26 outubro 2011

Estudante da SETREM está entre os 100 selecionados para o treinamento do OBA

O aluno receberá textos e listas de exercícios
para serem estudados e realizados
O estudante da SETREM, Vitor Hugo Torzecki Bigolin, foi selecionado para fazer parte do Grupo que será treinado pela Equipe da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).
A Olimpíada é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Eletrobras Furnas. A 15ª edição da OBA aconteceu em maio em 9160 escolas previamente cadastradas e dela participaram 801 mil alunos e envolveu cerca de 64 mil professores no processo.
Vitor Bigolin ficou classificado entre 100 alunos de todo o Brasil para fazer parte do treinamento de uma nova seleção da equipe que representará o País nas Olimpíadas Internacionais, em março de 2012.
“A SETREM participa há vários anos da OBA e o Vitor esteve sempre presente”, conta a Coordenadora do Ensino Médio, Marilei Assini. O aluno receberá textos e listas de exercícios para serem estudados e realizados.

Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Ijuí abre inscrições para processo seletivo

Capitão Spagnol acompanhado de uma aluna, esteve
na Rádio Colonial AM nesta segunda-feira
As inscrições podem ser feitas até quatro de novembro. São 60 vagas para 2012. Conforme o sub-comandante do educandário, Capitão Spagnol, o colégio é referência no Estado em qualidade e excelência em educação. O ensino prepara não apenas para o ingresso nas diversas universidades do país, como também para o acesso a carreiras militares e das forças armadas.O quadro de professores é formado por profissionais do magistério público estadual. 
O Capitão chama atenção dos interessados para o fato de que as atividades curriculares são desenvolvidas em turno integral, ou seja, os alunos do Colégio Militar tem aula pela manhã e tarde, todos os dias da semana e precisam seguir o regulamento interno da instituição à risca.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3332 9416 ou no site da Brigada Militar: www.brigadamilitar.rs.gov.br.

Valor da produção agrícola atinge R$ 154 bilhões, diz IBGE

Soja é um dos destaques da produção
Foto:  Diego Vara, BD 09/12/2010
A produção agrícola alcançou um valor bruto de R$ 154,0 bilhões em 2010, um aumento de 8,9% em relação a 2009, segundo o relatório Produção Agrícola Municipal (PAM) 2010, divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi puxado, sobretudo, pela valorização dos produtos agrícolas no mercado externo.
Entre os principais responsáveis pelo aumento no faturamento estão a cana-de-açúcar, que teve expansão de 3,7% na produção e de 14,9% no valor da produção. Outro destaque é o café, que além do crescimento de 34,4% no valor da produção, também aumentou a produção em 19,1%, apontou o IBGE.
Entre os 64 produtos pesquisados, três culturas responderam por 52,5% do valor da produção: soja, cana-de-açúcar e milho. Enquanto a cana-de-açúcar teve aumento, a soja registrou queda de participação no valor da agricultura nacional, passando de 27% em 2009 para 24,2% em 2010. O milho também reduziu sua contribuição, de 10,7% para 9,9% no período.
Os 14 cereais, leguminosas e oleaginosas pesquisados - algodão herbáceo, amendoim, arroz, aveia, centeio, cevada, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo, trigo e triticale - tiveram safra recorde de 149,6 milhões de toneladas em 2010, um aumento de 11,7% ante 2009. Soja e milho foram destaques, responsáveis por 83,6% da produção total de grãos do país.
O Estado de São Paulo manteve a liderança na participação nacional do valor da produção, passando de uma fatia de 16,8% em 2009 para 18,2% em 2010. O Estado é o principal produtor de culturas como cana-de-açúcar, laranja, amendoim, banana, limão e tangerina. Já Mato Grosso teve queda na participação do valor de produção, de 11,3% para 8,9%, principalmente pela redução da participação da cultura de soja.

Polícia acredita que Luana não esteja no Paraguai

Everson Dornelles, RBS TV Santa Rosa
A Polícia Civil de Três Passos não confirma a suspeita de que a menina desaparecida há três meses e meio esteja vivendo no Paraguai. Cíntia Luana Ribeiro de Moraes tinha 14 anos e estava grávida de sete meses e meio, quando sumiu, no dia 13 de julho.
A família está angustiada por não ter informações sobre o que aconteceu com a adolescente. A mãe e a irmã da menina não querem perder as esperanças de encontrar Luana, mas também pensam no pior.
— Se ela não foi ao hospital para ter o filho (que deveria ter nascido em setembro), é porque está sequestrada ou morta — desespera-se a mãe da garota, Ivone Moraes.
A família questiona uma possível ilegalidade na situação do suposto pai da criança ter dado uma quantia grande de dinheiro para Luana ter o filho em outra cidade. O juiz da infância e juventude Fernando Vieira dos Santos afirma não se configura um ato ilegal.
- Dependendo o que aconteceu com ela a partir do desaparecimento pode se configurar eventualmente algum crime, mas até o momento pelas informações que nós temos dos resultados das investigações não há uma acusação formal de crime contra ele – destaca o juiz.
O Conselho Tutelar de Três Passos auxilia na procura. Duas semanas depois do desaparecimento eles receberam uma ligação anônima com a informação de que a mulher do suposto pai do filho que Luana esperava, comprou na rodoviária de Humaitá duas passagens com destino ao Paraguai.
- Nós não investigamos, a gente passou para a Polícia. Na ligação, essa pessoa disse que a mulher dele comprou duas passagens para o Paraguai. Os familiares dela moram lá – relata a conselheira tutelar Rita Bernardes.
Essa situação foi investigada pela polícia e, conforme a delegada Caroline Bamberg Machado, não ha indícios que Luana tenha viajado junto.
Quem tiver informações que possam levar ao paradeiro de Luana, pode entrar em contado pelos telefones (55) 3522-1211 ou pelo 197.

Três de Maio presente na IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

Para o prefeito municipal, Olívio José Casali, este evento é de
grande importância para discutir as políticas públicas de
atendimento à mulher
Entre os dias 21 e 23 de outubro, ocorreu a IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres ENID BACKES, em Porto Alegre, e o município de Três de Maio esteve representado por um grupo de dez mulheres.
Entre as entidades representadas estavam a Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, Polícia Civil, Emater, Oase, Cotrimaio, IMAMA, Secretaria Municipal de Obras e Associação dos Municipários.
A Conferência Estadual teve como tema 'Autonomia e Igualdade para as Mulheres Gaúchas', e homenageou a socióloga e militante feminista, Enid Backes. Mais de 1000 mulheres estiveram presentes neste evento, que discutiu todas as propostas apresentadas nas conferências regionais e municipais. 
Conforme a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Vera Kuhler, entre as propostas estão projetos para a inclusão da mulher no mercado de trabalho; ampliação do horário de expediente das delegacias no interior do Estado; criação de Centros de Referências da Mulher em todos os municípios; a importância da reforma no plano de política do Sistema Único de Saúde (SUS); e a mortalidade materna, que vem crescendo no país.
Vera irá participar da III Conferência Nacional em Brasília, no mês de dezembro, como uma das 27 delegadas das Coordenadorias Municipais. Neste evento, haverá um total de 118 delegadas gaúchas, que irão defender as propostas do Estado.
Para o prefeito municipal, Olívio José Casali, este evento é de grande importância para discutir as políticas públicas de atendimento à mulher, assim como todas as atividades que são desenvolvidas na coordenadoria. “Gostaria de parabenizar toda a equipe da coordenadoria e principalmente a Vera, que teve seu trabalho reconhecido e foi eleita delegada para representar o Estado”, destaca.

Dia de Campo de Pecuária trará novidades em quatro estações de conhecimento

Na sexta-feira, dia 28, a SETREM, Emater, Sicredi e Cotrimaio, realizarão a 5ª Edição Dia de Campo de Pecuária. O evento reunirá estudantes, pesquisadores e profissionais da área no Campus da Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM.
“Almejamos a presença do produtor de leite e de gado de corte e os profissionais para conhecer as inovações da área”, explica o Coordenador do Departamento de Pecuária da SETREM, Marcelo Rigo.
A programação terá início às 13h30min e contará com quatro estações: a primeira abordará a temática ‘Ração na Propriedade: fazer ou não?’, apresentada pelo Médico Veterinário Arli Heimerdinger, da Agroceres Multimix. Esta trará os custos, a viabilidade e as formas produção de ração na propriedade rural.
O tema ‘Sorgo na Alimentação Animal’, será tratado pelo Engenheiro Agrônomo Zeferino Genésio Chielle, (Fepagro). A estação tratará do manejo, os meios de produção e de trabalho.
A terceira apresentará a temática ‘Milheto para Pastejo’, ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Especialista Carlos Hermans, representante da Sementes Adriana. Informações do milheto comparativo às outras formas alimentações no verão serão esplanadas.
Na última estação, o tema elucidado será ‘Fertirrigação’, ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Cleber Luis Sponchiado, da Agro Fértil.

Acontece neste sábado prova objetiva de concurso público

A prova objetiva realizar-se-á no sábado dia 29 
Encerradas as inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal de São José do Inhacorá para o  provimento de 03 Cargos e cadastro de reserva em regime estatuário no Município. A prova objetiva realizar-se-á no sábado dia 29 de outubro de 2011, com início às 08h30min junto a Escola Estadual de Ensino Médio Madre Madalena, situada na Rua Frei Leonardo Braun, 220 – Centro – São José do Inhacorá – RS.
O Concurso Público destina-se ao preenchimento de vagas existentes e outras que vierem a vagar ou a serem criadas por Lei Municipal, durante o período de validade concurso.
Mais informações:  www.sjinhacora.com.br