12 outubro 2012

Vereadora mais jovem de Santa Catarina passou em sete vestibulares

Jayana Nicaretta da Silva tem 18 anos
Jayana Nicaretta da Silva completou 18 anos 10 dias antes da eleição. Exemplo vem do pai, três vezes vereador e uma prefeito de União do Oeste.

 No dia 26 de setembro, Jayana Nicaretta da Silva comemorava o aniversário de 18 anos. Onze dias depois, a comemoração era outra: a eleição como vereadora do município onde mora, União do Oeste, no Oeste de Santa Catarina.

Ela é a vereadora mais jovem do estado, pelo Partido Progressista (PP), e uma das mais jovens do país. Com 133 votos, de um total de 2.523, ela foi a quarta mais votada do município. Notícia que recebeu logo após saber que passou em sete vestibulares, três deles em universidades federais.

Na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e na Universidade Federal Fluminense (UFF) Jayana passou no curso de engenharia de petróleo. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conseguiu uma vaga no curso de engenharia de energias. Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), na Universidade de Uniguaçu, na Universidade de Pelotas e na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) passou nos processos seletivos para medicina veterinária.- Vou começar a faculdade em Pelotas, mas quero tentar transferir para Balneário Camboriú"
Jayana Nicaretta da Silva

Diante das opções, ela decidiu cursar engenharia de petróleo na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no Rio Grande do Sul, mas garante que a prioridade será a Câmara de Vereadores de sua cidade. "Vou começar em Pelotas, mas quero tentar transferir para Balneário Camboriú. Além disso, vou trancar algumas matérias e fazer o curso em parcelas, para conseguir conciliar", afirma ela.

Pela legislação eleitoral, é preciso ter 18 anos no dia da posse, em 1º de janeiro. Porém, apenas seis jovens todo o país se elegeram com 17 anos. No caso de Jayana, explicar porque uma garota tão jovem que adora festas, balada com as amigas, cinema, livros, filosofia e viajar, além do tradicionalismo gaúcho, tenha priorizado a política não é tão difícil.

Prefeito e vice são afastados no RS por suspeita de fraude em concurso

Suspeita de fraude foi denunciada em
reportagem da RBS TV
O prefeito e o vice da cidade de Novo Barreiro, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, foram afastados dos cargos nesta quinta-feira (11) por suspeita de fraudes em concursos públicos no município em 2010 e 2011. Também foram afastados o assessor de imprensa e ex-secretário de Administração e Trânsito, a responsável pela Secretaria Municipal de Assistência Social, e o secretário de Saúde. O Ministério Público investiga a venda de vagas para concursos da prefeitura com desconto em folha.

Na decisão do juiz Ilton Bolkenhagen, ficou determinado também que a empresa responsável pela elaboração destes concursos que estão sendo investigados não poderá contratar com a administração pública (direta e indireta) e promover atos relacionados à organização e execução de concursos e processos seletivos por três anos. A prefeitura da cidade não pode dar posse a funcionários aprovados pelos concursos que estão sob investigação.

Segundo o Ministério Público, ocorreram fraudes em três concursos realizados pelo município de Novo Barreiro. Os candidatos aprovados eram previamente escolhidos pelos gestores municipais. O prefeito, o vice e o ex-secretário da Administração e Trânsito eram os responsáveis pelos contatos com a empresa que elaborava os concursos. De acordo com o promotor Marcos Rauber, a empresa contratada apresentaria preço para realização do concurso em valor bem inferior aos demais concorrentes, sob a condição de que o pagamento fosse complementado “por fora” para aprovação dos candidatos previamente indicados.

A investigação constatou a exigência de contribuições financeiras dos servidores públicos ocupantes de cargos em comissão, funções gratificadas e admitidos mediante contratação temporária, ou mesmo dos servidores de cargo efetivo (que se beneficiaram do esquema), no percentual de 10% dos vencimentos mensais, supostamente para custeio de despesas partidárias e eleitorais.

Os réus efetuavam o desconto na folha de pagamento dos servidores indicando que se tratava de desconto relativo a empréstimo realizado no Banco Sicredi. Segundo o Promotor Marcos Rauber, os valores foram utilizados pelos réus para o pagamento complementar à empresa que elaborava os concursos, tanto que o desconto também fora estendido aos beneficiários das fraudes. O juiz Ilton Bolkenhagen diz que também há indícios de outras manobras fraudulentas.

Suspeitos de assalto a bancos com explosivos são identificados no RS

Material apreendido pela polícia com homem preso em Ipê
reforça suspeita (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul apresentou na manhã desta quinta-feira (11) um material de investigação sobre uma das principais quadrilhas de assaltos a bancos com uso de explosivos no estado. Segundo o delegado Juliano Ferreira, da Delegacia de Repressão a Roubos (DR), do Departamento de Investigações Criminais (Deic), uma apreensão realizada na casa de um dos presos reforça as suspeitas.

Segundo a investigação, os suspeitos participaram de assaltos a agências bancárias de Picada Café, Nova Bassano, Fagundes Varela, Jaquirana e ao pedágio da BR-116, em Vacaria, todos no interior do estado.

Preso na madrugada de segunda-feira (8) em Ipê, após um assalto à praça de pedágio em Vacaria, na Serra, um homem de 27 anos era suspeito de integrar a quadrilha. O material encontrado com ele é semelhante ao gravado pelas imagens das câmeras de segurança de dois ataques a bancos, em Picada Café e Nova Bassano, em agosto e setembro, respectivamente.

O suspeito foi indiciado por roubo à praça de pedágio e passou a ser investigado pelos últimos ataques a bancos. Segundo a Brigada Militar de Caxias do Sul, o homem de 27 anos já havia sido preso por posse de artefatos explosivos e possui antecedentes por porte ilegal de arma restrita, posse de entorpecentes, homicídios e coação no curso do processo.

Além de policiais civis e militares trabalhando em conjunto nas buscas, a Polícia Federal também tenta encontrar um dos integrantes da quadrilha que segue foragido. O homem de 31 anos é procurado da Justiça. Ele seria remanescente da quadrilha de Julianinho, morto em confronto com a Brigada Militar no mês de agosto, em Caxias do Sul.

Serviço completo: Grêmio convence, vira vice-líder e afunda o Sport no Z-4

Jogadores do Grêmio comemora gol de Pico, que abriu
goleada  (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
A maior graça do futebol é a falta de lógica. A imprevisibilidade. E a capacidade de um jogo surpreender todos os prognósticos. E estes ingredientes estavam presentes na noite desta quinta-feira na Ilha do Retiro, no Recife. Na zona de rebaixamento, o Sport planejava atacar em casa, mas foi o Grêmio quem partiu para cima. E se o Tricolor pretendia ganhar chutando de fora da área, coube ao Leão adotar tal prática. Entre as idas e vinda, melhor para o time gaúcho: 3 a 1 e o pulo à vice-liderança, deixando o time pernambucano em situação delicada na luta para escapar da queda à Série B do Brasileirão.

São, agora, 56 pontos do time de Vanderlei Luxemburgo, o mesmo desempenho do Atlético-MG, que caiu à terceira posição por ter uma vitória a menos (17 a 16). O líder Fluminense tem nove a mais. O Sport, do estreante Sérgio Guedes, que pela realidade da bola terá muito trabalho pela frente, amarga a 17ª posição, com 27 pontos - oito atrás do Bahia, primeiro time fora do Z-4.

Os dois times voltam a campo no domingo. Às 16h, o Sport desafia o Atlético-MG, no Independência, em Belo Horizonte. O Grêmio recebe o Botafogo, às 18h30m, no Olímpico.