14 setembro 2009

Comunidade se mobiliza para impedir que sejam fechadas as escolas do Distrito de Manchinha-TM

Recentemente as comunidades escolares das Escolas Estaduais Frederico Lenz de Manchinha e Beno Meurer de Caúna, comunidade que pertencem ao distrito, foram comunicadas sobre a possibilidade de serem fechadas as duas escolas apartir de 2010. A professora Dalva Lenz de Souza, diretora da Escola Frederico Lenz, mobilizou a comunidade escolar de Manchinha e Caúna, para tentar impedir que isso aconteça.
As lideranças das duas comunidades, procuraram o ver. Alexandre Classmann, o qual fez contatos com seus colegas, e através do Presidente da Câmara de Vereadores de Três de Maio, ver. Gilson Grando, foi marcada uma reunião de mobilização no Plenarinho da Câmara de Vereadores, na noite desta segunda-feira (14). Todos os vereadores três-maienses, se manifestaram contrários ao fechamento das escolas, e prometeram mobilização para impedir que isso aconteça.
Marcus César Serafini Walczak, Coordenador Adjunto da 17ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Santa Rosa, em entrevista a Rádio Colonial AM na manhã desta segunda-feira, disse que o assunto terá uma definição após uma reunião que ocorrerá ainda esta semana com o prefeito Olivio Casali de Três de Maio.
A Escola Frederico Lenz de Manchinha, é um patrimônio da comunidade, ela foi fundada a 72 anos.

Susto marca acendimento da Chama Crioula por Yeda

A governadora Yeda Crusius abriu oficialmente a Semana Farroupilha 2009 na manhã desta segunda-feira, ao acender a Chama Crioula em frente ao Palácio Piratini. Um susto marcou o ato: quando a chama foi acesa, uma labareda se formou, mas diminuiu em seguida. Ninguém ficou ferido.
A centelha da Chama do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Estância da Harmonia), acesa no último dia 7, durante a instalação do Acampamento Farroupilha na Capital, foi levada à sede do governo estadual pelo diretor Campeiro da 1ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Enedir Pimentel, num cortejo de 30 cavalarianos, e entregue à governadora pelo coordenador da 1ª Região, Cesar Tomazzini.
Do Palácio Piratini, os cavalarianos percorrem as ruas de Porto Alegre, passando pelo Paço Municipal, ao Palácio Farroupilha — sede da Assembleia Legislativa gaúcha —, ao monumento Bento Gonçalves, finalizando o trajeto na Grande Loja Maçônica, na Avenida Praia de Belas. As informações são do governo do Estado.

Rio Uruguai sobe e as águas já começam a invadir as ruas de Porto Mauá

Na sexta-feira (11), o nível do rio Uruguai estava com oito metros acima do normal na cidade de Porto Mauá. No sábado, passou dos nove metros e neste domingo, às 13h30min, encontrava-se com 10m50cm, crescendo 5 cm por hora.
No sábado a travessia de balsa foi realizada normalmente, mas no domingo pela manhã foi suspensa.
Segundo contatos realizados com Itapiranga / SC, município que faz divisa com o Rio Grande do Sul, o nível das águas naquela localidade estava crescendo, passando dos 8m50cm. Como as enchentes em Porto Mauá são superiores em torno de 45% do que em Itapiranga, o nível das águas deverá atingir 12 metros em Porto Mauá. Quando as águas pararem de crescer em Itapiranga, levará 17 horas para parar de crescer em Porto Mauá.
Para as águas entrarem nas lojas em frente da Aduana de Porto Mauá, o nível do rio deverá atingir 12m60cm.
A última cheia havia ocorrido em 30 de outubro de 2008, quando atingiu a marca de 12,20 metros.
Na segunda-feira, 14 de setembro, o rio Uruguai estava com 11m30cm, às 7h45min, as águas estão baixando lentamente. O auge atingiu 11m40cm, às 4 horas da madrugada de domingo para segunda-feira (14/09).
Travessia de balsa será restabelecida quando o nível das águas voltarem aos 10 metros.

Agricultor é morto a tiros em tentativa de assalto em Três de Maio

Por volta de 21he30min deste domingo (13), o casal Octávio Luiz Baiotto (70 anos) e Leonilda Baiotto (71 anos), tiveram a sua residência atacada a tiros, em uma propriedade rural na localidade de Esquina Bela Vista no interior de Três de Maio, cerca de 3km no centro da cidade.
O casal encontrava-se na sala assistindo tv, quando elementos chegaram atirando na janela do quarto e na porta frontal da casa, Leonilda jogou-se ao chão e foi atingida na perna, já Octávio Baiotto, ao correr para o corredor da casa possivelmente a procura do telefone, foi atingido por um dos disparos, o tiro foi fatal, Octávio Luiz Baiotto morreu no local.
Leonilda Baiotto, diz não saber quantos eram os elementos que os atacaram, os mesmos não consseguiram entrar na residência, e também não levaram nada da propriedade do casal.
Segundo o Delegado de Polícia de Três de Maio, Dr.João Vitório Barbato, foram cerca 10 tiros que foram disparados contra a residência do casal. O Delegado Barbato, diz acreditar em tentativa de assalto pelo casal não ter inimigos.
Foram encontrados cerca de 10 projéteis de calibre 38 no interior da residência. A polícia procura suspeitos do crime.