24 julho 2009

Casa Própria: Projeto oportuniza parceria para quem tem terreno

Nesta quinta-feira (23), foi realizada uma movimentada reunião na Câmara Municipal de Vereadores, quando esteve em pauta o Projeto Parceria.
O encontro foi organizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Habitação e Urbanismo, estando presentes o prefeito Olívio José Casali, o gerente da Caixa Econômica Federal, Jorge Wagner, o secretário municipal Guido José Cassol e o diretor de Habitação Moacir Carvalho, além de vários funcionários e 36 pessoas interessadas em participar do projeto da casa própria em terreno próprio.
O Projeto Parceria tem como meta construir três tipos de casas em terrenos de proprietários, com recursos do FGTS, através da Caixa Econômica Federal. Para os três modelos de casas são fixados valores mínimos de R$ 10.000,00(dez mil reais) e máximos de R$ 80.000,00(oitenta mil reais), dependendo da vontade do proprietário da área urbana e da disponibilidade de recursos, já que na construção da casa poderão ser investidos 30% da receita pessoal ou do casal.
A Secretaria da Indústria, Comércio, Habitação e Urbanismo abriu inscrições no mês de maio, tendo 31 cidadãos mostrado interesse, mas nesta reunião compareceram 36. E conforme o secretário Cassol, as inscrições definitivas estarão abertas até o dia 14 de agosto, na Prefeitura Municipal. E quanto maior for o número de inscritos, melhor, porque será uma obra coletiva constante de no mínimo 10 unidades habitacionais e as despesas serão rateadas, assinalou o secretário.
Foto: Marcos Roberto.

São José dos Ausentes registra menor temperatura do ano no Estado

A promessa de que a madrugada desta sexta-feira seria de frio intenso se confirmou. Por volta das 2h, as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcou - 3,7ºC, a temperatura mais baixa do ano no Rio Grande do Sul. No dia 12 de julho, Cambará do Sul havia registrado - 2,8 ºC, o menor índice até então. Em Vacaria, os termômetros marcaram - 2,2 C.
Em Porto Alegre a madrugada também foi gelada. De acordo com as estações do sistema Metroclima da prefeitura da Capital, por volta das 3h30min o bairro Lomba do Pinheiro registrou 2,8 ºC. No bairro São João fez 3,1 ºC e, no Moinhos de Vento, 4,7 ºC.
O ar seco e frio forma geadas amplas e intensas na maior parte do Estado nas primeiras horas do dia. Ao longo da tarde, algumas nuvens avançam da Argentina em direção ao Estado e isso combinado ao frio intenso cria uma possibilidade de neve em pontos isolados.

Vice-prefeito e secretário de Agricultura Fazem Reivindicações em Porto Alegre

Em recente viagem à capital gaúcha, o vice-prefeito de Três de Maio, João Mella Neto acompanhado do secretário de Agricultura e Meio Ambiente Valdir Ortiz, visitaram o secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado. Na oportunidade, entregaram em mãos o projeto de ampliação da rede de água da localidade de Caravágio-Vista Alegre, distrito de Consolata, com objetivo de conseguir a outorga para liberação dos recursos para a realização da obra, que beneficiará 17 famílias. Após serem recebidos pelo secretário Berfran e de posse da outorga, o viceprefeito João Mella e o secretário Ortiz, dirigiram-se até o Centro Administrativo, onde entregaram em mãos os documentos necessários à diretora administrativa, Neusa Kempfer.
Aproveitando ainda a estada na Capital, o vice-prefeito e o secretário visitaram diversas repartições públicas, onde mantiveram contatos com vários parlamentares, abrindo portas importantíssimas para futuros pleitos do município.
Junto ao gabinete da Secretaria de Agricultura do Estado mantiveram contato com o secretário, João Carlos F. Machado e seu assessor, Paulo Fernando G. Braccini. Ortiz agradeceu o empenho daquela secretaria em aumentar o repasse do Programa Troca-Troca, que era de apenas 100 sacas de sementes de milho selecionadas para a safra 2009-2010, para mais 900 sacas, totalizando 1.000 sacas.
Foto: Marcos Roberto.

Mortos por influenza A já chegam a 34, segundo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (23) à noite que subiu para 34 o número de mortos no Brasil pela influenza A. Desse total, 16 casos foram registrados no Rio Grande do Sul, 12 em São Paulo, 5 no Rio de Janeiro e 1 no Paraná.
Segundo o ministério, entre os dias 25 de abril a 18 de julho foram confirmados 1.566 casos de contaminação no país pelo vírus da doença. No mesmo período, as secretarias de Saúde dos estados analisaram 8.328 casos suspeitos, dos quais 528 eram de gripe comum.
De acordo com o ministério, a taxa de mortalidade da doença é de 0,18 caso por 100 mil habitantes. De acordo com o ministério, a faixa etária em que há maior incidência de casos da nova gripe é a de 20 a 49 anos, com mais de 60% dos casos.
Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde são os coletados até esta quarta-feira (22) pelas secretarias estaduais de saúde.