17 julho 2010

Ex prefeito Nico é condenado por improbidade administrativa referente a gestão 97/2000

Ex-prefeito beneficiou Colato com uso da máquina e pode ficar inelegível por cinco anos. Segundo a justiça cabe recurso
A polêmica eleição municipal de 2000, que entrou para a história pelo processo que culminou com cassação dos mandatos do prefeito Irineu Colato e seu vice Carlos Berwian três anos mais tarde, teve nesta semana novo capítulo, embora para muitos fosse caso encerrado.
O ex prefeito da época, Eduardo Jorge Horst- Nico, foi condenado em primeira instância pelo juiz de direito de Horizontina Danilo Schneiders Jr. a perda dos direitos políticos por cinco anos, multa de 50 vezes o salário do gestor na época e proibição de contratar serviços com o poder público por três anos. A decisão é de primeira instância e cabe recurso.
A Ação de Investigação Eleitoral foi ajuizada após as eleições de 2000 pelo Ministério Público, que apresentou provas sobre o uso da máquina em favor da chapa eleita. Entre as irregularidades estavam serviços de máquinas, servidores fazendo campanha em horário de expediente, fornecimento a eleitores de materiais como pedras britas, terra e cestas básicas para que votassem na candidatura apoiada pelo então prefeito Horst. Em âmbito da Justiça Eleitoral o processo tramitou entre 2001 e maio de 2004 quando transitou em julgado, tendo havido a condenação dos eleitos a perda do mandato.
Com base nos mesmos fatos, o Ministério Público promoveu nova denúncia contra Horst, então na Justiça Comum, de Improbidade Administrativa, pela infração a lei 9.504/97 que culminou com a sentença de Schneiders Jr na última terça-feira(13). Cabe recurso desta sentença junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul-TJRS, deixa claro o juiz. Destaca o magistrado que a inegebilidade dar-se-à a partir do trânsito em julgado definitivo da sentença.
Horst disse que não foi oficiado da sentença, mas que respeita a decisão, e no âmbito constitucional irá recorrer com a certeza de reversão. “Em todo o processo nenhuma das testemunhas apontou meu nome. Como nosso projeto político havia tido fissuras, dei liberdade a minha equipe de governo para que escolhesse seus candidatos, mas nunca autorizei ninguém a oferecer algo ou pedir votos em meu nome, nem utilizar estrutura pública em favor de para outra pessoa”, justifica.
Depois do episódio, Horst voltou a concorrer duas vezes ao Executivo, elegendo-se vice-prefeito em 2004 com mandato até o final de 2008 e tendo perdido a disputa pela reeleição ao cargo no último pleito.

Quadrilha assalta loja em Santa Rosa

Uma quadrilha realizou assalto a mão armada em Santa Rosa, no noroeste do Estado. Os assaltantes invadiram a loja Becker por volta das 17h40min de sexta-feira, renderam funionários e clientes e roubaram cinco notebooks, 22 câmeras fotográficas, cinco filmadores digitais, R$ 2,97 mil em dinheiro e celulares dos funcionários e clientes. Eles não estavam encapuzados e fugiram em um carro escuro. A polícia investiga o caso.

Colisão entre carro e ônibus mata duas pessoas na Rota do Sol

O choque entre um ônibus e um Vectra com placas de Caxias do Sul causou a morte de duas pessoas no Litoral Norte gaúcho na manhã deste sábado. O acidente aconteceu por volta das 8h no km 35 da ERS-486, a Rota do Sol, no trecho entre Itati e Terra de Areia.
Conforme informações do posto do Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, em Torres, morreram Sebastião Webber de Oliveira, de 54 anos, e Marli Teixeira de Oliveira, 47. Eles eram ocupantes do Vectra. Seus corpos ficaram presos nas ferragens. Um terceiro passageiro do veículo foi socorrido e levado em estado regular para o Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa.
O acidente causou transtornou ao trânsito, que precisou ser controlado pela BM.

Novo Hamburgo limita circulação de caminhões no Centro

Com sinalizações renovadas e fiscalização intensificada, sofrerá no bolso o motorista que insistir em carregar cargas pesadas no Centro Histórico de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Um decreto assinado na semana passada pelo prefeito Tarcísio Zimmermann (PT) regulamenta o trânsito de caminhões na região do bairro Hamburgo Velho.
O documento considera, entre outros fatores, um compromisso assumido pela administração municipal perante o Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan) e o Ministério Público Estadual. No documento está está prevista a preservação da área histórica, sem comprometer a mobilidade de pessoas, bens, serviços e mercadorias, nem causar prejuízos ao abastecimento.
O texto estabelece a proibição de trânsito e estacionamento de caminhões, com peso bruto total superior a 3,5 toneladas.
A área protegida é formada por trechos da Avenida Maurício Cardoso, da Rua General Daltro Filho e da Rua Mena Barreto.
Os motoristas que desrespeitarem a determinação poderão ter de pagar multa estimada em R$ 85, além de perder quatro pontos na carteira de habilitação. No local, há placas indicando a proibição, conforme determinação do Código de Trânsito Brasileiro.
– Nesta área nós temos prédios históricos centenários que, por conta do progresso e do trânsito pesado, têm suas estruturas abaladas. Estamos limitando o trânsito pesado que apresenta risco a essas estruturas. Nunca existiu uma fiscalização intensa, mas acredito que agora os motoristas irão se acostumar – pontua o titular da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Farias.

Buenos Aires teve a temperatura mais baixa da década, diz jornal

O terceiro dia consecutivo de frio intenso ganhou destaque nesta sexta-feira na versão eletrônica do jornal Clarín. Segundo o periódico, a massa de ar polar provocou recordes no consumo de energia elétrica e gás natural. Além disso, a temperatura durante a manhã caiu para -1,5°C em Buenos Aires, o que foi apontado pelo Serviço Meteorológico Nacional como menor nível em 10 anos.
O Clarin salientou ainda que a onda de ar frio vai persistir até domingo. Sobre a neve, a notícia destaca que o fenômeno já atingiu 12 províncias e em algumas provocou transtornos.
Na região de Salta, por exemplo, foi necessário suspender as operações no aeroporto. Já em Catamarca, diversas estradas foram bloqueadas e em Tucumán o acúmulo de neve no chão chegou a 20 centímetros.
Por fim, o periódico salienta que moradores não saíram de casa e demostraram surpresa ao olhar para a "paisagem branca".
O frio intenso é provocado por uma massa de ar polar que chama atenção pela sua grande área territorial, atingindo a marca de 8 mil quilômetros sobre a América do Sul.