Melhorar a qualidade de vida da população atendida nas Unidades de Saúde do município, assim como também dos profissionais que atuam nesses locais. Este é o objetivo de um programa de atividades físicas que está sendo desenvolvido em Santa Rosa. O profissional responsável por este trabalho é o educador físico Rogério dos Santos da Silva, que está há um mês na Fundação Municipal de Saúde (FUMSSAR).
O professor, visita durante a semana as Unidades de Saúde, onde desenvolve caminhada orientada com os pacientes e ginástica laboral com os funcionários. A iniciativa faz parte de uma ação do Governo Federal que pretende instituir ao menos um educador físico em cada município para atendimento nas Unidades. Isso porque está comprovado que esses exercícios ajudam a controlar diabetes, hipertensão, entre outras doenças, diminuindo assim, o uso de medicamentos. As atividades físicas também reduzem os riscos de outras doenças relacionadas à ansiedade, o estresse e a depressão, o que consequentemente diminui os gastos.
Em relação a ginástica laboral, Rogério afirma, "Ela previne doenças ocupacionais, ou seja, relacionadas ao trabalho, assim como melhora a atenção, a disposição e a coordenação motora. O que diminuí o risco de acidentes e contribui para o bom atendimento dos pacientes".
Na última quarta-feira(21) foi a vez da Unidade de Saúde da Agrícola iniciar os trabalhos. A caminhada orientada começou às 7h 30min da manhã, depois, os servidores fizeram exercícios. O educador físico informou que o cronograma de atividades ainda não está definido, mas que em breve as 14 unidades da rede municipal serão contempladas. De acordo com Rogério, "É muito gratificante, pois os resultados são visíveis rapidamente através do trabalho multidisciplinar realizado também com a ação de nutricionistas e médicos".
A foto é ilustrativa.