15 outubro 2013

Soldados relatam momentos de tensão durante resgate de colegas na Operação Piracema

Sds.  Cleverson e Marcos (Foto: Portela Online)
Dois soldados do Patram - Patrulha Ambiental da Brigada Militar de Três Passos, relataram ao site Portela Online nesta terça-feira, 15 de outubro, os momentos de tensão vividos ao conseguir evitar uma tragédia durante a Operação Piracema deflagrada no rio Uruguai.

Segundo o soldado Cleverson da Patram, um barco que transportava três colegas e que participava da operação, por muito pouco não foi sugado para dentro do canal do Salto do Yucumã. De acordo com o militar, o motor da embarcação parou de funcionar pouco antes de atracar no porto utilizado pelos guardas florestais nas proximidades da queda d'água.

Os soldados Cleverson e Marcos, que estavam em outra embarcação, não pensaram duas vezes e conseguiram resgatar os outros três colegas. "Nós estávamos nos posicionando para encostar no porto, quando avistamos aquele barco a deriva e o piloto tentando fazer funcionar o motor e o barco sendo sugado para dentro do salto", comenta Cleverson. "Joguei o nosso barco contra o deles e o Marcos se deitou dentro de nossa embarcação fazendo força para segurar o barco deles e nosso motor de 15 conseguiu tirar e encostar o barco deles no barranco", completa.

Ambas as embarcações eram feitas de alumínio e utilizavam motores de 15hp.

O soldado Cleverson tem 22 anos de Brigada Militar e 1 ano na Patram, já o soldado Marcos tem 7 anos de Brigada Militar e há 4 anos trabalha na patrulha ambiental.

A Operação iniciou no dia 1º de outubro, no município de Derrubadas, e percorreu 692 quilômetros por rio e por terra chegando em Uruguaiana no dia 11 de outubro.

Durante a operação foram apreendidos 10.304 metros de redes de pesca e 15.057 metros de espinhel, 94.500 carteiras de cigarros, 40 litros de agrotóxicos e 2 veículos recuperados em situação de roubo. Durante a operação foram devolvidos ao rio 43 peixes que estavam presos nas redes e vistoriados 105 barcos, o número de acampamentos vistoriados passou dos 340 e as pessoas que foram abordadas, tanto navegando no rio, como em barreiras no percurso da operação, passou das 960.

Assentados protestam em frente ao Banco do Brasil em São Luiz Gonzaga

Fotos: Guia São Luiz
Pequenos agricultores e assentados de toda a região bloquearam a entrada da agência do Banco do Brasil de São Luiz Gonzaga no início da manhã desta terça-feira (15). O bloqueio faz parte de uma mobilização nacional  que visa, entre outros, a reivindicação de renegociações de dívidas e a abertura de novos créditos para assentados.

De acordo com Silvia Reis Marques, agricultora assentada em Bossoroca e uma das líderes do movimento no município, cerca de 150 pessoas estariam presente no ato que não tem previsão de término. “Nós estamos em contato direto com nossa equipe de negociações em Brasília. Ela (equipe) nos manterá informados a respeito do andamento das negociações e do término da mobilização”, afirmou a assentada.

De acordo com Silvia, o objetivo do grupo é entregar um documento com a pauta de reivindicações ao gerente da agência local. A mesma afirmou que o gerente já teria entrado em contato com os manifestantes e que os receberia no interior da agência. Entretanto, a manifestante afirmou que o grupo pretende manter o bloqueio na data de hoje.

A mobilização acontece em meio a Jornada Nacional de Lutas por Soberania Alimentar, evento organizado pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e que promete mobilizar assentados e pequenos agricultores de 15 estados brasileiros. Entre as reivindicações estão o assentamento de 500 famílias que estariam acampadas em todo o estado, a renegociação de dívidas dos pequenos agricultores, a formulação de um novo crédito para a reforma agrária e a operacionalização imediata do Plano Camponês, programa anunciado pelo governo estadual no início deste ano.

O protesto causou descontentamento aos munícipes que chegavam até a agência e ficavam impossibilitados de realizar transações bancárias.

De acordo com Silvia, participam do protesto assentados de Bossoroca, Capão do Cipó, São Miguel das Missões, Santo Antônio, São Borja, Caibaté, Giruá, São Nicolau, Garruchos, Vitória das Missões e Itacurubi.

Policiais da Brigada Militar acompanhavam o protesto.

Programação especial do Outubro Rosa em São José do Inhacorá

Dia 22 de outubro de 2013  haverá encontro na praça municipal, seguindo em caminhada até o Centro Comunitário Católico, onde haverá uma palestra juntamente com a equipe do IMAMA de Três de Maio/TS,  com início as 19h30  (a palestra será de aproximadamente 01 hora).

Haverá roteiro de transporte passando pela Linha Central, Santo Antônio, Giacomelli, Barra Seca Ilha e Linha Buricá e outro roteiro de Ponte alta por Mato Queimado. Outro das localidades de Cinco Barulhos, Mato Queimado até a sede e, após as atividades, haverá o roteiro de volta.

Dia 29 de outubro haverá Missa “Saúde da Mulher” (às 20 horas).

Gre-Nal pela Vida

Para ampliar clique na imagem

Atividades voltadas à comunidade marcam a semana de aniversário do HSVP

Atividades voltadas à comunidade marcam a semana de
aniversário do HSVP
Na manhã desta terça-feira diversas pessoas aproveitaram os serviços oferecidos gratuitamente

Desde as 9h da manhã desta terça-feira, 15 de outubro, o Hospital São Vicente de Paulo, vem realizando diversas ações voltadas à saúde da população, fazendo parte da Semana Comemorativa aos 77 anos do HSVP, o qual transcorre na sexta-feira, dia 18.

Até às 11h de hoje, dezenas de pessoas passaram por avaliações disponibilizadas por profissionais colaboradores da instituição. A nutricionista Dóris Eligia Cassol, que está fazendo avalição nutricional, relata que esta oportunidade é uma excelente forma de orientar a comunidade sobre os cuidados com a alimentação, e de que forma isso pode auxiliar na prevenção de doenças. Na ocasião também foi colocado em prática o Projeto Oftalmologia na Comunidade, o qual já percorreu diversas cidades de nossa região, além da verificação de sinais vitais com auxilio de Enfermeiras que atuam no HSVP.

Por ocasião do aniversário do Hospital na sexta-feira, dia 18, além de um ato para comemorar, inclusive o Dia do Médico, cada pessoa que visitar a instituição nesta data levará uma lembrança personalizada desta data tão marcante.

Estudante de Santo Augusto morre carbonizada em Mato Grosso do Sul

Jéssica era natural de Santo augusto
A estudante Jéssica Paola Kunrath, 22 anos, natural de Santo Augusto morreu carbonizada em um acidente no Mato Grosso do Sul na MS-164, trecho que compreende Maracaju a cidade de Ponta Porã.

O acidente aconteceu na manhã de ontem (14) segunda-feira. Jéssica Paola estava indo a Ponta Porã onde cursava medicina na Universidade Del Pacifico Paraguay.

De acordo com as informações a universitária viajava só quando foi atingida por outro veículo, a jovem não conseguiu sair do interior de seu Ford Ka e acabou morrendo no local carbonizada.

O corpo está sendo velado em Maracaju onde residem atualmente os pais da estudante.

Lúcia Marmitt vai propor criação do Conselho da Transparência Pública

Foto: Jota Moraes/Ass.Câmara de Vereadores
Suplente do PT destaca importância de representar a mulher três-maiense ao assumir cadeira na Câmara de Vereadores.

Lúcia Calegaro Marmitt, que é professora do quadro do magistério municipal, ocupa a vaga do vereador Lírio Roque da Rosa (PMDB) durante 15 dias. Lúcia disse que assumir uma cadeira no legislativo é uma oportunidade de representar a mulher três-maiense, mesmo que por um curto espaço de tempo.

Em entrevista a Rádio Colonial na manhã de hoje, ela reafirmou que ficou indignada nas ultimas eleições municipais pelo fato de as mulheres representarem a maioria do eleitorado do município e nenhuma vereadora foi eleita.

Lúcia Marmitt revelou, durante a entrevista, que pretende apresentar o projeto que cria o Conselho Municipal da Transparência Pública. O objetivo é fortalecer os atuais mecanismos de combate a corrupção e tornar as ações do poder público mais transparentes. Nas eleições municipais de 2012, a professora recebeu 449 votos e ficou como segunda suplente do PT, atrás de Ernani Weimer que fez 487 votos.

O futuro do rádio está no conteúdo

O futuro do rádio está no conteúdo
Luiz Ferraretto abordou os cenários para o rádio no século XXI e destacou a importância de pensar novos formatos de conteúdo para o meio, durante o Congresso da AGERT que acontece em Gramado
.
"O mercado tem sabido formatar conteúdo ou vai apenas pouco além da segmentação?". Esse foi um dos questionamentos mais marcantes apresentados pelo jornalista Luiz Artur Ferraretto durante palestra na tarde desta segunda-feira, 14/10, no 22º Congresso da Agert. Ferraretto é doutor em Comunicação e professor da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e falou sobre cenários para o rádio no século XXI.

Para Ferraretto, as redes sociais agregam, mas não capazes de solucionar problemas como a geração de conteúdo atraente aos ouvintes. "É preciso pensar conteúdo, pois só assim podemos pensar o futuro do rádio", defende. Ele exemplificou que durante os protestos de junho, não foi a TV ou as redes que transmitiram informações em tempo real de maneira mais eficiente. Para o jornalista, o rádio é o meio que faz contato direto: "o rádio fala e as redes potencializam".

Sobre a evolução dos meios de comunicação e o posicionamento do rádio frente a esse movimento, o pesquisador comentou que ao longo do tempo se percebeu que não é preciso temer as mudanças tecnológicas. "O rádio se mimetizou melhor com o celular e a internet do que com a TV, que causava tanto medo até um tempo atrás". Dados do IBGE revelam que 36% das pessoas que acessam a internet em casa, usam a rede para ouvir rádio online. "Por isso precisamos considerar a audiência radiofônica de uma forma mais global, pois a antiga divisão AM/FM agora se multiplicou para inúmeros aplicativos e webradios", explicou.

"Hoje se fala muito em popularização do computador pessoal e dos smatphones, mas não podemos esquecer que o rádio está lá também. O rádio é o meio ideal para receber informação em paralelo ao uso do computador e da internet", destacou. Ele também abordou a dificuldade de popularização da webradio.

Conforme Ferraretto o formato ainda não deslanchou porque não se sabe exatamente como vender o espaço publicitário, qual é o alcance e a audiência nem tampouco o público que alcança.

A respeito da interação dos ouvintes por meio das redes sociais o palestrante afirma que essas ferramentas servem para que o público possa opinar e interagir, mas não informar. "Na hora da tragédia, por exemplo, o ouvinte não quer participar, quer apenas ser bem informado", destacou. Ainda sobre o tema Ferraretto falou sobre a atuação do repórter de rádio, que hoje é também um comunicador, tal qual o que apresenta os programas no estúdio, pois ao cobrir um fato e postar nas redes, está falando diretamente ao ouvinte que é seu seguidor.

Dirigindo-se diretamente ao público presente, na maioria radiodifusores, ele provocou: "Se vocês perguntarem aos seus funcionários qual é a cara da sua rádio as respostas serão convergentes ou divergentes?". Para Ferraretto, o desenvolvimento de uma identidade clara facilita a aproximação com a comunidade. Ele ainda sugeriu uma alternativa para as rádios do Interior, que pode se tornar uma estratégia para manter a fidelidade do público. "Focar nos fatos que afetam diretamente os ouvintes, se tornar o portal de notícias da cidade ou da região e não necessariamente querer abraçar o mundo", reforçou.

Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito



O Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito é celebrado na terceira quinta-feira do mês de outubro desde 1948. A data é um reconhecimento à história e as realizações deste modelo de organização econômica da sociedade. Neste dia 17 de outubro, 200 milhões de pessoas vão comemorar o crescimento consolidado do cooperativismo de crédito no mercado financeiro mundial.

Segundo dados anuais do Woccu (Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito), a partir de informações de suas filiadas, em 2012 existiam 56 mil cooperativas de crédito em 101 países, nos cinco continentes, totalizando 200 milhões de pessoas. No ano anterior, eram 51 mil cooperativas, 100 países e 196 milhões de pessoas. Os ativos totais registraram um crescimento de 8%, em relação a 2011, totalizando US$ 1,69 trilhão. Consta também que 7,8% da população economicamente ativa do mundo é associada a uma cooperativa de crédito. Esta taxa de penetração é calculada dividindo-se o número total de associados pela população economicamente ativa, de 15 a 64 anos de idade.

No Brasil, de acordo com o Relatório 2012 da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), a participação das cooperativas de crédito no Sistema Financeiro Nacional é de 2%. Nos últimos anos, elas registraram significativos avanços como ferramenta de inclusão financeira. Em 2012, o ramo crédito registrou 4,9 milhões de associados, 50% do total no setor cooperativo, e 300 mil a mais do que no ano anterior. Em julho de 2013, este número chegou a cerca de 5,5 milhões. As 1.049 cooperativas filiadas a OCB possuíam cinco mil pontos de atendimento, a terceira maior rede de atendimento em número de “agências”. E o volume de ativos chegou a R$ 103 bilhões em dezembro de 2012.

O Sicredi participa e influencia este cenário contabilizando números expressivos de crescimento que consolidam sua trajetória. Esta participação foi reconhecida na Assembleia Geral Anual do Woccu, realizada em julho no Canadá, quando o Sicredi foi premiado por ter registrado o maior incremento no percentual de ativos entre os mais de 70 países membros.  O crescimento em 2012 foi 20% superior a 2011, totalizando R$ 31,3 bilhões de ativos totais. Na ocasião, o presidente do Woccu, Manuel Rabines, e o presidente-executivo, Brian Branch, declararam que o modelo sistêmico que o Sicredi desenvolveu, aliado ao profissionalismo implantado nas cooperativas integrantes deste Sistema foi a razão do destaque concedido. A instituição financeira cooperativa encerrou agosto de 2013 com R$ 37,1 bilhões em ativos, 2,4 milhões de associados e 1.238 pontos de atendimento em 10 Estados brasileiros.

Regionalmente, também é expressiva a participação da Cooperativa Sicredi Noroeste RS nos 12 municípios de sua área de atuação. Em setembro de 2013, registrou R$ 488 milhões em ativos, 19 pontos de atendimento, 59,5 mil associados e 236 funcionários. Para presidente da Cooperativa, Glei Amaro Linhares, os resultados do cooperativismo de crédito estão ligados ao seu papel na sociedade. “É um modelo que vem se consolidando como promotor do desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável e inclusiva. A cooperativa oferece produtos e serviços financeiros adequados às necessidades dos seus associados, respeitando a vocação econômica das regiões”. Só nos meses de agosto e setembro a Sicredi Noroeste já liberou mais de R$66 milhões de financiamentos das lavouras de milho e soja para a safra 2014, nos munícipios de Três de Maio, Horizontina, Independência, Alegria, Inhacorá, Boa Vista do Buricá, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Dr. Mauricio Cardoso, Crissiumal e Tiradentes do Sul, consolidando-se como a instituição financeira que mais empresta recursos para investimentos da região.

Entrega da premiação do XI SAPS será no dia 16 na SETREM

Evento realizado na SETREM foi um sucesso e superou o 

número de trabalhos inscritos na edição de 2012
O XI Salão de Pesquisa SETREM (SAPS) foi realizado entre os dias 8 a 10 nas salas de aula e no ginásio do campus da Sociedade Educacional Três de Maio. A edição deste ano do evento teve 663 trabalhos inscritos, número superior às 644 inscrições de 2012. A 13ª Mostra Estadual de Trabalhos de Pesquisa da Educação Básica, o 15º Salão de Iniciação Científica, a 12ª Jornada de Pesquisa, a 10ª Feira das Invenções e Inovações Tecnológicas e a 2ª Feira do Livro integraram o XI SAPS. A entrega das premiações será no dia 16, no campus da Instituição.
               
O vice-coordenador do SAPS, professor Valsenio Gaelzer, ressaltou que o evento foi muito mais qualificado em relação aos trabalhos e à organização que os anteriormente realizados. Segundo ele, o público que prestigiou a atividade também foi superior aos verificados em Salões passados. Outro ponto positivo apontado pelo vice-coordenador está relacionado à presença de acadêmicos de outras universidades prestigiando o XI SAPS. "Tivemos a participação de acadêmicos de Universidades Federais e particulares do Estado. Esse é um fator positivo para o evento como um todo e demonstra o interesse que as Instituições têm em conhecer os trabalhos que nossos acadêmicos desenvolvem", enfatizou.
               
Gaelzer também sinalizou que tanto a apresentação oral quanto a dos painéis foram extremamente bem organizadas, possibilitando novas e interessantes interlocuções e a interdisciplinaridade acadêmica. "A qualidade dos trabalhos acadêmicos somado ao fato de estarem todos no mesmo espaço permitiu o acesso a outras áreas e a outras temáticas, tornando o XI SAPS ainda mais importante para o desenvolvimento da pesquisa". Ele destacou ainda que o Salão proporcionou uma integração maior dos acadêmicos, que já estão programando suas participações no evento do próximo ano. Segundo o vice-coordenador, o XI SAPS teve trabalhos de excelente qualidade, proporcionando assim maior conhecimento na intencionalidade da interdisciplinaridade acadêmica através dos pôsteres e diálogos com áreas do conhecimento de outros cursos.

Marido desobedece ordem judicial e é preso

Marido desobedece ordem judicial e é preso
O homem foi preso em Três de Maio por descumprir determinação judicial de afastamento do lar.

Na manhã desta segunda-feira, 14, no centro da cidade, a mulher que estava hospitalizada ao voltar para casa, encontrou seu ex- companheiro dormindo na residência e acionou a BM.

Os policiais mediante a ordem judicial deram voz de prisão e conduziram o homem a delegacia de polícia onde foi lavrado o flagrante sendo o mesmo encaminhado ao presídio de Santa Rosa.

Piora o estado clinico do empresário Ricardo Mann

Foto: Arquivo pessoal/facebook
Informações liberadas no inicio da manhã desta terça-feira (15), pelos médicos do Instituto de Ortopedia e Traumatologia em Passo Fundo, relatam que o quadro clinico do empresário Ricardo Mann, 47 anos, é considerado grave e exige o máximo de cuidados especiais.

Os exames realizados pelos médicos especialistas do IOT, confirmaram traumatismo craniano, hemorragia e confirmaram uma lesão na coluna espinhal. Ricardo permanece entubado na UTI do Instituto de Ortopedia e Traumatologia.

O empresário Mann e sua esposa Tânia ocupavam a caminhonete Pajero da família, e viajavam na ERS 342 no sentido Independência-Três de Maio quando bateram em um Fiat Siena que atravessou a rodovia.

O acidente aconteceu no final da tarde deste sábado (12) na localidade de Flor de Maio, interior de Três de Maio.

Homem é baleado no Calçadão de Santa Maria

Foto:  Jean Pimentel  /  Agencia RBS
Um jovem foi baleado no Calçadão Salvador Isaia por volta das 18h30min desta segunda-feira, em Santa Maria.

Segundo testemunhas, a vítima, que tem 24 anos, estaria importunando os transeuntes em frente a um shopping quando um homem teria se aproximado e disparado contra ele.

O projétil teria atingido o olho esquerdo da vítima. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e encaminhada ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

O suspeito do crime, de 22 anos, foi capturado pela Brigada Militar na Rua Serafim Valandro, próximo à Rua Tuiuti - na região central da cidade. Com ele, foi apreendido um revólver calibre 22 adulterado para calibre 32.

O motivo e as circunstâncias do fato vão ser investigados pela 1ª Delegacia de Polícia Civil.