Com sinalizações renovadas e fiscalização intensificada, sofrerá no bolso o motorista que insistir em carregar cargas pesadas no Centro Histórico de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Um decreto assinado na semana passada pelo prefeito Tarcísio Zimmermann (PT) regulamenta o trânsito de caminhões na região do bairro Hamburgo Velho.
O documento considera, entre outros fatores, um compromisso assumido pela administração municipal perante o Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan) e o Ministério Público Estadual. No documento está está prevista a preservação da área histórica, sem comprometer a mobilidade de pessoas, bens, serviços e mercadorias, nem causar prejuízos ao abastecimento.
O texto estabelece a proibição de trânsito e estacionamento de caminhões, com peso bruto total superior a 3,5 toneladas.
A área protegida é formada por trechos da Avenida Maurício Cardoso, da Rua General Daltro Filho e da Rua Mena Barreto.
Os motoristas que desrespeitarem a determinação poderão ter de pagar multa estimada em R$ 85, além de perder quatro pontos na carteira de habilitação. No local, há placas indicando a proibição, conforme determinação do Código de Trânsito Brasileiro.
– Nesta área nós temos prédios históricos centenários que, por conta do progresso e do trânsito pesado, têm suas estruturas abaladas. Estamos limitando o trânsito pesado que apresenta risco a essas estruturas. Nunca existiu uma fiscalização intensa, mas acredito que agora os motoristas irão se acostumar – pontua o titular da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Farias.