19 outubro 2009

Vereadores aprovam doação de terreno para a construção de Sede da OAB Sub-Secção de Três de Maio

Na noite desta segunda-feira (19), os vereadores três-maienses estiveram reunidos por ocasião da realização da 37ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Três de Maio.
Alguns momentos que ficaram marcados através dos pronunciamentos dos vereadores, começou com o vereador Cereser do PP. O “Nego”, falou co revolta da situação gerada pelo ex-secretário de Assistência Social do município Arlindo Wilers, o qual teriam denúncias de desvio de verbas públicas quando de sua gestão junto a Associação de Papeleiros de Três de Maio. Cereser, pede que sejam apuradas as denúncias. O vereador Alexandre Clasmann do PTB, também se manifestou referente a este assunto, e entende que as denúncias devem ser apuradas a fundo.
Em relação aos telefones celulares, que o Executivo Municipal passou o contrato de um plano existente para cerca de 1.500 agricultores para o comando do Sicredi, o vereador Fernando Trage do PT, se manifestou contrário, dizendo ter sido procurado por agricultores que se dizem prejudicados pela ação. Já o vereador Delmar Mébius do PTB, apresentou alguns números que segundo ele teriam levado o executivo a tomar esta atitude, uma divida de cerca de 80 mil reais gerada pela inadimplência de detentores de linhas de celular, fazendo o prefeito temer pela responsabilidade.
Em se tratando de projetos, forma dois aprovados, oriundos do Poedr Executivo Municipal. Um deles, que autoriza a demulição do prédio onde funcionava uma escola municipal na comunidade de São Roque no Distrito de Consolata, e posterior doação do material a igreja daquela comunidade. E o outro, que autoriza a doação de um terreno para Sub-Secção da OAB de Porto Alegre, para a construção da Sede Própria da Sub-Secção da OAB de Três de Maio. O terreno está situado na mesma área onde já está funcionando o Ministério Público e também está sendo construído o novo prédio do Forum de Três de Maio, junto ao Bairro Oriental. O curioso deste projeto, foi que o Vereador “Jorginho” que integra a Bancada Governista, foi o único voto contrário a doação do terreno a OAB. A informação que correu na noite, foi que o veredaor chegou atrasado e não participou da reunião com os representantes da entidade, e não tinha conhecimento do que se tratava o projeto.
Durante a sessão, a OAB esteve representada pelo seu presidente, Dr.Vilson Vanin Trage.

DNIT autoriza início das obras de melhorias na BR 472

O Engenheiro Regional do Departamento Nacional de Insfraestrutura e Transporte (DNIT), Luiz Augusto Bassani, esteve nesta segunda-feira(19) em Santa Rosa. O motivo da visita foi para acompanhar o início das obras de recapeamento da BR 472, no trecho que liga Santa Rosa a Santo Cristo.
Os trabalhos iniciaram no trevo de acesso a Santa Rosa. No local, foi realizada uma solenidade, que reuniu diversas autoridades, entre elas, o Prefeito Orlando Desconsi e o Prefeito de Santo Cristo José Luiz Seger.
O recapeamento deste trecho da BR 472 custará mais de R$15 milhões ao Governo Federal. O próximo passo será o recapeamento da mesma rodovia, mas no trecho que liga Santa Rosa a Boa Vista do Buricá. Segundo Luiz Augusto Bassani, essa obra faz parte de um programa de investimento do Governo Federal nas rodovias de todo o Brasil, onde "240 milhões estão sendo destinados só para esta região do DNIT, com sede em Cruz Alta".
Para o Prefeito Desconsi, “Esta obra é uma conquista para a comunidade que reivindica boas estradas. Um asfalto de qualidade também é sinônimo de mais segurança. Além disso, uma boa infraestrutura de acesso às cidades pode ser considerado um atrativo para investimentos econômicos".

Dunga é recebido em Ijuí durante Festa Nacional das Culturas Diversificadas

Dunga foi recebido na manhã de hoje por autoridades de Ijuí no Parque de Exposições Wanderley Burmann, durante o último dia da Festa Nacional das Culturas Diversificadas (Fenadi).
O técnico da Seleção Brasileira de futebol chegou às 10h40min no local e às 11h foi homenageado pelo Hospital de Caridade da cidade. Às 11h30min, concedeu entrevista coletiva à imprensa, no auditório do Centro Administrativo do parque.
— Estou muito honrado de estar aqui hoje. Essa era a hora e o momento certo de eu participar da festa - comentou o técnico, que nasceu em Ijuí.
Sobre a Seleção, afirmou:
— A base está definida, mas novos nomes podem entrar. Nas próximas semanas, a comissão técnica viaja à África do Sul para a verificação dos locais onde a seleção vai se concentrar durante a Copa.
Dunga destacou também os principais adversários do Brasil no ano que vem. Segundo ele, pela tradição, Argentina e Itália devem sempre provocar atenção redobrada. Pelo momento atual, destacou o ótimo trabalho de Inglaterra e Holanda.
Sobre as críticas recebidas ao assumir o comando da equipe, de que a falta de experiência como técnico prejudicaria o trabalho no comando da equipe, ele respondeu:
— Muitos esqueçeram que joguei por 20 anos na Seleção. Poucos tem tanta experiência como eu.
Dunga fica no parque até as 15h, quando recebe nova homenagem no Palco de Etnias da feira.

Zé Caradípia no SESC em Santa Rosa dia 22 de outubro

O cantor e compositor Zé Caradípia, com 30 anos de carreira, completados recentemente, traz a Santa Rosa apresentação do seu trabalho Armadilha Zen , culminando com apresentação do show em Porto Alegre.
Com trajetória de relevante importância na cena das artes porto-alegrenses, autor da música de sucesso nacional intitulada Asa Morena, Zé Caradípia está lançando com financiamento do FUMPROARTE o DVD Armadilha Zen gravado no Teatro de Câmara Túlio Piva, em Setembro de 2008.
A realização de shows dentro da Programação do Artesesc Cultura por toda a parte , oportunizará ao público assistir ao trabalho de um artista que desde o início de sua carreira compõe suas músicas ao violão, utilizando-se das mais diversas influências para construir o seu modo de ver o mundo através da música, que, em sua essência traz o gosto brasileiro de apoderar-se de outras linguagens, podendo assim, dinamizar os seus caminhos. Exemplo disso está no set list do show onde o samba está mesclado ao blues, a canção jazzy, ao afoxé, e ritmos do cancioneiro gaúcho / argentino como o tango e a milonga, passando também por alusões ao reggae e ao samba-jazz em uma mistura muito própria, onde as idéias são expressas com harmonias bem resolvidas e letras que se encaixam perfeitamente no perfil das canções.
Zé Caradípia será acompanhado por cinco músicos com larga experiência em apresentações ao vivo e em gravações: Clóvis Boca Freire, contra baixo; Edílson Ávila, guitarra; Bethy Krieger, teclados; Luizinho Santos, sax tenor, soprano e flauta; Giovanni Berti, percussão e efeitos.

COTRIMAIO promoveu Encontro de Jovens – futuros empreendedores

A COTRIMAIO realizou no último dia 16, o Encontro de Jovens Cooperativistas. O evento, que ocorreu nas dependências da Afucomaio em Três de Maio, foi coordenado pela assessoria de Comunicação e Educação da cooperativa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul – SESCOOP, que contou com a participação de 61 jovens cooperativistas.
Os temas abordados foram: o papel do líder no atual cenário globalizado, o jovem assumindo papel como líder no meio rural, estilos de liderança, características e funções do líder; o futuro da juventude e o futuro das matas: a mata ciliar e a reserva legal como bases para os ecossistemas e a qualidade de vida; cenários globais e impactos locais, a cultura da cooperação e o aprendizado contínuo, pilares para o sucesso, valores e escolhas, cinco dimensões da qualidade humana, educação financeira e comprometimento com resultados compartilhados, em suma, as palestras reforçaram a atenção que os jovens cooperativistas precisam ter para as mudanças do mundo e a escolher caminhos, assumindo a responsabilidade pelo resultado das suas ações. Durante o evento, além das palestras, foram realizadas análises e dinâmicas de grupos, desenvolvendo trabalhos em equipe para testar o estilo de líder e sucessão familiar no meio rural dos participantes, identificando o líder que cada pessoa tem dentro de si e que muitas vezes desconhece.
O Encontro de Jovens Cooperativistas é promovido pela COTRIMAIO e está na sua 2ª edição, para mostrar aos jovens futuros empreendedores os entraves e oportunidades do agronegócio, a importância de cooperar e estimular o desenvolvimento da cultura cooperativista nas suas relações familiares, na escola e na comunidade onde vivem, tornando-se cidadãos éticos, responsáveis, felizes e seguros para conduzir os processos de lideranças futuras nas cooperativas e na sociedade. Na oportunidade, aconteceram diversos sorteios de prêmios para os participantes.

Deputados estaduais na mira da Justiça Eleitoral

Um se mostra incompreendido, outro garante ter sido expulso. O terceiro diz que infiel foi o partido. Enquanto três deputados estaduais tentam justificar o troca-troca, suas antigas legendas rejeitam qualquer argumento e exigem os mandatos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
É a primeira vez desde que a Justiça Eleitoral criou regras para a mudança de partido que deputados estaduais gaúchos estão na mira do TRE. Em 2008, o tribunal destituiu 90 vereadores de seus cargos no Rio Grande do Sul por infidelidade partidária.
Estão em meio à batalha judicial os deputados Coffy Rodrigues, que deixou em 2007 o PDT para se filiar ao PSDB, e José Sperotto, que migrou do DEM para o PTB este ano. Até quem parecia tolerante se mostrou irredutível: na quinta-feira o PPS informou que vai pedir a cadeira de Carlos Gomes, que trocou a sigla pelo PRB.
Na quarta-feira passada, Sperotto teve o mandato suspenso pela Assembleia após uma liminar do TRE. Primeiro suplente, Reginaldo Pujol foi convocado para assumir a cadeira.
Como Pujol tem 30 dias para assumir, vai postergar a decisão. Isso porque corre o risco de perder o mandato de vereador da Capital, caso Sperotto obtenha sucesso em recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sperotto alega que infiel foi o DEM, que trocou o apoio ao governo Yeda Crusius pelas trincheiras da oposição.
– Quando Sperotto se recusou a assinar o requerimento da CPI da Corrupção, líderes do partido passaram a discriminá-lo na imprensa – diz o advogado do parlamentar, Paulo Moreira de Oliveira.
Uma das principais vozes do governo Yeda na Assembleia, Coffy – que é o relator da CPI – também corre o risco de perder o mandato. O PDT solicita o cargo no TRE e, se vencer, dará um golpe na base aliada, que teria um deputado substituído por um oposicionista: o suplente é o pedetista Ciro Simoni.
– Fui expulso do PDT, não podem tirar meu direito político – diz Coffy, que se filiou ao PSDB após a antiga sigla romper com o governo Yeda.

Pai e filho são encontrados mortos em carro queimado em Encruzilhada do Sul

A Polícia Civil de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, investiga as causas de um crime ocorrido neste sábado e ainda envolvido em mistério. Por volta das 6h, pai e filho foram encontrados mortos em um Celta branco incendiado na localidade de Passo Garrita, interior do município. As vítimas, Aderci Lacerda Moura, 35 anos, e Anderson Moura, 12 anos, estão sendo veladas na Capela do Cemitério Municipal de Encruzilhada.
Segundo relato preliminar à polícia de um homem que seria patrão de Moura e acompanhava pai e filho no final da tarde de sábado, o trio teria dado carona na estrada para um quarto homem, que instantes depois de entrar no carro anunciou um assalto. O homem, que trabalha com corte de lenha, seguia com eles no veículo para um trabalho na região.
Pai e filho foram baleados, mas o patrão conseguiu fugir. Medicado no Pronto Atendimento Municipal de Encruzilhada, ele foi liberado e prestou depoimento aos policiais, mas será ouvido novamente nesta segunda-feira.
A polícia ainda não sabe se foram os disparos que causaram a morte de pai e filho ou se ambos morreram queimados, mas as investigações preliminares apontam que o incêndio teria sido provocado para eliminar as provas do crime. O carro continua no local para perícia. Os corpos passaram por autópsia no DML de Santa Cruz do Sul. O enterro ocorre às 10h de amanhã.