17 julho 2010

Buenos Aires teve a temperatura mais baixa da década, diz jornal

O terceiro dia consecutivo de frio intenso ganhou destaque nesta sexta-feira na versão eletrônica do jornal Clarín. Segundo o periódico, a massa de ar polar provocou recordes no consumo de energia elétrica e gás natural. Além disso, a temperatura durante a manhã caiu para -1,5°C em Buenos Aires, o que foi apontado pelo Serviço Meteorológico Nacional como menor nível em 10 anos.
O Clarin salientou ainda que a onda de ar frio vai persistir até domingo. Sobre a neve, a notícia destaca que o fenômeno já atingiu 12 províncias e em algumas provocou transtornos.
Na região de Salta, por exemplo, foi necessário suspender as operações no aeroporto. Já em Catamarca, diversas estradas foram bloqueadas e em Tucumán o acúmulo de neve no chão chegou a 20 centímetros.
Por fim, o periódico salienta que moradores não saíram de casa e demostraram surpresa ao olhar para a "paisagem branca".
O frio intenso é provocado por uma massa de ar polar que chama atenção pela sua grande área territorial, atingindo a marca de 8 mil quilômetros sobre a América do Sul.