas arqueológicas.
Para a escolha do tipo de proteção, a arqueóloga Raquel Rech, do Núcleo de Arqueologia do Museu Dr. José Olavo Machado, inspirou-se em modelos semelhantes existentes no Brasil e no mundo, principalmente no centro histórico de Jerusalém.
–A proteção é utilizada na Itália, em Israel e há exemplos no Brasil, como em Florianópolis. O vidro anti-impacto é adotado em razão da alta resistência e até mesmo para evitar vandalismo – diz a arqueóloga.
- A criação do museu a céu aberto faz parte do projeto de remodelação da Praça Pinheiro Machado
- A obra começou em 2006, para marcar os 300 anos da fundação do povoado. Custou em torno de R$ 1,5 milhão.
- As calçadas danificadas foram substituídas por pisos semelhantes aos usados nas reduções.