14 dezembro 2011

Agricultura Familiar é prioridade do mandato do dep.Jeferson Fernandes

O dep. Jeferson aprovou seu primeiro projeto na Assembléia
O deputado Jeferson Fernandes (PT) aprovou na sessão plenária desta terça-feira (13/12) seu primeiro projeto de lei. O PL 201/2011 trata da comercialização da banana “in natura” no Rio Grande do Sul e beneficia principalmente os agricultores familiares. A proposta surgiu de uma demanda dos produtores do litoral Norte, que alegam perdas significativas em razão da forma como o produto é comercializado.
Hoje, a fruta é acondicionada dentro de caixas padronizadas, que indicam uma quantidade aproximada em quilogramas, e não o peso exato.“Este projeto tem o objetivo de contribuir para organizar a cadeia produtiva, dando uniformidade à venda desse produto, e, com isso se produzir relações comerciais com definições claras, que satisfaçam quem vende e quem compra o produto, eliminando desconfianças, dando transparência, e garantindo ao consumidor final o direito a informação, como diz o código do consumidor”, explica Jeferson.
Em 2008, conforme dados do IBGE, o Rio Grande do Sul produziu 118.856 toneladas de banana. Três Cachoeiras, Mampituba e Morrinhos do Sul são os maiores produtores de banana do estado, contribuindo com 71% da produção gaúcha.

Classmann reforça pleitos do agronegócio gaúcho ao ministro da Agricultura

Classmann com ministro Mendes Ribeiro e o colega deputado 
Santini / (Foto: Marco Couto/AL)
O agronegócio foi pauta de encontro do líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, e o líder do partido, deputado Ronaldo Santini, com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho. Durante sessão plenária extraordinária da AL, realizada nesta quarta-feira (14/12), as lideranças petebistas gaúchas reforçaram ao ministro a importância de alternativas para a crise de mercado enfrentada pelo setor.
O deputado Classmann citou os baixos preços pagos ao produtores de trigo, soja e outros grãos. O parlamentar lembrou ainda os valores nada competitivos da carne suína que chega à mesa do consumidor. Outro ponto abordado por Classmann foi a implantação de um modelo de seguro agrícola, para garantir mais tranquilidade aos produtores do Estado.
"A instabilidade que vivemos na nossa agricultura leva à necessidade de medidas urgentes do governo e sabemos que o ministro fará o possível para auxiliar", afirmou Classmann.

Governo e indústria firmam acordo para ampliar lista de produtos que terão redução de sal na composição

Batatas fritas precisarão ter menos teor de sódio Foto: Banco de Dados
As batatas fritas, a batata palha e os salgadinhos de milho consumidos, principalmente, pelas crianças e pelos adolescentes, deverão chegar ao comércio com menor teor de sal. É o que determina acordo assinado na última terça-feira entre o Ministério da Saúde e a indústria alimentícia em uma nova etapa da parceria iniciada em abril deste ano para diminuir o uso de sódio nos alimentos processados, em uma lista de 12 categorias.
Também fazem parte da lista do acordo o pão francês, os bolos prontos, as misturas para bolos, maionese e biscoitos (doces ou salgados). Cada um desses produtos terá de ter, no máximo, 100 gramas de sódio. Em abril, os empresários já haviam assumido o compromisso de adotar esse critério em relação às massas instantâneas, biscoitos e pão de forma.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a meta é a de reduzir 1.600 toneladas de sódio nos alimentos preparados até 2016. Pesquisa feita pelo Ministério indicou que metade da população está acima do peso e 15% são obesos.
- Há uma proporção grande de crianças e adolescentes e temos de fazer um esforço para que haja mudança no hábito alimentar, de forma que as pessoas tenham mais acesso a um alimento saudável. Com menos sódio [nos alimentos] e mais atividade física, poderemos prevenir doenças cardiovasculares e câncer - disse.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria Alimentícia (Abia), Edmundo Klotz, afirmou que é um desafio para a indústria atingir o objetivo de baixar o consumo per capita diário do brasileiro, de 12 gramas para 5 gramas de sódio, como é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
— Temos que encontrar alternativas e substitutos. Não está sendo fácil.
Além do Ministério e da Abia, assinaram o acordo a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

CNA apela à Câmara dos Deputados que aprove o novo Código Florestal ainda em 2011

A nota foi assina pela Senadora Kátia Abreu, presidente da entidade
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)  manifesta publicamente seu apelo à Câmara dos Deputados sobre a real necessidade do  Brasil contar com um Código Florestal atualizado. 
O novo Código Florestal é o mais genuíno resultado do debate democrático no Parlamento brasileiro, desenvolvido durante um ano de permanente diálogo com  o Governo e a sociedade. 
Pela primeira vez, teremos uma legislação ambiental amplamente discutida, que resultou num texto consensual, agora remetido à Câmara dos Deputados.  Por esse motivo, não é o texto completo para o setor agropecuário, mas é a resposta possível num ambiente livre e democrático, característico do debate no Legislativo. 
Assim, é com profundo respeito que lembramos aos nossos deputados sobre a importância da regularização  das atividades de mais de 90% dos produtores rurais brasileiros, jogados na criminalidade  por uma legislação que puniu a quem desmatou quando a lei ainda não tipificava esse tipo de infração. 
Continuaremos sendo  um dos maiores produtores de alimentos e  o  País com mais áreas protegidas no mundo.  Esta foi a escolha do nosso Parlamento e da democracia. Foi o resultado de 15 anos de debates, intensificados em 2011. Precisamos encerrar este ciclo para consolidar o Brasil como potência agrícola e ambiental. 
Contamos com a Câmara dos Deputados para a aprovação, ainda este ano, do novo Código Florestal, que dará segurança jurídica ao campo brasileiro, proporcionando-lhe as necessárias condições para responder com eficiência ao grande desafio de continuar contribuindo decisivamente para o equilíbrio  da economia brasileira frente ao cenário de instabilidade mundial previsto para 2012. 

Sem agenda oficial, Dilma comemora aniversário com almoço em família na casa do ex-marido

Dilma recebeu flores e um cartão das crianças que estudam 
na creche ao lado de seu prédio / Foto: Ronaldo Bernardi
Sem agenda oficial para esta quarta-feira, data em que comemora 64 anos de idade, a presidente Dilma Rousseff partiu de seu apartamento no bairro Tristeza nesta manhã para participar de um almoço em família na casa do ex-marido Carlos Araújo, no bairro Assunção, zona sul da Capital.
Por volta das 9h, crianças que estudam na Escola de Educação Infantil Nossa Senhora das Graças, ao lado do prédio em que Dilma mora, pararam as atividades para chamar a ilustre aniversariante.
Os alunos se reuniram em uma varanda voltada para o edifício onde fica o apartamento da presidente e pediram em coro: "Dilma, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver!".
A presidente atendeu ao chamado das crianças e se dirigiu ao muro que divide os dois terrenos para receber flores e um cartão e cumprimentou estudantes e professoras. No seu aniversário, no ano passado, a petista desceu do seu apartamento e foi até a escola. No local, alunos cantaram Parabéns a Você e gritaram o nome da presidente.
Dilma anunciou na terça-feira a construção da segunda ponte do Guaíba e retorna a Brasília no fim desta tarde.

Coordenadora do IMAMA recebe Comenda de Pérola do Rotary Club

As homenageadas foram: irmã Ernestina Casarim, Elizabeth
Caraffa e Adelaide Kerwalhd / Foto: Ramone Pacheco
Na última quinta-feira, dia 8, integrantes do Rotary Club de Três de Maio, se encontraram no quiosque do clube no Parque de Exposições Germano Dockhorn, para a realização da reunião mensal e entrega da Comenda de Pérola para três mulheres que realizam atividades notáveis no município.
Estiveram presentes no evento o presidente do Rotary, Julinho Benedetti; os vereadores Alexandre Classmann e Gilson Grando; demais membros do Rotary e as homenageadas: irmã Ernestina Casarin, pelas atividades realizadas na Pastoral da Saúde; Elizabeth Caraffa, pelas atividades realizadas no Núcleo de Conscientização do Instituto da Mama (IMAMA), e Adelaide Kerwalhd, pelas atividades realizadas no Lar dos Idosos.
Na oportunidade, foi lido o currículo de cada uma das homenageadas e entregue a Comenda de Pérola, título este, que de acordo com o presidente Julinho, é uma  forma de reconhecimento pelos relevantes serviços voluntários prestados à comunidade.
Em uso da palavra, Elizabeth estendeu a homenagem para todas as voluntárias e vitoriosas do IMAMA, e destacou que se engajou nesta causa devido perdas  na família em decorrência do câncer.
Julinho ainda destacou que para o Rotary, este reconhecimento é muito importante e que as mulheres homenageadas estão de parabéns. “Sempre procuramos reconhecer projetos e atividades notáveis que permeiem a sociedade, a fim de dar força à estes para que continuem produzindo resultados”.

Briga entre mulheres acaba em morte no noroeste do Estado

Segundo a Brigada Militar, Marize Rodrigues dos 
Santos foi atingida por golpes de faca no peito
Uma briga entre duas mulheres resultou em morte na madrugada desta quarta-feira em Ijuí, no noroeste do Estado. De acordo com a Brigada Militar (BM), as duas iniciaram uma discussão dentro de um bar, na Rua 21 de Abril, no centro da cidade.
Uma delas teria pego uma faca e acertado a outra duas vezes no peito. A vítima foi identificada como Marize Rodrigues dos Santos, de 33 anos. Ela morreu no local. A BM prendeu a autora do crime.

Papai Noel chega de helicóptero em São José do Inhacorá

A comunidade inhacorense pode ver a cidade do alto
A comunidade inhacorense, neste Natal, foi contemplada com um evento inédito para o Município, o qual contou com a chegada do Papai Noel do Brasil de helicóptero, dirigindo-se ao público e deixando sua mensagem natalina a todos os presentes.
Através da troca de notas fiscais por cautelas junto à prefeitura Municipal, 18 pessoas foram sorteadas a um vôo de helicóptero, 01 voo foi sorteado entre escolares da rede pública de ensino que estiveram presentes quando da abertura do Natal para Todos na Praça Municipal e,  01 sorteio para o  voo foi coordenado pela ACI, através da ornamentação, tanto de residências quanto de estabelecimentos comerciais. Foi contemplado desta forma, um total de 20 munícipes a voos panorâmicos.
Na abertura oficial, dia 03, houve apresentações a cargo das escolas da rede pública, bem como o acendimento das luzes na Praça Municipal. Já no dia 12, à noite, com a chegada do Papai Noel do Brasil de helicóptero, houve a apresentação de uma peça teatral pelo Grupo “Jovens Talentos” do CRAS Bem Viver, e a presença do “Dindão” que realizou passeios com as crianças pela cidade,  ainda nesta oportunidade, cada criança do município,  recebeu das mãos do Papai Noel  um pacotinho.
Na manhã de terça-feira, dia 13, aconteceram os voos de helicóptero  dos contemplados, com a presença de um expressivo público, bem como os escolares que  conheceram esta máquina fantástica de perto, seu funcionamento tal como decolagem e aterrissagem. Momentos estes inesquecíveis para os inhacorenses, em especial para as crianças que vibravam com o deslocamento do ar provocado pela movimentação das hélices. E com isto, consolidaram a sua curiosidade pelo aparelho que até então só tinham oportunidade em vê-lo cortar os ares, em expressiva altura e velocidade.

Após cinco meses do desaparecimento, caso Luana segue sem solução

Diante da falta de informações, a mãe de 
Luana, por vezes, desanima
Passaram-se cinco meses e o sumiço de Cíntia Luana Ribeiro Moraes continua sendo um mistério. Por algumas vezes a mãe da adolescente que desapareceu em Três Passos, aos 14 anos, a dona-de-casa Ivone de Moraes, 55 anos, retira as roupinhas do bebê que Luana esperava do roupeiro e imagina como seria ter a neta Emily Vitória nos braços.
_No mesmo período que era para ter nascido a Emily, nasceu a minha bisnetinha. Hoje pego ela no colo e fico imaginando que poderia estar ali também o nenê da Luana_ comenta a mãe, abatida.
As idas à Delegacia são freqüentes. Mas a resposta é sempre a mesma: nenhuma notícia. Já foram feitas buscas no noroeste gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná. Todas sem sucesso. Há duas semanas, a partir de uma denúncia, Luana foi procurada na casa de conhecidos em Dionísio Cerqueira (SC). Mas ela não estava lá.
_Todas as denúncias que chegam são apuradas. As hipóteses que não são fundamentadas, são descartadas_destaca a delegada de Três Passos Caroline Bamberg Machado.
Diante da falta de informações, a mãe de Luana, por vezes, desanima.
_Eu já não sei se conto mais que ela esteja viva. Se estiver, está bem escondida em algum lugar e sem comunicação_comenta Dona Ivone.
As festas de final de ano aumentam ainda mais a saudade. Seria o primeiro Natal de Emily Vitória com a família.
_Já passou meu aniversário e das sobrinhas da Luana. Ela sempre lembrava. No Natal, fica ainda mais difícil. Ela sempre estava por perto_acrescenta a mãe.
Mesmo depois de um mês e meio do retorno do suposto pai da criança, que estava no Paraguai e foi o último a ver Luana, nenhuma novidade aproximou o caso de sua solução.
Em entrevista à ZH, o pai da criança confirmou o que falou em depoimento: que teria dado dinheiro para a adolescente ter o filho em outro lugar.
Quem tiver informações que possam levar até a adolescente, pode entrar em contato com a Polícia Civil de Três Passos, pelo telefone (55) 3522-1211, ou informar à polícia mais próxima, pelo 197.