24 abril 2011

Sepultadas vítimas de deslizamento de terra em Igrejinha

Sepultadas vítimas de deslizamento de
terra em Igrejinha 
Crédito: Cristiano Estrela
Foram sepultadas, na manhã deste domingo, seis das sete vítimas do deslizamento de terra em Igrejinha, no Vale dos Sinos. Cinco integrantes da mesma família foram enterrados no cemitério municipal: o casal Iraci Pereira, 46 anos, e Fernando Leite de Lima, 50 anos, e os filhos Rafael Pereira de Lima, 10 anos, Jozelena Pereira de Lima, 19 anos e Leandro Pereira, 23 anos. Joshuan Daniel de Oliveira de Lima, 11 anos, foi sepultado no cemiério adventista. O sepultamento de Marli Teresinha Jardim, 42 anos, ocorre nesta tarde no cemitério da Assembleia de Deus.
O marido de Marli, Breno Lima, estava muito abalado e desmaiou por duas vezes. Ele contou que tudo aconteceu muito rápido. A mulher pediu para ele salvar o filho Bruno que estava no quarto. Ele conseguiu escapar pela janela com dois filhos.
Saiba mais sobre a tragédia
As buscas aos mortos do deslizamento de terra, em Igrejinha, no Vale dos Sinos, estendeu-se ate às 21h35min de sábado, quando foi encontrado o corpo do industriário Leandro Pereira de Lima, 23 anos. Uma hora antes, a irmã dele, Jozelena Pereira de Lima, 19, havia sido localizado. As outras cinco vítimas foram localizadas na manhã e na tarde de sábado. Com o término das buscas, a área foi interditada, devido ao risco de novos deslizamentos e também de invasão em três outras residências, que não foram atingidos pela avalanche de lama mas ficaram danificadas.
O irmão por parte de mãe de Leandro e Jozelena, Paulo Alexandre Pereira, acompanhou as buscas até às 20h40min. Abalado, ele ainda informava aos bombeiros e policiais militares que faziam as buscas, de locais onde ficavam os quartos dos irmãos e como as outras pelas da construção era disposta. A residência tinha sete peças. Os irmãos estariam em seus quartos quando ocorreu o deslizamento. Além de Leandro e Jozelena, morreram Fernando Leite de Lima, 51, Iraci Pereira, 41, padrasto e mãe de Paulo e um outro irmão dele, Rafael Pereira de Lima, 9, além da auxiliar de serviços gerais Marli Terezinha Jardim, 42 e o garoto Joshuan de Lima, 11.
Aviso
Muito abalado, Paulo Alexandre Pereira contou que na manhã de sábado uma tia lhe ligou avisando da tragédia. Como mora em outro bairro, ele foi logo para a rua Teutônia, no bairro Saibreira 2. “Minha tia ligou e disse que a casa de minha mãe não existia mais”, lembrou Paulo. “Vim correndo, ver em que podia auxiliar e me deparei com isso (os escombros)”, disse, não conseguindo conter as lágrimas. Ele acompanhou as buscas até às 20h40min, ao lado do tio, o sargento da Brigada Militar Itacir Pereira, que a todo momento lhe confortava. A cada nova parada das máquinas para verificação e nada era encontrado, o policial militar dizia ao sobrinho que tivesse esperança, que os corpos logo seriam localizados.
Durante a noite foram instalados dois refletores, que iluminavam o local, além da luz das duas retroescavadeiras. A lama e o entulho eram colocados na caçamba de caminhões, alguns da prefeitura. Esquadrinhando o local, foi encontrado soterrado um Fusca, que teve o rodado arrancado quando foi atingido pela lama e água. Quando a equipe de buscas, posicionada em cima do morro que circundava as casas, percebia algo, as máquinas paravam e um dos bombeiros ia averiguar.
A Brigada Militar tratou de interditar as ruas próximas, não deixando que curiosos se aproximassem do local onde estavam sendo feita as buscas. Parentes e amigos das vítimas ficaram atrás de um cordão de isolamento, colocado bem antes do local onde as casas foram soterradas.
Velório
Por volta das 22h de sábado, o velório coletivo começou. No salão de esportes do Parque da Oktoberfest, os caixões eram colocados um ao lado do outro. Amigos e familiares se acomodavam nas cadeiras colocadas em frente aos esquifes ou nas arquibancadas. Todos se diziam perplexos com a tragédia. No início da madrugada de ontem, cinco corpos estavam sendo velados. Foi feita uma corrente, onde os presentes rezaram pelas vítimas do deslizamento.
Há cerca de um ano, Breno Lima - que perdeu a mulher, Marli Terezinha Jardim -, estava muito feliz com a compra do terreno na rua Teutônia. De acordo com Flávio Valdir da Silva, um de seus amigos, Breno comemorava o fato de ter comprado o terreno e ter conseguido construir uma casa. “Ele estava muito alegre”, lembrou Silva, um dos presentes ao velório. “Ele (Breno) disse que tinha conseguido se livrar do aluguel”.
João Batista Lima, irmão de Breno, também lembrou da alegria do parente com a casa própria. João Batista perdeu um irmão, o industriário Fernando Lima, 51, duas cunhas de quatro sobrinhos. João lembrou a tristeza do outro irmão, Artêmio Lima, cujo filho Joshuan não conseguiu escapar. “Quando a avalanche veio, ele tirou a mulher e a filha para fora”, contou João Batista. “Mas, quando voltou para pegar o garoto, a casa veio abaixo, ele não teve tempo”.
O industriário Leandro Pereira de Lima, último a ser retirado dos escombros, era lembrado com muito carinho por amigos e familiares. Segundo o seu tio, João Batista, Leandro trabalhava em uma fábrica de calçados e era muito esforçado e muito apegado à família, sempre que podia a ajudava. Com os amigos, era sempre atencioso, não deixando de ajudar quando precisavam.
Chuvas matam 12 pessoas no Estado
Desde sexta, 12 pessoas morreram em consequência das chuvas no Rio Grande do Sul. Além das vítimas de Igrejinha, mais cinco pessoas perderam a vida em Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e Fazenda Vilanova.
Em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, três crianças foram soterradas, na madrugada deste sábado, após um deslizamento de terra que atingiu uma casa no bairro Kephas. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, várias residências foram danificadas pela chuva e o vento fortes, mas ainda não há dados sobre a quantidade de imóveis atingidos. As crianças foram identificados como Gustavo, Evandro e Luciana dos Santos.
Em Sapucaia do Sul,  um homem foi eletrocutado ao tentar salvar outro que foi atingido por uma descarga elétrica na rua Teodomiro Porto da Fonseca, Centro, por volta das 18h30min dessa sexta-feira. A vítima foi identificada como Edson Miguel Trindade Farias, de 58 anos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um fio de alta tensão, caído no local, provocou o acidente. A outra vítima do choque, Jorge Adalberto Adam, de 55 anos, foi encaminhado para o Hospital de Getúlio Vargas, e está em estado estável.
Ainda nessa sexta-feira, um agricultor morreu após a queda de um galpão no município de Fazenda Vilanova, no Vale do Taquari. Na região, o temporal derrubou diversas árvores e galhos sobre a BR 386. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, a vegetação desabou sobre a pista por volta das 16h40min e chegou a bloquear o tráfego em pelo menos cinco pontos por alguns minutos. O fluxo foi conduzido em pista parcial até as 18h, quando o material foi recolhido.

Com 10 em campo, Inter vence e garante Gre-Nal

Com 10 em campo, Inter vence e garante
Gre-Nal
Crédito: Fabiano do Amaral
E um Gre-Nal decidirá a Taça Farroupilha. Será o primeiro de cinco possíveis no Gauchão e na Copa Libertadores. Com um jogador a menos durante boa parte do segundo tempo, o Inter venceu o Juventude por 2 a 1, neste domingo, no estádio Alfredo Jaconi, e enfrenta o Grêmio na final do turno no Beira-Rio.
Bolatti abriu o marcador no primeiro tempo, com um golaço de fora da área. De falta, Fred empatou em uma bela cobrança ainda da etapa inicial.
No segundo tempo, após a expulsão de Bolatti, Leandro Damião deu uma lambreta, entrou área dentro e cruzou para Tinga se jogar e marcar o gol da vitória.
Agora, o Inter precisa vencer o Grêmio na decisão da Taça Farroupilha para provocar mais dois Gre-Nais e, assim, decidir o título estadual.

Temporal atinge a região Noroeste

Em São Luiz Gonzaga, cerca de 20 
casas foram destelhadas
O temporal provocou estragos e desabrigados na região. Várias cidades tiveram problemas em função da chuva e do vento.
Em São Luiz Gonzaga, cerca de 20 casas foram destelhadas em diversos pontos da cidade. Os bombeiros e a defesa civil distribuíram lonas para os atingidos. Parte da cidade ainda está sem energia elétrica.
Em Santa Rosa, 27 famílias tiveram as casas alagadas. O rio Pessegueiro e o Lajeado Paulino subiram dois metros acima do nível normal e atingiram as residências.
A intensidade da chuva foi tão forte, que os moradores acordaram às 5 horas da madrugada com o barulho de um barranco, de aproximadamente 8 metros, que desabou, atingindo algumas casas.
O Exército ajudou a retirar os móveis e remover os moradores. Sete famílias foram levadas ao parque de exposições.
O temporal também provocou estragos
em Santo Ângelo
O temporal também provocou estragos em Santo Ângelo. No centro da cidade, esta loja foi atingida pelo telhado de um prédio e um poste. Houve alagamentos e casas destelhadas em alguns bairros. Uma retroescavadeira foi utilizada para remover a lama. Esta tarde os moradores trabalharam na limpeza das casas e móveis.
Em São Paulo das Missões, mais de 50 famílias foram atingidas pelo lajeado que corta a cidade. Parte do município de Campina das Missões está sem energia elétrica e em toda a cidade falta água.

Everson Dornelles e Brunna Colossi,  RBS TV Santa Rosa

Menino que sumiu durante temporal é encontrado em São Sepé

Criança enfrentou a chuva da madrugada
no meio de matagal, encostada em um
barranco 
Crédito: Luis Carlos Machado / Jornal O 
Guia / Especial CP
O menino Vitor Borges da Silva, de três anos, que desapareceu durante forte chuva que atingiu o municipio de São Sepé, no Centro do Estado, nessa sexta-feira, foi encontrado com vida às 8h deste sábado, na localidade de Rincão dos Teixeira. A criança estava no interior de um mato, encostada em um barranco e protegida por uma pedra.
Familiares e Corpo de Bombeiros fizeram buscas desde o momento do desaparecimento do menino, que tinha deixado o interior da residência onde era realizado um encontro religioso. Ele foi localizado por uma vizinha e logo depois levado para o Hospital Santo Antonio, onde ficou em observação, já que foi castigado pela chuva durante toda a madrugada. Nos fundos da residência existe uma sanga e todos imaginavam que a água teria arrastado o garoto.
Chuvas matam 12 pessoas no Estado
Equipes encontram sétimo corpo nos
escombros em Igrejinha 
Crédito: Tarsila Pereira
Desde sexta, 12 pessoas morreram em consequência das chuvas no Rio Grande do Sul. Além das vítimas de Igrejinha, mais cinco pessoas perderam a vida em Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e Fazenda Vilanova.
Em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, três crianças foram soterradas, na madrugada deste sábado, após um deslizamento de terra que atingiu uma casa no bairro Kephas. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, várias residências foram danificadas pela chuva e o vento fortes, mas ainda não há dados sobre a quantidade de imóveis atingidos. As crianças foram identificados como Gustavo, Evandro e Luciana dos Santos.
Em Sapucaia do Sul, um homem foi eletrocutado ao tentar salvar outro que foi atingido por uma descarga elétrica na rua Teodomiro Porto da Fonseca, Centro, por volta das 18h30min dessa sexta-feira. A vítima foi identificada como Edson Miguel Trindade Farias, de 58 anos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um fio de alta tensão, caído no local, provocou o acidente. A outra vítima do choque, Jorge Adalberto Adam, de 55 anos, foi encaminhado para o Hospital de Getúlio Vargas, e está em estado estável.
Ainda nessa sexta-feira, um agricultor morreu após a queda de um galpão no município de Fazenda Vilanova, no Vale do Taquari. Na região, o temporal derrubou diversas árvores e galhos sobre a BR 386. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, a vegetação desabou sobre a pista por volta das 16h40min e chegou a bloquear o tráfego em pelo menos cinco pontos por alguns minutos. O fluxo foi conduzido em pista parcial até as 18h, quando o material foi recolhido.

Em jogo de cinco gols, Grêmio vence o Cruzeiro e está na final da Taça Farroupilha

Leandro comemora gol que abriu o placar
Foto:Ricardo Duarte
O Grêmio está na final da Taça Farroupilha. Em um jogo competitivo do início ao fim, o Tricolor conseguiu se dar melhor vencendo o Cruzeiro por 3 a 2 após ver o placar empatado por duas vezes. Leandro, Willian Magrão e Rafael Marques marcaram os gols gremistas. Os gols do adversário foram feitos por Claudinho e Leo Maringá.
Agora, o Grêmio aguarda o vencedor da partida entre Juventude e Inter, marcada para as 16h de domingo, no Alfredo Jaconi, para a decisão. Como conquistou o título da Taça Piratini, se vencer também a Farroupilha, o Tricolor levanta a taça do Gauchão de forma direta.
Além de Victor, quem também saiu de campo reclamando de dores foi o lateral-esquerdo Lúcio. Ele sentiu a virilha e a panturrilha. Os dois farão exames no domingo e preocupam para o jogo de terça, contra o Universidad Católica, pela Libertadores. O zagueiro Rodolfo, expulso no jogo anterior, é ausência certa.