22 outubro 2009

Nomeada comissão para o concurso público em Três de Maio

É meta da administração municipal realizar, em breve, o concurso público para provimento de cargos de carreira. O processo foi acionado, no mês de junho, constando a preparação de várias etapas. O levantamento das necessidades em todas as secretarias municipais foi feito, nos meses de julho e agosto. Em setembro, foram feitos contatos diversos para conhecer detalhadamente a situação real do quadro funcional da municipalidade, para que se tenha a exata noção das necessidades, neste momento, quando é preciso analisar a situação financeira do Município, em face das consequências da crise mundial, segundo análise do secretário Municipal de Administração, João Seno Bach, que está à testa dos preparativos para a realização do concurso público.
O prefeito municipal ordenou a publicação da Portaria n° 388/2009, com data de 16 de outubro, que designa Comissão para Proceder Estudos e a Preparação de Concurso Público, onde há representantes de todas as secretarias. São 11 os integrantes daquela comissão, coordenados pelo secretário de Administração, que vão discutir os preparativos finais para a realização do concurso, que ainda não tem data definida.
Os próximos passos serão a definição dos cargos a serem preenchidos, a publicação do edital, a inscrição dos candidatos e a realização do concurso propriamente dito, seguindo-se a homologação dos candidatos aprovados e a posterior nomeação.
Existe grande expectativa em torno da realização do concurso, cujos preparativos estão na reta final.

Tacógrafo do ônibus que tombou em Nonoai marcava 115 km/h

O motorista do ônibus que fazia o transporte de operários do frigorífico Aurora, e tombou matando um funcionário, foi preso em Nonoai. Ele foi autuado em flagrante por dirigir alcoolizado. A polícia também suspeita que o ônibus trafegasse acima da velocidade permitida, já que o tacógrafo parou marcando 115 km/h.
O ônibus, que era terceirizado, levava funcionários desde Planalto até a sede da empresa em Chapecó (SC). No km 25 da rodovia Trindade do Sul - Nonoai (RS-406), o motorista André Portilho, 26 anos, não venceu a curva e tombou o ônibus. O operário Valério Copseski, 37 anos, morreu na hora, prensado nas ferragens do ônibus.
Ao atender a ocorrência, os policiais rodoviários estaduais do grupamento de Nonoai submeteram o motorista a exame pelo bafômetro, que acusou 1,67 mililitros de álcool por litro de sangue.
Cerca de 30 operários eram transportados, mas até o momento há confirmação de 13 feridos. Um deles, em estado mais grave foi transferido para outro hospital da região.

Empresários da radiodifusão encerram hoje o 20º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão

Encerra-se hoje (22), em Canela, o 20º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão. A programação do último dia terá o formato de um programa de auditório, lembrando os tempos da Rádio Nacional, no Rio de Janeiro.
Temas como a luta contra a pirataria de emissoras clandestinas que se travestem de rádios comunitárias, a busca do padrão brasileiro da digitalização e a prospecção de novos negócios ocuparam os 400 profissionais de rádio reunidos no congresso promovido pela Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (Agert). Eles comemoraram a nova lei que garante o direito ao ressarcimento fiscal pelo espaço cedido obrigatoriamente em eleições e programas de partidos políticos.
A verdade sobre o rádio digital não é uma “verdade absoluta”. Foram realizados debates a respeito do modelo tecnológico mais adequado à realidade brasileira na manhã desta quarta-feira. O governo estuda duas possibilidades: o HD Rádio e o DRM (Digital Radio Mondiale). A palestra foi ministrada pelo engenheiro e assessor técnico da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (ABERT), Ronald Barbosa, e pelo engenheiro João Eduardo, da AMT.
Conforme os palestrantes, o modelo mais adequado à realidade brasileira é o norte-americano, que foi desenvolvido para rádios comerciais. O padrão DRM está presente em apenas 70 emissoras no mundo (todas estatais), enquanto o HD é usado por mais de 2.100 emissoras comerciais.
O diretor da Rede Pampa, Alexandre Gadret, assume hoje a presidência da Agert, sucedendo a Roberto Cervo.

Município na eminência de receber viatura nova da BM

Aproveitando sua estada em Porto Alegre, o prefeito acompanhado do vereador Milton J. Junges manteve audiência com o Chefe de Gabinete do Secretário da Secretaria da Segurança Pública Coronel Biach, reforçando o apoio financeiro da ampliação do sistema de monitoramento por câmeras de segurança já existente na cidade.
Na ocasião recebeu a confirmação de que pedido de uma nova viatura para a BM será atendido ainda este ano. O Município pela 1ª vez na sua história política administrativa receberá uma viatura nova para a Brigada Militar. Porque até então, os veículos recebidos pela brigada eram usados já bastante depreciados e que nem sempre ofereciam as mínimas condições de um trabalho eficaz da segurança pública para a população de nosso município.

COTRIMAIO realiza viagem de estudos à CIALE na Argentina

A COTRIMAIO em parceria com a Empresa CIALE organizou uma viagem de estudos nos dias 18 a 21 de outubro para as cidades de San Antonio de Arejo e Buenos Aires. O objetivo foi a atualização de conhecimentos das últimas tecnologias adotadas na pecuária de leite como a genética e a forma de manejo do gado leiteiro, na busca de qualificar o sistema produtivo da COTRIMAIO. A CIALE está presente no mercado brasileiro desde 1986 com a genética de corte e estabelecida definitivamente através de sua filial há 3 anos, a qual, contribui de maneira contínua para o desenvolvimento e melhoramento da criação bovina, oferecendo genética de alta qualidade e perfeitamente adequada ao sistema de produção Sul Americano.
De acordo com Antonio Wünsch, Diretor Vice-presidente da COTRIMAIO, com esta visita buscou-se verificar a forma de atuação a campo, como pagamento do produto, fomento a produção e qualidade do produto. A atuação técnica a campo é sempre o diferencial na busca de melhoria nos índices produtivos e principalmente na qualidade do leite produzido. “Podemos destacar através desta visita, que são grandes produtores de leite que dominam o mercado argentino e essas fazendas se sustentam principalmente pelos baixos custos de produção obtidos”, destaca Wünsch.
Segundo Eliseu Roberti, Supervisor Leiteiro da COTRIMAIO esta visita vem de encontro ao projeto leite da cooperativa, que é fazer uma produção de leite com base a pasto, com menor custo possível e obter a máxima rentabilidade, buscando uma genética que eleve o teor de sólidos do leite, e que seja adaptada às condições do nosso clima e solo.
Além de produtores de leite da área de ação da COTRIMAIO, estiveram presentes nesta viagem a Emater, Sindicatos, Prefeituras, Veterinários, Unitec, Conselheiros da COTRIMAIO, o que demonstra e possibilita um grande envolvimento e preocupação da cooperativa na mobilização de produtores para cada vez mais alcançar através do leite, grandes resultados. Para a região fica o desafio de aprimoramento genético do rebanho, melhorias significativas na alimentação e principalmente à preocupação com a qualidade no intuito de buscar participação importante no mercado.
A COTRIMAIO e CIALE agradecem a todos pela participação!

Prefeitura proporciona atividades físicas em Unidades de Saúde

Melhorar a qualidade de vida da população atendida nas Unidades de Saúde do município, assim como também dos profissionais que atuam nesses locais. Este é o objetivo de um programa de atividades físicas que está sendo desenvolvido em Santa Rosa. O profissional responsável por este trabalho é o educador físico Rogério dos Santos da Silva, que está há um mês na Fundação Municipal de Saúde (FUMSSAR).
O professor, visita durante a semana as Unidades de Saúde, onde desenvolve caminhada orientada com os pacientes e ginástica laboral com os funcionários. A iniciativa faz parte de uma ação do Governo Federal que pretende instituir ao menos um educador físico em cada município para atendimento nas Unidades. Isso porque está comprovado que esses exercícios ajudam a controlar diabetes, hipertensão, entre outras doenças, diminuindo assim, o uso de medicamentos. As atividades físicas também reduzem os riscos de outras doenças relacionadas à ansiedade, o estresse e a depressão, o que consequentemente diminui os gastos.
Em relação a ginástica laboral, Rogério afirma, "Ela previne doenças ocupacionais, ou seja, relacionadas ao trabalho, assim como melhora a atenção, a disposição e a coordenação motora. O que diminuí o risco de acidentes e contribui para o bom atendimento dos pacientes".
Na última quarta-feira(21) foi a vez da Unidade de Saúde da Agrícola iniciar os trabalhos. A caminhada orientada começou às 7h 30min da manhã, depois, os servidores fizeram exercícios. O educador físico informou que o cronograma de atividades ainda não está definido, mas que em breve as 14 unidades da rede municipal serão contempladas. De acordo com Rogério, "É muito gratificante, pois os resultados são visíveis rapidamente através do trabalho multidisciplinar realizado também com a ação de nutricionistas e médicos".
A foto é ilustrativa.

Acidente envolvendo um ônibus e uma Parati deixou dois feridos em Três de Maio

Um ônibus da empresa Eldorado de Horizontina placas: BWA 8493, com estudantes da Setrem, e um automóvel Parati placas: IOC 2484, de Independência, chocaram-se de forma violenta por volta de 23he5min da noite desta quarta-feira (21). O acidente aconteceu na Av. Santa Rosa na esquina do Ginásio Pacelli, o motorista do ônibus que era conduzido no sentido Setrem/centro da cidade, ao chegar na esquina , tentou convergir a esquerda, tendo então invadido a pista contrária e colidindo de forma violenta com a Parati que era conduzida em sentido contrário. Com a força do choque, a Parati capotou no meio da pista.
Segundo as informações no local do acidente, ficaram feridos o motorista do automóvel Felipe Meurer e o caroneiro Thiago Santana, os mesmos foram conduzidos ao Pronto Socorro do Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio.
Clique na foto e veja a imagem ampliada.

Classmann intermedia recursos para Campeonato Estadual de Bolão em Santa Rosa

O líder partidário do PTB na Assembléia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, atendendo a solicitação da Associação dos Servidores Municipais de Santa Rosa, intermediou em conjunto com o prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi, a liberação de convênio junto a FUNDERGS (Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul) no valor de R$ 20 mil para o 55º Campeonato Estadual de Bolão Feminino e 65º evento no âmbito masculino, que está sendo realizado nos dias 17/18/24 e 25 de outubro..
Segundo os responsáveis pelo Bolão, Lori Sonnemberg da Silva , Lurdes Elena Licks Lermen, Jorge Luís Bohn Mittmann e Luís Elemar Lunkes Mielke o recursos foi usado para o lixamento das pistas, hospedagem dos integrantes da Federação Gaúcha de Bolão, fardamentos e premiações de troféus e medalhas aos participantes.
Classmann destacou a importância do evento para o município e saudou a equipe feminina do grupo de bolão da Associação dos Servidores Municipais de Santa Rosa campeã geral e a Loraci da Silva Severo que sagrou-se campeã na modalidade feminina individual. “O esporte tem que ser incentivado. Por isso, fico gratificado por estar contribuindo e inserido na minha comunidade”, disse o parlamentar santarrosense..
O evento segue neste final de semana em Santa Rosa com as finais masculinas geral e individual.